Página 1 de 1
R.O. é exagero?
Enviado: 21 Jul 2018, 16:01
por Fabricio Fraga
Olá pessoal.
Depois de uma longo e sofrido intervalo, estou voltando aos aquários marinhos. Montei um semi cubo (60 x 50 x 50), e estou com uma sensação muito boa de recomeço, como um reencontro com uma parte muito boa da minha vida que estava parada

.
Hoje fiz a primeira TPA. Não tenho RO, mas comprei um deionizador desses do Mercado Livre mesmo. O TDS na minha água de torneira é 37, e na saída do deionizador sai zero TDS.
Vendo isso, fiquei pensando... se o deionizador sozinho já me dá uma água com zero TDS, por que eu precisaria do RO? Como limpar mais a água do que zero? Existe algo que o RO tira e que o medidor de TDS não mostra?
Claro, existe o lado econômico, acredito que usando o filtro RO antes do deionizador a resina vai levar muito mais tempo para saturar, e a longo prazo talvez ele se pague. Mas minha dúvida é mesmo o lado da pureza da água, por que uma água que já tem TDS zero precisaria de mais filtragem?
Um abraço a todos!
Re: R.O. é exagero?
Enviado: 22 Jul 2018, 08:05
por Nixon Cabeceira
A sequência do R.O geralmente é para economizar a resina do DI e as membranas:
1º Refil de filtragem mecânica ( celulose )... aqui fica o barro/areia que vem na água
2º Refil de carvão ( carvão ativado )... para retirar o cloro e outras químicas da água
3º Refil de resina ( resina mixta )... retira os íons ( cations e anions de metais por ex da água )
Depois entra nas membranas de RO QUE RETIRAM até SILICATO. SILICATO a maioria das resinas não retira e é dificílimo de ser medido em testes mais comuns.
Possuo um desses aqui:
http://www.lojatopbarcos.com/tienda/oci ... tek-deluxeVantagens: os dois primeiros refis são BEM MAIS BARATOS que o refil de resina ou as membranas, o que barateia e muito a manutenção ao longo dos anos.
Já troquei o refil de celulose e carvão duas vezes e até hoje não precisei trocar o de resina e nem as membranas.
O deionizador sozinho funciona, mas vai saturar a resina rápido ok.
Eu tenho um consumo semanal da ordem de 50 litros de reposição e mais uns 30 litros de TPA QUINZENAL, então pra mim é inviável só o deionizador.
abse boa sorte.
Re: R.O. é exagero?
Enviado: 26 Jul 2018, 06:30
por Fabricio Fraga
Nixon, é o que eu imaginava, que para um consumo maior de água o RO acaba sendo mais econômico a médio e longo prazo. Vou avaliar a duração da resina por aqui, se for o caso eu investirei em um RO.
Re: R.O. é exagero?
Enviado: 28 Jul 2018, 01:35
por Matheus Peixoto
Seja bem vindo ao hobby Fabrício !!
Bom, vamos lá.
Não fique tão vidrado em TDS. Não é porque está zerado que a água está totalmente pura. O tds pode estar zerado e a água estar carregada de silicato, pois ele não aparece na medição do aparelho, apenas em testes, como nosso amigo disse acima. Como também pode acontecer o contrário, seu tds estar 005 por exemplo e esses 005 que estão passando ser apenas sódio, o que não vai te causar mal algum. O importante é utilizar mídias de qualidade, resina mista sempre de proporção 40% catiônica / 60 % aniônica (MB 400 ou MB 20).
Quanto a qualidade da água produzida, isso dependerá muito da qualidade da água de entrada, mas o RO com certeza tem uma capacidade de reter "impurezas" muito superior a um simples deionizador, por ser um equipamento muito mais completo.
Vantagens: qualidade superior de água, maior rapidez na produção, vida útil da resina prolongada.
Desvantagens: é um sistema que exige um investimento inicial relativamente alto, porém a longo prazo você verá o benefício.
A outra desvantagem é o descarte de água produzido pelo sistema, mas que vc pode reaproveitar pra lavar o quintal, roupas e etc..
Já tive um deionizador simples, que eu mesmo construí. Hoje tenho um RO. Motivos ? Qualidade da água e vida útil da resina. Com a água de entrada na minha cidade eu conseguia fazer no máximo 350 litros sem saturar a mesma.
Espero ter ajudado. Um abraço.
Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
Re: R.O. é exagero?
Enviado: 09 Ago 2018, 15:25
por Denis P Lima
Boa tarde,
Sistemas de RO/DI possuem uma capacidade de produção elevada.
As resinas chamadas de TAP WATER que são as conhecidas MB20 e MB400 que mudam de cor.Para remover silicato uma coluna de 50 cm de resina é suficiente!Ideal seria 120 cm..Acho RO um item indispensável em qualquer sistema marinho!!
Abraços
Denis
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Re: R.O. é exagero?
Enviado: 16 Ago 2018, 00:09
por vinicius_domingos
Como dito acima
1- TDS 0 não significa água zerada, sílica e silicato não aparecem no TDS
2- a sequência que o colega passou está errada, primeiro vem o RO depois a resina
3- a resina deve ser de preferência mista do tipo MB400, com fluxo descendente e com no mínimo 50 cm em Uma coluna com 5/6cm de largura usando uma vazão de 20 a 40 l/h
Re: R.O. é exagero?
Enviado: 16 Ago 2018, 13:50
por fabio simoes
hoje uso RO por que meu sistema é grande.
mas na minha opinião RO só serve para economizar resina.
em sistemas pequenos, apartamentos com dificuldade de aproveitamento do descarte, etc... acho dispensável o RO.
você vai ter uma água de excelente/excepcional qualidade usando apenas DI com resina mb400 ou mb20 (como citado), já usar um RO com uma resina porcaria, chinesa, mal regenerada terá uma água de ruim para pouco boa e algas no sistema.
como dito tds zero não significa nada, a melhor inspeção é a visual, começaram a surgir algas do nada, troque a resina e observe se elas somem.
p.s. - eu acho que o esquema certo é: prop - carvao - ro - resina.
abraço
Re: R.O. é exagero?
Enviado: 17 Ago 2018, 22:19
por Denis P Lima
Sequência
PP 5, PP 1, Carvão,Abrandador(Exc. de Cálcio),Ro,Resina Mista .
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk