Página 1 de 1
Led Branco 6500k , usar ou não ?
Enviado: 24 Jan 2018, 17:31
por Andresilvaaa
Galera estou para acabar meu projeto , mas esbarrei em um dilema - Usar ou não o branco 6500 k ?
Meu aquario tem 75 x 45 x 40 , usarei 120 w (40 leds 3 w ), a principio seria 18 branco , 2 uv e 20 azul
Mas e ai , o que acham de eu mesclar entre branco 6500 k e 10000 k ?
Alguem usa ? recomenda ?
Vi que as zooxantelas absorvem bem essa faixa de kelvin, por ser a luz do ''dia'' artificial
Re: Led Branco 6500k , usar ou não ?
Enviado: 29 Jan 2018, 09:23
por Fabiano Belezoni
André,
Eu particularmente prefiro um tom mais "azulado", não como as fotos ou videos que o pessoal usam para vender corais ultramegapower alguma coisa de tanta cor azul sobre o animal.
Pela quantidade que vc passou eu colocaria um pouco mais de azul (removeria branco e colocaria azul no lugar). Minhas calhas possuem a mesma quantidade de leds brancos e azuis e para que a tonalidade fique um pouco mais azulada, preciso deixar o canal branco quase 40% abaixo do canal azul (uso branco em 40 e azul em 80% +-).
Mas a questao de "tonalidade" é de gosto de cada pessoa.
Leds de cor branco quente já vi algumas luminárias sendo vendidas com ele, mas nunca vi elas funcionando. não posso dizer se realmente ira dar alguma diferença ou não para os bichos.
[]´s
Re: Led Branco 6500k , usar ou não ?
Enviado: 30 Jan 2018, 07:09
por Celso Suguimoto
10k é branco azulado e 6k branco

Eu mesclaria alguns royal e usaria 6k , mas aumentaria um pouco mais essa qtde de azuis (preferencia particular )
Re: Led Branco 6500k , usar ou não ?
Enviado: 05 Fev 2018, 12:41
por Vinicius F. Reis
6k aos nossos olhos (pelo menos ao meu rs) tende bem pro amarelado.
Eu tambem prefiro um tom mais puxado pro azul
Re: Led Branco 6500k , usar ou não ?
Enviado: 06 Fev 2018, 06:59
por Celso Suguimoto
Basta pegar aquelas lampadas PL em supermercado, as brancas q eles chamam sao 6k e as amareladas 4k. A tendencia de enxergarmos a 6k como amarelada é devido a presença de acidos humicos ou materia organica na agua do aquario que torna a a luz amarelada.
Re: Led Branco 6500k , usar ou não ?
Enviado: 07 Fev 2018, 10:19
por AndreRupel
Bom dia
Talvez para aumentar o spectro da iluminação eu usaria alguns, mais em pequeno número.
Eu prefiro tons mais azulados, na minha luminária eu tenho 50% de leds 10.000 K e 50% de leds azuis. Eu normalmente dimerizo os brancos para ter um tom mais azulado, mesmo 10.000 K eu acho amarelado (e não gosto do efeito).
Tenho 3x Leds de 10W simulando horas de sol a pico, esses são de 18.000 K. Gosto bastante dessa cor para o reef.
Abs