🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nano 32l

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Marcus almeiida
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Marcus
Data de Nascimento: 28 Fev 1997
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Nano 32l

#1 Mensagem por Marcus almeiida »

Galera, sei que me pareço chato por estar perguntando toda hora e querendo saber dúvidas com vocês, mas é que eu preciso, pois não quero cometer erros com meu aquario. Tendo em vista que é um nano e erros em nano na maioria dos casos são fatais.

Quero montar um aqua porém tenho apenas o aquario e o móvel, é um aquário de 32l da skimz com sump traseiro.

Display: 32x26x32
Sump: 32x6x32
Skimmer: qq2 (ainda não adquirido, se tiver sujeitões para um skimmer que encaixe no sump traseiro é só falar)
Luminária: AI prime HD (ainda não adquirida)
Sal: oceantech
Reposicao: RO
Testes iniciais: kh, nitrito, nitrato, fosfato, ph (se tiver faltando algum me avisa)
Caixa controladora com 12 tomadas é um tlz11: Dye
Bomba de circulação: sunsun jvp-110a
Substrato: premium coral sand #3
Rocha: a procura
Aquecedor: termostato 50w (tenho um de 100w)
Resfriamento: coolers

Creio que não tenha me esquecido de nada, se alguém puder me ajudar com os equipamentos ideais a serem utilizados no meu novo nano. Eu ficaria grato dms. Sou novo no hobby de marinho, sempre fui doido pra ter um marinho e nunca tive condições e agora que possuo uma condição boa eu desmontei o meu plantado para fazer um marinho. Conto com a ajuda de vocês para aumentar o meu aprendizado nesse novo hobby!

Desde já,

Grato.
Marcus almeida

Marcus almeiida
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

Re: Nano 32l

#2 Mensagem por Marcus almeiida »

Esqueci de citar o refratometro.
Marcus almeida

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Recebeu Curtir: 16 vezes

#3 Mensagem por Fabio Vicente »

Se você irá utilizar sump externo, não há necessidade de colocar um skimmer no sump traseiro. Utilize esse espaço para filtração mecânica/biológica.

Eu adicionaria um teste de amônia, para acompanhar a ciclagem.

Já na questão luminária, essa que você escolheu é muito forte para seu display. AI Prime HD tem 55W de led e seu aquário tem 26 litros com 32 cm de altura. Você vai cozinhar os corais dessa maneira. Para se ter uma idéia, essa luminária toca um aquário de 100 litros tranquilamente. No seu caso, uma luminária de led com 15w, mesclando branco e azul já está de bom tamanho. Utilize no máximo uma luminária led de 20W com dimerização.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#4 Mensagem por Radagast »

Tem uns spots de hidroponia que são de 15w. 5 leds de 3W da bridgelux. Tem no mercado livre, custa 50 real.

Não tem nenhuma chance de vc aumentar a litragem? 32l em marinho aquario pra gente experiente...

Marcus almeiida
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Marcus almeiida »

Muito obrigado pelos toques Fábio, irei corrigir os erros!

Marina, irei fazer o seguinte, já que não irei comprar a luminária da aquailumination, irei pegar o dinheiro e comprar um aquário de 100/150l. É uma boa litragem ou ainda é pouco?

Desde já,

Grato.
Marcus almeida

Fabio Vicente

#6 Mensagem por Fabio Vicente »

Quanto maior o volume do aquário, melhor. Porém, lembre-se que ao dimensionar o aquário, terá que dimensionar os outros equipamentos na mesma proporção. Ou seja, de nada adianta você gastar boa parte do orçamento em um aquário grande, se depois irá faltar para outros equipamentos. A iluminação é um exemplo. Para esse seu aquário, uma lâmpada led de 15w que custa em torno 50~60 reais já da conta. Já em um aquário de 150 litros você precisará de pelo menos 100w de led, que vai custar cerca de 400 reais para montar.

Pesquise valores de equipamentos e insumos para várias litragens e adquira o maior aquário que o orçamento permitir.

E não tenha receio de perguntar. Ficar com dúvida é pior. Muitos desistem do aquarismo por isso, ficam com dúvidas de montagem e manutenção, começam errado e quando tudo dá errado de vez, desmontam e acabam por perder muito do valor investido.

Mantive um aquário marinho por 5 anos e nunca tive um refratômetro, utilizava somente um densímetro que aferi com um refratômetro de um colega uma vez e só utilizava ele, e nunca tive problemas. Você pode iniciar sem e mais pra frente adquirir um, e usar essa grana para outro equipamento de maior necessidade, skimmer de boa qualidade ou sal de melhor qualidade por exemplo.

Ainda no caso do aquário de 32 litros, acho desnecessário utilizar uma bomba de circulação interna, visto ao tamanho diminuto. Você pode usar somente uma bomba de recalque bem dimensionada e com jatos de saída bem posicionados. Garanto que terá uma ótima circulação interna e ainda vai ficar com visual mais limpo e sem problemas de aquecimento de água causado pela bomba interna.

E o termostato pode ser de 25w ou 30w. Mais do que isso pode causar problemas.

As rochas fica à escolha pessoal, alguns gostam da sansibar, outros ( me incluo ) preferem atlantic rock. Só não abuse na quantidade.

Marcus almeiida
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por Marcus almeiida »

Poxa vida Fábio. Eu fico muito agradecido pela sua paciência e explicação. Sou leigo ainda nesse lance de marinho. Tive esse meu aquario nano plantado por 3 anos e com ele eu aprendi dms, é sempre tive a vontade de ter um marinho e esses dias minha filha pediu pra eu por um nemo dentro do meu plantado, foi a deixa pra eu desmontar ele e querer ainda mais o marinho, mas estava ciente que deveria dimensionar os equipamentos de acordo com o tamanho e litragem do aquario. A verba ainda não está caindo do céu por isso estou procurando pelos aplicativos "Wish" e "AliExpress" pois é mais barato e consigo encontrar equipamentos de marca boa por lá tbm. ja vi um aquário de aproximadamente 100l com móvel aqui próximo de casa que está a venda. Tô pensando em comprar ele e talvez refazer o armário se não tiver bem dimensionado a parte de dentro pra eu fazer um sump. Oq vc me indica, comprar os vidros e mandar colar e mandar fazer um armário do jeito que eu quiser ou comprar esse aquario e se precisar redimensionar a parte interna dele? Creio que montar tudo do zero (aquario e móvel) vai sair mais caro que esse. Porém não estou preocupado apenas com o valor, quero o benefício tbm. Prefiro investir um pouco mais e ter algo de qualidade!
Marcus almeida

Fabio Vicente

#8 Mensagem por Fabio Vicente »

O problema de aquários e móveis usados é o estado com que eles se encontram. Alterações em aquários prontos também pode ser problemático ( furos, rasgos ), especialmente para encaixar um overflow. Você dependerá de um bom profissional para isso, e bons profissionais não são baratos. Lhe aconselho antes de adquirir um usado, veja quanto sairá o valor de materiais e mão-de-obra da alteração ( bota, overflow ) e compare com um sistema novo e planejado para um sistema marinho. E claro, sempre há aquela estória onde o barato pode sair caro. Um aquário bem montado irá durar por anos a fio, assim como o móvel. Se puder investir em uma montagem nova, vai fundo. Você poderá fazer o móvel de acordo com as necessidades do sistema ( acomodar sump, ventilação, iluminação ) e também escolherá estética, para integrar a decoração do cômodo.

Marcus almeiida
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por Marcus almeiida »

Muito bom poder aprender com alguém mais experiente. Obrigado de verdade por poder compartilhar sua experiência comigo, estou aprendendo muito com todos vocês aqui do fórum. Irei ver quanto custa para fazer as adaptações no aquario usado e irei fazer um orçamento em uma montagem nova pra comparar. Tendo em vista tbm o desgaste do aquario e móvel antigo. Irei ver oq é melhor e se for preciso eu tiro um dinheiro de um equipamento mais caro, compro um mais barato e eficiente para poder investir no aquario e no móvel. Só não tiro do skimmer e da bomba de recalque, pois na minha concepção é bastante importante pro aquario. Tiro da luminária, posso fazer uma cadeira. Compro os leds da China e vejo um fórum de luminária dye aqui no grupo. Faço nascpeoporcoes do aquario. Aí da pra segurar até eu conseguir comprar uma luminária boa e se a que eu fizer for boa eu deixo ela mesmo. Eu encontrei um kit com caneta de tds e ph digital no aplicativo "wish" por 40 reais, será que vale apena ou é melhor eu guardar esse dinheiro pra investir em algo melhor. Encontrei um refratometro por 55 reais os 3 são da mesma marca que vende aqui no Brasil bem mais caro.

Desde já,

Grato.
Marcus almeida

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#10 Mensagem por Radagast »

Compre o tds e o refratometro. Valem a pena.

Eu começaria com um aquario novo. Se começar com corais simples, pode economizar na luminária.

Seja generoso com substrato. Coloque uma camada grossa (e prepare o bolso).
Eu prefiro Samoa Pink fina em aquários pequenos. Não compre aragonita nacional, nem conchas moídas. São baratos e dão problema sério.

Marcus almeiida
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por Marcus almeiida »

Muito obrigado marina. Estou preparado para gastar o que for preciso para realizar esse sonho que sempre foi meu e agora minha pequena está me pedindo!
Marcus almeida

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”