🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Vazão x volume de água

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Renato Lattaro
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Lattaro
Data de Nascimento: 21 Abr 1973
País: Brasil

Vazão x volume de água

#1 Mensagem por Renato Lattaro »

Pessoal,

Gostaria de verificar com vocês qual o calculo para dimensionar a bomba de recalque do aquário?

Estou montando um aquário de aproximadamente 400 litro. Pelo que vi por ai, o calculo seria de 5 a 10x o volume de água por hora.

Esta correto? Ja vi posts por ai dizendo que a circulação não precisa ser forte, outros dizendo que quanto mais forte melhor. Fiquei na dúvida.

Obrigado.

Abs

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Vazão x volume de água

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Salve Renato, seja muito bem vindo ao Brasil Reef.
Esteja entre amigos, fique a vontade para perguntar e participar do forum.

bom vamos lá. Pra essa litragem dificilmente voce usará somente o recalque como circulacao, claro que pode bolar projetos com varias bombas de recalque ou closed loop, mas no normal voce colocaria uma boa bomba de retorno e supriria a circulacao no display com bombas internas.

no meu caso tenho 450 brutos no display, tenho uma sb 2700 no retorno e uma wp40 no display.
Dependendo do seu layout precisará de mais ou menos que isso (disposicao das rochas e qtde de corais)

Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Apelido: Belezoni
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

#3 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Renato,
Realmente tem as 2 informações em vários locais pela net, eu acho que isso vai mais do gosto de cada aquarista.
Eu particularmente, estou com cerca de 2000 l/h (ja considerando a perda da coluna de agua da bomba), e este volume ao descer, divide-se entre sump, refugio e mudario.

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

Renato Lattaro
Apelido: Lattaro
Data de Nascimento: 21 Abr 1973

#4 Mensagem por Renato Lattaro »

Muito obrigado pelas informações. Começo é complicado e o medo de errar é grande.

Para inicio vou optar por uma SB 2700 no recalque e 2 sun sun na circulação interna.

E vou vendo como tudo vai reagir.

Abs

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#5 Mensagem por Vinicius F. Reis »

boa.
veja se consegue colocar um girador na saida ou dividir a saida no display. Tentando sempre evitar local com baixa circulacao

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Renato Lattaro escreveu:Muito obrigado pelas informações. Começo é complicado e o medo de errar é grande.

Para inicio vou optar por uma SB 2700 no recalque e 2 sun sun na circulação interna.

E vou vendo como tudo vai reagir.

Abs

Medo de errar é bom, força a ponderar e buscar respostas.

Bem vindo ao Brasil Reef.

As SunSun, não são muito confiáveis, mas são excelente custo benefício. Tenha uma de reserva.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marcelo Peres
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 10 Fev 1998

#7 Mensagem por Marcelo Peres »

Bom dia caros aquaristas!
Ja montei meu aquario ( 60x45x50 e sump traseiro ) porem não coloquei a agua devido a uma duvida. RECALQUE E CIRCULAÇÃO.
Para o recalque tenho uma sb 1000 e para Circ tenho uma sunsun 3000 L/H, será que essas configurações me atenderam bem?
Pretendo manter LPS e apenas 2 SPS ( pois acho bonito ter pouco) e alguns softs;
Desde ja agradeço o pessoal que sanar as minhas duvidas, crueis kkk

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Mauro Becker »

Marcelo,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos.

A Better 1000 no realque, pode funcionar, mas veja primeiro a vazão pela coluna de agua existente, cada bomba tem uma capacidade, pode ficar fraco.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”