🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Substratu sujo??

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Substratu sujo??

#1 Mensagem por Gleidson Santos »

Fala Pessoal tudo bem?

Domingo eu e minha esposa, inventamos de alterar o layout do aquário.
As rochas estavam em todo o aquário e estava com dificuldades para alimentar os corais.

Portanto alterei parte das rochas de lugar, tomei cuidado para não prensar ninguem, e enfim, ficou um layout muito agradavel do meu ponto de vista.

Porém, a agua ficou turva, normal, pois afetou o substrato.
Ontem í noite notei meus camarões bailarinos estranhos, e corri fazer os testes. Percebi que amônia estava muito alta (acima de 0.5), e o pior estava até sem água deionizada. Tratei ela com reefclear (bactérias depuradoras) e aquatan, pois já era noite e ia comprar agua deionizada hoje (Consegui um deionizador só hoje).

Infelizmente perdi meus 2 bailarinos, e levei como experiência não mexer mais principalmente com os animais no aquário.

Fiz a TPA e está em fase de tratamento.

Porém minha amônia ainda não abaixou (Meu aquário é de 130 litros da SERA e fiz a TPA de 20 litros), mesmo com as bactérias depuradoras.

Coloquei mais uma bomba de circulação e reduzi para 400l/h.

Meu substrato está com sujeirinhas, mais fezes dos peixes.

Depois de toda essa história minha dúvida é a seguinte:
Pela amônia ter aumentado muito quando o substrato mexeu, não significa que ele está sujo?

Meu aquário está com 1 mês praticamente, é normal ficar fezes dos peixes no substrato?
Será que o substrato está sujo pois a circulação do aquário estava fraca?

Enfim preciso resolver esse problema da amônia antes que perco meu casal de palhaço black.

Abraços pessoal!!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Adacir Aparecido Carnielli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 215
Registrado em: 16 Abr 2010, 06:43
Apelido: adacir
Localização: potirendaba, sao jose do rio preto
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substratu sujo??

#2 Mensagem por Adacir Aparecido Carnielli »

O seu aquário foi montado a apenas 1 mês ?, se sim está aí a explicação, não deu tempo de formar todas as bactérias necessárias no substrato e quando você mexeu piorou a situação;
Dê uma aspirada por cima para tirar essa sugeira, diminua a alimentação e fique de olho nos parâmetros.

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substratu sujo??

#3 Mensagem por Gleidson Santos »

Pois é..rs tem duas semanas que eu tenho o casal de palhaço.

OK Já estou providenciando o sifão e vou fazer uma troca de 40 litros. Porém isso pode resolver o problema por um tempo, ou seja, com mais 30 dias será que o mesmo vai acontecer? Qual é frequencia que sifona um substrato e depois de quanto tempo deveria sifonar?
Pois pelo que eu li por aí, depois de um bom tempo de aquario que começa a limpeza do substrato estou certo?

Ainda acho que todo esse meu substrato sujou devido a baixa circulação da bomba. Ou porque eu posicionei ela errado de maneira que concentraa essas fezes no substrato.

Bom é isso.. Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Adacir Aparecido Carnielli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 215
Registrado em: 16 Abr 2010, 06:43
Apelido: adacir
Localização: potirendaba, sao jose do rio preto
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substratu sujo??

#4 Mensagem por Adacir Aparecido Carnielli »

Eu acho que a circulção é importante mas nem toda a sugeira é levantada í ponto de ir para o Sump;
No seu caso penso que foi a não estabilidade do Substrato o responsável;
Sifonar é uma ação emergencial até que o sistema se estabilize;
Estranho é que em apenas 1 mes o substrato estar tão sujo, quanta comida voce dá para os peixes ?;
Depois de ~2 meses de montado o Aquário normalmente não vai mais precisar ser sifonado;
Qual o tamanho e quantas bombas tem o aquário ?

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substratu sujo??

#5 Mensagem por Gleidson Santos »

Boa tarde Adacir, é a esposa dele agora!!!!

Tem a bomba do próprio aquário e colocamos uma outra que compramos para ajudar.

Não sabemos onde ao certo colocar a 2ª bomba, já que a do aquário é um cano (boyu) com vários furinhos e a posicionamos sentido para baixo e a 2ª,temporariamente está no mesmo canto da bomba do aquário, porém apontando para uma canto diagonal acima.Seria necessário colocar mais bombas ou até mesmo deixar a 2ª na parte de baixo?Caso tenha que baixar a 2ª bomba, não há perigo de mover demais o substrato complicando mais a situação???

Nosso aquário é o Boyu 130 Litros.

Referente í alimentação é uma dúvida enorme, já que uns falam para alimentar todos os dias e duas vezes ao dia, outros a cada dois dias.Estamos seguindo a segunda opção, alimentando os peixes a cada dois dias , já os corais (02 vezes por semana).Vale ressaltar que o casal de peixe palhaço "defeca" demais rsrsrsrsr todos os dias!!!!!!!!!!!!!É o que mais está prejudicando nosso substrato....Tem solução????

Obrigada!!!!!Estamos aguardando uma ajuda de informações!!!!!!

Marjory
Vlw!!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Substratu sujo??

#6 Mensagem por Valter Pereira »

Essa "sujeira" pode ser alga marrom, é comum nos primeiros meses.. ainda mais enquanto o aquario não estabiliza a amonia e nitrito.
Se for, não precisa se preocupar, a equipe de limpeza da conta.
Referente a bomba, procure colocar uma de cada lado, distribuindo melhor a circulação.. De preferencia virada para cima, para quebrar a tensão da superficie, aumentando a troca de gases.. ou algo do tipo.

Quais corais vcs possuem?
A alimentação dos peixes seria melhor todos os dias, 2 vezes ao dia, mas em pequenas porções.. Quanto mais vc jogar, mais os peixes irão comer, e mais irão sujar o aquario.

Enfim, espero ter ajudado.
Abráss

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substratu sujo??

#7 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá Valter...boa noite...

Obrigada pela ajuda!!!!!

Nós temos um sun coral, leather, shênia e Harry Green!!!!Estes liberam muita matéria orgânica???

Vlw!!!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Darlan Alves
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 243
Registrado em: 08 Jun 2010, 20:59
Apelido: ARQUITETO
Cidade: PARANAVAÍ
País: BRASIL
Localização: PARANAVAÍ - PR

Re: Substratu sujo??

#8 Mensagem por Darlan Alves »

Gleidson escreveu:Olá Valter...boa noite...

Obrigada pela ajuda!!!!!

Nós temos um sun coral, leather, shênia e Harry Green!!!!Estes liberam muita matéria orgânica???

Vlw!!!!


EU POSSO ESTAR ERRADO, MAS ACHO QUE A MATERIA ORGANICA SIGNIFICATIVA É RESULTANTE DOS PEIXES.....DA DEFEÇíO E RESTO DE ALIMENTOS....GERALMENTE COLOCAMOS MAIS RAÇíO DO QUE DEVERIAMOS....
EVOLUCAO DO MEU AQUA....
viewtopic.php?f=25&t=3768

________DARLAN ALVES_________
a.r.q.u.i.t.e.t.u.r.a e u.r.b.a.n.i.s.m.o
________ Paranavaí-Pr__________

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Substratu sujo??

#9 Mensagem por Valter Pereira »

Boa noite...
Desses corais, o unico que necessita de alimentação direta é o suncoral... o Mush Green Hairy tmb aceita comida, mas não é necessário alimentar sempre, aqui o meu costuma pegar os restos que passam por ele..
Mesmo o suncoral, evite usar muito alimento, se der muito, depois de um tempo ele começa a devolver.. isso vira matéria orgânica.
Assim como o excesso de comida para os peixes, sempre de pouco. Eles não morrerão de fome.

Evite acrescentar novos animais por um tempo, até o aqua estabilizar e baixar os parâmetros.
Alias... Equipe de limpeza, vcs possuem algum animal da faxina? Paguros, snails, astreas? Eles deveriam ser os primeiros animais a serem acrescentados no aquário no inicio, e só depois de uns 20 dias colocar peixes e corais.
Capricha em uma tpa com agua de boa procedência que em breve a amônia some.

abráss.

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substratu sujo??

#10 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá Valter tudo bem?

Coloquei a equipe de limpeza sim.

Estou com uns 7 turbo snail, uns 10 mini paguro e 5 Astreas.

Pois é vou começar um procsso forte de estabilização do aquário.

Abaços..rs
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”