🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com luminária led 3w

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guilherme Souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 14 Abr 2015, 17:49
Apelido: Guii
Data de Nascimento: 19 Mai 1990
Cidade: uberlândia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Ajuda com luminária led 3w

#1 Mensagem por Guilherme Souza »

Fala galera, preciso da ajuda dos mais expert pra me tirar umas dúvidas, estou querendo fazer uma luminária mas nao tenho experiência com eletrica, dei uma pesquisada mas cado caso é um caso, meu caso é o seguinte tenho alguns leds e 1 fonte, vai ser meu primeiro experimento pra depois fazer uma mais profissional, no momento tenho 15 leds de 3w e uma fonte de 19.3v com 2.1A
Meu plano era o seguinte, ligar 3 módulos de 5 leds em série cada, ficando cada módulo com 19v ja que os leds tem aproximadamente 3.6 a 3.8v e 0.7A
Minha dúvida sobre a ligação é se tem problema sobrar amperes na fonte, essa nao vai sobrar, mas caso eu arrume outra fonte com uma amperagem maior, e se tem problema a diferença dos leds por exemplo passarem um pouco da voltagem da fonte, ou faltarem um pouco, até quanto seria tolerável
Primeiro Marinho (Cubo 40) - viewtopic.php?f=25&t=41335

Projeto Reef 225 Litros - viewtopic.php?f=25&t=42411

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Ajuda com luminária led 3w

#2 Mensagem por Marco Augusto »

Guilherme,
Seguinte traduzindo a amperagem ou corrente de uma fonte é a capacidade que a fonte tem de "suportar" os leds,
mudar a amperagem nao ira danificar o led, diferente de alterar tensão (Voltage) que deve ter o parâmetro que você se referiu.
Teoricamente uma fonte com uma corrente maior seria melhor, o parâmetro que voce deve obedecer é o minimo requerido pelo LED caso contrario a fonte pode nao aguentar a corrente dos LEDs e queimar,

um exemplo bem simples são os disjuntores, quanto maior a corrente mais forte eles são, se voce colocar um disjuntor de 10a num chuveiro certamente ele nao vai aguentar tamanha corrente e cair, e claro que no caso do disjuntor e um curto circuito na rede se a corrente for muito alta pode nao derrubar o disjuntor e o problema ficar maior ainda.

mas a grosso modo é isso, nao sou muito didático mais acho que é por ai

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Ajuda com luminária led 3w

#3 Mensagem por Denis P Lima »

Boa Noite,

Coloque 4 carreiras de 4 Leds e em cada uma um resistor para limitar a corrente.
Sendo no total 16 Leds.
Amanhã cálculo e desenho as séries.

Vou tentar simplificar a explicação do Marco.
Aliás obrigado Marco.

Você pode ter uma fonte 24 Volts 1000A ou 24000W
Porém seu Equipamento consome 24 Volts 2 A ou seja 48W..

Desse modo com um equipamento só, sua fonte estaria superdimensionada, não causando nenhum problema a seu equipamento

Ou

Podendo ligar 500 equipamentos iguais, consumindo 2 A cada um.

Abraços

Denis



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Avatar do usuário
Guilherme Souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 14 Abr 2015, 17:49
Apelido: Guii
Data de Nascimento: 19 Mai 1990
Cidade: uberlândia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ajuda com luminária led 3w

#4 Mensagem por Guilherme Souza »

Marco intendi sua explicação sobre a amperagem, obrigado
E denis eu nao poderia ligar 4 carreiras de leds nessa fonte porque iria ultrapassar a amperagem nao? Sendo 0.7a cada carriera , daria 2.8a, acho que o esquema que fiz daria certo mas ficaria no limite correto?
Primeiro Marinho (Cubo 40) - viewtopic.php?f=25&t=41335

Projeto Reef 225 Litros - viewtopic.php?f=25&t=42411

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Ajuda com luminária led 3w

#5 Mensagem por Ivan Rose »

Guilherme... se fosse você só usaria essa fonte se fosse de tensão fixa e corrente variável, caso contrário não será apropriada para o uso pretendido. Explico:
Você citou de usar 3 séries de 5 leds... vamos aos cálculos:
Cada led consome 3,6 Vdc x 700 mA (corrente apropriada para estes leds é de até 650mA... 700mA é o máximo que eles aguentam)
Quando ligados em série a Tensão (Vdc) deve ser somada, e a corrente(mA) permanece a mesma, ou seja, você irá precisar de 18 Vdc x 650mA para acender uma série de 5 leds.
Vejamos agora as 3 séries juntas... considerando que cada série fosse um led só:
Quando ligares as 3 séries em paralelo, cada uma precisará de 18 Vdc x 650mA para funcionar, porém quando ligamos componentes em paralelo a Tensão(Vdc) permanece a mesma e a Corrente (mA) se multiplica pela quantidade de séries, ou seja, você precisará de 18 Vdc x 1.950mA.
Sua fonte tem mais do que isso... 19,3 Vdc x 2.100mA. Teoricamente se somar um resistor de 2,2 Ohm x 1 ou 2W em cada uma das séries, seu circuito irá funcionar perfeitamente, mas saliento que isso só é possível se a fonte for de tensão fixa e corrente variável...
Tem mais um probleminha... perceba que a corrente do seu circuito está muito próximo do que pode fornecer sua fonte... isso é ruim, pois no acionamento dos leds, o circuito em si gera um pico bem maior para dar "partida" nos leds, e sua fonte pode não aguentar... o ideal é que tivesse corrente de sobra, no mínimo 20% acima do que seu circuito precisaria.
Exite outra maneira de ligar estes leds de forma segura... usando limitadores de corrente (LM317+resistor 2 Ohm x 2W) montados como no desenho do link: http://www.reuk.co.uk/OtherImages/lm317 ... ircuit.gif

Duvidas estarei por aqui!!!
Abraço
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”