Página 1 de 1
Azitromicina para eliminar as cianos.
Enviado: 27 Jul 2010, 16:09
por Mário Neto
E ai rapaziada gostaria de saber a opinião de vocês sobre o uso da azitromicina para eliminar as cianos bacterias e os seus riscos para o reef.
Abraços...
Re: Azitromicina para eliminar as cianos.
Enviado: 28 Jul 2010, 13:33
por alex braga
a azitromicina vai matar alem das ciano as bacterias do aqua, como esta a circulaçao? uma boa circulaçao e pouca carga organica ja garantem um aqua livre de ciano
Re: Azitromicina para eliminar as cianos.
Enviado: 28 Jul 2010, 23:41
por Robson Sandrini
Azitromicina é uma eritromicina melhorada. Tem um espectro mais amplo que a eritromicina principalmente pra bactérias gram (-) [ciano é gram (-)] e algumas propriedades no organismo que a tornam mais interessante que a eritromicina em muitos casos. Trabalho com quase 30 médicos diferentes, só os mais velhos (acho que uns 2) ainda usam eritromicina, todos os demais usam azitromicina nas indicações antigas de eritromicina.
No aquarismo nunca li ou ouvi falar de alguém que usou azi (não significa que não existam) acho que pq o uso da eritromicina já está "consolidado" e a substância foi muito difundida no uso do Red Slime. Eu só usaria antibiótico se todos os outros fatores que garantem a existência das cianos estivessem adequados e mesmo assim elas teimassem em aparecer. Mesmo assim minha primeira opção seria eritromicina.
Os riscos são os mesmos da eritro: superdosagem, morte de organismos, morte de bactérias benéficas, desestabilização de parâmetros (se não me engano a eritro altera um pouco o pH mas não tenho certeza e a morte de muitas bactérias aliada a um skimmer ruim ou no limite do sistema pode detonar outros parâmetros do aqua) e o desenvolvimento de resistência por parte das bactérias (motivo pelo qual o uso de antibióticos deve ser muuuuuuuito bem pensando no aquarismo, assim como o é - ou deveria ser - na aplicação em humanos e animais, pra evitar a criação de bactérias super-resistentes, como já temos na medicina). Se eu uso eritro e por algum motivo (há vários motivos) a bactéria nao morre, há a probabilidade de que ela (e todo o produto de sua reprodução) torne-se resistente ao antibiótico. Poderia usar quilos de eritro que o ciclo de vida da bactéria não seria suficientemente afetado para erradicá-la. Ai partimos prum antibiótico "mais forte" e assim sucessivamente, até não termos mais opção de antibiótico para matar a bactéria.
[]´s
R.