🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado Pag 9

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
aparecido ramos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 220
Registrado em: 21 Mar 2010, 16:28
Apelido: cido
Localização: indaiatuba-sp

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#81 Mensagem por aparecido ramos »

ola amigo,estou tomando coragem para comprar no rapidled e vi la uns kit de 36led (36 Premium LED Do-It-Yourself Retrofit Kit ) e bom estes led eo mesmo que voce uzou ou e inferior estou pretendendo uzar dois destes kits no meu futuro aqua de 390 litros vale apena ou e melhor comprar tudo separado? como voce fez

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#82 Mensagem por Fabricio Fonseca »

aparecido ramos escreveu:ola amigo,estou tomando coragem para comprar no rapidled e vi la uns kit de 36led (36 Premium LED Do-It-Yourself Retrofit Kit ) e bom estes led eo mesmo que voce uzou ou e inferior estou pretendendo uzar dois destes kits no meu futuro aqua de 390 litros vale apena ou e melhor comprar tudo separado? como voce fez



Sim, sao os mesmos que usei... :D

Avatar do usuário
aparecido ramos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 220
Registrado em: 21 Mar 2010, 16:28
Apelido: cido
Localização: indaiatuba-sp

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#83 Mensagem por aparecido ramos »

bom amigo vou ver as posibilidades de orçamento e vou tentar comprar um kit e montar,estou um pouco apertado pois vou cazar e ja sabe ne e dinheiro para todo lado mais vale a pena, e bom porque dai faço as coisas sem pressa.

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#84 Mensagem por Valter Pereira »

Já conseguiu os códigos Fabrício?

Como anda o projeto? Reta final ja?

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#85 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Valter Pereira escreveu:Já conseguiu os códigos Fabrício?

Como anda o projeto? Reta final ja?


Olá Valter, já consegui sim, mas mesmo assim devo fazer outros... Estou esperando a chegada do meu Shield Adaptador de PWM de 5 para 10v, semana que vem deve esta a chegar, assim que chegar continuarei o projeto...

Valeu pela força, abs...

Avatar do usuário
Fabio Paoli
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Jun 2010, 12:31
Apelido: snorkeler
Cidade: Sao Paulo
País: SP
Localização: São Paulo, SP

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#86 Mensagem por Fabio Paoli »

FabricioDF, sobre o MOSFET estou investigando algo similar, veja nesta thread da ReefCentral minha idéia de como acionar os LEDs pelo Arduino com MOSFET (http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1914090). O seu caso seria um pouco diferente, pois você conectaria na ELN, mas, o conceito é simialr. Achei o MOSFET nesta loja: https://tctbrasil.websiteseguro.com/loj ... roduto=283

Snorkeler (Fabio Paoli)

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#87 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Fabio Paoli escreveu:FabricioDF, sobre o MOSFET estou investigando algo similar, veja nesta thread da ReefCentral minha idéia de como acionar os LEDs pelo Arduino com MOSFET (http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1914090). O seu caso seria um pouco diferente, pois você conectaria na ELN, mas, o conceito é simialr. Achei o MOSFET nesta loja: https://tctbrasil.websiteseguro.com/loj ... roduto=283

Snorkeler (Fabio Paoli)


Infelizmente sou muito leigo em eletronica, eu n conseguiria fazer um mosfet ou liga-lo, é algo que sozinho eu n conseguiria fazer.. Achei um cara que meche com arduino, ele esta fazendo um shield para conversão de 5 para 10 v... creio que semana que vem ele me entrega.. Postarei quando chegar..

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#88 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Para quem souber e poder ajudar:

Uma dúvida sobre bitola dos fios de alimentação....

Cada calha terá 36 LEDS sendo que para cada 12 leds terei um driver os ligando em série. Estou querendo comprar um cabo que tenha 6 vias para ligar 3 driver a cada calha sem ficar muitos fios soltos. O fios fios que estou mencionando é para ligar os leds a saida de cada driver.

Procurei parar comprar mas fiquei com a dúvida da espessura (bitola) em mm que cada fio tem que ter sendo que a corrente será no máximo 1000 ma, 43,2 v e 36 w.

Achei um cabo de 8 vias onde cada fio tinha 0.25 mm, parecendo aqueles fios usados para rede. Será que eu poderia usar esses fios de 0.25mm?

Pensei em usar cabo de rede já que tb tem várias vias, suportaria ou poderia derreter ou entrar em curto?

Quero ter uma margem de segurança, alguem tem alguma sugestão?

Se poderem me ajudar nos conectores que poderei usar...

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#89 Mensagem por Frederico Ramos »

Opa,

Estou com o mesmo problema para alimentar a minha calha. Amanhã vou procurar um cabo com várias vias para fazer uma instalação mais limpa. Eu tava querendo um com 10 vias (4 drivers + coolers 12V) mas não sei se existe.

Sobre a bitola do cabo, dá uma olhada na tabela abaixo:

http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

Para os meus drivers que trabalham em 1050 mA, o ideal seria um cabo 30AWG (0,05mm2) que suporta 2A de corrente (100% de margem).

Tenho a mesma dúvida sobre os cabos de rede .....

abração

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#90 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Frederico Ramos escreveu:Opa,

Estou com o mesmo problema para alimentar a minha calha. Amanhã vou procurar um cabo com várias vias para fazer uma instalação mais limpa. Eu tava querendo um com 10 vias (4 drivers + coolers 12V) mas não sei se existe.

Sobre a bitola do cabo, dá uma olhada na tabela abaixo:

http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

Para os meus drivers que trabalham em 1050 mA, o ideal seria um cabo 30AWG (0,05mm2) que suporta 2A de corrente (100% de margem).

Tenho a mesma dúvida sobre os cabos de rede .....

abração


Por favor, se achar algum cabo de 8 ou 10 vias poderia me falar... Já procurei e não achei...

Vc falou 0,05mm2 de Seção, quando vou comprar não devo procurar por diámetro?

Nessa tabela http://www.powerstream.com/Wire_Size.htm o 30AWG só aguenta até 0.86 ma

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#91 Mensagem por Frederico Ramos »

Olá Fabricio,

Essa nomenclatura AWG não é tanto usada aqui, o normal é pedir por mm2 que é a medida área da secção transversal do condutor.

Realmente na tabela fala 0,86A para "Maximum amps for chassis wiring" ... vou procurar saber isso melhor.

abraço

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#92 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Frederico Ramos escreveu:Olá Fabricio,

Essa nomenclatura AWG não é tanto usada aqui, o normal é pedir por mm2 que é a medida área da secção transversal do condutor.

Realmente na tabela fala 0,86A para "Maximum amps for chassis wiring" ... vou procurar saber isso melhor.

abraço


Outrisa, se poder me ajudar, qual plug eu poderia utilizar como tomada?
Queria fizar na calha de acrilico que vou fazer o plug de cada calha na própria calha, ficando mais seguro e bem montado. Teria alguma sugestão?
Pensei em utilizar esses plug de VGA ou porta serial de computador... Vi tb uns plugs muito utilizados em audio, mas n achei com 10 canais... Alguma sugestão?

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#93 Mensagem por Frederico Ramos »

Outrisa, se poder me ajudar, qual plug eu poderia utilizar como tomada?
Queria fizar na calha de acrilico que vou fazer o plug de cada calha na própria calha, ficando mais seguro e bem montado. Teria alguma sugestão?


Ainda não cheguei nessa parte mas eu pensei em fazer algo mais simples. Vou usar um prensa-cabo para fazer a saída do cabo da luminária até a caixa onde ficarão os drivers. Se não achar um cabo com quantidade de vias suficientes, terei que usar 2 ou 3 icon_crybaby . Outra opção ao conector de VGA é o serial. Tem o DB9 (9 vias) e o DB25 (25 vias). Só não sei quanta corrente suportam pois esses conectores são feitos para transmissão de dados.

abraço

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#94 Mensagem por Valter Pereira »

Fabricio.. quando trabalhei na CPFL aqui em Santos, usávamos um cabo de 7 vias para ligar os equipamentos de medição na rede primária (alta tensão).
Na época chamavamos de "cabo 7 cores" onde ligavamos os transformadores e medidores, coisa de alta tensão e corrente. Os cabos ja vinham junto com o medidor, portando não sei onde poderia encontrar, mas se não me engano, eram cabos de 2,5mm, muito para o seu uso.

Procurando por referencias, encontrei na Noma um cabo semelhante, com 7 cores, porem com bitola de 1mm, coisa que até sobra uma grande margem para o seu trabalho.
o problema seria que o cabo será mais grosso, não sei se atrapalha pra ti.
No caso é o primeiro cabo
Imagem

Espero ter ajudado de alguma forma.
Abráss.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#95 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Valter Pereira escreveu:Fabricio.. quando trabalhei na CPFL aqui em Santos, usávamos um cabo de 7 vias para ligar os equipamentos de medição na rede primária (alta tensão).
Na época chamavamos de "cabo 7 cores" onde ligavamos os transformadores e medidores, coisa de alta tensão e corrente. Os cabos ja vinham junto com o medidor, portando não sei onde poderia encontrar, mas se não me engano, eram cabos de 2,5mm, muito para o seu uso.

Procurando por referencias, encontrei na Noma um cabo semelhante, com 7 cores, porem com bitola de 1mm, coisa que até sobra uma grande margem para o seu trabalho.
o problema seria que o cabo será mais grosso, não sei se atrapalha pra ti.
No caso é o primeiro cabo
Imagem

Espero ter ajudado de alguma forma.
Abráss.


Muito obrigado pela força, na verdade ele não serveria pois quero no mínimo 8 vias para que fique uma sobrando pois penso em adicionar LEDS violeta no futuro.

Vi que para o meu caso devo ter cabos de 0.30 por via, já resolveria o meu problema.

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#96 Mensagem por Frederico Ramos »

Opa,

Tenho duas notícia, uma boa e uma ruim .... rs rs rs

A boa é que achei os cabos acima como o Valter citou. Achei o de 7 e de 12 vias. O nome é "cabo para comando".

Só que ..... o condutor mínimo que tem dentro (x12) é de 1,5mm2 ..... resumindo, o cabo deve ter uns 15mm de diâmetro externo ... é grosso pacas !!!! No catálogo do cara tem de condutor interno de 0,75mm2 o que já ajuda. Em SP deve achar.

Eu comprei dois metros (R$10,00 por metro) pois no meu caso a estética não vai importar uma vez que minha luminária não é suspensa.

Mas que vai ter gente que vai olhar a grossura do cabo e assustar vai ... he he he.

abração

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#97 Mensagem por Marcio Gielfi »

Vou dar meu pitaco novamente e também me juntar em algumas dúvidas que tenho.

Quanto a dimensionar o fio, não basta olhar para a máxima corrente e sim olhar também para a queda de tensão no fio.
Quanto menor a seção do fio, maior a queda de tensão.

No caso do fabrício, que sei que está usando os mesmos drivers que eu estou na minha calha ( eu acho que o Fred também está usando o mesmo driver), 48 volts , 1050 ma e se assumirmos usar 2 metros de fio AWG 30, vamos ter uma queda de tensão de aproximadamente 1,35 volt, o que na minha modesta opinião é muito. Se o comprimento for maior que 2 metros, a perda aumenta.

Minha recomendação é usar o AWG 20, que aqui no Brasil voce acha como fio de 0,50 mm² e a queda será de aproximadamente 0,14 volt e acha o tal cabo para comando com esta bitola na Santa Efigenia.

Quanto aos conectores, estou na mesma barca que voces, não consigo achar qual a máxima corrente para o DB 9 e o DB 25 e não acho um plug redondo com pinos que é usado para cargas altas....

Semana que vem vou fazer uma peregrinação na meca da eletrônica e aviso se achar algo.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#98 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:Vou dar meu pitaco novamente e também me juntar em algumas dúvidas que tenho.

Quanto a dimensionar o fio, não basta olhar para a máxima corrente e sim olhar também para a queda de tensão no fio.
Quanto menor a seção do fio, maior a queda de tensão.

No caso do fabrício, que sei que está usando os mesmos drivers que eu estou na minha calha ( eu acho que o Fred também está usando o mesmo driver), 48 volts , 1050 ma e se assumirmos usar 2 metros de fio AWG 30, vamos ter uma queda de tensão de aproximadamente 1,35 volt, o que na minha modesta opinião é muito. Se o comprimento for maior que 2 metros, a perda aumenta.

Minha recomendação é usar o AWG 20, que aqui no Brasil voce acha como fio de 0,50 mm² e a queda será de aproximadamente 0,14 volt e acha o tal cabo para comando com esta bitola na Santa Efigenia.

Quanto aos conectores, estou na mesma barca que voces, não consigo achar qual a máxima corrente para o DB 9 e o DB 25 e não acho um plug redondo com pinos que é usado para cargas altas....

Semana que vem vou fazer uma peregrinação na meca da eletrônica e aviso se achar algo.


Realmente aqui em brasília tenho uma grande dificuldade em encontrar esses cabos, será que não poderia comprar ai pra mim e enviar-me? :D Seria um grande favor...
Editado pela última vez por Fabricio Fonseca em 13 Out 2010, 22:51, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#99 Mensagem por Frederico Ramos »

Humm, esse de 0,5mm2 seria bacana, 1/3 do que eu comprei ....

Me avise se achar.

Abraço

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#100 Mensagem por Marcio Gielfi »

FabricioDF escreveu:
Realmente aqui em brasília tenho uma grande dificuldade em encontrar esses cabos, será que não poderia comprar ai pra mim e enviar-me? :D Seria um grande favor...


Se achar eu compro para voce .... de quantos metros voce precisa e o mínimo de vias ?
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”