🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado Pag 9

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#121 Mensagem por Nilo Otaviano »

FabricioDF escreveu:Não sou craque em eletronica, estou repassando apenas oq descobri :D


Eu é que não sou craque rsrss, você é fera, eu nem sei o que é pwn icon_rotfl2

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#122 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Nilo Otaviano escreveu:
FabricioDF escreveu:Não sou craque em eletronica, estou repassando apenas oq descobri :D


Eu é que não sou craque rsrss, você é fera, eu nem sei o que é pwn icon_rotfl2


Até 4 meses atrás eu tb não sabia.... Na verdade eu n sabia nem oq era corrente e tensão, não sabia nem usar um multimetro...
Assim como até agora não sei nem os parâmetros que um aquario marinho tem que ter, mas garanto que no momento certo vou correr atrás e aprender :D

Isso fica de prova que qualquer um com vontade consegue o impossível...

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#123 Mensagem por Marcio Gielfi »

Concordo Fabrício ... querer é poder

Montei a minha ...


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#124 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:Concordo Fabrício ... querer é poder

Montei a minha ...


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem



Poxa, parabéns... Muito profissional e muito bonito....

Algumas perguntas...

Quais lentes vc está usando? Quantos graus e quais são?
Qual o plug que usou?
Qual cabo usou para conectar a saida dos drivers aos leds?
Qual a temperatura que o calha esta ficando?
Os coolers ficam ligados enquanto a luminária esta ligada?
De que material fez a calha?
Colocou algum vidro após as lentes?

Poderia mandar mais fotos do acabamento principalmente da frente da calha onde estão os leds e atrás dela, se possível dentro dela tb...
Estou nessa fase e ainda n defini como faço a minha....


abs..

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#125 Mensagem por Marcio Gielfi »

FabricioDF escreveu:Poxa, parabéns... Muito profissional e muito bonito....


Obrigado

FabricioDF escreveu:Algumas perguntas...

Claro, estamos aqui para partilhar conhecimento

FabricioDF escreveu:Quais lentes vc está usando? Quantos graus e quais são?

Eu estou usando lentes prolight, estou usando lentes de 60 graus e 45 graus. As de 60 são para amplitude e as de 45 são para potencializar os led's.

FabricioDF escreveu:Qual o plug que usou?

Usei plug P2 2,1mm, mas não recomendo, dão mau contato. Não esqueci de voce, amanha estou indo na Santa Efigenea, já que na Segunda amanheceu chovendo, e estou, como voce a caça de conectores rosqueáveis.

FabricioDF escreveu:Qual cabo usou para conectar a saida dos drivers aos leds?

Usei cabo pp de 1mm² que tinha em casa, mas poderia ser mais fino.

FabricioDF escreveu:Qual a temperatura que o calha esta ficando?

Com 4 fans, dois de 80mm e 2 de 40mm não dá para medir, simplesmente o meu termometro marca a mesma praticamente a temperatura ambiente, os dissipadores não conseguem esquentar com tanto fluxo de ar, eu vou acabar desligando os coolers menores.

FabricioDF escreveu:Os coolers ficam ligados enquanto a luminária esta ligada?

Sim, os 2 maiores quando as azuis acendem e os menores quando ligo as brancas

FabricioDF escreveu:De que material fez a calha?

Alumínio escovado e acrílico

FabricioDF escreveu:Colocou algum vidro após as lentes?

Não, as calhas estão altas, com o vidro eu não só estaria atenuando o fluxo luminosos, como ele atrapalharia o foco das lentes. Calhas de led com lentes foi feita para ficar a pelo menos 15 cm do aquário, se não não há lente que de a abertura para iluminar uma boa área.

FabricioDF escreveu:Poderia mandar mais fotos do acabamento principalmente da frente da calha onde estão os leds e atrás dela, se possível dentro dela tb...
Estou nessa fase e ainda n defini como faço a minha....
abs..


Não entendi seu referencial de posicionamento .... e o que voce está querendo ver?.
A frete da calha para mim é o que eu vejo quando estou de frente para o aquário
As fotos que postei na minha referencia foram as da frente da calha, de baixo mostrando os as lentes e a parte de trás , onde você vê 2 coolers de 40mm , a chegada dos cabos do driver nos conectores e as 2 chaves miniaturas que uso para desligar os led's brancos ou azul sem mexer no timer que ativa os drivers.

Não tenho fotos de dentro, ( sou um aquarista que não gosta de fotografia, ninguém é perfeito rsrsrs ) a luminária está na casa da namorada, quando eu for lá e se eu lembrar de levar a máquina eu abro a luminária e te mando foto, apesar que só vai dar para ver um monte de dissipadores ( eu já tinha eles aqui em casa, a próxima vez vou usar uma peça só, já falei com o Alexandre da Fenite dissipadores). As ligações dos fios estão entre os dissipadores e as lentes, para te mostrar isso, eu teria que desmontar a luminária toda .... não entenda como má vontade, mas dependendo do que voce quer ver, não vou ter como fotografar sem desmontar. Me explica qual é a sua dificuldade que muito provavelmente vou conseguir te explicar o que fazer.
Abraço pra você também.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#126 Mensagem por Frederico Ramos »

Opa,

Achei na net esse cabo manga com 12 vias (26 AWG).

http://www.soldafria.com.br/product_inf ... ts_id=1456

Pelas tabelas o 26 AWG aguenta pelo menos 2A.... acho que dá hein ?

abraço

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#127 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:
FabricioDF escreveu:Poxa, parabéns... Muito profissional e muito bonito....


Obrigado

FabricioDF escreveu:Algumas perguntas...

Claro, estamos aqui para partilhar conhecimento

FabricioDF escreveu:Quais lentes vc está usando? Quantos graus e quais são?

Eu estou usando lentes prolight, estou usando lentes de 60 graus e 45 graus. As de 60 são para amplitude e as de 45 são para potencializar os led's.

FabricioDF escreveu:Qual o plug que usou?

Usei plug P2 2,1mm, mas não recomendo, dão mau contato. Não esqueci de voce, amanha estou indo na Santa Efigenea, já que na Segunda amanheceu chovendo, e estou, como voce a caça de conectores rosqueáveis.

FabricioDF escreveu:Qual cabo usou para conectar a saida dos drivers aos leds?

Usei cabo pp de 1mm² que tinha em casa, mas poderia ser mais fino.

FabricioDF escreveu:Qual a temperatura que o calha esta ficando?

Com 4 fans, dois de 80mm e 2 de 40mm não dá para medir, simplesmente o meu termometro marca a mesma praticamente a temperatura ambiente, os dissipadores não conseguem esquentar com tanto fluxo de ar, eu vou acabar desligando os coolers menores.

FabricioDF escreveu:Os coolers ficam ligados enquanto a luminária esta ligada?

Sim, os 2 maiores quando as azuis acendem e os menores quando ligo as brancas

FabricioDF escreveu:De que material fez a calha?

Alumínio escovado e acrílico

FabricioDF escreveu:Colocou algum vidro após as lentes?

Não, as calhas estão altas, com o vidro eu não só estaria atenuando o fluxo luminosos, como ele atrapalharia o foco das lentes. Calhas de led com lentes foi feita para ficar a pelo menos 15 cm do aquário, se não não há lente que de a abertura para iluminar uma boa área.

FabricioDF escreveu:Poderia mandar mais fotos do acabamento principalmente da frente da calha onde estão os leds e atrás dela, se possível dentro dela tb...
Estou nessa fase e ainda n defini como faço a minha....
abs..


Não entendi seu referencial de posicionamento .... e o que voce está querendo ver?.
A frete da calha para mim é o que eu vejo quando estou de frente para o aquário
As fotos que postei na minha referencia foram as da frente da calha, de baixo mostrando os as lentes e a parte de trás , onde você vê 2 coolers de 40mm , a chegada dos cabos do driver nos conectores e as 2 chaves miniaturas que uso para desligar os led's brancos ou azul sem mexer no timer que ativa os drivers.

Não tenho fotos de dentro, ( sou um aquarista que não gosta de fotografia, ninguém é perfeito rsrsrs ) a luminária está na casa da namorada, quando eu for lá e se eu lembrar de levar a máquina eu abro a luminária e te mando foto, apesar que só vai dar para ver um monte de dissipadores ( eu já tinha eles aqui em casa, a próxima vez vou usar uma peça só, já falei com o Alexandre da Fenite dissipadores). As ligações dos fios estão entre os dissipadores e as lentes, para te mostrar isso, eu teria que desmontar a luminária toda .... não entenda como má vontade, mas dependendo do que voce quer ver, não vou ter como fotografar sem desmontar. Me explica qual é a sua dificuldade que muito provavelmente vou conseguir te explicar o que fazer.
Abraço pra você também.


Quando falo a frente da luminária queria ver na verdade de baixo para cima, onde estão fixados os leds, vi que os fios não estão a amostra, como fez, colou um acrilico por cima?

Sobre a calha, estou pensando em fazer uma caixa de acrilico e fixar o vidro embaixo, para esconder os fios penso em fazer uma tampa de acrilico com a furação exata dos leds e esconder os fios dos leds, logo ficaria o dissipador, leds, tampa de acrilico escondendo os fios e depois um vidro (extra clear) para proteger os leds com ou sem lentes.

Estou pensando em usar as lentes e mesmo assim após fixar um vidro extra clear, será que perderei eficiência.
Penso em fazer a calha de uma forma que consiga usar com lentes ou sem lentes, para testar a eficiência.
Oq achas?

Sobre o alumínio, vc mandou fazer?

Pensei em fazer uma caixa de acrilico e colocar o dissipador todo dentro dela assim como os meus 3 drivers e 1 cooler, so que ao mesmo tempo pensei que poderia ser ruim para o resfriamento, será que o dissipador exposto fica muito diferente para dispersão se eu colocar ele dentro ou fora de uma calha? Ficando dentro posso em cada calha já colocar os 3 drivers de cada dentro, ficando esteticamente melhor.. Será que ficaria bom e eficiente a dispersão?

Sobre a foto interna, queria ver como vc fixou o dissipador a calha de alumínio.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#128 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Frederico Ramos escreveu:Opa,

Achei na net esse cabo manga com 12 vias (26 AWG).

http://www.soldafria.com.br/product_inf ... ts_id=1456

Pelas tabelas o 26 AWG aguenta pelo menos 2A.... acho que dá hein ?

abraço


Pela tabela ele aguenta 2.2 amp, mais que o suficiente.. Sera que ele é 26awg cada fio ou o cabo todo junto é 26?

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#129 Mensagem por Frederico Ramos »

Eu entendi que cada condutor é 26 AWG .....

Por via das dúvidas vou mandar uma pergunta para eles.

abraço

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#130 Mensagem por Marcio Gielfi »

FabricioDF escreveu:
Quando falo a frente da luminária queria ver na verdade de baixo para cima, onde estão fixados os leds, vi que os fios não estão a amostra, como fez, colou um acrilico por cima?
A segunda foo é de baixo para cima, o que não deve ter sido possivel ver com clareza que é uma peça de acrílico branco e não transparente, por isso não dá para ver os fios.

FabricioDF escreveu:Sobre a calha, estou pensando em fazer uma caixa de acrilico e fixar o vidro embaixo, para esconder os fios penso em fazer uma tampa de acrilico com a furação exata dos leds e esconder os fios dos leds, logo ficaria o dissipador, leds, tampa de acrilico escondendo os fios e depois um vidro (extra clear) para proteger os leds com ou sem lentes.


OK, entendi, vai funcionar, mas acho que não precisa do vidro a não ser que voce vá usar a calha muito próxima da água, mas ai não usaria lente.


FabricioDF escreveu:Estou pensando em usar as lentes e mesmo assim após fixar um vidro extra clear, será que perderei eficiência.
Penso em fazer a calha de uma forma que consiga usar com lentes ou sem lentes, para testar a eficiência.
Oq achas?


Minha opinião é que voce está complicando na parte mais fácil ... continue da forma fácil que voce já vem fazendo. A luz, passando por qualquer tipo de meio sofre interferencia, isso inclui até o ar, logo com vidro não é diferente, por mais extra clear que o vidro seja, ele é um meio, vai absorver alguma coisa, o que não acho que seja o grande problema, mas ele vai causar um pouco de difusão de luz.

FabricioDF escreveu:Sobre o alumínio, vc mandou fazer?

Adaptei do que tinha em casa ... era uma luminária que tinha guardada aqui que nunca usei.

FabricioDF escreveu:Pensei em fazer uma caixa de acrilico e colocar o dissipador todo dentro dela assim como os meus 3 drivers e 1 cooler, so que ao mesmo tempo pensei que poderia ser ruim para o resfriamento, será que o dissipador exposto fica muito diferente para dispersão se eu colocar ele dentro ou fora de uma calha? Ficando dentro posso em cada calha já colocar os 3 drivers de cada dentro, ficando esteticamente melhor.. Será que ficaria bom e eficiente a dispersão?

Fica bom sim ... só precisa dimensionar os fans corretamente e garantir que não vai criar contra pressão, já que estes fans não tem capacidade de pressurizar nada. Voce pode considerar uma proporção de 2 para 1 , ou seja , para cada mm² de entrada forçada de ar, voce tem que ter 2 mm² de área de saída.

FabricioDF escreveu:Sobre a foto interna, queria ver como vc fixou o dissipador a calha de alumínio.


Como falei, usei vários dissipadores e não um só como voce está fazendo, os dissipadores estão aparafusados na estrela, a lente foi colada na estrela e cada unidade está colada na borda de cada furono acrílico. No seu caso, voce tem que aparafusar o dissipador no conjunto de acrílico em vários pontos. É o que eu vou fazer na próxima, que vai usar uma peça só de dissipador.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#131 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:
FabricioDF escreveu:Pensei em fazer uma caixa de acrilico e colocar o dissipador todo dentro dela assim como os meus 3 drivers e 1 cooler, so que ao mesmo tempo pensei que poderia ser ruim para o resfriamento, será que o dissipador exposto fica muito diferente para dispersão se eu colocar ele dentro ou fora de uma calha? Ficando dentro posso em cada calha já colocar os 3 drivers de cada dentro, ficando esteticamente melhor.. Será que ficaria bom e eficiente a dispersão?

Fica bom sim ... só precisa dimensionar os fans corretamente e garantir que não vai criar contra pressão, já que estes fans não tem capacidade de pressurizar nada. Voce pode considerar uma proporção de 2 para 1 , ou seja , para cada mm² de entrada forçada de ar, voce tem que ter 2 mm² de área de saída.


Não entendi, oq quer dizer com "contra pressão" ou "pressurizar" cada calha de led tem 30x19cm, logo terei que ter quantos fans e quais tamanhos?

Não tenho somente 1 dissipador, são 5. E serão independentes.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#132 Mensagem por Marcio Gielfi »

FabricioDF escreveu:
Marcio Gielfi escreveu:
FabricioDF escreveu:Pensei em fazer uma caixa de acrilico e colocar o dissipador todo dentro dela assim como os meus 3 drivers e 1 cooler, so que ao mesmo tempo pensei que poderia ser ruim para o resfriamento, será que o dissipador exposto fica muito diferente para dispersão se eu colocar ele dentro ou fora de uma calha? Ficando dentro posso em cada calha já colocar os 3 drivers de cada dentro, ficando esteticamente melhor.. Será que ficaria bom e eficiente a dispersão?

Fica bom sim ... só precisa dimensionar os fans corretamente e garantir que não vai criar contra pressão, já que estes fans não tem capacidade de pressurizar nada. Voce pode considerar uma proporção de 2 para 1 , ou seja , para cada mm² de entrada forçada de ar, voce tem que ter 2 mm² de área de saída.


Não entendi, oq quer dizer com "contra pressão" ou "pressurizar" cada calha de led tem 30x19cm, logo terei que ter quantos fans e quais tamanhos?

Não tenho somente 1 dissipador, são 5. E serão independentes.


Os ventiladores de pá não tem força para empurrar ar se houver restrição. O nome técnico disto é , pressão diferencial, eles não conseguem trabalhar com pressão diferencial, ou seja, se sua saída de ar estiver estrangulada, eles vão girar mas pouco ar será circulada. Você nota isso se colocar a mão em um destes ventiladores e sentir o ar saindo por onde só deveria estar entrando.
O melhor exemplo que me vem a cabeça agora é , com estes ventiladores, você não enche um balão de festa, porque eles não tem força para fazer o balão expandir e se encher de ar.

Tem que fazer contas para dimensionar os ventiladores , se você tratar cada dissipador como um só, você vai usar provavelmente 2 de 80mm ( lado a lado, paralelos ao sentido das aletas), mas to dando um chute mais ou menos. Agora se você colocar os 5 em uma peça só, ai não arrisco chutar, vai ter que fazer conta mesmo, até porque vai acabar ocorrendo de ventiladores trabalharem paralelos no fluxo de ar e eles vão em algum ponto se anulares.

Não esqueça de dimensionar as saídas de ar pela regra que escrevi em outra mensagem, se não voce vai criar pressão diferencial.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#133 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:
FabricioDF escreveu:
Marcio Gielfi escreveu:Os ventiladores de pá não tem força para empurrar ar se houver restrição. O nome técnico disto é , pressão diferencial, eles não conseguem trabalhar com pressão diferencial, ou seja, se sua saída de ar estiver estrangulada, eles vão girar mas pouco ar será circulada. Você nota isso se colocar a mão em um destes ventiladores e sentir o ar saindo por onde só deveria estar entrando.
O melhor exemplo que me vem a cabeça agora é , com estes ventiladores, você não enche um balão de festa, porque eles não tem força para fazer o balão expandir e se encher de ar.

Tem que fazer contas para dimensionar os ventiladores , se você tratar cada dissipador como um só, você vai usar provavelmente 2 de 80mm ( lado a lado, paralelos ao sentido das aletas), mas to dando um chute mais ou menos. Agora se você colocar os 5 em uma peça só, ai não arrisco chutar, vai ter que fazer conta mesmo, até porque vai acabar ocorrendo de ventiladores trabalharem paralelos no fluxo de ar e eles vão em algum ponto se anulares.

Não esqueça de dimensionar as saídas de ar pela regra que escrevi em outra mensagem, se não voce vai criar pressão diferencial.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Penso em fazer exatamente assim. A única diferença é que usarei as laterais para colocar os DRIVERS, sendo assim não precisarei da conexão externa da energia para os drivers já que o driver estará interno. Penso em usar uma porta USB para ligar cada luminárias ao arduino.

Oq achas?

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#134 Mensagem por Frederico Ramos »

Na minha lumínária, toda as 4 laterais terão frisos verticais para deixar o ar sair.

Vou usar dois coolers de 120mm para esfriar o dissipador de 400x172mm.

Melhor prevenir que remediar.

abraço

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#135 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Frederico Ramos escreveu:Na minha lumínária, toda as 4 laterais terão frisos verticais para deixar o ar sair.

Vou usar dois coolers de 120mm para esfriar o dissipador de 400x172mm.

Melhor prevenir que remediar.

abraço


To pensando em fazer o projeto e depois mandar cortar o acrilico.
Será que eu mesmo consigo fazer a colagem das partes mesmo não tendo experiência?

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#136 Mensagem por Frederico Ramos »

To pensando em fazer o projeto e depois mandar cortar o acrilico.
Será que eu mesmo consigo fazer a colagem das partes mesmo não tendo experiência?


A colagem de acrílico é relativamente simples mas requer alguma experiência. Tanto você pode conseguir de primeira quanto pode deixar escorrer e manchar tudo ... rs rs rs rs

O pessoal da soldafria.com.br respondeu minha questão:

O fio é 26AWG veja aqui na tabela, se não me engado é 2,2 amperes

http://www.soldafria.com.br/tabela-de-f ... e-a-4.html

Att

Marcos


Pode escolher o seu. Tem de 2 a 12 vias sem blindagem:

http://www.soldafria.com.br/advanced_se ... ga&x=0&y=0

abraço

Marcelo_Fabiani
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Out 2010, 20:37
Apelido: Marcelo Fabiani
Cidade: Stna de Parnaíba
País: Brasil

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#137 Mensagem por Marcelo_Fabiani »

Fabricio,

Vc já pensou em fazer furos no dissipador para vir com os fios pelo lado de traz e usar fios da pirelli anti-chama?

Eu estou aqui pensando em aproveitar o calor gerado pelos leds, para aquecer a água... (usar uma serpentina de titânio com uma bombinha escondida dentro do reef e no inverno...).

E aí Fred, tudo beleza? Vc tem que ver meu novo skimmer, estará logo logo em testes kkkk

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#138 Mensagem por Frederico Ramos »

E aí Fred, tudo beleza? Vc tem que ver meu novo skimmer, estará logo logo em testes kkkk


Me manda por email !

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#139 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcelo_Fabiani escreveu:Fabricio,

Vc já pensou em fazer furos no dissipador para vir com os fios pelo lado de traz e usar fios da pirelli anti-chama?

Eu estou aqui pensando em aproveitar o calor gerado pelos leds, para aquecer a água... (usar uma serpentina de titânio com uma bombinha escondida dentro do reef e no inverno...).

E aí Fred, tudo beleza? Vc tem que ver meu novo skimmer, estará logo logo em testes kkkk


Eita professor pardal, essa ai de aquecer a agua foi boa rs....
IA ficar show, nunca tinha pensado nisso rs....
Antes se desse para esfriar no verão rs.....

Pois bem, depois do trabalho que deu nem penso nisso, passar esses fios daria trabalho de mais, farei uma capa de acrilico para esconde-los...

Na verdade até pensei em juntar os dissipadores e botar uma bombinha passando agua pelas calhas, assim acabaria a necessidade de cooler :D Olha que XIQUE rs...

abs..

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - ARDUINO chegou F

#140 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Frederico Ramos escreveu:
To pensando em fazer o projeto e depois mandar cortar o acrilico.
Será que eu mesmo consigo fazer a colagem das partes mesmo não tendo experiência?


A colagem de acrílico é relativamente simples mas requer alguma experiência. Tanto você pode conseguir de primeira quanto pode deixar escorrer e manchar tudo ... rs rs rs rs

O pessoal da soldafria.com.br respondeu minha questão:

O fio é 26AWG veja aqui na tabela, se não me engado é 2,2 amperes

http://www.soldafria.com.br/tabela-de-f ... e-a-4.html

Att

Marcos


Pode escolher o seu. Tem de 2 a 12 vias sem blindagem:

http://www.soldafria.com.br/advanced_se ... ga&x=0&y=0

abraço


Poxa se eu tivesse uma tico tico ate me arriscaria em comprar a xapa e eu mesmo cortar.. Um cara hj me cobrou 600 reais para fazer esse acrilico... Absurdo...

Falar nisso, qual uma maneira facil e pratica para se cortar acrilico?

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”