Página 1 de 1
Dicas Torch
Enviado: 19 Mai 2015, 18:05
por Leo Abreu
Estou com alguns e queria dicas para prosperar os meus.
Alimentação ? Parâmetros? IluminaÇão? Variação de parâmetros?
Nunca tive muita sorte com os torch apenas os frogs e hammers... o que diferencia?
Re: Dicas Torch
Enviado: 19 Mai 2015, 18:18
por Leo Cardoso
na teoria nada. todos são Euphyllias. os cuidados com Frog e Hammers são bem semelhantes aos cuidados com torch.
q tipo de 'azar' vc teve com torchs?
Re: Dicas Torch
Enviado: 19 Mai 2015, 22:17
por Marcio Vargas
Tenho os tres por aqui, os trumpts me parecem mais frageis...
Enviado do meu Nokia 5120 com Tapatalk
Re: Dicas Torch
Enviado: 19 Mai 2015, 22:42
por Leo Abreu
Trumpts?
Meus Torchs sempre sentiram muito mais que os Frogs e Hammers. Se fecham mais, morre uma boca parcial, etc. Os outros sempre estáveis.
Alguém alimenta Torchs??? Ouvi dizer que bom dar artêmias 1 x por semana. Já testei parece que ajudou.
Re: Dicas Torch
Enviado: 07 Jul 2015, 00:28
por Wellington Salles
Comigo aqui virou moda o turbo e a Astraea "matá-los" já perdi 3 bocas e quando vou examinar tem um deles sobre a boca do torch parcialmente morta!!!
Na primeira vez fiquei na dúvida, na segunda vez tive suspeita é na terceira vez tive certeza que sao eles (Turbo e Astraea) estão "comendo" a colônia de torch!!!
O mais curioso é que tenho hammer, frog e trumpet e nenhum desses estão sendo importunados pela equipe de limpeza.
Re: Dicas Torch
Enviado: 21 Ago 2015, 13:25
por erick camargo
Torchs são corais da mesma família que Hammers e Frogs, porém, são mais sensíveis sim.
Existem mais relatos de perda de torchs do que hammers e frogs juntos.
Geralmente não toleram variação brusca de temperatura (principalmente para temperatura fria). Desenvolvem de forma fácil uma doença chamada "Brown Jelly" que até hoje não consegui entender e muito menos tratar. Quando se vê, já é tarde demais.
Acredito que para darmos dicas sobre seu torch (meus parabéns, pois gosto muito deles diga-se de passagem) passe seus parâmetros, fotos do seu aquário (para vermos um local mais adequado e longe de brigas com outros corais) e suas rotinas.
No mais, parabéns pela acquisição.
Re: Dicas Torch
Enviado: 22 Ago 2015, 12:36
por Celso Suguimoto
Desenterrou esse tópico Erick...rs
Embora sejam da mesma família tem algumas características diferentes e entre eles o torch é o mais sensível... o fato de serem da mesma famila não significa as mesmas características... é o mais agressivo embora possa conviver com da mesma família tranquilamente e prefere circulação media / forte, enqtos os outros media / fraca.
Re: Dicas Torch
Enviado: 22 Ago 2015, 18:41
por Leo Cardoso
cuidados entre hammers, frogs e torchs são os mesmos (alimentação, parâmetros, iluminação).
agora sobre circulação, pra Euphyllias, eu acho que nunca vi, nem em livros nem em artigos, recomendação nem perto de forte pra nenhuma espécie. talvez até por conta da 'liberação' de sweeper tentacles (tive um caso bem recente com meus hammers, inclusive, q estão em um local provisório, mas é algo q ocorre com frogs e torchs tb).
quando troquei meu recalque (aumentou bem a circulação até eu resolver baixar a potência das bombas), o lado de um dos meus torchs mais atingido pela mudança tb estendia bem menos os pólipos (mas talvez pudesse ser algo adaptativo tb).
brown jelly é uma doença causada por protozoário e, salvo engano, é como RTN: não se sabe exatamente o q "puxa o gatilho".
eu já vi um relato de q foi curada com clorafenicol (acho q até com comprovação por microscópio), mas foi somente esse. o resto só cortando cabeça mesmo.
sobre a fragilidade, uma vez eu li uma teoria doida em algum fórum gringo de q por ter pólipos geralmente mais extensos do q seus companheiros de família, os torchs ficavam mais suscetíveis às ações de microorganismos não desejados. mas isso eu acho q foi meio chute.
concreto tem um artigo da advanced aquarist q fala q os torchs chegavam mais sensíveis por causa do transporte e coleta, ou algo assim, q baleava mais esse tipo de coral mesmo.
mas depois de adaptados ao aquário a diferença de resistência não seria grande.
por isso, principalmente pro caso de torchs, pra minimizar os riscos seria uma boa sempre adquirir de desmonte, algum q já esteja há um bom tempo na loja, ou de alguém q já tenha há algum tempo (eu já fui vítima disso tb: peguei há muito tempo um torch com umas 6-8 bocas logo q tinha chegado na loja. não demorou muito foi morrendo uma boca de cada vez. o seguinte já peguei de um aquarista q tinha há bastante tempo e nunca tive problemas).
Re: Dicas Torch
Enviado: 22 Ago 2015, 19:44
por Celso Suguimoto
Esse artigo da advanced é escrito por um hobbista / atacadista... creio ser mais pra chute do que apenas essa causa. Diziam o mesmo dos elegances antes. O Bonerman ou Calfo sao mais referencia qdo se trata desses assuntos do que o James.
Se for generalizar todos LPSs tem condições de manutenção semelhantes, já q se tivesse algo muito especifico teríamos que ter um aquário para cada tipo de animal. Apenas torch justamente pela sua morfologia com tentaculos mais longos ser mais forte do que os demais de sua família para não acumular detritos em seus tentáculos.
Re: Dicas Torch
Enviado: 04 Set 2015, 07:17
por Celso Suguimoto
Erick... tava me esquecendo.. eu já consegui controlar necrose no Torch.
Assepsia com agua oxigenada (algumas gotas 2x ao dia na cabeça) e um pouco de iodine da acquafauna em seguida. Local de circulação forte pra remover o tecido necrosado, em alguns dias recuperou.
Re: Dicas Torch
Enviado: 24 Nov 2015, 11:09
por erick camargo
Fala japa,
Não desenterrei não manolo...
A última msg antes da minha tinha sido há 1 mês atrás.. hahaha
Muito bom o post Leo Cardoso.
E concordo com o que o Japa disse também...
É um problema (de acreditar ou não) quando se Lê algum artigo escrito por atacadista/lojista e etc.
E sobre o Brown Jelly, um protozoário consegue atacar apenas 1 boca? Já perdi diversas, mais de 10 bocas no decorrer do meu tempo no hobby geralmente com variaões bruscas de temperature. e na maioria das vezes, perdi uma/duas bocas da colônia toda, sem cortar uma boca sequer. Simplesmente, elas morrem. Nunca consegui tartar, pois quando percebia, já estava tomada.
Mas vou guarder os nomes citados acima e quem sabe na próxima, que espero demorar mais de 100 anos...
Acredito que aqui, já temos uma boa "referência" de torchs.
OBS: Ahhhh, Ow Japa, tá maluco? Torchs Odeiam circulação forte cara! Retraem os tentáculos e chegam até a mostrar os ossos laterais. hehehe
pelo menos aqui, NUNCa curtiram.
Re: Dicas Torch
Enviado: 24 Nov 2015, 14:19
por Celso Suguimoto
Cara não sei... as vezes q perdi cabeça de torch eram qdo ou guerra química com algum coral ou quando mudava o posicionamento dele pra um local de circulação fraca.
Talvez forte tenha exagerado no termo, mas moderado pra forte... os tentáculos tem que ficar em movimento, creio que isso ajude na limpeza de algum detrito sei la...
Re: Dicas Torch
Enviado: 25 Nov 2015, 11:41
por erick camargo
Agora eu concordo com vc Japa!
Realmente, média/forte e melhor!
Além de ficarem mais bonitos estéticamente, ajuda na circulação (oxigenação) da superfície dos tecidos e principalmente das bocas.
