🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

Bate Papo
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Dalton Holland
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 01 Fev 2015, 13:29
Apelido: Dalton
Data de Nascimento: 09 Set 1962
Cidade: Piracicaba
País: Brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#1 Mensagem por Dalton Holland »

Posto aqui está historinha como uma curiosidade para aqueles que estão sem algo melhor para ler: meu primeiro aquário, se é que posso chamar assim o aquário que ficava na casa do meu avô, era um aquário bem interessante, estilo anos 50, um estilo hoje conhecido como Googie que, para aqueles velhos o suficiente para conhecerem, é aquele estilo de construção dos desenhos do Jetsons. Achávamos lindo, haha!

O aquário media cerca de 100x50x70 e, naturalmente era de água doce; ficava na sala e maio que dividia dois ambientes. Era interessante porque, visível por todos os lados, ficava totalmente suspenso sobre um sofá, apoiado apenas em dois pilares de ferro que o trespassavam pelo meio e que, junto com um terceiro sustentavam, não só o assento e encosto do sofá que eram separados um do outro, como também três prateleiras de uma estante, além de uma pequena jardineira com plantas pendentes. Difícil de imaginar como seria não é mesmo?
O fundo do aquário era uma chapa de ferro soldado e vazado pelos dois pilares; e a estrutura feita de cantoneiras de ferro com vidros colados com massa de vidraceiro. Tinha apenas um aerador que soltava bolhas de algum enfeie cafona, e já na década de 70 um pequeno filtro de plástico com lã de vidro que eu acrescentei. O fundo era de areia, com um enorme caracol marinho de decoração que hoje está na casa de meu irmão, umas três pedras e algumas plantas. A iluminação era uma calha de chapa com duas lâmpadas incandescentes de 40w que minha avó conservava sempre apagadas para não gastar luz.

Apesar das condições completamente inadequadas, os peixes duravam muitos anos. Lembro que havia peixes dourados, molinésias, espadas, e mais tarde alguns Trichogasters que nasceram na minha casa e parte dos quais levei para esse aquário e ficaram bem grandes lá.

Meus avós mudaram-se de lá em 1990 e a casa foi alugada para uma escolinha. Incrivelmente esse aquário permaneceu em uso até 2010 quando a casa foi demolida.
Infelizmente não tenho fotos em que o aquário aparece em seu “apogeu”. É possível que revirando as fotos de minha mãe encontre alguma que mostre o aquário na época. Pouco antes da demolição da casa, visitei-a para tirar fotos e encontrei o móvel do aquário já bastante destruído e faltando diversas partes: a calha de iluminação, o encosto e assento do sofá e a jardineira que ocupava os 10 cm inferiores de um dos cantos do aquário. O “móvel” tinha sido removido de seu endereço original e instalado no terraço. Originalmente a estrutura era pintada de preto e a madeira era natural, marfim. Claro que nos tempos da baquelite não havia fundos impressos.

Vão aqui algumas fotos que servem para dar uma ideia de como era. O fato é que por causa desse aquário, alguns dos netos de meu avô têm aquários até hoje, inclusive eu.

[imagem]http://www.colibriorquideas.com.br/outro/138.JPG[/imagem]

[imagem]http://www.colibriorquideas.com.br/outro/139.JPG[/imagem]

[imagem]http://www.colibriorquideas.com.br/outro/140.JPG[/imagem]

[imagem]http://www.colibriorquideas.com.br/outro/141.JPG[/imagem]

[imagem]http://www.colibriorquideas.com.br/outro/142.JPG[/imagem]

[imagem]http://www.colibriorquideas.com.br/outro/143.JPG[/imagem]

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Eu chamaria este topico de:

Cronica de uma infância saudavel.


Gostei muito icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#3 Mensagem por Radagast »

Adorei seu tópico! Muito legal!

As pessoas sentavam embaixo do aquário???

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#4 Mensagem por Raphael Igor »

clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02

Avatar do usuário
Dalton Holland
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 01 Fev 2015, 13:29
Apelido: Dalton
Data de Nascimento: 09 Set 1962
Cidade: Piracicaba
País: Brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#5 Mensagem por Dalton Holland »

Marina Fodra escreveu:Adorei seu tópico! Muito legal!

As pessoas sentavam embaixo do aquário???


Sim Marina, mas só de vez em quando. Como o local era uma passagem e havia outros sofás mais confortáveis na sala, acabavam sentando sempre em outros locais.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#6 Mensagem por Radagast »

Acho que devia ter um tópico com esse nome - "Momento Naftalina - postem foto dos aquários da infância"

Avatar do usuário
Dalton Holland
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 01 Fev 2015, 13:29
Apelido: Dalton
Data de Nascimento: 09 Set 1962
Cidade: Piracicaba
País: Brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#7 Mensagem por Dalton Holland »

Então Marina, continuando a história (1970-78):

Na época de escola, lá pelo começo dos anos 70, diversos amigos meus tinham aquários de água doce. Dois deles tinham diversos aquários em casa e a conversa no recreio sempre acabava nesse assunto. Nos fundos da casa de um deles tinha inclusive uma estufa com uns 50 aquários onde reproduzia lebistes, platis, molinésias, betas, etc.

Depois de muito amolar, minha mãe deixou comprarmos um aquário, desde que não fosse muito grande. Em um sábado fomos todos felizes com meu pai até a Netuno, que era uma das duas loja "importantes" de aquários um São Paulo. Ficava bem em frente ao aeroporto de Congonhas. Compramos um aquário de 130 litros, com estrutura em cantoneiras de aço inox. A calha de iluminação era do mesmo material e tinha termostato com aquecedor e um filtro cheio de lã de vidro, pouco maior que um copo, que era preso por uma ventosa a um dos lados do aquário. Tinha ainda uma pedra porosa aeradora. Tudo moderníssimo, haha. Tudo funcionava na base das bombas de ar externas, até mesmo o filtro interno funcionava assim, sua circulação era forçada pelas bolhas.

Na época, essas bombas ficavam dentro de uma caixinha de baquelite e com o tempo começavam a vibrar e tremer tanto parecia que havia uma máquina de costura funcionando na sala. Era de enlouquecer. toda semana tínhamos que desparafusar e abrir as caixinhas para tentar diminuir a barulheira ajustando as borrachas. Além disso com o tempo a borracha interna da bomba que sugava o ar (e parecia um desentupidor de pia), e a haste que a sustentavam, iam perdendo a elasticidade e quase não saia mais ar. Enfim, as bombas nos mantinham bem ocupados.

Volta e meia pretextávamos que precisávamos comprar "Tubifex" ( icon_rotfl2 quem se lembra de tubifex?) para dar para os peixes para ver se meu pai parava na Netuno e ganhávamos mais alguns peixes. Tubifex eram umas minhoquinhas vivas nojentas (de uns 3 cm de comprimento) que vinham todas emaranhadas formando um bolo fedido. Em casa eram mantidas na água por alguns dias e aos poucos íamos colocando em uma bacia furadinha que parecia um coador, por onde elas começavam a sair e eral logo puxadas e engolidas pelo peixes. Um sonho, não é?

Depois de uns anos a massa que colava o vidro secou. Por mais que arrumássemos, o aquário vivia vazando em um cantos ou outro e tinha sempre um balde nos cantos da mesa, para enorme desgosto de minha mãe. Nesse aquário que meus trichogasters se reproduziram. Por volta de 1978 comentei que estava pensando em desativar aquário tão barulhento com minha mãe e em menos de 20 minutos ela já havia desocupado a área (que esvaziou e limpou bem rápido antes que alguém mudasse de ideia) e dado a aquário para alguém.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#8 Mensagem por Radagast »

Ahahaha.... passei por tudo isso! Filtro submerso de bolha, aquário vazando, bombas e ar com borracha velha! Me senti com 10 anos lendo o seu post!!!

Lembro até hoje quando vi meu primeiro betta. Custava uma fortuna (tipo 10 reais), mas meus peixes sempre eram os de cinquenta centavos. Meu pai não me deu, mas eu atormentei tanto que ele voltou na loja e pegou o coitado do peixe. Viveu uns 3 dias, porque eu ficava cutucando ele com a varinha quando ele se escondia - ou seja, o dia inteiro.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#9 Mensagem por André Fonseca »

Seria bacana montarmos um tópico sobre nossos primórdios do aquarismo???
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Dalton Holland
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 43
Registrado em: 01 Fev 2015, 13:29
Apelido: Dalton
Data de Nascimento: 09 Set 1962
Cidade: Piracicaba
País: Brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#10 Mensagem por Dalton Holland »

André Fonseca escreveu:Seria bacana montarmos um tópico sobre nossos primórdios do aquarismo???


Então, acho legal para as pessoas do forum se conhecerem, jogar conversa fora...
Talvez um subtópico do Chat?

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#11 Mensagem por André Fonseca »

Já estamos verificando essa possibilidade, Dalton...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Momento naftalina - meu primeiro aquário (1957)

#12 Mensagem por Rodrigopasqua »

Muito legal Dalton, espero que inspire outros aquaristas a relatarem histórias legais como a sua!

Responder

Voltar para “CHAT”