Página 1 de 1

Nitrato e fosfato alto não significa nada?

Enviado: 12 Mar 2015, 23:33
por Dan Reef
Hoje eu assisti a esta palestra:

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=ZRIKW-9d2xI[/videos]

O Rich Ross, palestrante, tem níveis altos de nutrientes e seu aquário é muito bonito e saudável. Ele também mostra um outro aquário, o qual realiza manutenções, que também tem níveis de fosfato próximos de 1.0 ppm.

Outro ponto que achei interessante é a redução do nitrato com o uso do ATS. No entanto, pelo menos no caso dele, o fosfato permaneceu inalterado (em 1.8 ppm!!!)

Eu tenho pensado muito mais no equilíbrio destes nutrientes e na capacidade do filtro aérobico. Sem se ligar a testes, já que claramente são furados. Nitrato alto nada mais é do que o filtro em perfeito funcionamento! Nitrato baixo (ou zerado, como alguns dizem) pode significar um trabalho ruim do filtro aeróbico com possíveis problemas como elevada amônia.

A partir daí, a redução de nitrato e fosfato fica a critério do aquarista.

Considerando um filtro aeróbico eficiente, então:

Sabe-se que a adição de fontes de carbono reduz rapidamente o nitrato e este vira fator limitante na redução de fosfato. Problemas como cianos, algas filamentosas etc aparecem rapidamente após a adição de carbono.

Eu vi alguns tópicos sobre o ZeoStart3, fonte de carbono da Korallen Zutch. Um pessoal realizou testes de nitrato e descobriu que, além do carbono (provavelmente ácido acético, pelo cheiro), este produto contém quantidades altíssimas de nitrato.

Imagino que o NOPOX, da Red Sea, siga o mesmo caminho.

Dessa forma, o o produto garante que tenha nitrato presente para completar o ciclo e reduzir o fosfato também.

O que acham?

Abraços.

Re: Nitrato e fosfato alto não significa nada?

Enviado: 12 Mar 2015, 23:51
por Renato Vidal
O nitrato, em fato, somente é um fator que pode a qualquer momento, desencadear o desenvolvimento de algas por todo o aquário.


Para os corais em si, o que geralmente esta associado ao nitrato alto é a grande concentração de algas simbiontes (zooxantelas) no tecido dos corais duros, fazendo com que fiquem com coloração marrom.


O que muitos deixam de levar em consideração é que um coral sadio não depende de um ou outro fator, e sim da soma de diversos.

Iluminação
Circulação
Oxigenação
Nutrição
Qualidade da água


Se um dos fatores estiver desalinhado, não vai necessariamente prejudicar o coral, mas vai ficar em uma linha tênue que pode, a qualquer oscilação de um segundo ou terceiro fator, desencadear problemas.


O reef do Matias (Ilhabela 1 ou 2) chegou a ficar por um período com nitrato perto da casa do 100, e lembro de uma Acropora válida que fica bem no topo que tinha um roxo perfeito.

Re: Nitrato e fosfato alto não significa nada?

Enviado: 13 Mar 2015, 10:04
por André Fonseca
Daniel,

Meu reef tinha Nitrato estourando a escala do teste e só foi possível descobrir esse "problema" quando realizei um teste, 2 anos depois do aqua estar rodando, e tudo estava perfeito, não tinha algas, LPS e Softs coloridos e se desenvolvendo bem, peixes saudáveis...

Descobri o motivo, água de reposição "zoada", troquei o fornecedor da água e deixei o Skimmer trabalhando tranquilo.

Hj o Nitrato já está bem próximo e zero e...

Não teve nenhuma alteração nos corais ou peixes!!!

Reforçando, não tenho SPS.

Re: Nitrato e fosfato alto não significa nada?

Enviado: 13 Mar 2015, 15:00
por Douglas Almeida
Resumiundo, o grande problema do nitrato alto além do risco de se ter um surto de algas como o Renato disse é a dificuldade de se manter um SPS colorido pelo aumento das zooxantelas citadas pelo André.

Em resumo nitrato não é de todo ruim para o sistema e dependendo dos corais e de sua rotina de suplementação (ou não) pode até ser em partes benéfico.

Re: Nitrato e fosfato alto não significa nada?

Enviado: 13 Mar 2015, 16:16
por André Fonseca
Douglas Almeida escreveu:dependendo dos corais e de sua rotina de suplementação (ou não) pode até ser em partes benéfico.

Douglas,

Num aqua antigo, com um Skimmer HSA com válvula Spray Jet, que era um cavalo na hora de limpar a água mantendo todos os parâmetros zerados, não conseguia manter Yellow Polyps, todas as mudas que tinha acabavam morrendo. GSP era um "parto" também, mas não morriam.

Com o Nitrato alto no meu aqua atual o BSP começou a dominar todo o vidro do fundo, estava espalhando como praga.

Foi só o Nitrato baixar, que já aparecem "buracos" no meio do coral, como se ele estivesse "desmanchando"...

Re: Nitrato e fosfato alto não significa nada?

Enviado: 13 Mar 2015, 17:40
por Dan Reef
Renato,

O aquário do Richard Ross tem nitrato próximo dos 100ppm!! Você viu as cores dos SPS dele no vídeo?
Como falei no meu primeiro post, hoje eu penso mais na eficiência do filtro biológico do que nos números que o teste me passa. Um aquário com nitrato baixo pode significar um aquário com filtro biológico pobre e não que a água está limpa. Muito pelo contrário, está suja!

Por isso vemos muitos aquaristas falando que seus parâmetros estão OK, mas que os corais estão morrendo ou pálidos.

Um aquário com altos níveis de nitrato, mas com fosfato balanceado, próximo a proporção de 16:1, não teria problemas com algas, em tese.

Outro detalhe: pouco se fala em fosfato orgânico. O que medimos em nossos testes é somente o fosfato inorgânico.

Por outro lado vejo em um outro fórum, e aqui mesmo, as pessoas discutirem o uso da vodka, vinagre e etc. Muita gente testando para ver se resolve os problemas e não resolve. Em muitos casos até piora. Isto pode estar relacionado a limitação de nitrato ou pior: ao filtro biológico pobre.

Recentemente tinham alguns "papas" do aquarismo criando aqueles aquários estéreis: rochas de plástico e sem substrato. Achavam que a vodka era o "filtro mágico". Tudo o que conseguiram foram corais morrendo e um monte de cianos e algas filamentosas.

Abraços.

Re: Nitrato e fosfato alto não significa nada?

Enviado: 14 Mar 2015, 07:59
por Nixon Cabeceira
Nos testes de Nitrato que faço no meu aqua, sempre da ZERO... O teste pode estar errado.

O fosfato, após testar muitas vezes ( HANNA ) na água do aqua, hoje só testo na água de reposição e deve ter mais de uma ano que não testo.

No meu entender, além da ESTABILIDADE de parâmetros que não há na maioria dos aquas com problemas em seus corais, há uma população descontrolada/excessiva de peixes sobrecarregando o sistema e com skimmer aquém do necessário o que faz sobrar matéria orgânica na água.

Já usei VODKA ( uns 04 anos ), Sistema ULNS , HALIMEDA DE 12 CM, BAREBOTTON, ZEOVIT... Mas firmei o pé num misto de barebotton e população de peixes mais reduzida. Hoje tenho 13 peixe sendo só três tangs em 800lts.

Meu sistema está super estável, com cores que me agradam... o consumo de cálcio oscila muito devido ao crescimento das montiporas e acróporas, fico mais atento a este parâmetro.

Aproveitando o tópico, alguém sabe como se mede o fosfato que fica blindado em um sistema marinho? ( fora da coluna de água ).

Abs.

Re: Nitrato e fosfato alto não significa nada?

Enviado: 22 Fev 2019, 10:06
por maurio
Eu gostei muito desse tópico que fala que nitrato e fosfato altos não necessariamente são tão prejudiciais aos corais a ponto deles morrerem somente por causa desses dois fatores.
Entretanto meus parâmetros estão praticamente todos bem, mas as vezes um ou outro coral eu percebo que não está bem. Faço balling manual utilizando Bio-calcium. Não doso elementos traços e não sei como estão meus níveis de estrôncio, boro, potássio, iodo. Estou para fazer teste da Triton, mas ainda não fiz.
Meus parâmetros são.
Amônia 0 teste prodac
Nitrito 0,25ppm alcon(sei que não é bom, eu tinha do aquário de água doce)
KH 7.6 Royal Nature
Cálcio 390 Salifert
Magnesio 1320 Salifert
Nitrato sempre que faço fica entre 10-20 Teste da Sera
Fosfato 0,03 Salifert
Água de osmose reversa 0 no TDS in line(que é mais preciso) e teste de nitrato e fosfato zerados na água de reposição. Teste de silicato não tenho.
Temperatura controlada pelo Coel - 2 termostato de 200watts cada e chiller gelaqua 1/3hp . Temperatura fica entre 26 a 26.5 celsius Densidade medida 1025 medida por refratômetro.
Iluminação uma luminária Doled HD 120 e uma Hydra 52 HD que ficam a 35cm da superfícia da água e deixo a iluminação entre 20 a 30% no horário de pico num fotoperíodo de 12 horas.
Circulação moderada no reef atráves de duas bombas uma Sun sun jvp 120 de 3000L/h e uma Jebao PP4 de 700 a 4000L/h.
Tpas de 15 em 15 dias com sal da aquaforest. Tenho poucas rochas, uns 5kg de sansibar e mais outros 5kg de rocha viva.E tenho pouco substrato, mais ou menos 1cm de substrato ou aproximadamente 7kg de aragonita.
Porque será que mesmo os parâmetros estando ok, alguns corais não vão bem?

Re: Nitrato e fosfato alto não significa nada?

Enviado: 06 Mar 2019, 18:01
por jose cabrera1
Minha opinião:


o que é nitrato alto? 10 ,20 ,50 ? larguei os corais pois não conseguia baixar de rosa choque no teste salifert de forma nenhuma , introduzia um metodo de controle , ele despencava , chegava a ficar perto do branco na fita, 15 dias depois tava rosa choque ( ou seja nem sabia quanto estava ) pq era de 100 pra cima , skimmer buble king , substrato alto, tentei enxofre ,pelets , nao houve um aquarista , lojista , debate em forum que chegaram a uma conclusão do motivo, no inicio os corais bombam , depois começam a definhar .desconfio muito dessas teses de que parametros altos disso ou daquilo nao causa dano nenhum.