Estava dando uma olhada nos tópicos de doenças mais visitados aqui do fórum e percebi que poucas pessoas visitam ou falam sobre esse pequena linda praguinha, chamada de Nudibrânquio - Em inglês Nudibranch e/ou SeaSlug.
Eu presenciei algumas infestações em aquários de amigos e até mesmo no meu há alguns anos atrás... E como faço parte de alguns grupos de aquarismo no Whatsapp, já estou vendo algumas pessoas reportando o problema novamente. (Com certeza, alguma importação infestada entrou no País). E espero que ela não se alastre novamente, pois essa praguinha, realmente é chata de se remover e resolver.
Por tanto, vou postar algumas fotos e um artigo que peguei do site da coralrx (http://www.coralrx.com) no intuito de alertar, familirizar e ajudar os aquaristas que ainda não conhecem as SeaSlugs.
"Introdução à nudibrânquios:
Nudibrânquios também conhecidos como SeaSlug ou Zoo Eating Nudibranchs são um tipo de nudibrânquios Aeolidos que são conhecidos por se alimentar de coral. É importante manter esses parasitas fora de nossos aquários. Nudibrânquios comem pólipos de zoanthus especificamente pois eles não atacam Protopalythoa ou Palythoa.
É fácil para um aquarista para confundir espécies zoantídeo com espécies Palythoa e Protopalythoa. Se você não tem certeza do que você tem, use um livro como o livro do Julian Sprungs, Invertebrados: Um guia de referência rápida. Mesmo se você achar que sabe qual tipo de coral você tem, você pode verificar este livro só para ter certeza.
Características do Nudibrânquios:
Nudibrânquios são marroms em seu estado normal (porém, após começar se alimentar do coral, eles adquirem a cor exatamente igual á do pólipo que está comendo), são gosmentos e crescem cerca de 1/2 polegada de comprimento. Estas imagens abaixo mostram os nudibrânquios.
Em seu estado normal (não se alimentando)

Cores durante a alimentação:

Vida útil:
Os ovos são colocados em um padrão circular, como mostrado abaixo. Estes nudibrânquios são seres assexuados, não necessitando de um outro nudibranch para se reproduzir.

Prevenção: Um aquário quarentena é a maneira mais fácil de evitar que essas criaturinhas feias entrem e destruam seus aquários com zoanthus. Idealmente corais zoantídeo devem ser deixados em quarentena durante 3 meses. Durante o tempo de quarentena, você deve ver o coral diáriamente e prestar atenção se existe algum nudibrânquios ou ovos. Lembre-se os nudibrânquios gostam de ficar escondido nos cílios dos pólipos. Seja ou não de quarentena é uma opção, um mergulho na CoralRx é altamente recomendado.
Tratamento: O tratamento deve ser feito em um aquário quarentena. O primeiro passo é mover os corais para este aquário de quarentena; o aquário de quarentena deve ter boa luz e fluxo de água. Configure o seu aquário de quarentena, em seguida, pegue sua colônia que está com a Sea Slug e mergulhe-o na solução de CoralRx Dip em um balde com água do próprio aquário. Enquanto o coral está estiver em contato com o CoralRx Dip, utilize uma pipeta e direcione a água com CORALRX Dip nos pólipos com SeaSlug. Certifique-se de que está ficando entre os pólipos e do lado de baixo do coral. Faça isso por cerca de 5-10 minutos. Após 5-10 minutos, retire o coral e descarte a solução de CORALRX Dip em um local sguro. Não reutilize o CORALRX Dip, os parasitas podem liberar toxinas. Passe o coral em outro balde com água do aquário sem nenhum remédio (água natural do aquário) e retorne o coral ao tanque de quarentena. Repita a cada 4-8 dias até que não seja mais identificados os nudibrânquios. Deixe o coral em seu sistema de quarentena por mais três meses antes de mudar de volta para o seu aquário. Além disso, a adição de wrasses para o seu tanque de quarentena também ajuda no tratamento de nudibrânquios."
Esse artigo acima foi retirado do site: http://www.coralrx.com
http://www.coralrx.com/index.php?option ... &Itemid=23
Porém, eu por experiência própria posso afirmar algumas ações que "durante o tratamento que fiz" para este problema, foram inúteis.
*Utilizei CORALRX Dip durante 5 dias e tive apenas uma redução, mas não a solução. (remédio caro para ficar jogando em colônias gigantes)
R: Solução, preferi ter paciência, acordar durante á noite (mais fácil de identificá-los pois os pólipos dos zoanthus durante á noite, geralmente estão fechados) Acendi o moonlight ou leds azuis fracos e consegui ver a maioria sem maiores dificuldade. E utilizando uma mangueira de silicone (essas utilizadas em compressores de ar) e fui sinfonando colônia por colônia.
Claro que as colônias estando em um aquário quarentena, fica muito mais fácil o manuseio, mas minhas colônias estavam fixadas em rochas grandes e pesadas.
*Wrasse para controle desta praga. Adquiri um Melanurus que durante 2 meses não pegou 1 Nudi sequer (tive mais trabalho pra remover o peixe do que os Nudis)
Talvez o que eu adquiri não estava afim, mas não repito mais esse erro. Colocaria algum wrasse somente para beleza e ação natural para erradicar ou controlar alguma praga seria opção secundária.
Espero ter ajudado!
Abração galera!
Quem gostou CURTE aí!
Fotos:
BrasilReef - Erick Camargo e CORALRX website.