Página 1 de 1

Aguar Acida e Alcalina

Enviado: 24 Nov 2014, 22:29
por Calebe Tormes
é impressão minha ou água com ph mais baixo tende a ser mais amarelada ?? meus 2 aquas com ph 6.8 estão com água amarelada e os outros com ph 7.9 e 8.1 a água é mto cristalina.

Re: Aguar Acida e Alcalina

Enviado: 25 Nov 2014, 07:25
por Radagast
Tem madeira no aquário?

Re: Aguar Acida e Alcalina

Enviado: 25 Nov 2014, 07:31
por Vinicius F. Reis
realmente agua mais acida da essa impressão, oque ajuda mto a ter essa sensassao é a formação do layout, substratos, troncos etc.

Re: Aguar Acida e Alcalina

Enviado: 25 Nov 2014, 10:48
por André Fonseca
Calebe,

Geralmente, água amarelada é devido ao motivo exposto pela Marino, pois troncos que usamos para acidificar a água do aqua liberam taninos, que são fenóis com coloração amarelada mesmo.

Temos essa diferença entre águas ácidas e alcalinas exatamente pq não usamos troncos em aquas com pH mais elevado.

Re: Aguar Acida e Alcalina

Enviado: 25 Nov 2014, 11:25
por Reinaldo Chen
A água é incolor , seja seu pH ácido ou neutro. No ambiente natural a cor é dada pelos materiais que entram em contato com a água podendo deixar ela muito ácida e com cor quase preta.
Já as águas com pH mais alcalino na natureza tem dissolvidos minerais que têm efeito de assentarem particulas, estão em regiões com baixa contaminação por matéria orgânica e por isso têm inclusive o efeito de cor azulada sob a luz do sol.

Nos aquários, sejam ácido, alcalino , marinho ou doce a tendência natural é ficar amarelada pelo acúmulo de fenóis do metabolismo dos peixes e outros seres vivos.
Em alguns casos a coloração fica ainda mais forte por conta de troncos nos casos de água doce ácida. Marinhos de peixes, ou reefs que não usem carvão ativado, ozônio ou que tenham baixa frequência de TPA também serão bem amarelados.

Se você fizesse tpa todo dia, corrigindo pH com acidificante, teria um aquário de água doce ácida cristalino, mas como essa não é uma realidade fácil de fazer, temos que usar recursos como carvão ativado e ozônio para fazer a água ficar cristalina ao removermos ou quebrarmos os fenóis com essas técnicas.