🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

ANEMONA CORTADA

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Mensagem
Autor
MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

ANEMONA CORTADA

#1 Mensagem por MARIO_CHACON »

Senhores bom dia.

Há um bom tempo não mais comercializo anêmonas.

Sempre as tive e em quantidades razoáveis e em condições físicas perfeitas.

A condição de saúde do animal (anêmona) sempre foi minha maior preocupação, pois não revendia nenhuma anêmona que não gozasse 100% de saúde e que não fosse extremamente perfeita.

Raramente verão anotado aqui ou em qualquer outro fórum que eu participei, de uma venda irregular ou de uma comercialização feita de forma indelicada, ao contrario, acho até que exacerbava nos conteúdos da transação, mandando fotos das anêmonas antes de serem envazadas, durante a sua embalagem e dava posterior assistência da venda, tudo objetivando uma unica coisa, A PROPAGAÇÃO DO GOSTAR DE ANÊMONAS, apenas isso.

O que me fez parar de vender anêmonas foi uma unica coisa, que vem na contramão do tudo que sempre objetivei.

O CORTE DE ANÊMONAS AO MEIO, DE FORMA CRUEL E DESALMADA, FINDANDO QUE ELAS SE REPRODUZAM FORÇADAMENTE.

Essa pratica senhores, infelizmente, tem sido cada vez maior e recorrente em nosso meio hobysta, inclusive, apenas copiamos nossos colegas gringos que começaram a fazer isso.

Quando eu percebi que o meu fornecedor lá de fora começou me repassar anêmonas nessas condições, imediatamente e sem pensar duas vezes, CESSEI essas compras e revendas.

Há quem diga que anêmonas tem um poder regenerativo muito forte, que após cortadas, depois de alguns meses, elas ficam normais...... NORMAIS ?????? tem gente se preocupando com o tingimento de anêmonas e mal se fala em CORTES ?????

Com perdão do desabafo, DISCORDO em gênero, grau e numero que cortar uma anêmona ao meio, objetivando lucro, seja uma pratica legal, ao contrário, é algo repudiante.

Apenas por essas razões é que posiciono a todos que NÃO MAIS COMERCIALIZO anêmonas.

Agradeço a todos que me referenciam na venda, indicam, subscrevem e fazem elogios ao meu respeito, agradeço mesmo de coração, mas peço MIL DESCULPAS por não mais poder atender aos amigos que pretendem adquirir anêmonas.

No meu singelo modo particular de pensar, não tenho anêmonas em condições de serem vendidas.

Abçs a todos

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

feliz pelo seu modo de pensar

e triste por perdermos um excelente vendedor de anemonas

Avatar do usuário
Bruno Lopes Pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 269
Registrado em: 23 Mai 2012, 10:56
Apelido: Portuga
Data de Nascimento: 19 Mar 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#3 Mensagem por Bruno Lopes Pereira »

Parabéns ...... icon_joia

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

"

#4 Mensagem por Renato Vidal »

Concordo com suas colocações.

Eu mesmo, já vendi algumas das anêmonas que se dividiram aqui no aquário espontaneamente.


Recentemente, acompanhei um tópico em um fórum norte americano, com alguns usuários levantando a possibilidade de que as anêmonas BBT "Anãs" são frutos do excesso de corte produzido para gerar lucro.

As anêmonas se adequam ao ambiente e as condições a que estão expostas, e, se ao chegar em determinado tamanho, ela vai receber um trauma, então, antes de que isso aconteça, ela se divide espontaneamente, dessa forma ela deixa de crescer e formar as belas anêmonas com as quais estávamos acostumados.


Entendo que a propagação não natural é algo que também tem efeito positivo, já que com isso, reduz e muito a quantidade de coletas desses animais, consegue trazer os valores para algo mais acessível, porém, o início desse processo foi feito por experimentação, sem de fato saber se não traria problemas maiores.



Espero que consigam sim desenvolver formas de propagar espécies e evitar a coleta deles, porém, tem que ser de forma a não trazer prejuízos a natureza do animal.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#5 Mensagem por Humberto Jr. »

icon_iCo01 icon_iCo01

Parabéns por cessar isso! É triste ver animais cortados, cada vez menores sendo vendidos nos preços elevados. Se a desculpa é que crescem rápido, então esperem atingir um tamanho maior para vender.

Percebe-se que são cortadas pelos tamanhos reduzidos de forma geral, e principalmente do tamanho dos tentáculos. Se fosse divisões naturais, a maioria iria se dividir quando possuíssem tamanho médio/grande e apresentariam alguns tentáculos de tamanhos médios/grandes, diferentemente do que encontramos com boa parte dos vendedores. Ao menos sempre foi assim com as BBTs que já tive.

Recentemente um amigo comprou uma como BBT verde de ponta rosa. Quem olhar irá achar que é uma anã, de tão pequena que ela é, os tentáculos então nem se fala. Se tiver 5 cm aberta é muito, tentáculos de 2-3cm.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#6 Mensagem por MARIO_CHACON »

Eu já parei de comercializar anêmonas há mais de ano e ainda hoje recebo propostas de compra.

Não quero denegrir a imagem de nenhum vendedor, alguns deles são grandes amigos aqui e fora daqui e muito menos quero deixar os compradores em estado de alerta, apenas pretendia me posicionar publicamente de que não vendo e não concordo com essa técnica.

Acho que se houvessem a venda animais maiores, bem formados, bem saudáveis, talvez fossem vendidos num preço até melhor que não compensaria esse corte desalmado que fazem, mas como disse, isso tende a ser "COMUM" hoje em dia, assim como tantas coisas que vemos que era um tremendo absurdo, hoje é normal, fazer o que.

Intendo também a colocação do Vidal de que o corte faz com que haja uma menor coleta, uma preservação maior da espécie, mas com devido respeito que tenho por ele, e tenho mesmo, o fim não justifica esse meio, não dessa forma, não desse jeito.

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#7 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Está certo, Chacon. Infelizmente acontece muito disso.
E o que dizer das anêmonas tingidas? É ate pior... mais é uma outra discussão.

Parabéns meu amigo!!

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#8 Mensagem por Enrico Caltabiano »

Apoio em numero , genero e grau plus_icon
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Ednilson Visque
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 110
Registrado em: 25 Set 2009, 22:59
Apelido: Baga
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#9 Mensagem por Ednilson Visque »

Não querendo polemizar mas eu por uns dias li um tópico de venda de anemonas bbt rose.

Escrito minhas anemonas se dividiram (caramba minhas anemonas todas juntas) qualquer aquarista quer essa receita.

E nós que cultuamos a reprodução espontânea e não a dilaceração da mesma nem precisa imaginar como foi essa divisão unilateral!.

vlw
abs a todos

André Tatão
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 14 Mai 2012, 14:04
Apelido: Tatao
Data de Nascimento: 31 Jul 1985
Cidade: jundiai
País: brasil

Re: ANEMONA CORTADA

#10 Mensagem por André Tatão »

Mario como eu sei se minha anemona q comprei foi cortada?
Comprei ela ele disse que estaria disponivel tal data blz
tal data fui buscar dai ele falou pra eu nao alimentar ela tao ja tals que pra esperar o estomago dela centralizar ! isso seria um sinal q ele foi cortada pra se dividir????

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#11 Mensagem por MARIO_CHACON »

André, você mesmo já perguntou e você mesmo respondeu amigo.

Como eu disse André não é uma pratica que eu concorde, mas infelizmente é uma atividade bem recorrente em nosso meio aquarista.

Anêmonas tem um poder de regeneração bem impressionante, tanto que apos cortada, consegue com muita rapidez se regenerar e fechar. Essa cicatrização eu não sei ao certo quanto tempo levaria ou não, até porque não comungo dessa ideia.

Dizer que uma anêmona é ou não é cortada, seria como se eu saísse metralhando um ou outro comerciante ou até aquarista que tenha efetuado essa pratica, posição que não pretendo assumir amigo, afinal, não sou eu quem vai ficar dizendo aqui que esse comerciante é bom e aquele outro não o é.

O propósito aqui é "ALERTAR" compradores e não causar discussões compreendeu?

Mas o fato de não alimentar uma anêmona quando ela se muda de um aquário para o outro, isso é uma certeza, mas não alimentar ela para se esperar a boca dela centralizar, bom, ai já é um tanto quanto estranho amigo.

Espero ter ajudado

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ANEMONA CORTADA

#12 Mensagem por André Fonseca »

Entendo o ponto de vista de todos, mas vou deixar uma pergunta...

O que seria melhor, cortarmos as Anêmonas que estão em nossos aquas e já foram retiradas da Natureza, deixando as "selvagens" em paz, ou continuarmos com a extração das "selvagens" até que não sobre nada?

Anêmonas não possuem sistema nervoso desenvolvido, portanto não sentem dor da mesma forma que os animais com sistema nervoso completo. A capacidade de regeneração desses animais é estupenda, e desde que o corte passe pela boca do animal teremos a certeza de que surgirá um novo indivíduo. Queria eu que outros animais tivessem esse mesmo "fator de cura".

Todo mundo aplaude a reprodução de peixes em cativeiro ou os cortes de corais para fazer mudas, pq não apoiar quando são as Anêmonas?

Desde que os Palhacinhos começaram a ser reproduzidos em cativeiro, os selvagens deixaram de aparecer com frequência, para não dizer que desapareceram do mercado.

Concordo que vender os animais que ainda não estão cicatrizados e totalmente perfeitos seja um erro, e pior ainda é fazer isso apenas pensando no lucro. Mas tirando isso, a reprodução a partir de um corte é totalmente necessária para abastecer nosso hobby, tornando o Aquarismo menos extrativista!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#13 Mensagem por MARIO_CHACON »

André Fonseca escreveu: a reprodução a partir de um corte é totalmente necessária para abastecer nosso hobby, tornando o Aquarismo menos extrativista!!!


André, compreendo seus argumentos e a ideia é essa mesma colega, contudo se a finalidade fosse o menor impacto possível no meio, seria digno de louvores, mas não é o que acontece.

É só correr os fóruns de classificados que verás situações de anêmonas do tamanho de moedas de um real sendo comercializadas, ou seja, é lucro o objeto principal e não a contribuição com a especie.

Pior são os desavisados e pretensos compradores que não conhecendo essa pratica, acabam aquistando anêmonas "RECÉM DIVIDIDAS" acreditando serem por processo natural, quando não o é.

Como já me posicionei e já lhe disse antes, não sou técnico no assunto, mas já tive centenas desses animais nas minhas mãos (o que nem de longe me torna um expert no assunto), e tenho total propriedade de escrever que mantendo regularidade na tratativa com as anêmonas e em especialmente na sua alimentação, mantendo-as num ambiente saudável, luz adequada e alimentação regular, se reproduzam de forma natural, então pra que reprodução por corte ?

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ANEMONA CORTADA

#14 Mensagem por André Fonseca »

Então Mario, chegamos exatamente onde eu pretendia...

A questão não é cortar a Anêmona!!!

O problema são os péssimos vendedores que usam dessa facilidade de reprodução assexuada para vender animais menores e frágeis.

Precisamos ser contra os VENDEDORES DE MERCADÃO, não contra o corte das Anêmonas.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#15 Mensagem por MARIO_CHACON »

Vivo aprendendo as coisas.

André esses dias você escreveu que anêmonas não tem estomago mas sim tubo gastrovascular, hoje escreve que elas não sentem dor, ou seja, se forem cortadas não vão sentir qualquer dor......

Eu quando montei esse tópico, não sabia nem de uma e nem de outra informação.

Na contra mão de direção, via comerciantes vendendo anêmonas pequenas mas que não eram produtos de divisão natural, mas sim com trejeitos de terem sido cortadas.

Pior, não via em qualquer fórum noticia da pratica do corte com fins lucrativo.

Depois vejo quem compra esses animais mandando mensagem particular ou perquirindo no próprio Fórum o que fazer com a debilidade do animal, como cuidar, como trata-lo objetivando mante-lo saudável.

Então fica a pergunta, como ser CONTRA os vendedores de anêmonas cortadas, se não sabíamos dessa pratica, se ela não é veiculada ?

Creio que a minha parte eu já fiz e sei que levei muita bronca de muita gente por ai, mas não importo, quero apenas que quando alguém tenha a intenção de comprar uma anêmona, se atente para obter foto dela antes, saiba da condição de saúde do animal (tamanho, cor, bulbos, base, etc), conheça o vendedor e acima de tudo, tenha a certeza que esta comprando algo confiável e não duvidoso, só isso.

André Tatão
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 14 Mai 2012, 14:04
Apelido: Tatao
Data de Nascimento: 31 Jul 1985
Cidade: jundiai
País: brasil

Re: ANEMONA CORTADA

#16 Mensagem por André Tatão »

ENTAO MINHA ANEMONA FOI CORTADA icon_chair icon_chair
PELO MENOS ELA ESTA SAUDAVEL AINDA NAO ALIMENTEI ELA MAS ELA TA COM UMA COR INCRIVEL MTO LINDA. PELO MENOS O VENDEDOR ME ALERTOU SOBRE O FATO DA ALIMENTAÇÃO !
SERIA REALEMNTE LOUVAVEL SE A PRATICA DO CORTE DAS ANEMONAS FOSSE PARA EVITAR A PREDAÇÃO NA NATUREZA MAS CONCERTEZA E PARA SE TER LUCRO SOBRE O ANIMAL MAS QUEM SABE ESSA PRATICA NAO SE TORNE CURRIQUEIRA E AI O PREÇO DAS MESMAS DIMINUAM AI QUEM SABE O PESSOAL PARA DE CORTALAS JA QUE NAO VAI ESTAO DANDO TANTO LUCRO !

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ANEMONA CORTADA

#17 Mensagem por André Fonseca »

MARIO_CHACON escreveu:Então fica a pergunta, como ser CONTRA os vendedores de anêmonas cortadas, se não sabíamos dessa pratica, se ela não é veiculada ?

Mas essa informação sobre cortar as BBT já são divulgadas a muito tempo, se não me engano desde 2006!!!

E mesmo assim, se não fosse divulgado, basta observar o animal que está comprando para ver qualquer anomalia...

SE TIVER QUALQUER COISA DIFERENTE, NÃO COMPRE!!!

Outra coisa são fotos mexidas no Photshop. Vc recebe aquela foto maravilhosa da Anêmona, a cor chega até a dor de tão forte que aparece na foto, mas quando vai buscar a Anêmona, é uma cor totalmente diferente. Nessa hora, começam as "desculpinhas esfarrapadas" do vendedor e a grande maioria dos aquaristas acaba caindo no golpe, quando na verdade deveria virar as costas e ir embora.

É assim que se melhorar o nível dos vendedores.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#18 Mensagem por MARIO_CHACON »

Ta ficando filosofico o tópico :P

Eu fabrico armas e sou contra o homicidio ? como posso ?

Eu NÃO concordo com o corte de anêmonas e NÃO concordo também com a venda desses animais nessas condições e sob a pretensão lucrativa.

Esse é "meu" posicionamento.

Mas o tópico visa ESCLARECER e COLOCAR EM PAUTA uma materia que eu não via nos Foruns. Que essa pratica existe há anos isso eu sei, mas usada de maneira tão natural e tão normal como ultimamente tenho visto, não mesmo e muito menos com findos propósitos lucrativos.

Quando percebi que as anêmonas que eu estava adquirindo la fora eram cortadas, PAREI imediatamente de compra-las, simples.

É posicionamento, apenas isso.

Não abri o tópico para definir quem é contra ou quem é a favor de cortar anemonas, não mesmo, abri com a intenção de que pretensos compradores, fiquem atento para comprar animais nessas condições pessimas de saude animal.

Acho que falamos e comungamos da mesma ideia ou não ?

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: ANEMONA CORTADA

#19 Mensagem por André Fonseca »

MARIO_CHACON escreveu:Quando percebi que as anêmonas que eu estava adquirindo la fora eram cortadas, PAREI imediatamente de compra-las, simples.

É posicionamento, apenas isso.

Não abri o tópico para definir quem é contra ou quem é a favor de cortar anemonas, não mesmo, abri com a intenção de que pretensos compradores, fiquem atento para comprar animais nessas condições pessimas de saude animal.

Acho que falamos e comungamos da mesma ideia ou não ?

Apesar de não ser totalmente contra o corte, pode ter certeza que temos a mesma opinião com relação a esse assunto.

E é preciso tirar o chapéu para a sua atitude, Mario, de deixar de comprar os animais que não chegam do seu agrado ou não são criado de acordo com seu pensamento. Se a maioria dos aquaristas tivesse 10% dessa consciência, nosso hobby seria muito melhor, os animais seriam tratados com dignidade e alguns VENDEDORES DE MERCADÃO DE PEIXE não teriam como sobreviver, pois tratam os animais como lixo!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: ANEMONA CORTADA

#20 Mensagem por Matias Gomes »

sou totalmente a favor dos cortes para propagação, se não fosse isso ainda estaríamos reféns dos importadores que compram por 5,00 e vendem por 500,00 com o famoso custo Brasil, as anemonas que cortei continuaram a crescer, inclusive nasceu anêmona até de pedaço de intestino que joguei dentro do refugio.
antes uma Rose custava 1000,00 hoje vc acha por 350,00 mais barato que uma BBT verde que custava antes, uma de ponta laranja era vendida por 500,00,
agora é contra o corte da anemona e a favor do corte de Leather?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”