Página 1 de 1

CURIOSIDADES (INCRÍVEL! Ultima edição da CORAL•

Enviado: 13 Jun 2014, 22:10
por Victor Giacomini
Comprei hoje a coleção inteira (desde 2007) da CORAL, é uma revista alemã, recomendo muito! Comprei pela Apple Store, a versão digital é muito boa! Mas já vou mandando uns "babados" dessa revista pra vcs kkk as partes mais interessantes no caso:

Scolymia:

Um coral muito resistente, mais conhecido por ser colocado - ao invés de na pedra - no substrato, sendo enterrado!
Muitos pensam que esse coral tem apenas uma boca, no centro, porém, ele tem seu sistema digestivo um pouco diferenciado: ele possui VARIAS bocas em sua derme, que captura comida também!
Quando ele fica "assustado" ele murcha, fazendo assim aparecer seus espinhos, deixando uma grande dificuldade de algum peixe o predar.
Fato também ocorre com algumas trumpets.

Xenia blue:

Praga de muitos aquários, o animal preza 99% pela sobrevivência da espécie, não do indivíduo!
Ai colocar uma pedra (contra a correnteza) ao lado do animal, ele se divide (indo parte dele para a pedra), pois caso a pedra flutue para outro lugar mais calmo, a espécie clonada sobreviverá, e o outro indivíduo logo se desprende para "procurar" um novo hábitat.
Há também relatos de que ao cortar um pólipo do indivíduo, ele ai invés de se regenerar, ramifica um novo indivíduo da espécie. É o animal que (em tese) mais se sacrifica pela sobrevivência da espécie.

Mushroom green hair:

Preza (ao contrario da xenia) pela sobrevivência do indivíduo! Muito difícil gerar descendentes naturalmente...
Ao cortar o coral em mais de 10 pedaços (prezando por deixar uma parte do centro em cara pedaço), percebe-se que ele se regenera, formando clones do coral que originou os novos.
É um dos corais mais fáceis de se fazer frag por conta de sua fácil e rápida regeneração. (No meu aquário demorou 3 dias para os frags se regenerarem e colarem na Rocha!)

Corais de couro (kenia tree, devils hand, leathers...):

Alguns pensam que aquela gosma que sai desses leather é;
Teia de aranha, poeira, sujeira, cocô... Já ouvi dizerem que é esperma de coral!!!!!
Porém, isso é a exoderme do coral sendo descartada, para que se renove! A maioria dos corais o faz, porém, os corais de couro são os únicos que com toda certeza o farão descartando a pele inteira sem rompimentos (correnteza fraca).
Curiosidade: 80% da "poeira" que aparece no seu teclado, na tela do teu computador, e no seu quarto em geral, é pele morta!
Curiosidade: os leathers só param de crescer na morte! Portanto, trocam constantemente sua pele.

Mandarin goby:

Quando assustado, o peixe eriça os espinhos, fazendo-se parecer duas vezes maior do que realmente é, se abocanhado, libera pelos espinhos uma toxina muito forte, capaz de matar um peixe de até 20 kg.
Há rumores de que anteriormente, esse peixe era o único com cores fortes por sua toxicidade. A teoria é a seguinte:
Mandarins desenvolvem toxicidade, logo um predador o abocanha... Então este predador morre, outros dessa espécie vêem a morte do indivuo, então desistem de abocanhar os peixes tóxicos (mandarin), então os outros peixes que são predados por este mesmo predador, desenvolvem uma pseudotoxicidade, mostrando com cores fortes, que é toxico, portanto, não são predados. Sendo assim, talvez a origem de todas as cores lindas de nossos aquários, devemos a este peixe. (É uma teoria, não uma verdade absoluta).

Cleaner:

Ganhou notoriedade por agir em uma protocoperação com outros peixes, ao se alimentar de parasitas que grudam na pele ou escama de peixes.
Há um belo vídeo no youtube de um de vários cleaners limpando a pele de um yellow tang com ictio, cena maravilhosa.

Ta ai um resuminho do que achei massa nas revistas que li! espero que gostem!!!

Re: CURIOSIDADES (INCRÍVEL! Ultima edição da CORAL•

Enviado: 15 Jun 2014, 10:36
por Mauro Becker
Existem verdadeiras perolas guardadas nas várias edições de revista etc relacionadas ao aquarismo.

É preciso peneirar ao longo dos numeros das edições, mas é show! icon-aplauder

Re: CURIOSIDADES (INCRÍVEL! Ultima edição da CORAL•

Enviado: 15 Jun 2014, 16:39
por artrcf
Que show! Com essas informações já quebrei o mito do muco dos corais de couro kkkkk. Excelente!