🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Seachem Metronidazole

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
r.lacerda83
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 05 Fev 1983
País: Brasil

Seachem Metronidazole

#1 Mensagem por r.lacerda83 »

Pessoal,

Comprei este remédio, pois acredito que meu aquário está infectado com algum parasita.

Já perdi 4 peixes, lebistes e platis, e tem mais um com os mesmos sintomas. Os sintomas são fezes esbranquiçadas, apatia, perda de apetite e emagrecimento.

Alguém ja usou este remédio? Vou aplicar ele no aquário principal.

Meu aquario tem 200l, e está com os parametros ok, amonia e nitrito zerados.

Ao todo, tenho 14 peixes no aquário e tenho um filtro canister com vazão de 1000l/h.

Rodrigo

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Seachem Metronidazole

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Os sintomas podem ser de parasitas, bactérias ou doenças por fungos.
O remédio mencionado é eficaz para alguns tipos de parasitas protozoários. Sem identificar corretamente a doença , seu tratamento pode ser ineficaz. O uso de metronidazole no aquário é pouco recomendado pois degrada e pede tpa de 100% quase que diariamente. Esse remédio é mais comumente usado com discos para tratar a doença de buraco na cabeça. Nos outros peixes pode tratar alguma infestação por giardias e afins mas não é comum no aquário .

Vale a pena separar alguns dos peixes com sintomas em recipiente separado e aumentar a salinidade da água e ver se há melhora , se sai parasitas ou se não há mudanças.
Infecções por parasitas podem melhorar ou aliviar no uso de sal (4 a 10 gramas por litro) , para bactérias áreas vermelhas, olhos opacos são sintomas mais fáceis de identificar.

Então antes de fazer qualquer tratamento , tente identificar corretamente a doença para evitar stress por uso errado de medicamentos.

r.lacerda83
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por r.lacerda83 »

Então, bactéria eu acho que não é, os peixes mortos não apresentam nenhuma mancha vermelha, e nem nadadeiras comidas ou desfiadas.

O peixe fica inteiro.

Acho que fungos também não é, não vi nenhum tufo ou coisa parecida neles.

Os sintomas sao os que eu descrevi e fica bem claro, primeiro eles perdem o apetite, olham pra comida mas não comem ou comem e cospem, depois vem as fezes esbranquiçadas, depois de um tempo ficam acoados, vivem se escondendo, emagrecem e morrem.

Já pensei até em desmontar o aquario inteiro e desinfetar o mesmo. Tenho este aquario há 4 anos e nunca tive uma mortandade de peixes como essa.

Esse problema começou depois que adquiri um casal de lebistes, acredito que a doenca veio com eles e fui imprudente na hora da adaptação.

Posso colocar sal grosso no aquario principal?

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Apelido: Beto
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

#4 Mensagem por Roberto Vieira »

Rodrigo, qual o ph mantido e os outros peixes que vc tem ??

Se forem todos similares a platis/lebistes, pode usar sal grosso sim, para esses peixes não há problemas, muito pelo contrário pois são peixes de água dura.

r.lacerda83
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por r.lacerda83 »

Tenho platis, lebistes e dois labeos.

O PH está em cerca de 7.

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Apelido: Beto
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

#6 Mensagem por Roberto Vieira »

Pode até subir o pH, principalmente para os lebistes será benéfico

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#7 Mensagem por tedescowill »

r.lacerda83 escreveu:Então, bactéria eu acho que não é, os peixes mortos não apresentam nenhuma mancha vermelha, e nem nadadeiras comidas ou desfiadas.

O peixe fica inteiro.

Acho que fungos também não é, não vi nenhum tufo ou coisa parecida neles.

Os sintomas sao os que eu descrevi e fica bem claro, primeiro eles perdem o apetite, olham pra comida mas não comem ou comem e cospem, depois vem as fezes esbranquiçadas, depois de um tempo ficam acoados, vivem se escondendo, emagrecem e morrem.

Já pensei até em desmontar o aquario inteiro e desinfetar o mesmo. Tenho este aquario há 4 anos e nunca tive uma mortandade de peixes como essa.

Esse problema começou depois que adquiri um casal de lebistes, acredito que a doenca veio com eles e fui imprudente na hora da adaptação.

Posso colocar sal grosso no aquario principal?

qual a temperatura do aquario esta muito alta de dia
porque os sintomas " ficam acoados, vivem se escondendo, emagrecem e morrem." me parece ocorrer com temperaturas mais altas , tambem pergunto se nao ha má circulacao de agua nas "tocas" dos peixes( lugares como este,fica acumulado a sugeira dos peixes,e tendo neste lugar amonia)

se puder coloque foto dos peixes doentes,e se possivel foto de peixe morto(o mais rapidos possivel,quando perseber o moribundo icon_assobiando )
havendo posibilidade foto com a maior qualidade possivel,para que posamos observar qual parte do corpo do peixe tem alguma anormalia

ex:
eu ja tive peixes com vermes que atacarao o intestino do peixe (nesta parte ficou mais escura)
tumor digamos no "pescoço"(ta eu sei que peixe nao tem pescoço eu quiz dizer atraz das guelras,nao nelas) ficou como se tivese sido apertado por um cinto nesta area(rebaixada)
ja tive(quero dizer ajudei a tratar) peixes com sanguesuda(que eu pensei ser coco grudado no peixe,so percebi,quando o coco ficou se mexendo no peixe morto em cima da mesa )
tive um surto de uma doença que nao sei qual em que a boca dos peixes ficava rigida(sempre aberta,e sem se mexer) nos peixes mexiricas,quando pecebia e tratava a tempo salvava mas se ficava algums dias nao adiantava mais(peixes ate tentava comer mas nao conseguia ,ficava lerdo e se escondendo)

lendo o que tenho aqui em casa ,e o que voce escreveu,me diga a coloracao do peixes peixes escureceu?
pelo fato de ser peixes pequenos e mais frageis pode ser que nao ouve tempo para aparecer outros sintomas (porde se flagelados intestinais "protosoario") que deve ser tratado com bactericida e suplementos minerais (racao)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

r.lacerda83
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por r.lacerda83 »

Bom dia,

A temperatura está em 28 graus, o termostato fica em 26, mas com esse calor não tem como.

Os peixes doentes estão escurecendo sim, da pra perceber facil nos lebistes.

Sobre a circulacao, não sei te responder, o que posso afirmar é que tenho um canister com vazao de 1000l/h, e a saida de agua fica levemente apontada para cima da agua, pra movimentar bastante a superficie da agua.

Não tenho nenhuma bomba interna pra movimentar o fundo do aquario e nao noto acumulo de sujeira. Faço a sifonagem do fd uma vez por semana.

Perdi um plati ontem, segue link com duas fotos:

http://www.innovasites.com.br/teste/IMG ... 194627.jpg
http://www.innovasites.com.br/teste/IMG ... 194725.jpg

Obrigado,
Rodrigo

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”