🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Superpopulação?

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Graco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Data de Nascimento: 07 Fev 1982
País: Brasil

Superpopulação?

#1 Mensagem por Graco »

Olá pessoal.

Estou iniciando no hobby mas já possuo certo conhecimento teórico, mas falta partir pra prática. Gostaria que vocês analisassem a composição do meu futuro aquário, principalmente no que diz respeito a algum excesso de população. É claro que outros fatores como filtragem, dimensões e parâmetros da água podem mudar, pois ainda estou decidindo, mas a princípio o que mais me preocupa é a quantidade de peixes que vou colocar.

Olhando as fórmulas que o pessoal põe na net, cada uma diz uma coisa e fica difícil saber afinal quantos peixes posso colocar.

Bom, indo ao que interessa, minha ideia no momento é um aquário com:

-Dimensões 100x30x50 (150 litros brutos) podendo ir no máximo até 100x40x60 (240 litros brutos)
-Lowtech com Valisnérias, Anúbia nana, Microsorium pteropus windelov e talvez algum musgo de Java e/ou marimo ball.
-Substrato de areia.
-Filtro Atman HF600.
-Iluminação artificial de pelo menos 120w. O local é bem iluminado naturalmente, mas sem bater sol
-2 ou 3 caverninhas de resina e um pequeno tronco.
-PH próximo a 6,5

FAUNA:

- 5 Acarás bandeira (diferentes variedades)
- 5 Neons
- 5 Rodhodstomus
- 1 Colisa lalia

Equipe de "limpeza" - (Adoro invertebrados)

- 5 Camarões fantasma
- 3 Corydoras
- 3 Caramujos Red Hamshorn
- Se ainda couber, 2 ou 3 Neritinas zebra

E então pessoal, pra 150 litros tá uma multidão de bichos ou dá pra viverem numa boa? Qual o regime de TPAs que eu precisarei? Lembrando que posso expandir um pouco, mas só se não tiver outra saída.

Agradeço desde já as criticas e sugestões de vocês.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Superpopulação?

#2 Mensagem por tedescowill »

cara 100x30x50 vai dar 150 litros
(litragem aparente calculado com
as medidas do vidro,a litragem bruta
seria se voce enchese verificando a
litragem,ou fazendo os calculos das
medidas do vidro
descontando nelas a espessura do vidro.
Meu exemplo meu 1 aquario que construi erá para ser de 150 litros ,fiz com vidro de 6mm e quando enchi ficou com 8 litros a menos que a litragem pretendida se tive-se feito com vidro de 8,10mm ,imagina o erro que teria ao por algum remedio/suplemento
no aquerio heim!)
entre as duas medidas de aquas que voce especifica quase todos aqui diriao o segundo de 100 x 40 x 60 (so diriam do problema desta altura por causa da iluminacao) estes aquas que vc diz sao aquarios prontos certo porque se forem para ser feito, eu conserteza indicaria o segundo (240L),mas con medidas um pouco diferentes 100c x 45l x 55a ,com isso manteria a melhor litragem,diminuiria a altura exagerada e almentaria a area de troca gasosa na superficie,isso é apenas uma ideia pra voce,claro voce pode nao gostar de um aqua mais "quadrado" que com essas medidas ira ficar
e se este aqua for ser feito ainda (sobretudo o maior) eu diria pra voce mandar por o vidro de baixo com espessura maior ,digamos se o aqua é
de 8mm coloque vidro de 10mm embaixo (voce vai dizer ,e pra que ,vai que voce queira furar o
vidro de baixo para por filtragem em outro
aqua/ou tranformalo num marinho,num vidro mais
fraco vc vai ter que correr o risco ou inventar como eu colar um vidro por dentro formando um
sanduiche para fortaleçer o fumdo,diminuindo o valor do aquario numa possivel troca/venda /
ver a cara de amigos seus tirando uma com a sua cara cara, que nem aqui em casa)

ao meu ver o que esta meio exagerado no de 150 litros é a equipe de limpeza
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Graco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por Graco »

Olá Will, obrigado pelas dicas. icon_joia

A grande questão dessas dimensões é a largura. Pra mim, realmente seria muito bom aumentar a largura diminuindo a altura, pois isso traz vários benefícios, mas o que acontece é que complica a questão do espaço disponível, então o aquário tem que ser meio "fininho". Ele vai ser feito por encomenda, então vou repensar o espaço e ver se "enlargueço" como você propôs, mas não sei se vai ser possível.

Quanto à equipe de limpeza, sem dúvida tá bem acima do necessário, mas o fato é que adoro caramujos e camarões e quero criá-los mais pela diversão do que pela utilidade, inclusive minha ideia inicial era de começar com um aquário menor que praticamente dispensava peixes. Depois fui amadurecendo a ideia de já começar com peixes mas mesmo assim manter alguns invertebrados.

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Apelido: Beto
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

#4 Mensagem por Roberto Vieira »

Graco escreveu:-Filtro Atman HF600.

Para 150 litros, esse filtro ficaria muito justo, indicaria algo mais forte. Para 150 litros gosto de usar o Dolphin h800. Pàra 240 litros, dois desse ficaria perfeito

Graco escreveu:FAUNA:

- 5 Acarás bandeira (diferentes variedades)
- 5 Neons
- 5 Rodhodstomus
- 1 Colisa lalia

Equipe de "limpeza" - (Adoro invertebrados)

- 5 Camarões fantasma
- 3 Corydoras
- 3 Caramujos Red Hamshorn
- Se ainda couber, 2 ou 3 Neritinas zebra

Aqui o único seria a questão bandeiras e camarões. Camarão fantasma é um termo complicado, já vi potimirim sendo vendido com esse nome, e nesse caso, os bandeira poderiam devorá-los rapidamente pelo tamanho que alcançam. Recomendaria algum peixe menor que os bandeiras como "peixes grandes" para essa montagem, e ao invés de 5 rodostomus e 5 neon, somente neon, aumentando o cardume, o que para eles será bem melhor.

Um peixe interessante para essa medida de aquário que fica com o tamanho maior do que os outros que vc mencionou é a colisa labiosa.

Graco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Graco »

Legal Roberto. :-)

Eu imaginava que o Atman 0600 ficaria no limite máximo, porém me confiei numa boa quantidade de plantas para ajudar a segurar a onda, mas realmente pode ser pouco. Ficando com mais de 150l certamente colocarei algo com maior capacidade de filtragem.

Quanto à questão bandeiras x camarões, estou num baita dilema. Prefiro peixes pequenos mas sou fascinado pelos bandeiras, então meio que abri uma exceção pra eles. Eu temia essa possibilidade dos bandeiras devorarem os camarões então vou ter que optar por um dos dois. Não faço questão de grandes, portanto, tirando os acarás eu aumentarei a quantidade de pequenos.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”