🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

GUPPYS MORRENDO

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Diogo Seixas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Diogo Seixas
Data de Nascimento: 02 Jun 1988
País: Brasil

GUPPYS MORRENDO

#1 Mensagem por Diogo Seixas »

Olá..
tenho um aquário de 30x30x30 de guppys.. tenho uns 12 entre machos e femeas.. e uns 10 filhotes pequenos.
não uso cascalho, uso filtro externo baixa regulagem (uma hagen), as vezes ligo um compressor de ar.. e um termostato regulado em 28º. e umas 2 plantas(que boiam, rabo-de-alguma-coisa-q-esqueci-onome)
sempre verifico o PH da agua e está entre 7.0 e 7.2

Meus guppys morrem.. todo dia que chego em casa, encontro 1 morto..

eles morrem sempre da mesma forma:

a barriga deles internamente ficam vermelhas, eles ficam quietos(meio paradões) e cria como se fosse uma camada branca em volta da barriga deles.. e morrem..

oque pode ser isso?? alguma doença??
alguem pode me ajudar por favor???

obrigado!!

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: GUPPYS MORRENDO

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Os sintomas são de doença bacteriana. Provavelmente devido a população um tanto alta para um aquário destas medidas. Principalmente com a temperatura de 28 graus um tanto alta para a espécie e que diminui a concentração de oxigênio na água, facilitando stress nos peixes e suscetibilidade a doenças.
Reduza um pouco a temperatura, para 26,5 -27 graus. Qual a frequência que vc troca a água ?
Importante é manter um aquário equilibrado e saudável para os peixes. O pH está bom , mas é preciso entender um pouco mais da rotina de manutenção que você pratica no aquário.

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Seu sistema não tem possui substrato ou alguma área o suficiente para a fixação das bactérias responsáveis pelo ciclo do Nitrogênio. Logo as concentrações de compostos nitrogenados estão elevadas, fazendo mal aos seus peixes, assim como a temperatura um pouco elevada.

Realiza troca de água de quanto em quanto tempo? Como é preparado esta água?
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Diogo Seixas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por Diogo Seixas »

obrigado pela resposta dos 2 amigos..

eu troco a água praticamente a cada 6-7 dias(sempre fds, sabado ou domingo).. eu preparo a água pela manha, coloco em um balde, pingo o anti-cloro e a noite troco 15%-20% da água..

eu alimento meus peixes 3 vezes ao dia, 7 da manha, meio dia, e 8 da noite.
deixo a luz acessa de 7 da manha ao meio dia.

Alem de baixar a temperatura, o que eu devo fazer?

ps. antes esse mesmo áquario tinha substrato e acontecia as mesmas mortes. porem eu resolvi tirar, alem de achar feio, deu no aquário umas "minhoquinhas brancas' pequeninas. eu comprei outro aquário, deixei 'batendo' a água, tudo normal, novas plantas, novos guppys, só os filhotes que eu coloquei 'antigo, pelo menos as minhoquinhas sumiram, mas as mortes continuam.

Obrigado!!

Diogo Seixas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Diogo Seixas »

Humberto Jr. escreveu:Seu sistema não tem possui substrato ou alguma área o suficiente para a fixação das bactérias responsáveis pelo ciclo do Nitrogênio. Logo as concentrações de compostos nitrogenados estão elevadas, fazendo mal aos seus peixes, assim como a temperatura um pouco elevada.

Realiza troca de água de quanto em quanto tempo? Como é preparado esta água?

olá amigo, respondi sua 'pergunta' acima, junto com a 'pergunta' do Reinaldo.
por favor, espero que me ajudem!! acabei de ver outro guppy morrendo ;//

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#6 Mensagem por Radagast »

Acho que deixar o compressor de ar ligado pode ajudar...

Diogo Seixas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por Diogo Seixas »

Marina Fodra escreveu:Acho que deixar o compressor de ar ligado pode ajudar...

eu deixava o compressor ligado antes.. e morriam do mesmo jeito ;/

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#8 Mensagem por Radagast »

Diogo, vc tem o AquaSafe? Acho que vale a pena colocar diariamente... se tiver alguma toxina na água, vai dar uma aliviada.

Tenta algum tratamento bacteriano sério, seguindo as instruções à risca. Deixa o compressor ligado direto e baixa a temperatura como o Reinaldo orientou. Mas faça rápido, ok? Molhe a ração com alho espremido, e dê artêmia. Talvez eles se recuperem.

Essas ideias são só paliativas, para eles se recuperarem. O problema vai continuar se não resolver o problema do aquário.

Dê notícias!

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#9 Mensagem por tedescowill »

voce nao notou se tem algo(tipoesta minhoquinhas )grudado no peixes = se tiver estes vermes sao sangue sugas estas podem ter vindo com os filhotes para o novo aquario ,e tambem podem ter vindo com as plantas que voce comprou(voce as comprou no mesmo lugar que comprou antes?)
estes vermes atacam principalmente a pare da barriga onde a mais fluxo de sangue nos peixes
estes vermes tem de 3mm ate ~6cm(complimento que alcansao quando estao em peixes maiores,que os mantem por mais tempo)
exemplo
Imagem

os vermes que voce via no aquario é como estes
Imagem
Imagem
eles podem ser amarronzado,branco(quase transparentes)

pela persquisa que fiz aqui o tratamento é bacterisida ,trocas de agua,grande aumento de oxigenacao na agua ,e manter a agua em 28 graus ,porque abaixando esta os peixes ficam com o sistema imunologico mais fragilizado
28 graus com almento de oxigenacao. e ph de 6,8 - 7 é melhor para eles respirarem quanto mais alcalina a agua mais dura
se voce so usa desclorificante ,pase a usar um condicionador de agua que ajuda a manter o muco dos peixes aumentando a resistencia deles
recomendo o plotect plus da labcom (sem propángada viu,falo por que uso a tempo),
e comcordo em usar uma racao com alho em seu ingredientes(eu nao sei se colocar,espremer alho em racao normal funciona ) há racoes que já sao pára estas situacoes"doenças"
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#10 Mensagem por tedescowill »

Humberto Jr. escreveu:Seu sistema não tem possui substrato ou alguma área o suficiente para a fixação das bactérias responsáveis pelo ciclo do Nitrogênio. Logo as concentrações de compostos nitrogenados estão elevadas, fazendo mal aos seus peixes

com isso comcordo com o Humbert Jr isso vai manter a amonia alta ,e principalmente se o aquario nao tiver movimentacao boa de agua,vai criar a terrivel zona morta em lugares ,que os peixes doentes costumam se esconder daiiii!

nestes lugares ,só os vermes malditos vivem a salvo(os peixes quando nao estao doentes costumam nao frequentar estes cantos com frequencia porque a agua ali nao esta boa)
- - - - - - -

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

#11 Mensagem por Roberto Vieira »

Outra questão a ser levantada.

Lebistes preferem água dura, para elevar esta dureza Sal marinho é uma opção válida, cerca de uma colher de sopa para cada 20 litros, já deverá dar um bom resultado.

Se possível coloque umas fotos do seu aquário.

Concordo com o que Humberto disse sobre a falta de substrato

will tedesco escreveu:e ph de 6,8 - 7 é melhor para eles respirarem quanto mais alcalina a agua mais dura

Não necessariamente William, na verdade em pH mais baixo o Lebiste fica mais suscetível a doenças.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#12 Mensagem por tedescowill »

experiencia minha
ja temtei colocar guppys(lebiste) em meu aqua umas 4 vezes
meu aquario principal 150 litros,otima movimentacao dagua(talvez isso esteje atrapalhando icon_assobiando ) a temperatura ´=e bem estavel para almentar ou diminuir 1 grau leva mais de 3 horas(com o aquecedor"ma verdade tres 1 de 20w 1 de 40w e 1 de 80w totalizando 140w"que ligo dependendo do tempo,e 2 ventuinhas,eu prefiro sem termostato ,porque ja tive um aquario de 100 litros com um aquecedor com termostato de 100 watts que literalmente cozinhou o aquario em 2 horas,e colegas ja tiverao o mesmo problema)
esta maturado a 2 anos,só que nao é plantado,nao tem material calcario nenhum e fica só em 7,2 o ph trocas parciais de 25 litros semanais ,o indece de oxigenio é muito alto ,sem zonas mortas,amonia ,nitrato = ZERO
bem todas as vezes que temtei colocar guppys nele ,eles comecavam a perder as cores,isso tambem aconteceu com colegas meus,ja em aquarios prantados de colegas com ph de 6,6 6,8 eles vivem,ficam com o colorido maquinifico,caldas e nadadeiras bem desenvolvidas, nas lojas que compro,comprei o ph da agua é semple de 6,8 ,e quendo eles estao em aquarios plantados é de 6,6
falo isso porque sempre pérgunto,e nao satisfeito sempre meço o ph da agua que vem com eles
a agua daqui da cidade devem tem algum probrema porque em nunhum dos meus aquas nao consigo abaixar o ph ,so uma vez abaixou em um dos meus aquarios ,num que ajuntou tamto lodo embaixo das placas do filtro de fundo,mas so esta vez
esta descoloraçao aconteceu igual quando resolvi colocar neons no aquario ,e pude percebem a (aparente )dificundade deles respirarem,igual a os guppy
sempre faso a aclimatacao deles em 4 dias

eu sei que agua mais alcalina 7,2 e adequado para os filhotes,especialmente porque nestas condiçoes ha mais algas na agua
agora alguem já viu aquarios muito plantados com ph de 7,2 :?: (aquario que tem substrato,troncos,apricacao de co2 ,zonas mortas,ate acumulo de folhas mortas,sugeira de peixes acumulados"eu to pra ver ainda aqua plantado em que é feito sinfonagem como em aquas sem plantas" e com aplicaçao ainda que pequena de sal)
eu ja olvi falar na apricacao de sal ,mas deve ser no aquario hospital

a planta que vc fala é a rabo de raposa
estas manchas brancas que aparesem depois que a barrigas deles fica avermelhadas já é o fim pra eles nao temdo volta(reposta do logista daqui "FISHWORD")

em livros que tenho dizem quie eles os guppys sao de areas tropicais com temperaturas de até 30 graus,mas fala que a ideal é 28 graus (lembrando que estas temperaturas a agua tem que sem muito bem oxigenadas,nos aquarios plantados que conheço a temperatura é de 27 graus)
- - - - - - -

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global

#13 Mensagem por Humberto Jr. »

tenta ler algum tutorial sobre como montar um aquário dulcícola... prefiro não fazer comentário de como proceder pois faz alguns anos que não tenho aquário de água doce.

Necessidades básicas para manter os animais de maneira saudável são: filtragem (física, química e biológica), controle de parâmetros ( pH, alcalinidade, temperatura, amônia, nitrito, nitrato), circulação, iluminação.

O que você chama de aquário esta mais para uma caixa de vidro com peixes dentro... pois não tem metade do necessário...

Não me leve a mal, espero que entenda o que quis dizer...
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências

Diogo Seixas
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#14 Mensagem por Diogo Seixas »

Humberto Jr. escreveu:tenta ler algum tutorial sobre como montar um aquário dulcícola... prefiro não fazer comentário de como proceder pois faz alguns anos que não tenho aquário de água doce.

Necessidades básicas para manter os animais de maneira saudável são: filtragem (física, química e biológica), controle de parâmetros ( pH, alcalinidade, temperatura, amônia, nitrito, nitrato), circulação, iluminação.

O que você chama de aquário esta mais para uma caixa de vidro com peixes dentro... pois não tem metade do necessário...

Não me leve a mal, espero que entenda o que quis dizer...

até onde sei guppys geralmente são criados sem filtros, bombas, geralmente em 'caixas de vidro/caixas dagua' (claro que com trocas de água mais periódicas etc) enfim amigo.
Não levei a mal, porém pelo o que sei, guppys não precisam de oxigenação, pois eles respiram na superfície.
eu uso filtro externo bem baixo, a água é sempre bem limpinha, não tem praticamente 1 sujeita no fundo do vidro.
o fluxo de circulação de água é bom.
eu controlo o ph regularmente. só não sei controlar amônia, nitrogênio, etc.
Se alguém puder me ajudar...

Conversei com um criador de guppy amigo, ele me falou que isso é um tipo de Fungo/bactéria.
Ele me falou para usar aquasafe, trocar 50% da água durante 3 dias, e colocar 1 colher de sopa de sal grosso para cada 10 litros de água.
Estou fazendo esse tratamento.
Ele falou que irá funcionar..

O que acham desse tratamento?

Não Will, não parecem sangue sugas.

Eu tenho uma dúvida, será que como não tenho muita oxigenação na minha água.. Ter plantas naturais é ruim?

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global

#15 Mensagem por Humberto Jr. »

Você quer criar/reproduzir lebistes ou tê-los em aquário? São maneiras distintas de manter/montar.

Diogo Seixas escreveu:até onde sei guppys geralmente são criados sem filtros, bombas, geralmente em 'caixas de vidro/caixas dagua' (claro que com trocas de água mais periódicas etc) enfim amigo.

Sistemas assim são para larga escala, animais de linhagem, com cuidado o tempo todo, troca de água constante, equilíbrio nos parâmetros. Manter em casa normalmente é em aquários plantados/comunitários, com filtros, aquecedor, substrato, iluminação, etc...

Diogo Seixas escreveu:eu controlo o ph regularmente. só não sei controlar amônia, nitrogênio, etc.

Como faz este controle? Pois as características da água necessitam ser constante. Variações podem ser prejudiciais, causando estresse e diminuindo o sistema imune.
Amônia é controlada por filtragem biológica e trocas parciais constantes.

De acordo com KUBITZA (1999), valores de amônia não ionizada acima
de 0,20mg/L já são suficientes para induzir uma toxidez crônica levando a uma
diminuição do crescimento e da tolerância dos peixes às doenças. Níveis de
amônia entre 0,70 e 2,40mg/L podem ser letais para os peixes durante
exposição por curto período. Exposição contínua ou freqüente a concentrações
de amônia tóxica acima de 0,02mg/L pode causar excessiva irritação e
inflamação nas brânquias.
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#16 Mensagem por tedescowill »

as plantas naturais fazem comtrole de nitratos/nitritos e por tamto de serta forma da amonia ,plantas maiores que a rabo de raposa,pois esta tem um consumo destas substacias insignificantes
plantas oxigenao a agua de dia mas consomem o oxigenio de noite(soltando co2 na agua,nesta cituacao a agua tem que ser oxigenada e movimentada mais ,e a aplicacao de co2 esterno desativada de noite)
e como dise o
Humberto Jr. escreveu:Amônia é controlada por filtragem biológica e trocas parciais constantes.

é isso ai!

Diogo Seixas escreveu:Não Will, não parecem sangue sugas.

Eu tenho uma dúvida, será que como não tenho muita oxigenação na minha água.. Ter plantas naturais é ruim?

diogo a primeira vez que me deparei com este tipo de verme .Fui cuidar de um aquario,ao retira um peixe morto(um que parecia que tinha coco grudado nele) coloququei-o fora ,e ao mexer no aquario foi perceber o "coco" se mexendo no peixe morto(num acara bandeira)= obs. nao estou aqui dizendo que é este o seu problema certo!

quanto a esta sua planta o com serteza o porte dela deve ser pequena entao ela é insiginificante no aquario creio.

aquarios montados como o seu sao usados como criadeiras (deste tamanho ,com esta quantidade de peixes ,sem cascalho,e com filtragem,dai quando é persebido que ha femeas prenhas ,elas sao colocadas em outro aquario para terem os filhotes)

voce tem que entender que para ter respostas mais plenas ao respeito do seu problema voce deve colocar fotos (lembre-se uma foto vale por mil palavras,e um video por mil fotos)
- - - - - - -

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#17 Mensagem por Reinaldo Chen »

Bom é importante não misturar situações que ocorreram com as condições oferecidas.
Bomba ligada é importante e pode ajudar muito o seu aquário. Não foi pela bomba ligada anteriormente que os peixes morreram, a colocação correta seria , mesmo com a bomba ligada os peixes morreram.
Os fatores de não maturação da biologia do aquário e alta temperatura devem ter sido os responsáveis pelas mortes.
O substrato não precisa ser espesso, mas ajuda a oferecer maior área para a colonização das bactérias, assim apesar de ter cascalho anteriormente , os peixes morreram.

As bactérias precisam de 30 a 45 dias para se estabelecerem em número razoável para lidar com uma população de peixes que deve crescer gradualmente (não todos de uma vez).

Minhocas no aquário podem ser vermes que consomem matéria orgânica em excesso, parasitas ou outros seres parecidos com vermes como planárias (muito comuns se vc pôs plantas no aquário).
De maneira geral apenas indicam excesso de comida no sistema e falha nos processos biológicos do sistema.

Então reveja sua montagem e deixe o aquário amadurecer. Enquanto isso aumente a frequência de trocas de água e reduza a alimentação para 1 vez ao dia.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#18 Mensagem por Radagast »

Não é arriscado reduzir a alimentação com os peixes debilitados?

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#19 Mensagem por Reinaldo Chen »

acho mais arriscado continuar poluindo um sistema desequilibrado. A principio não há informação de emagrecimento dos peixes, então seu estado ruim pode ser muito mais relacionado a intoxicação por amônia por exemplo do que por falta de comida... é mais comum peixes morrerem por excesso do que por falta de alimentação...

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#20 Mensagem por Radagast »

Entendi! Obrigada!

Responder