🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

BOTÂNICA EM AQUÁRIOS 1 - VALERIANA

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Responder
Mensagem
Autor
Samuel Fenerich
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:06
Apelido: Samuca
Localização: São Bernardo do Campo

BOTÂNICA EM AQUÁRIOS 1 - VALERIANA

#1 Mensagem por Samuel Fenerich »

Tudo teve início em 2004 quando abri uma farmácia de manipulação filial na cidade de Diadema.

As farmácias de manipulação não possuem normalmente um gancho comercial forte. Portanto, precisava de algo que chamasse a atenção do público logo de início para podê-la fazer girar (lucrar) já no primeiro dia de abertura... Sabe como é, fiquei um pouco duro com a nova filial...

Sou aquarista desde sempre e nunca tinha me atrevido a misturar as coisas... Pensei em diversas possibilidades para chamar a atenção... Mas algo me dizia que era um belo aqua que faria o serviço...

O Dr. Sandro Meneses, professor de farmacotécnica, farmacologia, pesquisador de fitos, mestre pela Unifesp e responsável técnico da nova unidade, incentivou-me bastante a desenvolver este verdadeiro microcosmo. Colocou uma condição para tanto, que nós produzíssemos em nossos laboratórios tudo o que o fosse possível para mantê-los sadios...

Acabamos por escolher um tipo de aqua de peixes resistentes, exóticos e chamativos... Aqua de CICLÍDEOS...

Sempre tivera aquas plantados, e marinhos... E de repente: CICLÍDEOS!

Meu Deus! Ouvira falar o diabo daqueles seres animalescos. Canibalismo (pelo que sabia) era o de menos. Eram sádicos os bichos, territorialistas extremos. Seria um aqua de bichos resistentes, mas algo me dizia... O Dr. Sandro bateu o martelo e chamou a responsabilidade para si.

Andamos por quase todas as lojas de aquarismo da grande São Paulo... O projeto do aqua era meu, mas muitos funcionários participaram ativamente das escolhas de equipamentos, setup, seres que habitariam o nosso aqua...

Montamos a 1,5 metros da porta de entrada da farmácia, um pouco virado, de frente para a praça... Usamos halimeda, rochas e corais mortos... O aqua ficou com 450 litros, o Sump com uns 80.

E ai começou tudo: a água.

Quis condicioná-la com aqua save...

O doutor proibiu-me. Nos laboratórios da farmácia de São Bernardo, com mais 3 farmacêuticos, em ½ hora me entregaram um frasquinho de 100ml.

- O que é isso?

- Seu quelante...

- Tem certeza, doutor? Atrevi-me a perguntar, meio receoso...

- Aposto meu diploma nele... – respondeu-me o amigo Sandro com um sorriso aberto no rosto.

Fui até o aqua de Diadema, abri sua tampa e despejei todo o tubo lá dentro, deixei bater por 30 minutos e mandei que fizessem os testes necessários com a água...

ZERO DE CLORO, DE METAIS... Água mole, molinha, molinha...

- O que pôs aqui, Sandro?

- Ah, umas coisinhas ai... BHT, babosa, nipagin... Nada de muito especial...

Escolhemos os bichos pelo tamanho e encomendamos nas diversas regiões de São Paulo... Conforme foram chegando, meus medos com relação aos ciclídeos foram se confirmando... O Green Terror (o maior que já havia visto) destruiu um Frontosa macho adulto e um Texas em questão de horas... Todo dia havia uma carcaça nova boiando... Familiarizar ciclídeos adultos estava sendo uma tarefa mais difícil do que a reforma do prédio da farmácia... Após recolhermos os destroços de um lindo Papagaio Púrpura que havíamos conseguido já adulto numa loja na Zona Leste da cidade, resolvemos interferir naquela bagunça entre vidros... Obviamente os animais estavam estressados, arredios a qualquer coisa... Tinham saído de seus lares e encontrado com verdadeiras feras africanas... Qualquer tosse mais alta próxima do aqua era um susto e um bicho pela metade boiando... A inauguração seria no dia seguinte e no desespero, um funcionário abriu uma cápsula de calmante que produzimos a base de valeriana, crataegus e mulungu e jogou no aqua...

Rapaz, que sossego... Parecia que tinha ocorrido novamente o fim da 2ª guerra mundial... Foi uma paz só, parecia que os bichos se abraçavam no aqua...

Elaboramos melhor o produto a partir disso e hoje o usamos sempre que colocamos novos animais nos nossos aquas.

O produto desenvolvido possui:

Extrato fluido Valeriana: 10%

Extrato fluido Crataegus: 5%

Extrato fluido Mulungu: 5%

Água destilada: qsp 100ml

*Posologia: pingo 1 gota a cada 10 litros do aqua 1 dia antes da entrada no novo habitante. No dia, pingo novamente e durante 3 semanas uso o produto 3 x por semana.

Para aquas de marinhos, indico a fórmula abaixo por ser da preferência dos corais:

Extrato fluido Valeriana: 10%

Extrato fluido Camomila: 10%

Água destilada: qsp 100ml

*Mesma posologia anterior.

É uma fórmula das mais úteis. Utilizamos sempre que percebemos algum problema de stress no aqua. A Valeriana é um calmante excelente... Tem quase uma ação anestésica e por dias seus animais ficarão bem mais tranqüilos...

Sair de um oceano, atravessar ½ mundo num sufoco de saquinho, ser jogado num antro de bactérias de menos de metro quadro, cercado de vidro por todos os lados e encontrar ali seres nada amigáveis... Só valeriana mesmo para dar jeito...

Indico para dias de trocas parciais, manutenção de equipamentos, remoção de rochas...

Os problemas causados em período de ambientação diminuirão drasticamente... Stress pode ser coisa do passado... E isso por uns R$ 5,00 em qualquer farmácia!!!

Valeriana e Camomila em extrato fluído servirão de excelente alimento para seus corais!!!

1 - Os efeitos colaterais que o crataegus pode causar em seres humanos são: diminuir a respiração, diminuir a pulsação cardíaca, hipotensor. Causa irregularidade na pulsação cardíaca. Pode causar insuficiência cardíaca. Reduz as contrações musculares do útero e do intestino, é um constritor bronquial. Tanto a Valeriana quanto a camomila e o crataegus são contra indicados durante a gestação, sei que estamos falando em tranqüilizar nossos peixes... Mas fica aí minha dúvida.

Todos estes compostos possuem amplo grau de segurança quanto í dosagem... E todos os efeitos colaterais citados são verídicos... E exatamente por conta disso é que são calmantes... Por serem sedativos, eles diminuem a pulsação cardíaca, reação das terminações nervosas, musculares, respiratórias... Na verdade o organismo vive com menos INTENSIDADE para que ele possa passar por aquele momento de stress sem tanto sofrimento até voltar í rotina normal...

Não indico o uso indiscriminado destas substâncias! Passei os nomes e concentrações para o uso saudável e posologia adequada para cada situação... Se não usar, como saber? Na farmácia usamos critérios sempre e nem sempre atingimos o objetivo terapêutico... Estou postando apenas experiências que são o supra-sumo das pesquisas que temos... Teste esta ou então... Continue tratando seus bichos a cada problema como ictio, por exemplo.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: BOTÂNICA EM AQUÁRIOS 1 - VALERIANA

#2 Mensagem por Matias Gomes »

mais um artigo show
Obrigado pela contribuição.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Pedro Augusto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 313
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:53
Apelido: Pedro Augusto
Localização: Recife - PE

Re: BOTÂNICA EM AQUÁRIOS 1 - VALERIANA

#3 Mensagem por Pedro Augusto »

Samuel, desculpa o comentário.
Mas se tivessem deixado de lado a pesquisa de que medicamentos usar no aquário e pesquisar só um pouco sobre ciclídeos, não teriam a necessidade de passar por metade disso.
Veja só, você disse que misturou um green terror com uma frontosa e um texas.
Frontosa é um peixe do lago tanganyika, não é agressiva na grande maioria das vezes, só atacando o que ela consegue engolir de uma vez. A água para a frontosa é bem alcalina, podendo beirar o pH9.
Green terror e o Texas, se não estou enganado, são ciclídeos americanos, com o pH de neutro pra ácido.
Já um papagaio é uma aberração, é um peixe híbrido, não existe na natureza.
No mais, provavelmente esses peixes foram misturados com peixes do lago malawi, que têm a fama de serem arredios, porém sabendo fazer uma boa "configuração" de peixes, dá para manter muito bem, porém junto apenas com peixes do mesmo lago.
O stress nos peixes foi causado não apenas por terem peixes de lagos diferentes, como também por manter em parâmetros altamente inadequados, além do que sou capaz de apostar que era num aquário com um número maior de peixes do que o máximo indicado.
Ah, só lembrando, não se deve usar halimeda nem rochas mortas em aquários de ciclídeos, pois elas podem transmitir parasitas que os peixes não têm defesa, podendo deixá-los irritados ou levar até a morte.

Espero realmente que você não entenda que estou aqui para fazer confusão ou qualquer coisa do tipo, é só dando minha opinião sobre o assundo "Ciclídeos africanos", o qual já gastei uma boas e longas horas lendo sobre.

Grande abraço.

Samuel Fenerich
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:06
Apelido: Samuca
Localização: São Bernardo do Campo

Re: BOTÂNICA EM AQUÁRIOS 1 - VALERIANA

#4 Mensagem por Samuel Fenerich »

oi Pedro,

de forma alguma desconsidero seu comentário, postei uma experiência que me ensinou alguns pontos e hoje, com você, aprendi mais.

agora eu tenho essa noção.

na época da montagem não.

e o mais legal de tudo é que todos esses animais viveram em constante harmonia até o mês passado quando o aqua foi desmontado e vendido ao sr. Emerson Bisco de Santo André.

outro aqua desmontado no começo deste ano foi um fish only que mantinha na farmácia de São Bernardo com moréias, tangs diversos, anjos, lion fish e... um cardume de green cromis... e era linda a convivência... o comportamento é uma das grandes incógnitas da medicina e é ponto de vários estudos sendo a valeriana alvo de ampla gama de papers. estes animais foram vendidos ao sr. Rinaldo Gambarini, Celso Suguimoto e outros amigos... sei que alguns predadores que passaram por meus cuidados hoje vivem em reef com as ninhadas de palhaços do sr. Rinaldo de São Bernardo... é ver para crer.

valeu!

Avatar do usuário
Marco Correa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 262
Registrado em: 18 Jun 2009, 12:34
Apelido: Marquinho
Data de Nascimento: 09 Ago 1981
Cidade: Presidente Prudente - SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - SP

Re: BOTÂNICA EM AQUÁRIOS 1 - VALERIANA

#5 Mensagem por Marco Correa »

Excelente artigo... ;)
[dropshadow=blue]Meu reef...[/dropshadow] http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=33302

Responder

Voltar para “Artigos”