🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquecimento de Lagos - Energia Renovável

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Norton Klein
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Norton
Data de Nascimento: 19 Jul 1986
País: Brasil

Aquecimento de Lagos - Energia Renovável

#1 Mensagem por Norton Klein »

Bom, estou com um projeto de construção de um lago. Grande. O tamanho: entre 25.000 e 50.000 litros, tudo vai depender do sistema de aquecimento. O problema é como aquecer um lago, situado no RS. Onde no inverno as temperaturas podem ficar abaixo de 0°C.

A intenção é colocar peixes amazônicos.

Tenho como idéias: pequenas hélices para aproveitar o vento e transformar em energia (já vi isto em projetos de casas nos EUA),

ou sistema de biodigestor (que precisaria muita matéria orgânica - como sou veterinário é fácil de conseguir),

ou o melhor, sistema de captação da energia solar, o mesmo usado para aquecimento de piscinas.

Ou a associação dos dois, uma vez que durante a noite não temos energia solar. O custo inicial seria bem considerável, mas a longo prazo, se pagaria.

Eu nunca vi pessoalmente estes sistemas, se alguém tiver alguma experiência com piscinas ou lagos, por favor, contribua (como valor, capacidade do sistema, controle da temperatura).

Este projeto é a longo prazo.

Muito obrigado pela contribuição de todos.

Um abraço!

Norton Klein

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Aquecimento de Lagos - Energia Renovável

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

O uso de queimadores de gás metano acredito ser mais viável para aquecimento desse volume de água, pois a energia calorífica gerada pode ser usada 24 horas por dia e a intensidade regulada e ajustada de acordo com necessidade e estação do ano. Como você tem acesso a matéria orgânica e a tecnologia de biodigestores tem bons trabalhos no Brasil acredito ser o melhor caminho.
A única questão que pode pertubar é a segurança e a emissão de gases.

A energia eólica e a solar dependem de conversão da energia elétrica, sua acumulação e conversão em calor, os estudos ainda não tem evolução para eficiência alta e o custo de baterias e suas substituição. também é constante e cara.

Norton Klein

#3 Mensagem por Norton Klein »

REinaldo!

Muito obrigado pela sugestão. Concordo contigo. O problema é como controlar esta queima, ou como direcionar esta queima, que só é necessária quando a temperatura cair. O bom deste sistema é que no verão eu poderia reduzir a matéria orgânica utilizada, pois não precisaria de tanto gás.

Talvez eu poderia ter um sistema que quando constatasse que a temperatura do lago reduziu, direcionasse a água para passar perto de onde o gás é queimado, e quando a temperatura estiver boa, a água pare de circular ou seja desviada. Poderia direcionar as chamas do queimadores para uma espécie de recipiente metálico onde a água passaria. Isso reduziria as chances destes gases serem introduzidos no sistema.

O que acha?

Um ABRAÇO! Obrigado pela participação.

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: CABECEIRA
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#4 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Economicamente é inviável pelo volume, principalmente se ficar a céu aberto.

Se chegar uma frente fria e a temperatura cair bruscamente, o sistema de aquecimento não terá tempo de reagir e a mortalidade por quebra de temperatura será alta e o aparecimento de doenças também.

Mas se tiver o tamanho correto e o volume correto é mais fácil opinar.

Tenho um lago de 6000 litros em Minas Gerais, e já medi 07ºc em um dia de frio.

Vale lembrar que a temperatura para peixes amazônicos é acima de 25ºc...

abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Norton Klein

#5 Mensagem por Norton Klein »

Nossa, que legal. Mas que tipo de peixes você mantém?

Não compreendi se você mediu esta temperatura no lago ou no ambiente/ar?

Mesmo com esta quantidade toda de água, oscila bastante a temperatura? Como fica a temperatura a noite e durante o dia?

Qual oscilação de temperatura tu considera perigosa? Porque em um tanque destes são naturais as oscilações.

Mas agora com a tua experiência, acho que falei bobagem em dizer que no verão poderia reduzir a matéria orgânica do biodigestor. O bom é ter tudo no máximo, se precisar. (CASO a temperatura caia).

De qualquer forma posso pensar em ter aquecedores elétricos (muito potentes) para emergências, deixo eles ligados a um termostato e se a temperatura da água ficar abaixo de 20°C eles acionam. Enquanto isso o sistema a gás natural, que será regulado para 30°C vai aquecendo a água. É claro que vou precisar exagerar neste aquecimento a gás.

A ideia inicial era montar um açude. Pesquisa vai, pesquisa vem, decidi montar um tanque de 50.000 litros. Pesquisa vai, pesquisa vem, aqui mesmo no fórum mostraram para mim um projeto no mato grosso, de 2 milhões de litros (projeto bonito). Nunca pensei ser possível fazer um açude com a água tão limpa. Longe de mim querer fazer algo tão bonito e CARO. Mas porque não algo parecido, BEM MENOR, mas com o mesmo charme, BEM MENOS PEIXES, menos tudo, mas com a beleza.

Vocês conhecem o projeto? Tem ideia do quanto gastaram?

Vai depender do dinheiro que vou disponibilizar para o meu projeto. É a longo prazo, já comecei a juntar o dinheiro, e a desenvolver o projeto.

O tamanho? Quanto maior melhor, vai depender da minha situação daqui a 5 anos. Estou trabalhando com a ideia de 50.000 litros. Se o biodigestor ou outro sistema (solar) se mostrar eficiente, vou aumentar. Porque o problema não é espaço. É AQUECIMENTO.

O PROBLEMA É COMO AQUECER TANTA ÁGUA SEM gastar todo o salário com isto, precisa ser custo quase zero. Só com manutenção dos equipamentos.

Bom, se tiveres alguma experiência para passar. Por favor, contribua.

Abraço

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: CABECEIRA
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#6 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Só tenho CARPAS no lago, carpas são peixes de água fria.

Medi essa temperatura na água com um termômetro por imersão, a temperatura ambiente estava em torno de 2ºc.

Pra aquecer esse volume de água você vai precisar em torno de 1WATT por litro.

abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#7 Mensagem por Reinaldo Chen »

Para usar queimadores como fonte de calor , vc vai precisar criar uma rede de circulação de água eficiente no sistema. Pois senão vai ter ilha ou ilhas de calor com zonas de água fria ao redor (isso já vai ser bem caro pois movimentar água não é simples e nem barato em termos de eletricidade).

A queima é direta em tambores de água em metal , que vão receber um fluxo de água a ser calculado, assim o efluente terá uma temperatura X que deve ir para uma área de equalização (mistura com água fria ) e aí liberada em segurança ao sistema ( como um chuveiro a gás gigante , caindo para um reservatório misturador)

Havendo um bom biodigestor , o sistema é até viável, mas o gargalo de custo será ter a circulação uniforme para manter a água aquecida por igual.

Norton Klein

#8 Mensagem por Norton Klein »

Reinaldo. Sim. Concordo, e obrigado pelas idéias. Acredito que para o sistema funcionar, devo ter uma boa capacidade de bombas puxando a água para o SUMP, depois do SUMP a água (parte dela) iria para o sistema de aquecimento, e posteriormente para um misturador com a outra parte de fluxo de água que sai do SUMP. Posteriormente esta água aquecida deverá ser incluída em locais diferentes do lago, de preferência em locais mais profundos, assim a água aquecida sobe e a mais fria desce, criando uma pequena corrente.

Vou precisar pensar em tudo isso antes de montar o Lago, para esconder as tubulações.

Preciso fazer com que a água circule muito dentro do lago, passando várias vezes ao dia dentro do SUMP, para facilitar a mistura da temperatura.

Sim, estas bombas gastam, mas não é nada comparado a energia gasta para aquecer a água (0,5-1,0 watt litro).

Novamente posso pensar em sistemas renováveis. Como energia solar e eólica. Ao menos durante o dia as bombas poderiam funcionar assim.

O próprio fluxo de água poderia movimentar hélices (Moinho) que suportariam algumas bombas. Claro, teria emergências, nestas situações a velha energia elétrica faria o serviço.

Obrigado pelas ideias, um abraço, continuem sugerindo, vocês estão me ajudando bastante.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”