🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

TANQUES GIGANTES - É possível a reprodução NATURAL? PROJETO

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Norton Klein
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Norton
Data de Nascimento: 19 Jul 1986
País: Brasil

TANQUES GIGANTES - É possível a reprodução NATURAL? PROJETO

#1 Mensagem por Norton Klein »

Boa tarde a todos, sou médico veterinário, e a um ano no hobby de aquarismo.

Bom, todos já devem ter visto na internet algum tanque gigante, algumas vezes são aquários, outras aquários lagos, na maioria das vezes são ocupados por grandes peixes predadores (jumbos). Outras vezes são aquários plantados muito grandes.

E quando falo em grandes aquários, falo de tanques entre 10.000 e 50.000 litros!

Não tenho experiência prática com criação de peixes em aquários, e não me interesso por criá-los para venda ou hobby, utilizando os sistemas convencionais.

O meu desejo é ter em casa uma pequena porção de RIO, ou o mais semelhante possível.

MUITA ÁGUA E DE ÓTIMA QUALIDADE, MUITA VEGETAÇÃO, e diversas espécies amazônicas em um grande tanque lago.

Assim me pergunto, após uma boa maturação destes taques, SERIA POSSÍVEL conseguirmos a reprodução de um punhado de peixes, ASSIM, naturalmente, sem intervirmos.

Estes sistemas poderiam suportar o desenvolvimento dos alevinos até a fase adulta? Necessitaria de alguma intervenção?

Falo de tanques muito grandes, 20.000 litros / 30.000 litros. É CLARO QUE haveria predação, em todas as fases, mas um cardume de 200/300 mato grosso ou neons (só para exemplificar) produziria milhares de alevinos.

Pergunto a vocês, se já observaram em seus aquários o desenvolvimento de alevinos até a idade adulta sem a intervenção dos senhores? É claro, aquários pouco povoados, e muito bem plantados.

Pergunto aos prezados biólogos de plantão, qual a alimentação destes alevinos nos rios? Não é possível TENTARMOS imitar este processo (disponibilizar a microfauna) em tanques de TAMANHA proporção?

Este é um projeto futuro, que gostaria de realizar em 5 ou mais anos, mas para iniciar o desenvolvimento do mesmo, preciso saber a opinião dos senhores, seria possível?

Que tipo de fauna precisaria ser incluída? Camarões?
Que tipo de fauna poderia servir como alimento para estes alevinos? NÃO POSSO JOGAR TONELADAS DE ARTÊMIA em um tanque destes, precisaria de uma fauna presente, VIVA.

Coloco abaixo o link de um super tanque, cheio de JUMBOS, mas que no caso seriam trocados por peixes pequenos e não carnívoros e muita vegetação.

http://www.youtube.com/watch?v=hSKghcRB_0Y

Se quiserem dar a sua opinião sobre esta LOUCURA DE PROJETO, por favor, sintam-se a vontade. PRECISO de opiniões se é possível tal PROJETO.

Muito obrigado.

Atenciosamente,

Norton Klein

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: TANQUES GIGANTES - É possível a reprodução NATURAL? PROJ

#2 Mensagem por Humberto Jr. »

Em se tratando de sistemas grandes, pode ser que ocorra a sobrevivência de alevinos sim, desde que haja onde os mesmo se esconder, e fonte de alimentos para eles.

Estes dias fui fazer a manutenção num pequeno aquário de um primo de Ciclideos Africanos, e encontrei 1 filhote... Perguntei se ele tinha colocado algum peixe pequeno ou algo assim, o mesmo disse que não. Apesar de tantos "predadores", o alevino conseguiu sobreviver em uma toca.

Já passou algo parecido em reefs. Se não me engano, no Odoyaa Reef os Bangais conseguiram se reproduzir e um filhote sobreviveu. Necessito confirmar no tópico do mesmo. O dono é o Fernando Guimarães

Um projeto de água doce gigante é este:
Projeto Bonito
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Quanto a alimentação dos alevinos em rios, basicamente: Rotíferos, larvas de insetos, matéria em decomposição, dáfnias, paramécios, e muitos outros animais de pequeno porte.
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências

Norton Klein

#4 Mensagem por Norton Klein »

Caro Humberto Jr. Muito obrigado pela contribuição. Fantástico o mega lago que o senhor mostrou. Nem imaginava que fosse possível.

Vou pesquisar sobre estes ALIMENTOS naturais e volto com mais dúvidas, espero que mais pessoas comentem.

Um abraço!

Norton Klein

#5 Mensagem por Norton Klein »

Lendo sobre esta microfauna, é bem possível que ela se desenvolva facilmente em um lago aquário. Acredito que o ponto chave para a sobrevivência destes alevinos seja relativo a qualidade da água e locais para se esconder e alimentar sem serem capturados por peixes maiores.

O senhor concorda?

Outra questão. Pensei em disponibilizar camarões, tantos os maiores como os pequenos, e incluir estes antes dos peixes. Para criar uma boa população.
As larvas destes camarões poderiam servir de alimento para os alevinos?

Obrigado!
Norton Klein

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global

#6 Mensagem por Humberto Jr. »

Pode me chamar de você! tenho apenas 21 anos... :-)

Quanto aos camarões, seria uma boa! Reproduzem relativamente fácil, e num local sem predadores ( inicialmente), poderão procriar e chegar a fase adulta.

tendo plantas, raízes e oferta de alimento (normalmente algas e partículas em suspensão) as larvas poderão sobreviver. E servir de alimento para alevinos.

Os paramécios e dáfnias podem ser mantidas no lago uma população boa se a qualidade de água for propícia.

Já quanto aos alevinos de peixe, sim, alimentação e esconderijos são a chave para a sobrevivência (afinal são presas).
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#7 Mensagem por Reinaldo Chen »

É importante entender que um sistema de 100000 litros não vai reproduzir a natureza. As espécies de rios podem ser divididas em 2 tipos básicos. Espécies que fazem migração e tem ciclos de vidas em locais distintos (alevinos em lagoas marginais, peixes menores em corrixos e maiores no corpo maior do rio por exemplo) e espécies que não mudam de ambiente tendo o ciclo de vida no seu nicho dentro do rio.

Assim para você pensar num ciclo completo para espécies maiores, vai precisar incluir o trecho de migração para a reprodução (ou usar injeções de hipófise) e trecho de lagoa marginal para crescimento dos alevinos.

Para espécies menores, como o mato grosso, se tiver um tipo de ambiente mais protegido tipo uma lagoa marginal , com muitas raízes e esconderijos assim os alevinos podem se desenvolver nesse local enquanto que os adultos vão ficando nas áreas mais abertas.

É preciso entender como você quer reproduzir o trecho do rio que vc deseja, pois normalmente se coloca nos tanques uma concentração de animais muito maior que a natural e isso faz com que não seja fácil deixar o ambiente em equilibrio.

Norton Klein

#8 Mensagem por Norton Klein »

E o um sistema de 2 milhões de litros?

Muito obrigado pela dica. PROJETO BONITO. Insano, mas é bom saber que pode ser real.

Difícil o aquecimento de uma sistema desses. Já pensei em usar aquecimento de piscinas (LUZ SOLAR), mas não tenho ideia de quanto isso iria custar.

10.000? 20.000? Só o aquecimento. Sou residente do RS, aqui faz muito frio no inverno.

Projeto lindo.

PROJETO BONITO

http://www.youtube.com/watch?v=dCoa7wCLG84

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#9 Mensagem por Reinaldo Chen »

No sul o mais viável é ter serpentinas de metal aquecidas por gás , isoladas em algum grupo com troca de água constante para distribuir o calor.
Estamos falando de valores entre 0,5 a 1 W por litro para um mínimo de temperatura ...

Norton Klein

#10 Mensagem por Norton Klein »

Sim. Funcionaria. Mas o custo disso é exorbitante. Mesmo gás, consome muito. Preferiria energias renováveis. Como pequenas hélices para aproveitar o vento e transformar em energia (já isto em projetos de casas nos EUA), ou sistema de biodigestor (que precisaria muita matéria orgânica - como veterinário é fácil de conseguir), ou o melhor, sistema solar, o mesmo usado para aquecimento de piscinas. Ou a associação dos dois, uma vez que durante a noite não temos energia solar. O custo inicial seria bem considerável, mas a longo prazo, se pagaria.

Se alguém tem piscina em casa ou já usou algum sistema renovável em lagos, por favor. Contribua.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#11 Mensagem por tedescowill »

ola Norton Klein tudo certo?, este tanque que voce planeja sera de concreto serto,com vidros laterais ou vai ficar como um lago? sem for ficar com vidros laterais voce ajudaria muita gente aqui em comentar o que descobrir e fotografar as etapas de contrucao de um tanque com capacidades desta, em especial a etapa de colocar e estacargem na colocacao de vidros laterais e a etapa de impermeabilizaçao ,,,caso voce nao use o processo que usa resina de poliester que, é usada em tanques muito grandes para peixes,laminacao com fibra de vidro talves funcione pára aqua doce mas ,para aqua salgada nao funciona porque comeca a ter probrema de osmose(osmose=deteriorizacao da resina (usada na laninacao) que gera residuos muito toxicos)é eu tambem pensava que os oceanarios usavam sezina epoxi e fibra de vidro ate me contarem desta resina de polieste quem me disse foi o pessoal do aquario de ubatuba e dem um oceanario
minha esperiencia icon_frusty
em casa eu tinha uma fonte que costrui,eu cortei um bom pedaco da laterai picotei(porque os cortes ficaral lisos e retos coloquei uma grade cortada em formato retangular e chumbei com bastabte massa bem forte ,ficou curando em baixo de aguia por uma semana depois de 1 dia e meio sem agua para estabilisas o formato, a grade eu isolei com plastico e durex poara poder tirar oa grade ficou um furo retangular com um rebicho )dai eu pasei silicone na parte de concreto coloquei o vidro e passei mais silicone bastante silicone durante o tempo de teste parecue que deu certo, remontei a fonte e coloquei as carpas dnovo eu nao tinha percebido que a aqua tava vazando porque era verao e tava muito quente sol batendona fonte um dia quando eu acordei tava praticamente vazio ,so sobreviveram duas carpas, tinham umas 30 carpas pequenas 7 cm temtei selar de novo com mais silicone e nao deu serto dai eu desmanchei a fonte e montei um aquario
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Norton Klein

#12 Mensagem por Norton Klein »

http://www.youtube.com/watch?v=dCoa7wCLG84

Vou usar o que eles colocaram neste projeto. Uma espécie de borracha. Existem vários vídeos estrangeiros que eles usam esta mesma borracha. Procura no youtube por "pond", vai encontrar.

Vou fazer no estilo natural, como se fosse um açude com arreia e pedras no fundo. Quero usar filtro UV, caso a água turve.

Vai ser de água doce.

Obrigado pelas dicas.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#13 Mensagem por tedescowill »

tipo este
[img=center]http://joepearce.org/pictorials/hawaii00/pics/07020002_b.jpg[/img]
eu tambem queria um icon_assobiando pra poder nadar nele :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

opss este é salgado falha minha
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”