🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Calculo de Vasão - Ajuda - Temperatura -

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcelo Silveira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 165
Registrado em: 14 Fev 2010, 12:42
Apelido: Maskara
Localização: Canoas RS
Recebeu Curtir: 2 vezes

Calculo de Vasão - Ajuda - Temperatura -

#1 Mensagem por Marcelo Silveira »

Meu projeto continua...
Mas com minha total falta de experiencia em agua salgada, as duvidas tambem...
O melhor lojista de Porto Alegre, não tem muita experiencia em reef's, na real, tenho uns 15 anos a mais de aquarista que ele, mas sou amigo do representante da Tetra aqui no Sul, e ele tem me dado otimas dicas.
Ainda quebro a cabeça com a relação de espaço X vasão... Isso devido ao espaço fisico no meu quarto ( espaço disponivel ) e tambem o lance do meu quarto no verão ser muito, muito, muito quente, o lado "friu" minha agua chegou a 31Cº ( Aquario do meu Oscar ) e o lado quente, incriveis 39Cº ( Oque infelizmente fez com que eu perdece alguns Tanganikas ) - Claro, montarei o reef no lado mais fresquinho -

Tenho os aquarios já ( VIDROS ) dois quase cubos de 35 x 40 x 40 e o principal 60 x 40 x 50 -

Posso usar esses cubos nas laterais um como Sump e outro como Refugio ? ( pretendo surar os vidros do principal, só que na lateral do aquario, um furo em cada lado -

Ha uma forma de calcular a vasão ? Volume de saida do aqua, entrada no Sump/Refugio X Retorno por bomba - A agua do aqua, descera por gravidade, e retorna-ra com bomba - Quero/tenho que deixar o nivel do sump/refugio com o nivel bem abaixo, para caso de queda de luz, haja area para suportar a vasão de agua que saira do aquario - Vou fazer os furos bem proximos do nivel que manterei o aquario, 1 ou 2 centimetros abaixo do nivel da aqua cada furo -

Esse é talvez o projeto mais viavel, pois já tenho os vidros, só tenho de fura-los, mas só vou furar o aqua principal, nas duas laterais e bem proximo do nivel da agua, como o sump/refugio ficarão bem do lado, usarei "canos" para entrada e saida da agua.

E queria saber se alguem ja teve um "quarto" assim, uma experiencia com 31cº e se apenas com os cooler's conseguiu reduzir a temperatura, pretendo, é claro, colocar uma "tampa" no refugio e se der, no sump, ambas com cooler's tambem, assim como no reef - Em um total de uns 7 ou 8 cooler's -

Agradeço as dicas, e se tiverem fotos para que eu tenha algumas noções.... VALEU


PS: NOTICIA TRISTE - ACABEI DE FICAR SABENDO QUE UM MARINHO DE 450 LITROS EM UM RESTAURANTE AQUI DE PORTO ALEGRE "EXPLODIU", OS FUNCIONARIOS CHEGARAM AO SHOPING E TINHA AGUA E UMA MOREIA DE UM METRO E MEIO ESPARRAMADOS POR TODO O SHOPING --

QUE mercadoria !!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Calculo de Vasão - Ajuda - Temperatura -

#2 Mensagem por Matias Gomes »

triste mesmo, mas mais triste para quem montou rsss
esses dois cubos vc quer usar de refugio e sump em qual vidro?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Calculo de Vasão - Ajuda - Temperatura -

#3 Mensagem por Renato Vidal »

Quanto a vazão, não é necessário quebrar tanto a cabeça, pois, se a volta do display para os dois cubos é por gravidade, uma saida de 1 polegada, vai passar até 1000 litros por hora, então, voce pode aumentar o número de furos e fazer descer sempre mais do que sobe, a questão é que, esses furos jamais poderão ficar bloqueados. ai a coisa fica feia. para evitar riscos, tera que ter uma outra opção de saída, acima da primeira, como um ladrão.


Quanto a temperatura, mantenha sempre o quarto com uma opção de ventilação disponivel aberta, assim, o quarto troca temperatura com o ambiente e ajuda a equilibrar a temperatura. Mas, sera necessários coolers e até mesmo um ventilador maior para o controle.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Diogo Albuquerque
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 32
Registrado em: 14 Abr 2010, 23:15
Apelido: Diogo

Re: Calculo de Vasão - Ajuda - Temperatura -

#4 Mensagem por Diogo Albuquerque »

Eu acho que só com chiller vai ser possivel manter os seus habitantes de forma aceitavel,
estou com um projeto aqui e minha temperatura está por volta do 29º e já estou muito preocupado ^^

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”