🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Crescimento sps

Fórum para discussão de assuntos relacionados a todos os tipos de corais
Responder
Mensagem
Autor
Ricardo Tolosa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 25 Jun 2009, 13:10
Apelido: Ric
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Crescimento sps

#1 Mensagem por Ricardo Tolosa »

Pessoal,

Este é meu 1o post aqui......tem uns caras feras conhecidos de outros forums, então este aqui só pode ser muito bom e ter grande futuro. :D

Meu aqua vai fazer um ano e fora um tempo de variações de RA, Ph e calcio alto, sempre teve os parametros OK. De uns 2 meses para cá consegui estabilizar ( depois que desliguei o RC ) os parametros e os sps começaram a mostrar os pólipos e a pegar uma cor........ acontece que todos eles crescem para os lados e não para cima. estão se esparramando pelas RVs.
Será qeu tá faltando alguma coisa? O aqua tem 1 HQI de 150W, e T5 de 24W actinicas para 40cm de profundidade e uns 8/10 cm de substrato.
Skimmer deltec nano, boa circulação aliás tão boa que tive que desligar uma bomba porque a correnteza estava cavando as RVs :?

Abraços

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1440
Registrado em: 24 Jun 2009, 12:15
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Crescimento sps

#2 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Fala Ricardo,
blz
isto acontece com muitas especies de sps, depois começam a crescerem para cima.
abs

Paulo Lisboa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 24 Jun 2009, 22:59
Apelido: Paulinho
Localização: Itu

Re: Crescimento sps

#3 Mensagem por Paulo Lisboa »

Ricardo tudo bem amigo

No meus estudos e conversas que tive com outros aquaristas mais esperientes todos chegamos na mesma conclusão que os SPS crescem por igual, se estão crescendo para os lados porque esta com muita circulação vc deve manter o movimentação so que derecionar melhor suas bombas ok, uma dica se puder (por causa do custo) mude sua HQI para 250wts pois vc vai ver como seus SPS vão mudar de cor rapidamente seus tons vão se resaltar

Abração

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Crescimento sps

#4 Mensagem por Matias Gomes »

Depois que vc desligou o reator de calcio o reef melhorou? será que ele não estava desregulado?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Leandro Rodrigues
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 22 Jun 2009, 09:18
Apelido: Leandro
Localização: São Caetano do Sul

Re: Crescimento sps

#5 Mensagem por Leandro Rodrigues »

Fala Ricardo, seja bem vindo.

Fala um pouco mais sobre o seu Reator de Cálcio.
- Quantos Litros tem seu Reef
- Qual mídia usava
- Quantos litros por hora saía do efluente
- Quantas bolhas por segundo
- Qual era o PH, RA e o Cálcio de Saída

Quando você diz que estão crescendo de lado, o que exatamente está acontecendo? São novos galhos que crescem na horizontal ou o coral não está galhando e ele passou a crescer deitado?

Posta uma foto aí pra gente!

Abraços

Leandro
Imagem

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Crescimento sps

#6 Mensagem por Júnio Melo »

Circulação mais forte induz um crescimento mais acelerado dos corais. Isto está comprovado em estudos científicos. Então só preocupe com circulação se ela estiver fraca.
Quanto a crescer pros lados, é comum o coral crescer e formar uma base sólida primeiro para então subir. Uma dica para quem quer corais bonitos e estrelados é colar as mudas deitadas.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Ricardo Tolosa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 25 Jun 2009, 13:10
Apelido: Ric
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Crescimento sps

#7 Mensagem por Ricardo Tolosa »

Leandro,

Usava um RC nano da Oceantech, com recirculação mas sem regulagem do fluxo de saída. Ele vem com uma tabela que cruza as medições de Ph e KH, tiradas da água retorno pro aqua, mostrando se a quantidade de CO2 esta legal. Segui a tabela e analisei o água em loja conceituada de SP. O KH variava bastante e o Ca sempre alto. Para piorar, meu sensor de nível andou dando uns paus e então o Ph subia. Tentei varias regulagens de no. de bolhas, começando com 30/min. Mas não dava resultado. Quando eu desliguei o RC porque o Ca estava em mais de 600, os paramentros ficaram estáveis. Um avez o KH chagou a 20.
Meu aqua tem 145 L brutos de display e 70 L de sump. Tenho mais de 20 mudas pequenas de sps. Cheguei í conclusão que o consumo de Ca não é tão elevado porque não estou usando nada,até comprei um Kalk mas ainda não usei. Faço TPAs a cada 15 dias.
Vou postar umas fotos assim que possível. Uso o site Terra e não dá para colar a URL dele. Vou usar um outro para hospedar as fotos.
Talvez a sugestão de que a corrente muito forte prejudique o crescimento para o alto faz sentido porque antes de eu desligar um adas bombas ( Seio 620 ) os sps nem colocam os polipos para fora...hehehe. Agora já estão mais exibidos.
Não sei se é necessário uma HQI de 250W, pelo que li ajuda mas também lli que em aqua de menos de 1 ano, é pouco provável que os sps fiquem com cores boas........
Fica um desabafo aqui no sentido de que mesmo lojas boas, sugerem projetos que não são muito adequados, especialmente para nanos. As formulas usadas para dimensionar a correnteza nem sempre dão certo porque tem muitos parametros diferentes como quantidade e localização das RVs, dos corais, etc. Os vendedores precisam ficar atentos se o aqua esta lotado de colonias de sps ou quase não tem........ formula pronta nem sempre funciona.

Abraços

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1440
Registrado em: 24 Jun 2009, 12:15
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Crescimento sps

#8 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

nos meus reefs de sps,
sempre comecei com X de circulação,
na medida em que foram virando colonias cheguei a usar 4 x a circulação do reef
abs

Gil Tavares
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Jun 2009, 08:27
Apelido: Gil
Localização: Niterói - RJ

Re: Crescimento sps

#9 Mensagem por Gil Tavares »

Quanto maior a circulação mais forte será a base e mais grossos e robustos os galhos.
Se vc tinha circulação em excesso é natrural que o coral fortaleça sua base para depois crescer os galhos.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Crescimento sps

#10 Mensagem por Renato Vidal »

Em casa, nosso reef tem circulação muito forte.

Os SPSs primeiro se esparramam pela rocha, depois que começam a subir.



Quanto ao cálcio, no novo reef, mesmo com as colonias que vieram do antigo e mais uma boa coleção de mudas, começar a ter que repor cálcio depois de 6 meses, antes disso, não baixava dos 440, nem kalkwasser eu dosava. Apenas TPAs quinzenais.

Deixe desligado e monitore os resultados, pela litragem e com regularidade nas TPAS, o Cálcio vai cair, mas vai demorar bastante, no antigo reef, eu dosava kalk 3 vezes por semana, e era o suficiente para manter, cada sistema tem uma necessidade própria, importante é o acompanhamento mesmo.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Gilson Franzoni
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 28 Jun 2009, 20:59
Apelido: Franzoni
Localização: Curitiba PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Crescimento sps

#11 Mensagem por Gilson Franzoni »

Alem do que ja foi dito, influencia de circulaçao etc, também vai depender da especie, algumas se algumas crescem para cima, com muito pouca base, outras forma uma base enorme, e depois começam a crescer ...(para cima).

Avatar do usuário
Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 614
Registrado em: 26 Jul 2009, 19:10
Apelido: Alexandre
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Crescimento sps

#12 Mensagem por Alexandre George »

Não sou expert,

Muito pelo contrário, apenas um iniciante que gosta de ler muito. Deve ser por causa da minha profissão. hehehe

Pude observar em relatos de aquaristas mais experientes, como o Basso, que os SPS dele estavam crescendo deitados para determinados lados. Ele comprovou que se tratava de uma circulação viciada, com rotas fixadas o que fazia com que o SPS tomasse o rumo determinado por esta corrente e, como também, segurava o seu desenvolvimento.

Pois bem, ele trocou as bombas de circulação pelas Vortech e o resultado veio, inclusive acertando os SPS com síndrome de Corcunda de Notre Dame :twisted: (Piada minha).

Espero ter ajudado.

Um abraço.
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Responder

Voltar para “Corais para Aquário”