Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Derbesia no meio de colônia de GSP
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

- Data de Nascimento: 13 Ago 1964
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 18 vezes
Derbesia no meio de colônia de GSP
O que fazer? Parece que está um tanto quanto localizada, mas vai que espalha... não queria ter de quebrar a colônia, se possível. Apareceu há uns 15 dias e está assim desde então.

- Elder Luis
- Parioglossus

- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
Re: Derbesia no meio de colônia de GSP
Tire a colônia da água e pingue água fervendo em cima da derbesia com um contagotas ou similar. Em ultimo caso, é melhor até quebrar a colônia e descartar essa parte contaminada, se essa praga espalhar no Aqua todo, vc está enrolado, já vi um monte de gente desmontando e colorando td por causa delas.
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

Água oxigenada ajuda?
Quando o GSP se fecha dá pra ver bem a região afetada, se fosse numa ponta já tinha tentado quebrar pra separar mas como tá bem no meio tá mais complicado. Esses zoas mais de trás estavam mais baixos, agora parece que ficaram mais em pé e visíveis, não sei se eles também podem acabar afetando o GSP.
Comprei essa colônia de um sujeito há alguns meses e mais uma de cloves blue que veio totalmente morta e podre...
Quando o GSP se fecha dá pra ver bem a região afetada, se fosse numa ponta já tinha tentado quebrar pra separar mas como tá bem no meio tá mais complicado. Esses zoas mais de trás estavam mais baixos, agora parece que ficaram mais em pé e visíveis, não sei se eles também podem acabar afetando o GSP.
Comprei essa colônia de um sujeito há alguns meses e mais uma de cloves blue que veio totalmente morta e podre...
- Elder Luis
- Parioglossus

- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus

- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
Marcos, ou faz como o Elder disse, ou quando a colônia estiver fechada arranca manualmente e os focos menores que sobrarem arranca com pinça. É importante tirar agora, se isso se espalhar, se prepara pra muita dor de cabeça pra se livrar dessas algas.
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

Engraçado porque justo agora que o fosfato abaixou bem aparecem essas algas... e eu ainda deixei o aquário semana passada uns 5 dias no escuro e sem comida (viagem, zero perdas!) e ainda assim elas não alteraram.
Minha primeira ideia foi mesmo raspar, mas aí não sei se pode ser pior e espalhar mais tipo quando as valonias estouram. Só estou com medo de mexer por causa desses zoas aí, vai que eles espirram...
Se elas estiverem fixadas naquela "borracha" roxa que serve de base pros GSP, talvez desse pra cortar em volta e tirar o pedaço, vou ver ainda.
Minha primeira ideia foi mesmo raspar, mas aí não sei se pode ser pior e espalhar mais tipo quando as valonias estouram. Só estou com medo de mexer por causa desses zoas aí, vai que eles espirram...
Se elas estiverem fixadas naquela "borracha" roxa que serve de base pros GSP, talvez desse pra cortar em volta e tirar o pedaço, vou ver ainda.
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

Arranquei na mão mesmo. Tava fazendo umas coisas no aquário e aproveitei e como a luz tava desligada e o GSP fechou, tirei de lá e arranquei. Saiu aparentemente esse bolo todo de uma vez até fácil, mas ainda tem uns fiapos espalhados pela colônia, principalmente no meio desses zoas de trás (e não dá pra ver direito no dia-a-dia). Esses é que não sei como vou fazer ainda... não quis demorar muito pq um filhotinho de BBT tava nessa pedra... agora é ver o que acontece.
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus

- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
Tenta arrancar tudo. Não facilita pra essa praga. Se isso tomar o aquário é muuuuuita dor de cabeça.
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

Vi agora de novo, parece que tá cheio de fiapos espalhados na colônia mesmo mas sem formar aqueles tufos como o da foto. Não queria destruir o GSP picotando tudo, se eu conseguir que ela fique só nessa pedra ajudaria bem... aparentemente é só ali que tem. Espero que com o fosfato abaixando bem (mas o nitrato ainda não abaixou...) ajude.
Comedor pra isso parece que não tem por aqui... se tivesse, teriam comido no período em que ficaram sem ração, pois eles detonaram um monte de Dictyota dichotoma que tinha aqui, sumiu tudo (creio que tenha sido o YT).
Comedor pra isso parece que não tem por aqui... se tivesse, teriam comido no período em que ficaram sem ração, pois eles detonaram um monte de Dictyota dichotoma que tinha aqui, sumiu tudo (creio que tenha sido o YT).
- Elder Luis
- Parioglossus

-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
Marcos Napier escreveu:Parece que está um tanto quanto localizada, mas vai que espalha
Na própria colônia já se espalhou, dá pra ver dois pontos de crescimento afastados do foco central. Se você não tem um aquário hospital pra tentar salvar a colonia fora do display, sinceramente, eu sacrificaria o GSP e o zoanthus. O tempo e dinheiro despendidos pra combater esse bicho não compensam.

- Elder Luis
- Parioglossus

-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

Pois é, mas salvar como? Só na mão, arrancando? Acho que não é por aí somente. Equipe de limpeza? Anti-algas? Vodka? Bio-digest? Lugar pra colocar eles eu até tenho, mas não basta só separar a colônia em outro lugar...
Com o dia claro, consigo ver melhor os outros focos e raspar mais, se isso ajudar em alguma coisa.
Essa colônia tá relativamente alta no display, abaixar acho que não vai resolver pq vai que a alga vai pro substrato... aí já era de vez. Na rocha onde ela tá apoiada não tem sinal nenhum de alga (ainda).
Com o dia claro, consigo ver melhor os outros focos e raspar mais, se isso ajudar em alguma coisa.
Essa colônia tá relativamente alta no display, abaixar acho que não vai resolver pq vai que a alga vai pro substrato... aí já era de vez. Na rocha onde ela tá apoiada não tem sinal nenhum de alga (ainda).
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

Essa é a situação depois da "poda" de ontem. A área onde estavam ficou pelada mas com uma base de GSP por baixo pelo que parece, que talvez reabra (antigamente era só GSP ali). Atrás perto dos zoas tem uns fiapos mas nada grave, ainda.

-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
Marcos Napier escreveu:Pois é, mas salvar como? Só na mão, arrancando? Acho que não é por aí somente. Equipe de limpeza? Anti-algas? Vodka? Bio-digest? Lugar pra colocar eles eu até tenho, mas não basta só separar a colônia em outro lugar...
Não, mas separando a colônia num aquário hospital você: [1] facilita a remoção manual, [2] não terá comida e fezes de peixes pra alimentar a alga, o que pode limitar o crescimento, [3] pode testar várias abordagens sem colocar em risco todo o aquário e [4] evita que ela se espalhe no display, motivo indiscutível de qualquer isolamento. Se você não conseguir combater num aquário hospital, não conseguirá combater no display. Você pode optar pela permanência da colônia no display mas isso pode lhe custar todo o aquário, como já vimos acontecer inúmeras vezes. Boa sorte na escolha!
Na rocha onde ela tá apoiada não tem sinal nenhum de alga ([glow=red]ainda[/glow]).
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

Robson Sandrini escreveu:[3] pode testar várias abordagens
OK, mas quais? Até agora só vi 2 opções: arrancar e/ou esperar a alga morrer de fome sem nutrientes.
- Elder Luis
- Parioglossus

morrer de fome sem nutrientes é trabalhoso, demorado e tem que ter uma paciência surreal
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

Pois é, não é possível que não tenha um tratamento qualquer pra isso do que apenas esperar "a natureza agir" (o que também pode dar extremamente errado num descuido qualquer...). Em momento algum falei que não quero fazer nada nem contar com a sorte - apenas não vi ainda outras alternativas sugeridas do que essas que citei (e mais outra, que é jogar o GSP fora).
- Elder Luis
- Parioglossus

sinceramente, eu sacrificaria essa colônia, essa praga é uma das piores do aquarismo
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

Eu vou primeiro tentar água oxigenada, ainda mais porque não é uma infestação monstruosa e está bem localizada e a aplicação localizada vai ser fácil de fazer. Que funciona, funciona, biologicamente falando. Basta saber fazer.
http://www.nano-reef.com/topic/268706-p ... -prove-it/
http://www.nano-reef.com/topic/268706-p ... -prove-it/