Por puro hobby resolvi ter um lago no quintal de casa. Desenhado por diversas vezes, o formato que gostaria de ter, o que queria ter no lago e onde ficaria as bombas e filtro, tudo como queria que fosse.
Após todo o planejamento do local vamos para a limpeza do terreno.

Faça demarcações no terreno do formato e medidas, inicie a escavação do buraco.



1 - Insira a proteção do seu lago, não deixando espaços em aberto (areia, jornal ou tecido – qualquer coisa que não perfure sua lona)


2 - Coloque a lona preta(plástica) para conter que algo penetre de baixo para cima e que ocorra vazamentos. Pode utilizar também a manta EPDM. Cuidado com pontas para não rasgar a lona.

3 – Coloque sobre a lona preta a lona tipo “carreteiro”, que contem proteção contra raios UV e também maior impermeabilização. Não necessário o uso da lona amarela caso tenho utilizado a manta EPDM.

Vai colocando as pedras para assentar a lona na camada de jornal. Deixe em torno das bordas 15 cm de lona para que possamos fixar nas laterais.

Para montar o circuito de filtro/bomba
Dentro do lago deverá ficar a bomba que leva a água para dentro do filtro. A bomba submersa vai ficar do lado oposto do retorno, fazendo com que a água circule mais no lago.
Conectado na mangueira de 1” ou 1,5” deverá ficar o filtro UV, que manterá sua água cristalina.
Toda a água puxada por esta bomba cairá dentro do filtro, que faz a filtragem de resíduos e impurezas, após o processo do filtro haverá o retorno desta água para dentro do lago de uma maneira que gere oxigênio para os peixes.

Materiais
1 bombona 120 litros com tampa.
Mangueira transparente com 1” ou 1,5’’
1 bomba de água 10 mil litros por hora
1 filtro UV
1 lona carreteiro 8x6
1 lona preta plástica 8x6
4 metros de feltro
1 kilo de argila expandida
2 blocos de barro
5 metros de conduite
3 metros de cano PVC 1”
1 saída d’água com válvula
No meu lago optamos por fazer uma ponte de madeira bruta e um deck, graças ao amigo marceneiro este concluiu.






Após todas as pedras ficarem fixas e os detalhes no entorno do lago prontos(ponte, deck, filtro e mangueiras), você deverá encher o lago de água, esvaziar a água pelo menos em ½ tanque para fazer a limpeza de alguns grão de areia ou impurezas, portanto não jogue nenhum produto químico, colocar mais água no lago e ir medindo PH e outros meios até alcançar o ambiente ideal aos peixes.
Detalhe para a água turva deste lago, pois foi uma água que tínhamos acabado de colocar no local, ainda com impurezas e resíduos de madeira lixada e cisco.

O lago foi finalizado com o apoio de alguns amigos, porém feito com bastante dedicação, zelo e suor. Não é nada simples fazer o lago visto ao grande trabalho que dá, mas como toda história tem seu final feliz, eis o resultado deste lago finalizado com os peixes que hoje possuo.





Equipamentos utilizados:
Filtro UV: Atman Clarifer UV 36W
BOMBA: CUBOS ORCA 10000
Filtro biológico: artesanal e eficiente (galão 120litros) vide acima
Fauna e flora:
Koi = 13
Carpa véu = 3
Carpa capim = 1
Carpa comum = 1
Kinguios = 3
Cascudos = 13
Barbos = 2 casais e 50 filhotes
Molinésia = 1 casal e 10 filhotes
Bagre = 1
Resolvi colocar no lago papudinhas, aquelas plantas que achamos em qualquer açude, mas a planta deve ser mantida em quarentena com um pouco de água do lago.
Agradeço ao amigos (Rogério e Guilherme) que me ajudaram e pessoas que me deram dicas importantes para o desenvolvimento do projeto.
Confiram o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... QO_TS7vxZ0









