Página 1 de 5

Laura's Reef

Enviado: 07 Jan 2013, 21:57
por Leonardo Amorim
Pessoal, boa noite.

Toda vida tive vontade de ter um aquário. Antes queria um dulcícola, mas na primeira vez que entrei em uma loja que tinha um aquário marinho fiquei doido. Então, ha uns 2 anos atrás resolvi montar meu reef. O nome é em homenagem à minha filha Laura, que nasceu no ano passado. Desculpem a qualidade das fotos...

Imagem

Segue o setup:
Display - 1,3 X 0,6 X 0,6 m (C X L X A); 468 litros brutos; espessura 10 mm; travas francesas embaixo e em cima.
Sump - 0,8 X 0,35 X 0,45 m (C X L X A); 126 litros brutos, espessura 6 mm; 3 divisões (skimmer, quebra bolha + midias filtrantes, quebra bolha + recalque.

Imagem

Refúgio - Caixa plástica, volume bruto 30 litros, posicionada no alto, recebe água de uma das bombas de recalque e desce para o display por gravidade.
Reposição - Caixa plástica, volume bruto 30 litros, posicionada no alto. O controle da reposição é feito por uma bóia de filtro.

Imagem

Ainda não enchi de água, portanto não sei ainda o volume líquido icon_bag .
Substrato - Samoa Pink #2, 54 kg (6 sacos de 9 kg, 5,5 kg no display e 0,5 no refúgio).
Rochas vivas - +/- 40 kg.

Imagem

Imagem

Skimmer - Reef Octopus PS200.

Imagem

Iluminação - 2 luminárias LEDs Brancos/Azuis actínico de 120W + fita de LEDs azuis para iluminação noturna.

Imagem

A iluminação é controlada por timers, com a seguinte programação:
00:30 - Apaga led branco;
01:15 - Acende led azul noturno;
01:30 - Apaga led azul actínico;
12:30 - Acende led azul actínico;
12:45 - Apaga led azul noturno;
13:30 - Acende led branco;
15:30 - Apaga led azul actínico;
20:30 - ende led azul actínico;
Recalque - 3 bombas, 1 VA2600 ligada a um gira-gira NY e alimentando o refúgio, 1 VA 2300 ligada a um gira-gira NY e uma SB2000 ligada ao chiller.

Imagem

Circulação Display - 2 Boyu de até 8000 lts/hora.
Controle de temperatura - Chiller Casca e tubo DIY, com compressor de 1/3 de HP e 2 aquecedores de 200 W, ambos controlados por um TLZ11. O Set Point de controle é de 26 graus, com tolerância de 0,2 graus, com 26,2 liga o chiller, com 25,8 ligam os aquecedores.
Reposição de elementos - Balling, com 3 dosadoras controladas por timers.

Imagem

Imagem

Sal - Red Sea Coral Pró.
Densidade - 1025 g/lt, medido com refratômetro.
Preparação da água - Deionizador DIY, com 5 kg de resina, marcando 0 no TDS.

Imagem

Imagem

Testes - Cálcio Salifert, pH/Alcalinidade Red Sea, Fosfato Red Sea, Nitrato Red Sea, Magnésio Red Sea.

Imagem

Hoje preparei os primeiros 100lts de água salgada. Quando o reef estiver cheio irei medir todos os outros parâmetros.
Por favor, critiquem, opinem, xinguem,... Sou iniciante e a opinião de todos é muito importante.

Obrigado.

Re: Laura's Reef

Enviado: 07 Jan 2013, 23:12
por Márcio Oliveira
Leonardo, muito bem montado e com ótimos equipamentos. Parabéns. icon-aplauder
Vai atualizando.

Re: Laura's Reef

Enviado: 08 Jan 2013, 00:52
por Bernardo Vieira
Muito organizado e bonito! Parabéns.

Re: Laura's Reef

Enviado: 08 Jan 2013, 07:08
por Leonardo Amorim
Pessoal, bom dia.

Ontem durante a preparação da água tomei meu primeiro susto. Para preparar os 91 litros de água DI que já estavam na bombona, fui despejando o sal e conferindo com o refratômetro. Arranjei uma caneca de plástico que virou a minha referência, para cada caneca de sal que eu colocava a densidade subia 2,5 g/lt, então coloquei 10 canecas e a densidade subiu de 1000 g/lt para 1025 g/lt. Para cada caneca que eu colocava eu dava uma misturada forte com um pedaço de cano de PVC, até aquela porção de sal dissolver completamente.
Imediatamente após a mistura do sal a água ficou transparente, então deixei batendo por 3 horas conforme orientação do fabricante (Red Sea Coral Pró).
Quando acabou de bater a água estava esbranquiçada, meio leitosa. Fiquei com medo de ter comprado aquele lote de sal problemático que a Red Sea colocou no mercado... icon_frusty .
Coloquei a água no reef assim mesmo, e junto com o substrato novo ela ficou ainda mais esbranquiçada. Fui dormir ontem preocupado por ter arriscado em colocar essa água.
Hoje cedo a água já estava bem mais clara, mais transparente do que quando terminou de bater, então fiquei mais tranquilo.

Vocês acham que eu fiz certo?
Estou pensando em diminuir o tempo em que o sal fica batendo, o que vocês acham?
Na velocidade que está indo a preparação da água acho que a ciclagem vai começar no final de semana. Tem problema a água preparada ficar parada dentro do reef enquanto preparo o restante?

Márcio e Bernardo, obrigado pelos elogios!

Re: Laura's Reef

Enviado: 08 Jan 2013, 08:44
por Gabriel freitas
Oi,

É normal a água ficar um pouco esbranquiçada quando mistura-se o sal. Afinal, estão ocorrendo várias reações químicas entre os compostos do sal e até tudo estabilizar demora algumas horas.
E quando coloca-se a água no reef é ainda mais normal esbranquiçar um pouco. Isso é o pó de substrato que está subindo. Em pouco tempo limpa tudo.

Gostei do aquário! Muito bem feito e muito bem organizado.



Abraço!

Re: Laura's Reef

Enviado: 08 Jan 2013, 08:51
por Esmael Vioto Neto
Leonardo!! muito bonito seu reef e com bons equipamentos!
Já a sua duvida acima, Você fez certo a água fica esbranquiçada mesmo quando vc mistura o sal nela, mas eu fiz diferente quando montei meu reef!
Eu primeiro enchi o reef com água e depois fui adicionando o sal ate a densidade desejada! fica tudo branco!! ai com o passar dos dias vai clareando e iniciando a ciclagem! Espero ter ajudado
Abraço

Re: Laura's Reef

Enviado: 08 Jan 2013, 11:52
por Leonardo Amorim
Pessoal, boa tarde.

Ufa, ainda bem então! icon_clap Já pensou ter que tirar toda essa água do reef icon_bangin . Obrigado pelas respostas!

Esmael, também pensei em fazer como você fez, mas fiquei com medo de algum componente do sal precipitar e não dissolver direito. Misturando fora eu acho menos arriscado... Mesmo assim, obrigado pela dica.

Assim que eu chegar em casa lá pelas 19:00 vou preparar mais uns 90 litros e colocar no reef, vou atualizando.
Abraços.

Re: Laura's Reef

Enviado: 08 Jan 2013, 21:44
por Leonardo Amorim
Boa noite pessoal. Passando para atualizar.
Acabei de colocar mais 93 litros de água no reef, totalizando 184 litros. O nível chegou na metade do display. Amanha coloco mais fotos, pois esqueci de carregar a bateria da máquina fotográfica icon_bag .

Re: Laura's Reef

Enviado: 08 Jan 2013, 22:16
por nelson.dellago
Boa Noite Leonardo, seu aqua vai ficar show depois de povoado, tenha paciencia e deixe ciclando o tempo necessário.
Já está show sua montagem e tende a ficar melhor.
Parabéns pela filha, e curta bastante, pois elas crescem rápido, a minha já está com 4 anos.

Re: Laura's Reef

Enviado: 09 Jan 2013, 12:22
por Leonardo Amorim
Boa tarde Nelson.
Obrigado pelos elogios. Vou ciclar sem pressa nenhuma, afinal de contas esperei quase 2 anos para chegar no status atual.
Quanto às nossas filhas, são realmente um presente de Deus, e como crescem rápido!! A Laura faz 7 meses agora dia 15 e está gigante!
Um abraço.

Re: Laura's Reef

Enviado: 09 Jan 2013, 12:57
por MarcioSoares
Leonardo para um iniciante como você disse o aquário esta muito bem montado e com ótimos equipamentos, parabéns icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder

Re: Laura's Reef

Enviado: 09 Jan 2013, 22:36
por Leonardo Amorim
Pessoal, boa noite. Passando para atualizar.

Hoje entraram mais 86 litros de água no reef. No total já tem 270 litros dentro do display. Agora que não tem mais substrato e rocha ocupando espaço, o nível está subindo mais devagar. Com esse volume de água o nível ficou conforme as fotos abaixo. Faltam uns 15 cm para a água chegar no overflow.

Imagem

Imagem

Uma foto da montagem que faltou estou colocando agora. O painel de controle da foto abaixo comanda a iluminação, refrigeração, circulação e bombas de recalque, além de algumas tomadas extras. Cada equipamento tem o seu fusível, cada caixa tem seu disjuntor e o painel tem um disjuntor geral. Toda a parte eletrônica fica nele (timers, coel, interruptores, fusíveis, disjuntores,...), de onde saem duas caixas de tomadas, uma para o Sump, outra para a tampa.

Imagem

Esse painel foi feito pelo Rodrigo Mazzei, ficou muito bem feito e ele é muito atencioso quanto aos detalhes da montagem. Recomendo.
Além disso criei um circuito elétrico isolado para a tomada que alimenta o painel, com um disjuntor específico para o aquário. Assim todo o sistema fica isolado do restante da casa.

Hoje também fiz minha primeira medição de parâmetros: Ca 440 ppm; Alcalinidade entre 1,7 e 2,8 meq/l (faixa "normal" do teste); pH 7,6; nitrato 0, fosfato entre 0,08 e 0,16 ppm. Ainda não tenho testes de amônia e nitrito.

Marcio, obrigado pelos elogios.
Até amanha!

Re: Laura's Reef

Enviado: 10 Jan 2013, 06:55
por Arnaldo Pieruccini
Gostei, Tudo bem montado. Quero ver ele rodando

Re: Laura's Reef

Enviado: 10 Jan 2013, 20:01
por Leonardo Amorim
Pessoal, boa noite. Passando para atualizar.

Hoje entraram mais 89 litros de água preparada, totalizando 359 litros só no display. O nível está a uns 5 milimetros do overflow, hoje já foi possível ligar as bombas de circulação. Com os 90 litros que irei colocar amanha a água irá transbordar pelo overflow e começar a encher o sump icon_yahoo . Finalmente acho que amanha começa a ciclar. icon_yes

Até amanha.

Re: Laura's Reef

Enviado: 12 Jan 2013, 19:16
por Elder Luis
Leonardo, não entendi pq vc está enchendo o aqua por etapas, algum motivo especial?

Re: Laura's Reef

Enviado: 12 Jan 2013, 21:39
por Leonardo Amorim
Pessoal, boa noite. Passando para atualizar.

Elder, só tenho uma bombona de 100 litros e um balde de 62 litros. O balde fica ligado direto no deionizador, e a água passa num fluxo muito lento, para garantir 0 ppm no TDS. Então, de manha cedo coloco o balde para encher com água DI, descobri uma vazão bem pequena que vai enchendo o balde durante o dia. Quando chego do trabalho transfiro a água para a bombona, misturo o sal até a densidade de 1026 g/l e coloco no reef, enquanto isso o balde vai enchendo de novo lentamente com água DI. No outro dia de manha o balde está quase cheio, transfiro de novo para a bombona antes de sair para o trabalho. Quando chego todo o processo se repete. Por isso fui enchendo o reef por etapas.

Mas ainda bem que essa peleja acabou hoje, e declaro oficialmente que foi iniciada a ciclagem icon_clap icon_clap icon_clap . Terminei o processo de enchimento, o volume líquido do display + sump + refúgio é de 465,7 litros (360 + 80,7 + 25, respectivamente).

Havia deixado uma rocha no sump de um colega aqui de BH por um mês, e a coloquei no reef hoje. Na hora que fui lavar o balde que usei para buscar essa rocha vi dois bichinhos, pareciam camarões brancos, no fundo do balde. Tinham o tamanho de um grão de arroz, e achei que estavam mortos. Quando fui colocar o dedo neles as perninhas se mexeram! Corri e coloquei os dois no reef. Enquanto consegui acompanhei eles dois com os olhos, mas depois se confundiram com o substrato. Esses foram os primeiros moradores do reef clapping_02 clapping_02 .

Vou aproveitar o post e fazer uma pergunta para os universitários. Sei que a ciclagem deve, preferencialmente, ser feita com as luzes apagadas. Isso vale para a iluminação do refúgio também, uma vez que algas são desejadas no refúgio para a redução do fosfato?

Vamos para as fotos:

Iluminação Branca + Azul actínica
Imagem

Iluminação Branca
Imagem

Iluminação Azul actínica
Imagem

Iluminação Azul noturno
Imagem

Iluminação Refúgio
Imagem

A iluminação do refúgio acende junto com o azul noturno, no período de 01:15 a 12:45. As outras luzes ficarão apagadas durante a ciclagem.

Outra pergunta. Como coloco uma foto no perfil e aquelas medições do My reef stats na assinatura?

Até amanha.

Re: Laura's Reef

Enviado: 12 Jan 2013, 21:42
por Elder Luis
ficou muito legal o layout das rochas!

entra no www.myreefstats.com, se cadastra, posta os parâmetros e o proprio site vai fornecer um link para vc copiar e colar na sua assinatura. Para mudar a assinatura, entra no painel de controle do usuário e vai em perfil, ali tem a opção assinatura

Re: Laura's Reef

Enviado: 13 Jan 2013, 17:50
por Leonardo Amorim
Boa noite pessoal. Atualizando.

Elder, obrigado pelo elogio e pela dica da assinatura!

Na hora que liguei minhas bombas de recalque ontem, vi que a vazão da bomba que alimenta o refúgio + gira-gira estava muito baixa. Essa bomba é uma ViaAqua 2600, e acho que a ligação hidráulica que eu fiz, junto com a altura do refúgio, estavam criando muita perda de carga. icon_thumbsdownsmileyanim
Como ia precisar de uma outra bomba para colocar no chiller que estou fazendo, decidi comprar uma bomba mais forte e colocar a VA2600 no chiller. Dei uma pesquisada na internet e vi muita gente elogiando as bombas MagDrive, e por coincidência achei uma pechincha com um logista amigo. Enfim, comprei uma MagDrive 950 para substituir a VA2600. Acabei de instalá-la, que bomba cavala! icon_joia Quase me causou um acidente. Antes do gira-gira e da entrada do refúgio coloquei registros de esfera, para regular a vazão. Eles estavam regulados para a outra bomba. Quando liguei a MagDrive o nível do refúgio foi subindo e quase transbordou! Tive que abrir o registro do gira-gira todo e deixar o registro do refúgio quase fechado icon_headstars

O Lojista que me vendeu a bomba me deu de brinde alguns pedaços de rocha sansibar de um dos aquários dele, cheias de vida! Coloquei no refúgio que até agora só tinha substrato. icon_clap

Durante a montagem da nova bomba o suporte da minha bóia de reposição se soltou, aproveitei e fiz um mais reforçado e estou esperando o silicone secar.

Outra dúvida. Quando estava preparando a água sempre deixava a densidade com 1025 g/l, mas não deixava a água com sal batendo, misturava com um pedaço de cano e logo que clareava media a densidade e colocava no reef. Hoje de manha fui medir e a densidade estava 1028 g/l. Esse aumento na densidade é normal? Imagino que mesmo com a água transparente ainda estejam ocorrendo dissoluções do sal na água e por isso a densidade foi aumentando, certo? De qualquer forma, vou corrigindo bem devagar agora, tirando 0,5 litro de água do reef e substituindo 0,5 litro de água DI, até a densidade voltar para 1025 g/l.

Seguem fotos:

Novas rochas do refúgio.

Imagem
Imagem
Imagem

Nova bomba MagDrive 950. Não consegui girar a foto no photobucket, estava muuuuito lento.

Imagem

Novo suporte da bóia de reposição colando.

Imagem

Bóia de reposição e suporte velho (esse suporte vai pro lixo 2guns )

Imagem

Até amanha!

Re: Laura's Reef

Enviado: 15 Jan 2013, 08:15
por Leonardo Amorim
Pessoal, bom dia.

Ontem à noite montei a boia de nível da reposição, ficou tinindo! icon_joia . A notícia ruim é que o skimmer está soltando muitas microbolhas, então a água está ficando turva, meio esbranquiçada. Deixei o skimmer desligado por 24 horas e a água ficou cristalina, o reef ficou lindão. Quando liguei em dois minutos as microbolhas já tinha infestado o display... icon_frusty
Abri um tópico lá no fórum Aquário Marinho Iniciante sobre esse tema, me ajudem por favor. viewtopic.php?f=45&t=20313

Uma notícia boa é que ontem eu vi um monte de bichos em cima da pedra que eu deixei no tanque de um colega. Pareciam uns camarõezinhos, muito pequenos, o maior tinha uns 5 mm, o menor tinha uns 2 mm. Vi também um outro que parecia uma minhoca, acho que era algum tipo de verme. Tentei bater fotos mas o fotógrafo é péssimo e minha máquina também não ajuda. Mesmo assim fiquei bem feliz!

Um abraço.

Re: Laura's Reef

Enviado: 15 Jan 2013, 17:55
por nelson.dellago
Parabéns, por mais uma etapa alcançada.
A montagem está muito boa, o painel elétrico ficou ótimo.