Página 1 de 3

Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 11:22
por Adonelson
Olá,

Como não havia me apresentado apesar de não ser o local apropriado, aproveito o tópico.

Meu nome é Adonelson, tenho 30 anos, há 23 possuo aquários.

Sempre tive aquário de água doce e este é meu primeiro marinho.

Atualmente possuo um sistema doce de 280x70x70, dedicado a uma potamotrygon motoro e como ela não é sociável com peixes pequenos sempre mantive um sistema menor 143x65x60 para crescimento dos animais antes de inseri-los no aquário principal e foi com esse sistema que decidi iniciar o marinho.

Vamos ao que interessa:

Início da montagem 25/05/2012

Sistema Joubert com alterações

Aqua 143x65x60
70 quilos de rocha natural
70 de aragonita (vou ter que adicionar mais)

Circulação interna
3 sicce voyager 4 6.000l/h

Sump 65x50x40
Skimmer Reef Octopus 6540b
Refúgio 40x50x40 (só havia esse espaço) Ele tem acumulado pequenas particulas no fundo do substrato apesar da circulação. O que faço? Acho que isso pode ser uma bomba...

Recalque Bomba cubos orca 6.000l/h (que joga para o aquário e para o refúgio)
Ps: Acreditem é mais silenciosa do que muita marca famosa que já tive.

Refriamento: ainda não decidi, por enquanto estou mantendo em 26º com o condicionador de ar ligado.

Iluminação: Esta é a dúvida principal. Eu queria Led mas a patroa vetou o gasto. icon_chair . Pela altura como quero manter SPS só HQI mesmo. Até considerei as T5 mas pelo que tenho lido ficariam no limite, vetando qualquer coral mais exigente. Estou com algumas possibilidades. Um amigo tem uma calha da Boyu(cujo acabamento é muito bom) http://www.aquaricamp.com.br/detalhesProduto.php?id=403 já com lâmpadas da geisemann 150w 12.500 e actinic plus e acreditem o custo da aquisição é excelente. Ocorre que tenho achado a iluminação ineficiente quanto a potência da HQI de 150W(mesmo sendo geisemann). Então eu poderia: 1 - Manter essa configuração original(está bom?) 2 - Adquirir a calha e trocar as lâmpadas para 250W(não sei se o tamanha é o mesmo) e também os reatores(isso é moleza - eu acho)quem souber me diga. 3 - Mandar fazer algo tipo uma caixa(vazada por cima e por baixo) que ficaria tipo pendante no tamanho 130x50x25, instalando duas HQI"s de 250 em refletores do Francisco Terra e mais duas T5 Actinic de 54w. A vantagem é que acaso fosse necessário sobraria espaço para customizar o projeto inserindo mais iluminação. o que acham?

Parâmetros atuais:

Temperatura 26º
Calcio 420
Magnésio 1350
PH 8
DKH 9
Amônia 0
Nitrito 0
Nitrato 10
Fosfato 0,6 (dúvida: o fostato tem surto de aumento no início da montagem assim como a amonia, nitrito e nitrato? Após o nitrito ter zerado e ter iniciado o aparecimento da amonia, verifiquei que o fosfato estava em 1.0 mesmo sem animais, alimento... então fiz 2 trocas parciais com intervalo de 7 dias e está baixando. Eu achei muito alto em relação a presença de nitrato, que quase nunca chega a 10. Tenho filtro de osmose com deionizador.

Animais inseridos faz 6 dias(não conheço os nomes corretamente):

1 Frog ponta verde
1 Frog ponta rosa
1 Trumpet rosa
1 Trumpet bicolor
1 Trumpet kriptonita
1 Anêmona bubble green

Aguardo sugestões, críticas, opiniões, pitacos...

Assim que der posto fotos

Ps: Onde consigo alga chaetomorfa para vender na internet. Aqui em Aracaju não encontro nem para remédio...

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 12:02
por Marcio Gielfi
Adonelson, seja bem vindo ao Brasilreef !!!

Respondendo suas dúvidas:

Se está acumulando sujeira no seu refúgio sugiro colocar um filter socks ( aqui no Brasil não sei porque é conhecido como shark bag) na chegada do seu sump.

Quanto a iluminação eu discordo de voce que as T5 para a altura do seu aquário, principalmente tendo substrato alto seja insuficiente, vide aquário do Carlinhos Moreno, que a melhor referencia em SPS aqui no Brasil, ele usava HQI e migrou para T5 e está bem satisfeito com isso e se eu não estou enganado o aquário dele é 10cm mais alto que o seu e não tem nem substrato.

Caso continue pelo caminho da HQI realmente tem que ser de 250W e honestamente não acho que vale o investimento de pegar a luminária Boyu e modifica-la para usar HQIs de 250W, até porque para cobrir 143 x 65 cm com 2 HQI vai ter que usar um refletor bem grande. Voce vai partir para algo customizaado, que voce mesmo pode fazer ou pode orçar uma luminária com o França aqui de São Paulo. Um tempo atrás o Celso estava vendendo uma luminária com HQI que ele usava no aquário dele, que tem mais ou menos suas medidas, passa uma MP para ele e ve se ele ainda não vendeu.

Quanto a resfriamento, não vai ter como fugir de chiller infelizmente, só SPS em Aracaju manter na ventoinha vai ser complicado.

Sim, fosfato também vai variar no início de ciclagem, não é necessário fazer troca de água no período de ciclagem, mas posteriormente, para manter SPS, o fosfato não deve passar de 0,03 e isso dá um trabalhinho para manter nestes níveis, e os corais softs e LPS não gostam muito de fosfato muito baixo ... é um enorme desafio manter um aquário misto.

Boa sorte na sua empreitada e fique a vontade para perguntar tudo que quiser.

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 12:31
por Adonelson
Iluminação

Na verdade eu estava querendo T5, só que fui desestimulado pelas consultas. Alguns posts afirmam que não dá para manter tridcnas e SPS exigente com mais facilidade(não sei qual). O tamanho do refletor realmente pode ser um problema. O caso da luminária boyu seria exatamente pela calha as lâmpadas seriam novas (está saindo por menos de 2.000). Eu fiz um teste e achei realmente que a luminária criou pontos negros no canto esquerdo e direito superior e um v no meio. Não há angulo suficiente.

Se for de T5 8 lâmpadas de 54 são suficientes? A que altura da lámina d"agua?

Quanto a temperatura eu nem penso em ventoinha. Além de fazer um barulho danado é ineficiente. Por outro lado a questão do chiller tem quebrado minha cabeça. Eu tenho um tique nervoso com barulho icon_4. E um chiller faz muito barulho. Por enquanto estou mantendo com o ar condicionado, até pq ele fica ligado quase sempre e não vai alterar minha conta de energia. O problema é que para manter a temperatura do aqua em 26 tenho que baixar muito a do ambiente e ai faz um frio da... Estou quase como na cena do filme Os pinguins do papai. kkkkkkkkkkk

Há algumas possibiliadades: 1 - Mandar fazer um chiller com split de ar jogando a serpentina de cobre revestida de pvc dentro do sump. 2 - fazer um compartimento dentro do sump com divisões mais altas que ele prórpio e jogar a serpentina de cobre dentro(a serpentina não entra em contato com a água do aqua, apenas com outra água separada por um vidro de 2mm, para efeitos de seguança a água deve ser torcada de tempos em tempos para o caso de quebrar o vidro não haver contaminação com metal). 3 - Comprar um chiller, instalar na varanda e fazer a água chegar até lá e voltar, até mesmo pq não há espaço no móvel. O problema é que não vai ficar esteticamente legal pq a mangueira vai aparecer e muito.

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 13:01
por Adonelson
Seguem as fotos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 13:52
por Marcio Gielfi
Adonelson escreveu:Iluminação

Na verdade eu estava querendo T5, só que fui desestimulado pelas consultas.

Alguns posts afirmam que não dá para manter tridcnas e SPS exigente com mais facilidade(não sei qual).


Voce está fazendo consultas de iluminação com as pessoas erradas, da uma espiada no link abaixo, esse é o aquário do Carlinhos, que acabou de ser eleito o aquário do mes na reefcentral ... Vai ver que ele tem muitos SPS dos mais exigentes e vai ver no fundo tridcnas maravilhosas e vai ver que ele só usa T5, a maioria da marca Narva.

http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... -the-month


Adonelson escreveu:O tamanho do refletor realmente pode ser um problema. O caso da luminária boyu seria exatamente pela calha as lâmpadas seriam novas (está saindo por menos de 2.000). Eu fiz um teste e achei realmente que a luminária criou pontos negros no canto esquerdo e direito superior e um v no meio. Não há angulo suficiente.


Sim, é isso mesmo que esta luminária vai te proporcionar, fora que é uma fábrica de calor, muito bom de se usar em lugares frios, pois economiza no aquecedor do aquário e do ambiente também !!!

Adonelson escreveu:Se for de T5 8 lâmpadas de 54 são suficientes? A que altura da lámina d"agua?


Seu aquário tem um tamanho ingrato pacas .... ele é grande para T5 de 54W e pequeno para as de 80W ... 8 está bom para começar, mas tera que ser 4 mais deslocadas para a esquerda e 4 deslocadas para a direita. Se realmente vai ser para SPS exigentes e Tridcnas, pode deixar espaço para mais 2, se precisar no futuro coloca. A distancia das lampadas para a água recomendo 20 cm para não precisar de splash guard ( propetor de respingo para as lampadas)

Adonelson escreveu:Quanto a temperatura eu nem penso em ventoinha. Além de fazer um barulho danado é ineficiente. Por outro lado a questão do chiller tem quebrado minha cabeça. Eu tenho um tique nervoso com barulho icon_4. E um chiller faz muito barulho.


Sim, chiller não está entre os 50 equipamentos mais silenciosos do aquário !!! tem que colocar a máquina fora não só pelo barulho, mas também por conta do calor que ele gera !!!

Adonelson escreveu:Por enquanto estou mantendo com o ar condicionado, até pq ele fica ligado quase sempre e não vai alterar minha conta de energia. O problema é que para manter a temperatura do aqua em 26 tenho que baixar muito a do ambiente e ai faz um frio da... Estou quase como na cena do filme Os pinguins do papai. kkkkkkkkkkk


Hahahahahaha to imaginando !!! tá usando casaco no local né !!! rsrsrsrsrsrs

Bom, pelos animais que tem no momento, a água pode ficar em 28 graus sem problema nenhum, com isso acho que dá para deixar de usar casaco por enquanto !!! Para SPS 27 é a temperatura máxima para manter com segurança ( tem que ter uma folga em caso de falta de energia e 27 já é com esta folga)

Adonelson escreveu:Há algumas possibiliadades: 1 - Mandar fazer um chiller com split de ar jogando a serpentina de cobre revestida de pvc dentro do sump.


Esta é uma boa opção.

Adonelson escreveu:2 - fazer um compartimento dentro do sump com divisões mais altas que ele prórpio e jogar a serpentina de cobre dentro(a serpentina não entra em contato com a água do aqua, apenas com outra água separada por um vidro de 2mm, para efeitos de seguança a água deve ser torcada de tempos em tempos para o caso de quebrar o vidro não haver contaminação com metal).


Isso usei a 30 anos atrás, tem tanto risco que eu não penso mais em usar, o vidro de 2mm é muito fino, um espirro mais forte e ele quebra. 15 minutos da serpentina de cobre dentro da água é mais que suficiente para que esta água seja uma bomba atomica para corais .... vazou para o aquário voce pode dizer adeus para os corais .... em 2 dias derrete tudo.

Adonelson escreveu:3 - Comprar um chiller, instalar na varanda e fazer a água chegar até lá e voltar, até mesmo pq não há espaço no móvel. O problema é que não vai ficar esteticamente legal pq a mangueira vai aparecer e muito.


O split voce colocaria a onde, na parede externa ? porque se a mangueira fica feio ( e fica mesmo) , a tubulação do split para a opção 1 ou 2 também vai aparecer.

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 14:32
por Adonelson
É Marcio já vi que vou de T5 mesmo.

O tamanho do aquário é realmente um incomodo, mas não deu para ser diferente, pois há 02 anos comprei uma folha de vidro inteira para fazer a base da mesa de casa e ai sobrou dessa forma, o vidraceiro explicou que retirar tão pouco em vidro de 12mm seria arriscado. Então ficou assim.

Acho que a melhor opção é a de 54w mesmo e que maior não fica legal... Estou imaginando a calah maior que o aquário... O que acha?

O split ficaria do lado direito do aquário, só que primeiro a tubulação tem que passar entre a parede e o móvel do aquário(se afastando do aquário, pq se virar logo a direito é a sala e não a varanda). Como o cobre é fino ele passa numa boa e não vai ficar aparecendo pq o sofá esconde. Mas se for mangueira não dá entre a parede e o móvel e nem entre o vidro e a parede, dai vai ter que vir por cima do aquário. (imagine uma mangueria passando no meio da parede. ui...). Até pq se isso fosse possível meu sump ficaria lá na varanda.

O problema da serpentina de cobre revestida de PVC é que aqui em Aracaju ninguém nem sabe o que é e ainda me chamam de doido, que isso não existe... Dia desses tive que levar uma foto na casa de refrigeração...

Os canos de retorno saem quando os bicos de pato chegarem.

As pedras superiores só irão ficar até a decisão definitiva sobre a iluminação. Prentendo baixar o paredão. No mais a arrumação está agradável? No fundo, canto direito está uma bomba de circulação, para que não haja acumulo de detritos. A bomba esta acessível basta retirar uma pedra, além do mais as demais estão afastadas do vidro do fundo possibilitando a circulação de água.

Outra coisa opina ai sobre os equipamentos, configuração... Pode esculhambar se for o caso...

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 16:52
por Ramon Brescovici
Refúgio 40x50x40 (só havia esse espaço) Ele tem acumulado pequenas particulas no fundo do substrato apesar da circulação. O que faço? Acho que isso pode ser uma bomba...


opa. nao li tudo do tópico por falta de tempo, talvez já tenham falado: se a circulação do refugio for só superficial, voce deverá elevar o substrato e deixar uma pequena camada de agua livre de substrato pra nao ter esse acúmulo.

tenho aqua 120x60x60, e uso 9 t5 de 54 watts. tenho vários sps, e os lps sensíveis a luz tem de ficar nos cantos

HQI? aí é muito quente, faz isso não!

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 17:25
por Adonelson
Ramon Brescovici escreveu:
Refúgio 40x50x40 (só havia esse espaço) Ele tem acumulado pequenas particulas no fundo do substrato apesar da circulação. O que faço? Acho que isso pode ser uma bomba...


opa. nao li tudo do tópico por falta de tempo, talvez já tenham falado: se a circulação do refugio for só superficial, voce deverá elevar o substrato e deixar uma pequena camada de agua livre de substrato pra nao ter esse acúmulo.

tenho aqua 120x60x60, e uso 9 t5 de 54 watts. tenho vários sps, e os lps sensíveis a luz tem de ficar nos cantos

HQI? aí é muito quente, faz isso não!


Ramon não entendi sua explicação. O sump e o refúgio são caixas distintas. A água cai no sump passa pelo skimmer, decantação e depois vai para o compartimento da bomba, que joga através de um T para recalque(aquário) e para o refúgio, que retorna por gravidade para a decantação do sump. O refúgio é montado em um Joubert modificado, com 15cm de substrato e 20cm de água. Já o sump possui algumas pedras, nada de substrato.

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 19:16
por Eduardo Perrone
Elder Kd voce para opinar nessa parede de rochas??????
icon_bangin

obom vou comentar somente na beleza do display eu achei fantastica apezar de nao ser nada viavel, o elder vai te explicar isso ele me convenceu

:)

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 19:49
por Marcio Gielfi
Adonelson escreveu: É Marcio já vi que vou de T5 mesmo.

OK, sábia decisão

Adonelson escreveu:O tamanho do aquário é realmente um incomodo, mas não deu para ser diferente, pois há 02 anos comprei uma folha de vidro inteira para fazer a base da mesa de casa e ai sobrou dessa forma, o vidraceiro explicou que retirar tão pouco em vidro de 12mm seria arriscado. Então ficou assim.


Não tem problema, nada que deslocando as lampadas umas para a esquerda e outras para a direita não resolva.

Adonelson escreveu:Acho que a melhor opção é a de 54w mesmo e que maior não fica legal...


Maior vai ficar feio ... tem que ser 54W

Adonelson escreveu:Estou imaginando a calah maior que o aquário... O que acha?


O que é calah ?

Adonelson escreveu:O split ficaria do lado direito do aquário, só que primeiro a tubulação tem que passar entre a parede e o móvel do aquário(se afastando do aquário, pq se virar logo a direito é a sala e não a varanda). Como o cobre é fino ele passa numa boa e não vai ficar aparecendo pq o sofá esconde. Mas se for mangueira não dá entre a parede e o móvel e nem entre o vidro e a parede, dai vai ter que vir por cima do aquário. (imagine uma mangueria passando no meio da parede. ui...). Até pq se isso fosse possível meu sump ficaria lá na varanda.


não sei se entendi bem ... o split fica dentro do mesmo espaço, ao lado do aquário jogando ar quente no ambiente ?

Adonelson escreveu:O problema da serpentina de cobre revestida de PVC é que aqui em Aracaju ninguém nem sabe o que é e ainda me chamam de doido, que isso não existe... Dia desses tive que levar uma foto na casa de refrigeração...


tenta na refrigeração marechal e ve se eles tem a serpentina, ele despacham para o Brasil todo. http://www.refrigeracaomarechal.com.br/

Adonelson escreveu:As pedras superiores só irão ficar até a decisão definitiva sobre a iluminação. Prentendo baixar o paredão. No mais a arrumação está agradável? No fundo, canto direito está uma bomba de circulação, para que não haja acumulo de detritos. A bomba esta acessível basta retirar uma pedra, além do mais as demais estão afastadas do vidro do fundo possibilitando a circulação de água.


Tenho por hábito não entrar no mérito estético ... eu particularmente não gosto de paredão, mas gosto não se discute-se certo !!! Pelas fotos as pedras tem vários espaços e pela sua discrição, vai circular água por trás, não vejo problema, realmente ele está muito alto e não são muitos corais que vão gostar da proximidade da iluminação, além do que ter que podar toda hora porque eles acabam saindo rápido da água.

Adonelson escreveu:Outra coisa opina ai sobre os equipamentos, configuração... Pode esculhambar se for o caso...


Quanto ao skimmer, a marca é ótima, o modelo está OK desde que não coloque muitos peixes, pois para aquários com predominancia de SPS o skimmer tem que ser bem agressivo e pelo volume do sue aquário ele está bem justinho.

Iluminação T5 usando lampadas de boa marca vai funcionar muito bem.

Não conheço a bomba de retorno nem as de circulação, logo não posso opinar. Em termos de volume de circulação a princípio está ok, eventualmente no futuro tenha que adicionar mais uma quando os sps estiverem grandes.

Precisa definir a forma de reposição de CA, MG e alk, se vai de reator ou bailing.

Precisa deixar um espaço no sump para um GFO, para SPS segurar fosfato em níveis bem baixos pode ser algo complicado.

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 19:50
por Elder Luis
Eduardo Perrone escreveu:Elder Kd voce para opinar nessa parede de rochas??????
icon_bangin


calma, estou voltando aos poucos pro fórum, não notou que fiquei 1 semana sem praticamente aparecer? Meu bebe estava internado pela 5ª vez, muita correria, saiu no sábado icon_headstars

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 13 Ago 2012, 20:39
por Adonelson
Márcio, fora deste ambiente. A tubulação vai atravessar a parede a direita, mas antes disso ela tem que vir na direção de quem bateu a foto, passando entre o móvel e a parede da direita. e entre o móvel que você vê e a parede o espaço e bem estreito sai só passa os tubos. Realmente eu vou baixar o paredão. Pretendo disse com produtos da red sea u outro similar. Como ainda não precisou não estou adicionando nada. Sou da teoria ao adicionar nada sem medir. O que e GFO. As palavras estão desconexas pq estou digitando no cel. Aí sai essa baboseira. Elder espero melhora, também tenho filho e sei como ficamos preocupados. Boa sorte.

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 14 Ago 2012, 00:36
por Marcio Gielfi
GFO = oxido de ferro granulado , é para reduzir só fosfato, como voce vai ter camada alta de substrato, ele funciona como um denitrificador, vai reduzir bastante nitrato mas nem tanto fosfato. Daí voce talvez precise de GFO, por isso de deixar um espaço para um pequeno reator

Calah = calha certo ? se for isso, eu prefiro a calha menor que o aquário, fica mais bonita.

Esta certo, não adicione nada sem medir, mas já te adianto que não vai ter como escapar de adicionar cálcio, magnésio e bicarbonato ( para alcalinidade), tem que prever algum metodo, na mão com um aquário deste tamanho é uma escravidão sem tamanho rsrsrsrs

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 14 Ago 2012, 13:22
por Adonelson
Marcio Gielfi escreveu:GFO = oxido de ferro granulado , é para reduzir só fosfato, como voce vai ter camada alta de substrato, ele funciona como um denitrificador, vai reduzir bastante nitrato mas nem tanto fosfato. Daí voce talvez precise de GFO, por isso de deixar um espaço para um pequeno reator

Calah = calha certo ? se for isso, eu prefiro a calha menor que o aquário, fica mais bonita.

Esta certo, não adicione nada sem medir, mas já te adianto que não vai ter como escapar de adicionar cálcio, magnésio e bicarbonato ( para alcalinidade), tem que prever algum metodo, na mão com um aquário deste tamanho é uma escravidão sem tamanho rsrsrsrs


1 - GFO pelo que entendi é algum tipo reator... O que acha do phosban reactor? Eu já tenho um filtro de areia fluidizada(sem uso) e pelo que observei possuem a mesma construção e objetivo, bastando trocar a mídia. É isso mesmo? Tenho espaço no sump para instalar. 2 - Alga chaetormorfa no refúgio não segura?

3 - A questão da dosagem eu não tenho a menor idéia. Para diminuir meu trabalho, se é que isso é possível, estou utilizando o sal red sea pro coral, que pelo menos insere uma boa quantidade de cálcio, magnésio e alcalidade na troca de água. Acredito que somente isso não será suficiente e preciso achar uma forma de adicionar os elementos. Comprei o progarama da red sea e estou monitorando para observar o consumo e por enquanto nada alterou desde a montagem. Acho que é pq tenho poucos corais. 4 - Não gosto de ficar refém de intervenção diária no aquário, prefiro um método que possibilite o acompanhamento sem precisar ter que "fazer" alguma coisa. E ainda não entendi o funcionamento correto dos métodos de dosagem. Observei que alguns são feitos por reatores com CO2(inviável, não tenho espaço) e outros com aplicação de líquidos ou concentrados em pó. Que pode ser manual ou automática(acho) e esse sistema não consegui compreender o funcionamente, aparelhos... O que teria que ser comprado? Os produtos e uma dosadora? Se puder indique Marca. Uma coisa que me fez optar pelo Jouber foi jsutamente a reposição da reserva e do cálcico(acho) através do próprio processo de desnitrificação, mas não sei até que ponto ele consegue repor, principalmente pela alta necessidade gerada pelos SPS.

Notei que mencionou o fato do skimmer estar justo... O foco são os corais, peixes serão acessórios. A fauna definitiva se possível será: 01 Mandarim(ao seu tempo, claro), 02 palhaços, 01 yelow tang, 01 blue tang, 05 green chromis e se der, escolher entre um tang aquiles ou tang purple. A fauna está excessiva? até onde? O skimmer suporta? Acha melhor arrumar um mais potente, pq se for, é melhor eu providenciar logo. Qual? Quando comprei, a "ciência" do achismo me fez crer que já era um absurdo para o meu aquário(deve ter menos de 500 litros reais).

Não vejo muitas informações sobre purigem em aquário marinho. Tenho uma boa quantidade aqui em casa, acha que devo usar?

Opa, ia esquecendo. A minha água da torneira é alcalina 7.6 e quando passa pelo RO/DI fica ácida, é normal?

E lá na refrigeração marechal não tem a serpentina de cobre. Mandei um e-mail para eles. Vamos ver no que vai dar.

Obrigado por todas as dicas.

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 14 Ago 2012, 15:17
por Marcio Gielfi
Adonelson escreveu:
1 - GFO pelo que entendi é algum tipo reator... O que acha do phosban reactor? Eu já tenho um filtro de areia fluidizada(sem uso) e pelo que observei possuem a mesma construção e objetivo, bastando trocar a mídia. É isso mesmo? Tenho espaço no sump para instalar.


GFO é uma mídia, que vai dentro de reator, como o phosban por exemplo. Eu acho que dá para usar o de areai fluidizada desde que coloque uma espuma para a mídia não escapar.

Adonelson escreveu:2 - Alga chaetormorfa no refúgio não segura?


No seu caso ajuda, mas não vai ser suficiente, o refúgio teria que ser bem maior para que ela sozinha desse conta. E como voce tem um bom denitrificador no aquário, muito provavelmente vai faltar nitrato e em um refúgio grande iria faltar nitrato para elas absorverem todo o fosfato.

Adonelson escreveu:3 - A questão da dosagem eu não tenho a menor idéia. Para diminuir meu trabalho, se é que isso é possível, estou utilizando o sal red sea pro coral, que pelo menos insere uma boa quantidade de cálcio, magnésio e alcalidade na troca de água.


Eu uso este sal, muito bom, mas ele sozinho não vai segurar ( até segura, mas vai trocar tanta água que vai ficar caro). Vai ser necessário complementar.

Adonelson escreveu:Acredito que somente isso não será suficiente e preciso achar uma forma de adicionar os elementos.


Exato

Adonelson escreveu:Comprei o progarama da red sea e estou monitorando para observar o consumo e por enquanto nada alterou desde a montagem. Acho que é pq tenho poucos corais.


Sim, com poucos corais voce não vai ter um consumo grande, as TPAs neste caso vão dar conta ( provavelmente a alcalinidade vai ser a primeira a não ser suprida por TPA)

Adonelson escreveu:4 - Não gosto de ficar refém de intervenção diária no aquário, prefiro um método que possibilite o acompanhamento sem precisar ter que "fazer" alguma coisa. E ainda não entendi o funcionamento correto dos métodos de dosagem. Observei que alguns são feitos por reatores com CO2(inviável, não tenho espaço) e outros com aplicação de líquidos ou concentrados em pó.


Exato, um é o reator de cálcio ( que na realidade repõe os 3 elementos), usa uma mídia calcarea e CO2 para criar um ambiente levemente ácido que vai dissolvendo a mídia e com isso repõe os elementos.
O outro sistema é a dosadora, que nada mais é do que uma ou mais bombas de baixa vazão com um timer individual para cada uma, de tempos em tempos ela liga e injeta uma solução supersaturada, seja de cálcio, bicarbonato ou magnésio. cada elemento precisa de uma solução separada, por isso que o mais comum são dosadores com 3 bombas.

Adonelson escreveu:Que pode ser manual ou automática(acho) e esse sistema não consegui compreender o funcionamente, aparelhos...

Expliquei acima e te digo, hoje estou dosando na mão para um nanico de 70 litros com um sump de 60 e não dá muito certo rsrsrsrs , como logo logo um sistema bem maior vai entrar em funcionamento, eu vou ter que automatizar isso.

O que teria que ser comprado? Os produtos e uma dosadora? [/quote]

Exato, voce pode comprar soluções prontas, como a red sea, ou voce mesmo fazer em casa comprando produtos em lojas especializadas e uma dosadora.

Adonelson escreveu:Se puder indique Marca.


A única que já usei foi a litermeter, mas como um amigo fala , custa uma bica , e eu concordo em genero, numero e grau, e hoje nem tenho dosadora, as marcas populares no Brasil quebram direto a bomba, um dos fabricantes deixa claro que a bomba dura 300 horas de funcionamento ... muito pouco mesmo para uma bomba dosadora que vai funcionar minutos por dia e o brinquedo vai custar pra lá de R$ 1000 cruzeiros ....

Adonelson escreveu:Uma coisa que me fez optar pelo Jouber foi jsutamente a reposição da reserva e do cálcico(acho) através do próprio processo de desnitrificação, mas não sei até que ponto ele consegue repor, principalmente pela alta necessidade gerada pelos SPS.


Esta reposição é marginal, e insignificante em um aquário de SPS.

Adonelson escreveu:Notei que mencionou o fato do skimmer estar justo... O foco são os corais, peixes serão acessórios. A fauna definitiva se possível será: 01 Mandarim(ao seu tempo, claro), 02 palhaços, 01 yelow tang, 01 blue tang, 05 green chromis e se der, escolher entre um tang aquiles ou tang purple. A fauna está excessiva? até onde?


Com a fauna proposta, desde que o aquário não se torne um coração de mãe e ache que sempre cabe mais um peixe, ele vai ficar justo, mas está OK.

Adonelson escreveu:O skimmer suporta? Acha melhor arrumar um mais potente, pq se for, é melhor eu providenciar logo. Qual? Quando comprei, a "ciência" do achismo me fez crer que já era um absurdo para o meu aquário(deve ter menos de 500 litros reais).


Suporta apertado, mas como voce já comprou, acho que não vai compensar vender este para comprar outro. Se voce acha que compensa, pode pensar em um skimmer para 1500 litros para o seu caso.

Adonelson escreveu:Não vejo muitas informações obre purigem em aquário marinho. Tenho uma boa quantidade aqui em casa, acha que devo usar?


Nunca usei, ai eu deixo para o time de aquaristas diferenciados do fórum te responder esta ...

Adonelson escreveu:E lá na refrigeração marechal não tem a serpentina de cobre. Mandei um e-mail para eles. Vamos ver no que vai dar.


procure por outras nojas de refrigeração no google, use como referencia a alameda Glette, é a rua aqui em São paulo onde tem a refrigeração Marechal e muitas outras.

Adonelson escreveu:
Obrigado por todas as dicas.


De nada, disponha, estou aqui para ajudar quem quer ser ajudado e escreve com clareza, porque meu internetes é uma desgraça, eu só entendo bem Portugues e Ingles, outros idiomas eu não tenho mais idade para aprender rsrsrsrsrs :)

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 14 Ago 2012, 15:33
por Ramon Brescovici
Adonelson escreveu:
Ramon Brescovici escreveu:
Refúgio 40x50x40 (só havia esse espaço) Ele tem acumulado pequenas particulas no fundo do substrato apesar da circulação. O que faço? Acho que isso pode ser uma bomba...


opa. nao li tudo do tópico por falta de tempo, talvez já tenham falado: se a circulação do refugio for só superficial, voce deverá elevar o substrato e deixar uma pequena camada de agua livre de substrato pra nao ter esse acúmulo.

tenho aqua 120x60x60, e uso 9 t5 de 54 watts. tenho vários sps, e os lps sensíveis a luz tem de ficar nos cantos

HQI? aí é muito quente, faz isso não!



Ramon não entendi sua explicação. O sump e o refúgio são caixas distintas. A água cai no sump passa pelo skimmer, decantação e depois vai para o compartimento da bomba, que joga através de um T para recalque(aquário) e para o refúgio, que retorna por gravidade para a decantação do sump. O refúgio é montado em um Joubert modificado, com 15cm de substrato e 20cm de água. Já o sump possui algumas pedras, nada de substrato.



se o refúgio tá acumulando uma camada marrom em cima do substrato, aumentar o volume de substrato vai fazer a parte de cima do substrato ficar mais elevada, portanto e por diminuir o volume dágua, vai ter mais circulação, que vai evitar acúmulo de sujeira por falta de circulação.

ou, direcione a circulação pra baixo, fazendo subir esta nhaca.
ou, melhor ainda, sifone em todas as tpas.

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 15 Ago 2012, 13:45
por Adonelson
Ramon, agora entendi e vou providenciar.

Marcio, estou considerando a possibilidade de trocar o meu skimmer. O lojista que me vendeu está precisando de um igual e se propôs a receber o meu pelo valor pago.

As possibilidades são: Ficar entre um skimmer convencional ou recirculante. E entre a série NWB e Super Reef, cuja diferença principal está na bomba. O primeiro utiliza a bomba OTP e o segundo bomba NY, que segundo fabricante é mais eficiente e silenciosa.

Modelos: NWB 250, Super Reef 3000 ou Super Reef 5000. Em todas as opções pode ser escolhido entre o convencional e o recirculante, que é mais caro. Vale o investimento no recirculante?

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 15 Ago 2012, 14:37
por Marcio Gielfi
Se o lojista está propondo receber pelo vago pago ai acho que é um bom negócio voce trocar seu skimmer.

Não vale a diferença de preço no skimmer recirculante, eu ficaria com o super reef, eu tenho um aqui que é o SRO 2000 que toca um aquário de 270 litros. Agora não sei que bomba da reef octupus é esta tal de NY, a bomba para skimmer que conheço como NY é nacional. A linha SRO usa a bomba bubble blaster (BB) que é mehor que a OTP.

O ideal para um reef de SPS no seu caso seria o SRO 5000, ai precisa ver se cabe no seu sump , o SRO 3000 também dá mais também não deixa lá muita folga, mas é melhor que o 6540b que voce tem. Tem que ver se o 5000 também cabe no orçamento do aquário.

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 31 Ago 2012, 12:17
por Adonelson
Marcio,

Algumas novidades e dúvidas

Iluminação:

Adquiri as lâmpadas, reatores, refletores (feitos por encomenda copiando o Carlos Moreno - alumínio importado da alemanha). Serão 8 t5 de 54w.

Filtragem:

Instalei um reator de pellets há 20 dias.

Resfriamento:

Consegui o bendito crobe revestido de pvc e estamos finalizando a instalação.

Parametros:

Aqui surgem alguns problemas. Após verificar o pequeno consumo de cálcio e de RA, parti para a adição de kalkwasser com duas câmaras e gotejamento. Está quase tudo ok. Cálcio 470, Magnésio 1480 e PH 8.2 RA 8. Amônia 0 e Nitrito 0 há mais de 60 dias. Nitrato era 10 baixou para 5. Agora fosfato icon_4 não consigo baixar. O aqua tem mais de 3 meses e desde que comecei a medir o fosfato em 25/07/2012 ele está em 1.0 e não baixa nem com reza. (Teste Red Sea comum e o PRO. são diferentes). A água de reposição e TPA é de RO/DI própria, com TDS marcando 0. Já fiz 3 TPAs de 10% (é dificil trocar mais por causa de vasilhame e espaço no AP).

Não havia um só peixe no aquário (fazem dois dias que adicionei dois palhaços com 3cm) o que significa dizer que não há entrada de alimentos. Os corais que tenho, cerca de 17 LPS e SPS, aparentemente estão bem, com a exceção de um trumpet Kriptonita que abre muito pouco.

Suspeito que o constante excesso de fosfato decorre de que Parte(apenas um 1/3) das rochas e da Aragonita que vieram de um desmonte muito antigo (estavam guardadas há muito tempo, mas o aquarista era confiável e zeloso). É possivel que a decomposição daqueles materiais esteja gerando tanto fosfato? E porque o mesmo não ocorre com o Nitrato? As trocas parciais não deveriam ter surtido algum efeito positivo? Nâo quero começar com GFO agora para ter noção primeiro da quantidade de fosfato real do aquário. O Kalkwasser não deveria estar ajudando o skimmer? Os pellets também não deveriam contribuir?

Re: Montagem - dúvidas e sugestões

Enviado: 31 Ago 2012, 12:25
por Ramon Brescovici
to meio que pegando o bonde andando novamente...

salvo engano, segundo uma tabela do Randy, montou-se uma fórmula pra ver se há equilíbrio entre CA e KH (medida em meq/l). seria

calcio = kh*20 +360

dá pra notar que seu equilíbrio está com mais cálcio que kh.

outro problema de ter kh e calcio altos (no caso, só seu calcio tá alto) é a "precipitação" que vai ocorrer principalmente nos aquecedores e bombas, mas que a longo prazo também ocorre nos canos diminuindo a potencia dos equipamentos por 'grudar uma camada calcárea'.

quanto ao fosfato, eu nao me preocuparia.

abraço