🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montando mais uma reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:01
Apelido: Diego S Manoel
Localização: Araras - SP

Montando mais uma reef

#1 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

Bem meu amigos tenho o prazer de mostrar mais um reef que estou montando.


Devo ser sincero que mesmo apos 10 anos de aquarismo marinho a emoção e satisfação de montar o sistema continua igual a do primeiro reef montado, para não dizer maior, pelo fato de sempre tentar superar os limites e aprender a cada dia mais e mas com os nossos queridos animais


Enfim, este novo reef que estou montando vai manter SPS, alem de alguns LPS e Softs, e este aquario estara servindo como fonte de pesquisa para outros projetos que tenho em mente.


Posso adiantar que alguns do meus projetos esta relacionado a tornar o hobbie mais acessivel, com projetos DIY, que sejam praticos e acima de tudo com funcionalidade garantida e especialmente sem colocar em risco o bem estar de qualquer animal.


Outro detalhe projetei este aquário, para usar todos os equipamentos necessários, nomenor espaço possível, pois não teve acordo aqui em casa com minha mãepara eu mexer muito em posição de sofá, estante etc

E eu também não queria levalo para onde ficava a estufa de criação em casa simplesmente para ter um espaço maior, pois a noite não daria para eu entrar lá, pois tem também o criatório de curio de meu pai, ai com as fêmeas chocando nem pensar de fazer barulho ou ligar a luz >.<


Bom vamos ao Setup do aqua.

DISPLAY PRINCIPAL :

Tamanho -> ( 100[comp] x 40[larg] x 50[alt])cm

Litragem Bruta -> 200Litros

vidro 6mm
Travas superiores, central e lateral.
Travas inferiores, francesa e central

Cascalho -> Halimeda ( muitos não gostam etc, porem devo ser sincero queacho muito bonito este cascalho), Com altura variando de 3 ~ 7 cm.
Não uso o cascalho de forma uniforme em uma única altura, pois acho muitoartificial.

Rochas Vivas - Naturais não maturadas, em kg não sei dizer, pois tinha umacaixa sobrando em casa então nem pesei.

Circulação -> 1 sun sun 5000l/h + 1 sun sun 3000l/h ( que vai chegar ainda)+ recalque sb2000 utilizando cano com 2 saidas.

Iluminação -> 2 kit hqi 150w 14000k + 2 t8 actinia (provisoria) logocolocarei 2 T5.

Captação de Agua, por cano dentro do aqua.

Refrigeração -> Por enquanto apenas ventoinhas, pois ainda não encomendei o chiller, e tambem quero aproveitar para fazer uma tabela/grafico da eficiência das ventoinhas na manutenção da temperatura.



Curiosidade ->> Um Problema que me aconteceu:



Tinha em casa um aquario de 200litros, que sobrou de uma estufa de criação de peixes, criação que vendi completa por falta de tempo.



Este aquario estava trincado o fundo, devido ao movel que ele estava ter, obaulado efim.

Por falta de tempo e pressa mandei em uma vidraçaria conceituada aqui da cidade, o rapaz falou se não poderia ser colado um vidro porcima daque etc etc.

Eu aceitei, resumindo 4x deu vazamente, foi quando vi que o vidraceiro, colou o novo vidro em cima das travas francesas, ou seja havia 6mm, de folga entre o novo e o trincado.

Mandei ele tirar todo o fundo, e acredito que na raiva dele ou sei la oque, deu uma marretada para tentar adiantar serviço.

Sei que quando fui buscar o aquario catei um novo, pois o antigo tinha estourado de ora a fora...



SUMP



Tamanho -> (60[comp]x30[larg]x40[alt])cm



Litragem Bruta -> 72litros



Skimmer -> DIY Recirculante com sb2000 impeller modificado, e logo adicionando o venturi da NY



FiltroUV -> DIY de 8w (Sera feito ainda)



Recalque-> SB 2000



Sistemade reposição de água, por bóia e gravidade.



Reatorde cálcio -> fiz tambem, um projeto em cano PVC,sinceramente não gostei, pois ficaria ocupando mais espaço, alem de conexõesque podem vazar, então mudei e comecei a fazer um em cuba de vidro, a cuba jáesta feita mas não vou terminar o projeto como reator de cálcio, mas sim serámeu novo deionizador.

Poiseu vou ficar no metodo balling mesmo.



Obs:o Método Balling só vou começar assim que entrar de ferias de faculdade, ai comtempo, farei os cálculos de consumo do sistema, como os cálculos para aquantidade de cada solução a ser injetada etc.



REFUGIO:



Aindanão defini exatamente o tamanho do refugio, mas provavelmente sera do mesmotamanho do sump = 72litros.



Provavelmenteo ciclo da circulação da agua ficara assim : Aquario (divisão uma para o Refugio e outra para o Sump->
(agua do refugio vai cair no compartimento de recalque) -> Aquario ..... infelizmente não tenho como usar gravidade no refugio, tipo deixar ele acima do nivel do aquario.

Embora assim estarei economizando uma bomba.



Ailuminação acredito que vai ser t8 mesmo, com fotoperiodo invertido, assim coma fotossintese das macroalgas a noite, ajudaria a dar mais estabilidade ao pH.



Observações Finais -> Como disse amigos, este aquario sera minha base para novaspesquisas que estou fazendo, para projetos que estou na cabeça

Eque posso adiantar que tem dado resultados o que tenho feito aqui efelizmente minhas espectativas tem se tornado realidade, e espero que em muitopouco tempo possa compartilhar muitas coisas a respeito disso, assim como todoscompartilham suas experiências e testes neste maravilhoso hobbie.



Oaquario ja esta com aproximadamente 1 mês e pouco de montado e só não esta maisadiantado por que perdi 1 mês com vazamentos infelizmente, mas em fim nem tudosão flores.

Fotos da evolução.

-> Aqui todas as pedras ja receberam a primeira lavagem, como estas pedras estavam guardadas, eu fiz 3 lavagem no total.
A primeira foi esta, bati uma agua nelas com a mangueira, depois asegunda lavei com agua quente e esfreguei bem, e a terceira, no dia decolocar no aquario, só joguei uma agua nelas, para tirar qualquer póque tive-se acomulado nela

Imagem

> O sump, formato simples porem de facil manutenção com pouca mão de obra e funcional.

Imagem

-> Bem, aqui que começaria o "show" mesmo, pois lavar as rochas emontar o sump é facim facim, porem agora tinha que começar a pesquisaros equipamentos, e fazer os projetos deles, alem de ciar as medidas etc.
Ae depois de varias pesquisas etc, comecei a passar alguns projetos para o papel dos equipamentos etc


Imagem

->Tudo pronto, fui em ferro velho e arranjei pedaços de canos etc,para usar nos protótipos, alem de comprar cotovelo, união, registro deesfera, que veio a rodo xD, mas sem problemas pois o que eu não usa-sepoderia devolver na loja

A mesa com as partes do quebra cabeça


Imagem


-> Aqui os protótipos em andamente, apenas lembrando que para o skimmer eu usei um cano 3polegadas no prototipo, pois não sabia ondemeu pai tinha colocado um outro cano maior...


Imagem


-> Por fim os protótipos estavam basicamente prontos, da esquerda para a direita skimmer, deionizador e reator de Ca.
Agora era só esperar a montagem do aquario e montar os os equipamentos para valer, com os canos nos diametros corretos etc.


Imagem


Neste meio de tempo havia mandado o aquario para acertar o fundo, poremeu mal sabia que minha dor de cabeça tinha só começado, e que antes eutive-se tirado umas faltas da facul, ter ficado na minha cidade e eumesmo ter trocado o fundo do aquario...

Bem aqui algo que ja estava tirando o meu sono, vou colocar o aquario em cima do que ?
Eu estava extremamente relutante em usar um movel de madeira, poiscoloca o sump dentro, ae as vezes fic a apertado, e começa a derrubaragua, começa apodrecer, e é pintura etc.

Meu pai tambem de acordo, pensamos em erguer colunas de tijolos, e emcima colocar uma pedra de marmore, porem isso não me agradava pois euia ficar preso com o aquario no lugar, imagina que por algum imprevistotive-se que mudar o aquario, eu estava lascado.

Até que ele deu uma ideia que posso dizer genial, usar colunas de concreto, com uma placa de concreto ou outra coisa.
Nisso juntou o util ao agradavel, um movel resistente, que em caso denecessidade pude-se mudar, e ainda eu poderia ficar vendo todos osequipamentos funcionando

(sei que alguns preferem esconder todo o maquinario, mas eu sou meio docontra e gosto de ver eles, logico que não gosto de bagunça e sim elestodos organizados)

por fim uma foto das colunas com a chapa, que mandei fazer


Imagem


Neste periodo de tempo, que veio o aquario, ja preparei um novoprototipo do skimmer, agora com um cano maior, e tambem ja testandoalgumas posições dos canos de entrada saída etc.

Nesta foto Ja esta o segundo prototipo do skimmer, o reator de calciocom a bomba(eu ja havia testado ele e estava funcionando beleza mesmosendo um prototipo, tambem o deionizador com algumas alterações paratestes, alem do cano de overflow, cano para a bomba de recalque, e ocano para divisão da agua do recalque.


Imagem


Por fim o sump, montado para teste dos equipamentos na agua salgada, oaquario ja posicionado, agora era só colocar agua da torneira parafazer o teste no aquario e conferir se estava tudo em ordem, paracolocar a agua deionizada e o sal


Imagem


Aqui um foto só do sump, com os prototipos para teste


Imagem


Em um descuido meu, mesmo sem ter testado o aquario comecei a colocar o cascalho "¬¬


Imagem


Em fim Coloquei agua e vazou, mandei para acertar, voltou e testei a agua de novamente vazou

Aqui na foto enchendo de agu para testar novamente o aquario edescobrir que vazaria denovo, observem que na chapa de concreto, elaesta meio manchada, e de vazamentos anteriores.


Imagem


Enfim, depois de ganhar um aquario novo, graças ao serviço bem malfeito do vidraceiro, meu pai e eu começamos a colocar o contacte pretono fundo.
(obs meu pai é o de camisa branca xD)


Imagem
Imagem
Imagem


Porem tive que tirar o contact preto, pois quando a agua cai na bordado aquario, escore por dentro dele e a cola mancha tudo ele, entãomontei um papel contact em uma placa de isopor assim ela fica atras doaquario e a qualquer necesidade de limpeza basta tirar a placa ,extremamente pratico.

Uma foto, do deionizador funcionando, lembrando que logo usarei outro "tipo" de deionizador, mais a frente explico.
Detalhe para um dos meus cachorros verificando se a agua esta mesmo de qualidade>.<


Imagem


Por fim o aquario, com a agua deionizada, pronto para colocaras rochas e começar a rodar.

Imagem


Por fim sem muito segredo preparando a agua

Imagem

A agua de reposição da evaporação, como eu disse estou usando a gravidade a meu favor, então usei uma boia de descarga.
Na foto a monntagem que fiz para ela, que é bem simples e funcional, basta prender ao vidro do sump.
A Mangueirinha que leva agua até o cano da boia é aquela comum de aquario, assim não tem perigo de esforçar muito a boia

Imagem


Por fim com o aquario rodando certinho,

Imagem

comecei a mexer no skimmer, para acertar os toques finais.
Aqui na foto esta ele na sua forma "final", pois eu ainda não coloquei o venturi da NY, esta apenas o impeller trocado.

A recirculação é feita por uma sb 2000 , a injeção de agua, por um sb650 e a injeção de ar por um compressor externo com 2 saidas eregulagem, alem de registros de ar nas duas mangueirinhas.
Detalhe embora seja indicado 1,5 a 2x a litragem da bomba em relação aoaquario, estou usando a 650 pq depois tambem vem o refugio etc, e isovai aumentar a litragem geral do sistema

Imagem

Aqui a formação de espuma, lembrando que ainda não coloquei a borda na tampa do copo que ajuda a transbordar.

Imagem

Nesta foto o sump funcionando com o skimmer e da para ver ele tirando ja a sujeira, pena que o coitado não tem muito o que tirar ainda

Imagem


Para se ter uma ideia, a sujeira que o skimmer esta retirando, mesmo sem peixes, corais etc.
Apenas 4 turbo snail + 4 paguros, ainda, pois como não houve nenhuma formação de nenhum tipo de alga(marron, filamentosa etc) apenas as pinks.
Por isso só coloquei 8 unidades xD

Imagem

Algumas mudanças que efetuei foi o seguinte:

Troquei as mangueiras cristal pois são muito duras, na descida do overflow coloquei um corrugado como mostra a foto

E no recalque coloquei uma de silicone

Imagem

Sump, com as mudanças nas mangueiras

Imagem

Reator de calcio, desmontei todo o de cano pvc, ao meu ver, fica pouco funcional cheio de cano por fora, bomba etc, risco de vazar etc.
Alem da dificuldade de troca de midia e manutenção se fizer em pvc,pois ou vc cola o caps, ou vc usar O ring, e é um trampo colocar oo-ring e colar nem se fala:

Então adotei para teste usar o reator com bomba dentro, fiz uma cuba devidro como mostra as fotos, e só falta fazer a tampa, porem como eu vouusar o metodo balling, este reator de calcio que estava fazendo vai sertransformando em um reator fluidizado, onde sera o meu novo deionizador:

Imagem

Imagem

Aqui uma foto do aquario só com as HQI ligadas, dois conjunto de 150w,(obs a foto frontal ficou muito ruim, (as HQI estão assim, até eu terminar de fazer a tampa com meu pai)

Detalhe que ja coloquei as fitas pretas, em volta do aquario, assim tambem ajuda a destacar os bichos dentro.


Imagem

Lateral

Imagem

Este negocio de plastico é onde fica a agua de reposição, é provisório até eu acertar o reservatorio maior.

Os coolers ainda sem limpar >.<

Imagem

Pai vendo umas medidas

Imagem

Fazendo a base da tampa

Imagem

Verificando os encaixes

Imagem

Ela mais adiantada

Imagem

Devo dizer que meus testes, seguiram o que esperava, e fico na grande esperança, que daqui um tempo consiga realizar meus novos projetos que estou em mente

Sobre o metodo balling, só vou começar assim que entrar de ferias,assim terei tempo, para fazer os testes, verificar as ppm do aquario,durante um determinado tempo, e apartir disso criar uma curva de consumo, e ja preparar as soluções de forma a ficarem o mais proximo possivel das necessidade do aquario, atraves de calculos e assim, evitar ficar fazendo testes a cada dia, para ir tentando achar o ponto de equilibriodas soluções.

Tambem seria ingrato se não fala-se que devo muito ao meu pai quesempre esta ao meu lado para fazer qualquer tipo de loucura xD, sempre pronto a me ajudar e apoiar

Bem meus amigos, amanhã segunda feira, vou comprar mais materiais para ir finalizando o que falta, assim na medida que for avançando vou postando as novas fotos

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Montando mais uma reef

#2 Mensagem por Matias Gomes »

Diego da Silva Manoel escreveu:Sei que quando fui buscar o aquario catei um novo, pois o antigo tinha estourado de ora a fora...

cuidado que o vidraceiro deve ter colocado praga no seu reef de tanta raiva rsssssss
e sua mãe é uma santa para guentar tanta bagunça rssssssssssss
a iluminação ficou muito boa, eu gostei.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:01
Apelido: Diego S Manoel
Localização: Araras - SP

Re: Montando mais uma reef

#3 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

heuhuee medo Matias serio mesmo.
Juro foi para aprender, pensei comigo, bom mando pro cara, ae adianto outras coisas, antes tive-se perdido 1~2 dias a mais da facul, pois ganharia 1 mes basicamente de avanço no projeto >.<

Tipo no dia que cheguei pegar o aquario, eu peguei o aplicador de silicone do cara, e passei no aquario inteirinho denovo, tipo na maior cara de pau como quem diz : " ja que vc só faz cagada, deixa que desta vez eu acerto"


Xi a minha mãe ja se acostumou, ou +/- se não sou eu bagunçando é meu pai

Quanto a iluminação ainda preciso jogar as actineas que não instalei ainda, axo que vou deixar só 2 por enquanto,


Vou aproveitar que esta semana só é palestra na faculdade, vou moquifar em casa aqui pra fazer as coisas acho que amanhã ta pronta a tampa, a parte eletrica etc espero, ae é só correr atras do refugio, UV etc

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 259
Registrado em: 24 Set 2009, 22:43
Apelido: Biguzzi
Localização: SBCampo

Re: Montando mais uma reef

#4 Mensagem por Carlos Biguzzi »

Diego da Silva Manoel escreveu:Curiosidade ->> Um Problema que me aconteceu:

Tinha em casa um aquario de 200litros, que sobrou de uma estufa de criação de peixes, criação que vendi completa por falta de tempo.

Este aquario estava trincado o fundo, devido ao movel que ele estava ter, obaulado efim.

Por falta de tempo e pressa mandei em uma vidraçaria conceituada aqui da cidade, o rapaz falou se não poderia ser colado um vidro porcima daque etc etc.

Eu aceitei, resumindo 4x deu vazamente, foi quando vi que o vidraceiro, colou o novo vidro em cima das travas francesas, ou seja havia 6mm, de folga entre o novo e o trincado.

Mandei ele tirar todo o fundo, e acredito que na raiva dele ou sei la oque, deu uma marretada para tentar adiantar serviço.

Sei que quando fui buscar o aquario catei um novo, pois o antigo tinha estourado de ora a fora...


Para ser sincero...... foi a melhor coisa que te aconteçeu.........

Meu primeiro aquario (ainda quando era solteiro) estava com um pequeno trinco no fundo...... fizeram esse remendo....
no 6º meses já tava limdo..... tinha colocado ele no meu quarto.....
um belo dia estava admirando meus peixes e o primeiro coral que tinha colocado (xenia pom pom) e começou a jorrar agua do movel.....

enfim.... levei uma da minha mãe.... pois o quarto tinha carpete ....
e perdi todo trabalho que havia feito nesses 6 meses ..... :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Que bom q vc tá com tudo novo...... :lol: :lol: :lol: :lol:
A DEUS toda a Gloria!

Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:01
Apelido: Diego S Manoel
Localização: Araras - SP

Re: Montando mais uma reef

#5 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

Tipo, Carlos quando o cara faz serviço porco tem que fazer denovo, neste caso fez 4x.

Ja na primeira vez pedi pro cara trocar o vidro, bom não trocou, foi na segunda n trocou, na terceira não trocou, na quarta se lascou pq estourou o aquario daí teve que fazer um novo >.<

Agora mais algumas fotos, espero que até o fim da semana tenha terminado a parte eltrica, o UV e o movel dele.

Tampa ja com os furos para a HQI´s

Imagem

Como vai ficar no aquario.

Imagem

Reatores e timer ja colocado no local, para facilitar joguei do outro lado da sala, assim fica de facil acesso, melhor do que ficar atras do aquario

Imagem

Amanhã provavelmente tem mais fotos, pois amanhã vou pintar todo o movel e terminar ele, e ver se ja apronto o uv

Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:01
Apelido: Diego S Manoel
Localização: Araras - SP

Re: Montando mais uma reef

#6 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

Agora vai duas fotos da tampa e da saia do aquario.

Só com as hqi ligadas, não instalei as fluorescentes actineas ainda.

Lateral

Imagem

Frontal

Detalhe, depois que montei a calha e testei as hqi em cima dela, com a luz passando pelos 2 buracos que tinha feito, vi que abriu muito o foco, então perdi intensidade luminosa.

Com isso fiz um suporte dentro da tampa para acoplar as hqi alem dos collers.

Quanto aos buracos, eu ia cortar outra tampa, e trocar esta furada.
Porem n~ao o fiz, me veio a ideia na cabeça de usar estes buracos para a saida do ar quente.
Pois como o ar quente é mais leve que o ar frio então, naturalmente ele tende a sair por cima do movel.

Imagem

Agora amanhã fazer a instalação eletrica, hj infelizmente só deu para pintar o movel, ia fazer a instalação dos collers, mas não achei um colega meu para ver se ele tinha uma fote 12V - 1,25A ou superior

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”