eu faria assim com o deionizador: compra um feito por usuário ou faça o seu. o q importa é manter a mídia nova, e nao a aparencia do filtro.
tem um projeto muito massa. acho que do reinaldo chen. ou renato vidal. enfim, tem a foto de todos os equipamentos q precisa. super facil
nao compre no mercado livre, vc acha no forum preços melhores. acesse os classificados, e se ficar com dúvida, pergunte se o vendedor é confiavel
melhor vc pagar 70 reais com um cara confiavel nos classificados, que 67,50 no mercado livre....
o tds é o mesmo q o meu
o ph nao é o mesmo q o meu mas deve ser mesma qualidade. voce deve ter soluções para calibragem: mas nao sei se alguem vende nos classificados:
http://www.viahidroponia.com.br/index.p ... &Itemid=53refratrometro nao é esse nao. tem q ser ATC, automatic temperature compensation
se vc comprar esse que vc indicou, vai ter que SEMPRE medir na mesma temperatura, tanto a agua do aqua, quanto a agua da calibragem (indicado é agua deionizada, alguns usam agua da torneira ou deionizada, confesso q uso tbm

)
procure na INSTRUTHERM ou nos classificados, COM ATC HEIM!!!!
percebo que alguns usuários tem refratometros que mantem a calibragem, e outros da mesma marca (meu caso) que tenho q calibrar a todo uso. mas calibrar nao é trabalhoso
abraço
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer