Seja bem vindo Wendell.
Não me considero um grande conhecedor, pois ainda me considero um iniciante.
Vamos lá. Eu também venho dos aquários plantados, o meu está montado a aproximadamente 1 ano e meio. Pessoalmente gosto muito dos aquarios com montagem de iwagumis, fica um layout bem clean e agradavel de se observar, e ainda ajuda bastante na manutenção pois se utiliza plantas baixas e carpetes.
Deixo aqui um link que pode te ajudar na composição do seu layout:
http://www.aquajournal.net/na/iwagumi/introduction.htmlQuero te dar algumas dicas:
1ª - Escolha rochas com caracteristicas parecidas ( textura e cor ), não se deve utilizar rochas de cores diferentes.
2ª - Como você pretende manter Neons, terá que manter sua água ácida, então cuidado na escolha das rochas, porque se estas forem de origem calcárea irão alcalinizar a água, faça o seguinte teste, pegue a rocha, lave-a bem e deixe secar, depois pingue uma gota de vinagre ou acidificante, se espumar pode descartar porque irá te trazer dor de cabeça para controlar o PH, agora se não espumar pode usar sem problemas.
3ª - Escolha um substrato com cor parecida a das rochas, um substrato que gosto muito e o Amazônia da MBreda, ele tem bom custo, cor agradavel e uma particularidade que gosto muito é que ele não precisa de camada inerte, ele pode ficar em contato direto com a água sem causar uma explosão de algas.
4ª - Como normalmente nos iwagumis se utilizam de carpetes, você terá que caprixar na iluminação, pois normalmente as plantas carpete tipo Glossostigma, Eleocaris Parvula e a minha preferia Utricularia Graminifolia, necessitam de alta incidencia de luz pois do contrario crescem para cima e ficam feias. Utilize uma média de 1,5w por litro de água com lampadas de boa qualidade, dê preferencia as T5 ou PL, pois elas conseguem fornecer uma melhor qualidade e maior quantidade de lumens em relação ís T8. Você terá que ver o comprimento do seu aquário para ver qual o tamanho da lampada que irá caber no seu aquário.
5ª - Será necessária a injeção de CO2, pois as plantas carpete são exigentes quanto a esse elemento. Aconselho utilizar cilindro e valvula de ajuste fino, pois tive uma experiencia negativa com o CO2 de garrafada, depois de utilizar esse metodo por mais de um ano, a aproximadamente 30 dias atrás perdi quase todos os meu peixes devido a uma desrregulagem do mesmo, com esse sistema a quantidade de CO2 gerado pode variar e com isso acontecem os acidentes.
6ª - Quanto a filtragem, para aquários plantados a filtragem mais indicada realmente são os filtros do tipo Canister escolha um que tenha capacidade de circular aproximadamente entre 8 e 10 vezes o volulme total do seu tanque, no mercado há boas marcas com preços interessantes, mas fuja das marcas desconhecidas, pois você não terá garantia de peças de reposição. Se preferir monte você mesmo seu Canister, pois fica barato e você pode construí-lo de acordo com suas necessidades. Não se esqueça de utilizar uma midia biologica de boa qualidade. Eu recomento que use Siporax o Matrix, eu atualmente uso Matrix e Substrat Pro da Ehein. Utilize também um sachet de Purigem para ajudar na filtragem quimica, o Purigem substitui o Carvão Ativado, tem bom preço e pode ser reciclado quando ficar saturado.
7ª - Não se esqueça também de comprar um aquecerdor com termostato com potencia igual í litragem do seu tanque ou um pouco acima. Dê preferencia aos termostatos de marcas reconhecidas.
8ª - Tenha sempre em mão teste de PH, Amônia, Nitrito, Nitrado, Kh.
9ª - Não acho que fique legal misturar os Neons com os paulistinhas, pois os neons são tranquilos e formam belos cardumes, enquantos os paulistinhas são extremamente agitados. Falo por experiencia própria, pois tenho varios paulistinhas no meu aquário. Recomendo para fazer companhia aos neons peixes como o Ramirezi, Coridora (se encontrar por ai coloque algumas Hastatus, pois são bem pequenas), Apistograma, Papilocromis, lembre se sempre de observar a compatibilidade de temperatura e parametros quimicos de água, tamanho pois além de seu aquário ser pequeno, peixes grandes ainda poderão predar os menores, de preferencia observar também a distribuição geografica dos peixes evitando assim misturar peixes de origem amazonica com asiaticos etc.
10ª - Alimentação, utilize sempre alimentação variada e de qualidade e sempre que possivel forneça alimentos vivos aos seus animais.
Acho que é isso, desculpe se escrevi demais, mas gosto de retribuir a ajuda que sempre recebi nos foruns, pois como moro no interior de MG não encontro nada aqui exceto pela internet.
Leia muito, estudo muito, pergunte muito, não tenha vergonha de expor suas dúvidas. Pois ter dúvidas não é nenhuma vergonha, vergonha sim é não saber e fingir que sabe.
Abraços
Michael