🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Renato Carletti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Abr 2011, 22:40
Apelido: renatocarletti
Data de Nascimento: 18 Mai 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#41 Mensagem por Renato Carletti »

Fala Renato

Eu vi o seu skimmer, provavelmente falei besteira. Com as fotos novas ele me parece estar funcionando de forma satisfatória.
É que com as fotos mais de perto, eu vi que seu skimmer tem bubble plate, e que ele é bem largo, e a largura do skimmer tem mais influência do que a altura das bolhas.
A quantidade de bolhas tambem me parece boa, porém se você for mesmo trocar o impeller por um mais eficiente, não tem nada a perder.
Eu tambem comprei um regulador de nível da ATOs e realmente é bom, o aquecedor também é bom, JBL é uma boa marca. Ainda bem que você não comprou aquecedor boyu ou outras marcas chinesas, por que ja vi varios casos de pessoas que economizaram com isso e cozinharam o aquario.
O Refúgio ficou bom, quando der coloque macroalgas nele. Seria bom também, colocar Miracle Mud.
As rochas ficaram boas, você montou certo, deixou espaço pra agua circular entre elas. O legal seria se você conseguisse colocar uma rocha viva. Se tiver algum amigo perto de você que tenha um aquario velho, e sem pragas, pode pegar emprestado uma rocha dele, e deixar no seu aquário por uns 5 ou 6 meses, pra vida que tiver na rocha espalhar pelo seu aquário. Ou então colocar uma rocha do seu em um aquario velho, depois colocar de volta.
Fora isso está muito bom. Só tenha paciencia e espere pelo menos 3 meses pro aquário ciclar, por que senão a probabilidade dos peixes ficarem doentes com ictio, bactérias, fungos é muito grande.

Abraço

Renato Carletti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Abr 2011, 22:40
Apelido: renatocarletti
Data de Nascimento: 18 Mai 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#42 Mensagem por Renato Carletti »

Fala Renato

Eu vi o seu skimmer, provavelmente falei besteira. Com as fotos novas ele me parece estar funcionando de forma satisfatória.
É que com as fotos mais de perto, eu vi que seu skimmer tem bubble plate, e que ele é bem largo, e a largura do skimmer tem mais influência do que a altura das bolhas.
A quantidade de bolhas tambem me parece boa, porém se você for mesmo trocar o impeller por um mais eficiente, não tem nada a perder.
Eu tambem comprei um regulador de nível da ATOs e realmente é bom, o aquecedor também é bom, JBL é uma boa marca. Ainda bem que você não comprou aquecedor boyu ou outras marcas chinesas, por que ja vi varios casos de pessoas que economizaram com isso e cozinharam o aquario.
O Refúgio ficou bom, quando der coloque macroalgas nele. Seria bom também, colocar Miracle Mud.
As rochas ficaram boas, você montou certo, deixou espaço pra agua circular entre elas. O legal seria se você conseguisse colocar uma rocha viva. Se tiver algum amigo perto de você que tenha um aquario velho, e sem pragas, pode pegar emprestado uma rocha dele, e deixar no seu aquário por uns 5 ou 6 meses, pra vida que tiver na rocha espalhar pelo seu aquário. Ou então colocar uma rocha do seu em um aquario velho, depois colocar de volta.
Fora isso está muito bom. Só tenha paciencia e espere pelo menos 3 meses pro aquário ciclar, por que senão a probabilidade dos peixes ficarem doentes com ictio, bactérias, fungos é muito grande.

Abraço

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#43 Mensagem por Renato Brandão »

marcio oliveira escreveu:Parabéns Renato. Que bom que chegou seus equipamentos. logo você vai estar curtido peixes e corais no seu aquário. icon_joia


Obrigado Márcio! O duro é esperar a longa ciclagem...

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#44 Mensagem por Renato Brandão »

Renato Carletti escreveu:Fala Renato

Eu vi o seu skimmer, provavelmente falei besteira. Com as fotos novas ele me parece estar funcionando de forma satisfatória.
É que com as fotos mais de perto, eu vi que seu skimmer tem bubble plate, e que ele é bem largo, e a largura do skimmer tem mais influência do que a altura das bolhas.
A quantidade de bolhas tambem me parece boa, porém se você for mesmo trocar o impeller por um mais eficiente, não tem nada a perder.
Eu tambem comprei um regulador de nível da ATOs e realmente é bom, o aquecedor também é bom, JBL é uma boa marca. Ainda bem que você não comprou aquecedor boyu ou outras marcas chinesas, por que ja vi varios casos de pessoas que economizaram com isso e cozinharam o aquario.
O Refúgio ficou bom, quando der coloque macroalgas nele. Seria bom também, colocar Miracle Mud.
As rochas ficaram boas, você montou certo, deixou espaço pra agua circular entre elas. O legal seria se você conseguisse colocar uma rocha viva. Se tiver algum amigo perto de você que tenha um aquario velho, e sem pragas, pode pegar emprestado uma rocha dele, e deixar no seu aquário por uns 5 ou 6 meses, pra vida que tiver na rocha espalhar pelo seu aquário. Ou então colocar uma rocha do seu em um aquario velho, depois colocar de volta.
Fora isso está muito bom. Só tenha paciencia e espere pelo menos 3 meses pro aquário ciclar, por que senão a probabilidade dos peixes ficarem doentes com ictio, bactérias, fungos é muito grande.

Abraço


Obrigado Renato pelo post. Quanto ao refúgio estou adquirindo com nosso amigo Matias o starter e uma RV, acredito que isto turbinará o aquário. Em novembro vou inserir a equipe de limpeza, e quem sabe no final de dezembro os primeiros peixes. Estou com problemas de temperatura, tem dias que meu aquário chega a 30º icon_headstars , estou na dúvida do que fazer para resfriar o aquário, as ventoinhas ou mini-ventiladores são um investimento aparentemente barato, entretanto é um paliativo que depois terá que ser substituido, e ao final não sai tão barato assim, visto que a automação das mesmas tem um custo relativamente auto. Me diz o que fez no seu aquário para resolver o problema?

Att, Renato Brandão

Renato Carletti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Abr 2011, 22:40
Apelido: renatocarletti
Data de Nascimento: 18 Mai 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#45 Mensagem por Renato Carletti »

Legal, uma rocha viva ja vai ajudar muito, mais do que você imagina. No meu, no mesmo dia que eu coloquei uma rocha viva, ja coloquei uns 10 paguros, pra eles gerarem amônia e a biologia da rocha ir espalhando pelo aquário. Nenhum morreu. Em um mês ja comecei ver copepodes e anfipodas andando nas rochas, depois de 3 meses comecei ver abalones, poliquetas, esponjas, asterinas (estrelas do mar pequenas), ofiurus, vermes espaguetti e varios outros tipos de vida. Agora com 7 meses, as algas pink ja estão tomando conta das rochas e o aquário está cheio de vida. Sabado retrazado coloquei um Goby Firefish e ele está 100%, comeu no mesmo dia que chegou e não pegou ictio. Também já tenho um Green Starpolips grande, um Mush Green Hairy que veio na rocha viva, uma muda de acropora, uma muda de Pseumocora Orange e uma muda de Montipora Super-man.
Pior que eu to com duas HQI de 150, e nos dias de calor meu aquário não passa dos 28ºC. Nos dias de frio, fica em 26ºC. Tenho duas ventuinhas na tampa, mas não liguei elas ainda. Mas tambem não posso te falar, eu montei o aquário em Maio, e desde então, aqui em são paulo ainda não fez muito calor.

Ronel Rosa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 380
Registrado em: 17 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ronel
Localização: Curitiba

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#46 Mensagem por Ronel Rosa »

Fala Renato,
Belo aquario bem montado, promete...
Dica:
O aquecedor irá ter um melhor funcionamento no local de maior movimentação de agua, ou seja
na decida, onde fica o skimmer.
O meu deixo junto com o skimmer.

Sucesso.
"Aquario, um oceano de segredos"

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#47 Mensagem por Renato Brandão »

Ronel Rosa escreveu:Fala Renato,
Belo aquario bem montado, promete...
Dica:
O aquecedor irá ter um melhor funcionamento no local de maior movimentação de agua, ou seja
na decida, onde fica o skimmer.
O meu deixo junto com o skimmer.

Sucesso.


Obrigado Ronel pela postagem, conforme sua dica mudei o termostato para a descida da água, ficou melhor.

Att, Renato

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#48 Mensagem por Renato Brandão »

Seguem as últimas fotos e atualizações.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Renato Brandão em 13 Nov 2011, 19:47, em um total de 2 vezes.

Renato Carletti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Abr 2011, 22:40
Apelido: renatocarletti
Data de Nascimento: 18 Mai 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#49 Mensagem por Renato Carletti »

Agora sim
Rocha viva, macro alga...
Reator de kalkwasser, teste de fosfato...
Já tá começando bem cara.
Agora só tem que manter o equilibrio entre cálcio, alcalinidade e magnésio.
Eu gosto de manter cálcio 440, alcalinidade 9 e magnésio 1350.
Quando der, compra esses 3 testes, pois são importantes.
Eu só não entendi o porquê das cerâmicas biológicas, por que isso é trabalho das rochas e do substrato, em aquário marinho eu acho que ceramica e bioballs só servem pra juntar sujeira.

Abraço

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#50 Mensagem por Renato Brandão »

Renato Carletti escreveu:Agora sim
Rocha viva, macro alga...
Reator de kalkwasser, teste de fosfato...
Já tá começando bem cara.
Agora só tem que manter o equilibrio entre cálcio, alcalinidade e magnésio.
Eu gosto de manter cálcio 440, alcalinidade 9 e magnésio 1350.
Quando der, compra esses 3 testes, pois são importantes.
Eu só não entendi o porquê das cerâmicas biológicas, por que isso é trabalho das rochas e do substrato, em aquário marinho eu acho que ceramica e bioballs só servem pra juntar sujeira.

Abraço


Beleza Renato na verdade ainda não comecei a fazer os testes, por enquanto só vi a salinidade que está 1020, o PH que está em 8,2 e a alcalinidade não tenho um número, mas pelo teste da Red sea está normal, quanto as ceramicas era só um teste e já tirei, a verdade é que vou encomendar outro sump, mais simplificado, entretanto preciso manter o refúgio, se você tiver algum modelo as dimensões máximas serão 60x40x40.

Testes atualizados em 24 de outubro de 2011

Cálcio 450
PH 8,2
Densidade 1023 e subindo
Alcalinidade - normal sem números em virtude do teste da RED SEA não oferecer precisão numérica
Amonia 0
Nitrato ?
Nitrito ?
Fosfato ?
Magnésio ?


Att, Renato Brandão
Editado pela última vez por Renato Brandão em 24 Out 2011, 08:34, em um total de 2 vezes.

Renato Carletti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Abr 2011, 22:40
Apelido: renatocarletti
Data de Nascimento: 18 Mai 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#51 Mensagem por Renato Carletti »

Cara, aumenta essa densidade pra 1024 ou 1025, o skimmer funciona melhor, 1020 é muito baixo pra um aquário marinho.
Vou te falar os parametros ideais, pra você começar seu aquário com sucesso:

pH: entre 8,2 e 8,3
Densidade: entre 1023 e 1025
Cálcio: entre 400 e 450ppm
Alcalinidade/KH: entre 7 e 9
Magnésio: entre 1350 e 1450ppm
Potassio: entre 400 e 500ppm
Estrôncio: 8ppm

O sump novo pode seguir esse esquema:

Imagem

Este é o meu sump, mas você pode adaptar pro tamanho que você precisa.
Só não esquece de medir o skimmer e a bomba de recalque, pra caber.

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#52 Mensagem por Renato Brandão »

Euler_Kernighan escreveu:Fala Renato, novidades? icon_iCo01

para a ciclagem você precisa apenas da água salgada, aquecedores, uma fonte de amônia e só, nesta fase o sump em sí, o skimmer, a iluminação não vão ajudar... Eu lí que você está adicionando o stability, certo? Se realmente você quer usar algum produto, e me permite uma sugestão, procure por uma ou duas ampôlas do ProdiBio BioDigest, tenha certeza que o efeito é muuuuuito melhor - avulso estas ampôlas devem custar R$10 ou R$12.

Você vai realmente precisar de uma bomba de reposição, pelo que percebi sua caixa de reposição está posicionada acima do sump, nesse caso a água cai por gravidade, certo?

Uma curiosidade, você vai usar apenas um deionizador, ou osmose reversa com deionizador?

abs!


Euler comprei doze ampolas do bio digest e inseri no aquário.

Att, Renato

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#53 Mensagem por Elder Luis »

não pode esquecer de deixar espaço para os reatores .... depois vai fazer falta
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#54 Mensagem por Renato Brandão »

Elder Luis escreveu:não pode esquecer de deixar espaço para os reatores .... depois vai fazer falta


Elder boa tarde, especificamente de quais reatores está falando meu amigo icon_headstars.

att, Renato.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#55 Mensagem por Elder Luis »

com o tempo, pode ser que vc queira ou precise instalar no sistema reator de cálcio, reator de biopellets, reator de enxofre, etc...

é normal com o tempo a RA despencar sem motivos aparentes, mesmo sem ter muitos corais, para corrigir e estabilizar, vc pode usar um reator de cálcio ou usar o metodo ballling, se for pelo balling não vai precisar de espaço no sump
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#56 Mensagem por Renato Brandão »

Elder Luis escreveu:com o tempo, pode ser que vc queira ou precise instalar no sistema reator de cálcio, reator de biopellets, reator de enxofre, etc...

é normal com o tempo a RA despencar sem motivos aparentes, mesmo sem ter muitos corais, para corrigir e estabilizar, vc pode usar um reator de cálcio ou usar o metodo ballling, se for pelo balling não vai precisar de espaço no sump



Acredito Elder, me corrija se eu estiver errado, mas o reator de kalkwasser ajuda a manter a reserva alcalina, além de adicionar cálcio ao sistema.

Att, Renato.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#57 Mensagem por Elder Luis »

olha, agora deu um nó no meu cérebro heheheeh, mas salvo engano, kalk vai aumentar o cálcio, é apenas hidróxido de cálcio, vc teria que suplementar RA de forma independente. Mesmo que aumente ambos, um dia se vc quiser automatizar esse ciclo e não ter que se preocupar em dosar pessoalmente, vai precisar de um reator ou de bomba dosadora
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#58 Mensagem por Renato Brandão »

Elder Luis escreveu:olha, agora deu um nó no meu cérebro heheheeh, mas salvo engano, kalk vai aumentar o cálcio, é apenas hidróxido de cálcio, vc teria que suplementar RA de forma independente. Mesmo que aumente ambos, um dia se vc quiser automatizar esse ciclo e não ter que se preocupar em dosar pessoalmente, vai precisar de um reator ou de bomba dosadora


Na verdade Elder a questão do kalkwasser eu já automatizei com o reator da TLF e uma pequena bomba da sicce, ligada no controlador de nível da JBJ, assim que a água do aquário baixa o controlador aciona a bomba que injeta a mistura de água com Kalkwasser. Meu aquário é novo e não tem quase nada, entretanto os níveis dos testes são os seguintes:

PH 8,4
Reserva Alcalina 9 (teste da tropic marin)
cálcio 450

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#59 Mensagem por Elder Luis »

parâmetros perfeitos, mas com o tempo, com uns 2 anos de montado, a RA vai começar a cair inexplicavalmente.

se ja automatizou essa parte aí, então já fica mais fácil
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

artrcf
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1483
Registrado em: 10 Out 2010, 16:57
Apelido: Arthur
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte-MG
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#60 Mensagem por artrcf »

Projeto espetácular! Muito bem planejado, merece meus parabéns! Vai ficar um espetáculo!
Abraços.
-

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”