Eu mencionei skimmer hang on (que seria este que voce comentou "interno") caso voce nao for fazer um sump, se for só se usa o do sump
este skimmer do link é um hang on para aquarios muito pequenos,seria recomendavel para este seu projeto um para 300 litros ,mas nao vejo porque este nao funcione se o aquario tiver uma carga biologica pequena.
sobre o sump,é recomendavel saber qual skimmer sera usado nele, pois a altura dagua do compartimento que o skimmer ficara depende da altura da coluna dagua certa para o skimmer funcionar.
se olhar neste topico na pagina 2
will tedesco escreveu:A altura da segunda camara ,a qual vai o skimmer é melhor ter mais de 25 cm de coluna dagua
por exeplo o Skimmer Bubble Magus C9 pede coluna dagua de 24 a 28 cm
como é mais facil usar algo embaixo do skimmer para elever a altura dele do que mudar o sump para aumentar a coluna dagua em um que fora feito muito baixo ,eu recomendaria uma coluna dagua de 29cm
isto eu defini para o sump do Francisco Schneider ,mas da pra vc entender como é que funciona.
Sobre os testes de ph http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ito-ph-_JM
Creio que pra que esta começando devem funcionar, mas parece que estes nao sao tao apurados, pois todos os aquaristas costumam comprar de marcas bem mais caras, entao deve haver algum problema na exatidao destes
Os outros links estao boms