🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Coloração de Corais

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Coloração de Corais

#81 Mensagem por jose Jorge »

Pô acho que isso tá meio confuso.......

Acho que os Corais Formadores de Reefs tem Zoox sim.........e a citação do Julio fala exatamente isso...........incluindo LPS e Softs..........

Acho que bem menos nomerosos os que não tem Zoox.......como Dendronephthya.......que é conhecido por precisar de alimentação sólida..........

Não penso que POM e DOM seja suficiente.......

Talvez os Corais sejam estimulados quimicamente por presas específicas............e que pode apresentar alguma sazonalidade..........na questão de estar disponível para o Coral.........

É nessas horas de escassez......de entre-safra........de determinado item alimentar que as Zoox fazem seu papel..........eu penso........

Se bem que as Zoox tem função complexa.............mas í grosso modo existe alguma ligação com presas específicas..........

Sabendo isso........algum cientista pode analizar o conteúdo de Aminoácidos contidos nesses Itens...........fazer uma comparação com os Aminoácidos do POM e DOM do Aqua............e verificar se as quantidades do aqua são equivalentes............

No caso se não for.........se torna obvio a adição de Aminoácidos........Suplementação........para satisfazer as necessidades nutricionais do Coral......

Ou de algum item alimentar equivalente.........disponível para o Aquarista.......

Que foi justamente o que eu não entendi......sobre a utilização da Agua do reator.......ou coisa parecida..........eu não entendi essa parte do método zeovit.............eu nunca usei.......mas tô interessado em saber mais........sobre essa parte da Alimentação dos Corais nesse método...........

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#82 Mensagem por Henrique_Franze »

Yuri, o artigo citado fala disso, da análise dos tecidos das espécies de corais e captura seletiva de alimentos.
Acho que vc vai gostar de ler as referências indicadas no artigo!

Como é essa história de utilizar agua do reator para alimentar os corais? A agua do reator é renovada a cada 3 horas não é?

Abraço!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Coloração de Corais

#83 Mensagem por jose Jorge »

Não sei.......também gostaria de saber.......

Acho que um up take de bactéria........

Daniel Bernardes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jan 2011, 04:42
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 22 Mai 1973
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

Re: Coloração de Corais

#84 Mensagem por Daniel Bernardes »

Olá Julio

Gostei muito do tópico e já adicionei aos meus favoritos.

Bem, li que alguns elementos traços estão relacionados a cores específicas nos corais.

Vc disse que:

Iodo está associado com a coloração azul e roxa dos corais;
Ferro tem participação na formação da pigmentação verde;
Bromo colabora com a coloração vermelha e rosa.

Cálcio, Magnésio, Iodo, Ferro, Estrôncio são até fáceis de encontrar em produtos comerciais para aquarismo, mas e o Bromo, Molibdênio e Potássio... existem produtos próprios para aquarismo que contenham apenas estes elementos específicos? Existe algum genérico para baratear o custo de reposição destes elementos, tipo: cloreto disso, sulfato daquilo, etc?

Grande abraço e parabéns pelo tópico.

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Coloração de Corais

#85 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Daniel,

desculpe-me pela demora.

Existem suplementos de potássio para aquário. Utilizar hidróxido de potássio é uma forma barata... mas é um produto controlado.

Quando se utiliza um sal de boa qualidade na TPA, a reposição de bromo, molibdênio e outros microelementos já são suficientes, não sendo necessário nenhuma reposição adicional.

Na minha opinião, iodo, ferro, potássio e estrôncio devem ser acrescentados. Os demais, a TPA já garante.

Testes para potássio conheço somente da Korallenzucht e é um teste bem difícil na leitura. A Tropic marin também tem, mas nunca usei.

abraço

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Coloração de Corais

#86 Mensagem por Celso Suguimoto »

Tem alguns desses suplementos da Aquafauna... (iodo, ferro e potassio) ´é mais seguro do q tentar os genericos sem conhecer muito bem a dosagem. O hidroxido de potassio é altamente corrosivo.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#87 Mensagem por Alex Costa »

Eu estou usando o Potassium e o Lugol da Brigthwell...
Acho baratos e estou tendo bons resultados. Notei uma melhora marcante nos zoas quando comecei com o Lugol e depois de 15 dias de Potassium também já deu prá notar uma melhora no azul de alguns sps's.
Prá microelementos eu vou começar a usar o Replenish da Bightwell em breve...Vou usar um frasco de 500ml na dosagem mínima em um reef de 800l e aí devo manter só com as TPA'S durante um período...
O Potassium eu também vou parar de usar assim que acabar o frasco e dar um tempo...
Acho que no caso destes suplementos pros quais não há teste é melhor observar os resultados que surgem com o uso, e decidir a partir daí se vale continuar ou não...
Também não dá prá esperar milagre...Acho que se falta skimmer, iluminação, TPA, circulação, etc, etc, os suplementos não vão fazer milagre nenhum...
Editado pela última vez por Alex Costa em 09 Fev 2011, 07:34, em um total de 1 vez.

Daniel Bernardes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jan 2011, 04:42
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 22 Mai 1973
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

Re: Coloração de Corais

#88 Mensagem por Daniel Bernardes »

Fala Julio, Celso e Alex

Concordo que não há milagres no quesito coloração de corais. Há, sim, alguns macetes que, as vezes, são sonegados por aquaristas mais avançados, uma pena... Mas enfim, o tópico foi bastante esclarecedor e me inspirou a pesquisar um pouco mais sobre o assunto, o que foi positivo.

Pretendo voltar a dosar estrôncio e iodo (que havia parado porque acabaram os suplementos) e, talvez, experimentar potássio, apesar de não ter nenhum SPS azul em meu aqua. No mais, vou intensificar as TPAs e ser mais cuidadoso com os parâmetros básicos do tipo Ca, RA e Mg.

Uma pergunta: algum de vcs está usando aminoácidos e/ou Koralcolor da Brigthweel? Tem observado resultados positivos?

Grande abraço a todos.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Coloração de Corais

#89 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu nao suplemento pq meu foco nao sao SPSs... acho muito dispendioso esse tipo de montagem.

Concordo q existe muita informacao nao compartilhada em foruns, ao contrario do que o Julio faz. Muitos ao obtrem resultados bons omitem pra que outros nao tenham o mesmo caso de sucesso e assim se destacar.

Uma coisa eu acho engraçado nesses suplementos, alguns deles sao usados em plantados justamente pra favorecer o crescimento das plantas (ferro e potássio) enqto nesse casos diz-se ajudar na coloracao, embora as zooxanthelas sejam algas.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#90 Mensagem por Alex Costa »

Daniel,
Eu uso já há algum tempo (6 meses).
Uso os 3. o Coral Amino, o Max Amino e o Amin Omega...
No início, por causa da baixa carga biológica no reef, usava em dosagens maiores e com mais frequencia. Depois fui reduzindo e espaçando...
Ultimamente tenho usado o Max Amino e o Amin Omega prá enriquecer o Cycloop Eeeze e o camarão picado que eu uso na alimentação dos peixes e corais e por isso tenho usado pouco o Coral Amino, que eu colocava direto na água...
Não notei nenhuma diferença muito marcante com nenhum dos 3...
Quando os que eu tenho aqui acabarem eu vou deixar um tempo sem dosar prá ver se noto aluma mudança....Se não notar não uso mais...

Sobre o estrôncio, o Sunny X lá do Reef Central (e agora no R2R) relatou ótimos resultados depois de começar a usar...
Aqui tem o relato do que ele estava usando:

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... 169&page=9

Outro tópico interessante sobre o uso de macro e micro elementos é este lá do fórum da Zeovit:

http://www.zeovit.com/forums/showthread.php?t=10354

No 6 post o G. Alexander fala dos efeitos positivos e negativos de vários elementos...
Achei interessante....

Abs
Alex

Daniel Bernardes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jan 2011, 04:42
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 22 Mai 1973
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

Re: Coloração de Corais

#91 Mensagem por Daniel Bernardes »

Fala Celso

Também não tenho SPS. Meu foco são LPS e alguns poucos Softs. Mesmo assim, vejo por aí reefs com LPS coloridos e reefs com LPS meio desbotados.

Estou tentando aprimorar as cores de meus LPS e Sofs e o tópico está sendo bastante esclarecedor.

Ferro e Potássio nunca usei, mas sei que o potássio é um dos elementos encontrados em maior concentração na água do mar. Talvez faça uma experiência...

Grande abraço

Daniel Bernardes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jan 2011, 04:42
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 22 Mai 1973
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

Re: Coloração de Corais

#92 Mensagem por Daniel Bernardes »

Fala Alex

Então, estou usando o Coral Amino e o Koralcolor há um mês, também em função da baixa de nutrientes, já que experimentei vodka+biodigest e, por enquanto, não notei nenhum resultado visível.

Quanto ao estrôncio e o iodo, já usei e notei boa diferença no crescimento dos LPS e das coralíneas, além da coloração e crescimento visível dos zoanthus.

Mais tarde vou dar uma lida nos tópicos que vc me indicou.

Grande abraço e obrigado pelas dicas.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Coloração de Corais

#93 Mensagem por Celso Suguimoto »

Para os q dosam kalk um artigo do Randy Holmes

Using such a material, however, has the potential to deplete both magnesium and strontium over time. The effect is especially pronounced for strontium. The depletion mechanism is simple: the dosed limewater simply adds less magnesium and far less strontium than corals in the ocean normally deposit. No unusual precipitation reactions are necessary for the aquarium to become depleted. In fact, the same depletion mechanisms take place for aquarists using CaCO3/CO2 reactors and any of several commercial CaCO3 media.

Whether these ions actually become depleted in aquaria will depend on many factors, such as the use of regular water changes, the import of such ions in other ways, and whether corals and coralline algae (and abiotic precipitation) use up strontium and magnesium to the same extent that they do in the ocean. I am nevertheless surprised that the strontium in my aquarium (about 15 ppm)2 is about the same as in the Instant Ocean salt mix that I use, and does not appear to be significantly depleted.

The results obtained in this study apply only to the particular brand of bulk lime tested. It is not known if any of the commercial aquarium supply companies use this bulk material, or its hydrated form, to make their "kalkwasser" products. The results on settled limewater involving magnesium will likely extrapolate to all brands, as the precipitation of magnesium will be largely independent of how much magnesium is present to begin with. Strontium, however, could vary significantly.

Nevertheless, these results suggest that aquarists using limewater, as well as those using CaCO3/CO2 reactors, should be aware of the fact that both strontium and magnesium may become depleted over time.


http://advancedaquarist.com/issues/dec2003/chem.htm


Encontrei a referencia que procurava sobre coloração das espécies de corais... na realidade de Danna Riddle

- Marron = 232 (31,30 %)
- Verde = 130 (17,54 %)
- Creme : 109 (14,71 %)
- Cinzento = 66 (8,90 %)
- Azul = 52 (7,02 %)
- Jaune = 47 (6,34 %)
- Purpura = 40 (5,40 %)
- Rosa = 38 (5,13 %)
- Vermelho = 12 (1,62 %)
- Branco = 7 (0,9 %)
- Laranja = 6 (0,8 %)
- Preto = 2 (0,27 %)

As 4 primeiras cores representam 537 espécies, ou seja 72,5% das espécies do livro. Até í data, existe diversas teorias para explicar a coloração dos corais, entre as quais: a protecção contra o UV para as cores verdes, violeta e púrpera (Dana Riddle)

Certos autores emitem também a hipótese que certas cores poderiam permitir í certos corais evitar predação, ou menos de reduzir-o, quer assemelhando-se outro a um animal pouco comestível

As extremidades dos galhos são geralmente desprovidas de Zooxanthelles, porque a colônia progride mais rapidamente que a multiplicação das mesmas

Segundo Dana Riddle, fatores que ajudariam na coloração dos corais seriam :
- o UV: mas as cores obtidas estão geralmente nos verdes
- a alcalinidade
- a circulação, a fim de suprimir a zona de água estagnada em redor dos corais e permitir-lhes extrair os compostos orgânicos dos quais têm necessidade em variações

No oposto ... porque ficariam marrons

De acordo com investigações científicas, SPS vivos profundamente é geralmente de cor marron, devido í multiplicação das Zooxanthelas e/ou os seus pigmentos sensíveis í luz, porque tentam assim otimizar o pouco de luz disponível. Uma outra hipótese científica consiste a explicar a cor morena SPS pela presença de um nível importante de Nitrato-Nitrogenio inorgánico na água, que agem como um adubo sobre os Zooxanthelles, induzindo a sua reprodução.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#94 Mensagem por Diego Munhoz »

Caramba, esse tópico ajudou bastante a responder minha dúvida de porque meus corais estão meio sem cores, principalmente os de coloração verde...

Vou procurar os produtos recomendados pelo pessoal!!!

Abração

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Coloração de Corais

#95 Mensagem por jose Jorge »

MULM.......................bactérias do reator de zeolito + alguns suplementos zeovit...........interessante pra caramba esse método........................

http://www.zeovit.com/forums/showthread.php?t=5770

thiago lopes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Set 2011, 15:47
Apelido: careca
Data de Nascimento: 04 Mai 1977
Cidade: guarulhos
País: brazil

Re: Coloração de Corais

#96 Mensagem por thiago lopes »

muito boa sua enquete amigo,ajudou mkuito mas deixa eu te falar é melhor dosar a vodka em periodo que as lampadas estão desligadas ou com elas ligadas obrigado...

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Coloração de Corais

#97 Mensagem por Julio Monteiro »

Thiago,
não há nenhuma restrição quanto ao horário. No entanto, o melhor sempre é escolher um horário fixo e que melhor se ajuste ao seu dia. Se você optar, por exemplo, ís 7 da manhã e as 18 horas (dosagem em 2 vezes dia), então isso deveria ser feito da mesma forma todos os dias.

abraço

Avatar do usuário
André Café
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 48
Registrado em: 19 Jan 2012, 11:09
Apelido: Cafe
Data de Nascimento: 03 Fev 1986
Cidade: Recife
País: Brasil
Localização: Recife - PE
Contato:

Re: Coloração de Corais

#98 Mensagem por André Café »

Belo artigo. Acho que quando montar meu aquário conseguirei ter belos corais.
Abraços
Amazônico do Café (Discos) e Tanganyika do Café
[font=Comic Sans MS]André Luiz Café[/font]

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Coloração de Corais

#99 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Júlio, um aquário de 160 litros com mais de 6 meses de montado, praticamente sem habitantes, exceto uma colônia de zoantus e uma de GSP, e equipe de limpeza, que apresenta nível de Ca de 660 ppm, RA de 4 ºdH, Nitrato indetectável, mas sem teste de Fosfato ainda, densidade de 1.025, sem diatomáceas, é um ambiente propício para se utilizar o Zeovit? Pela sua exposição, para funcionar corretamente, o nível de Ca deveria estar próximo dos 450 ppm (que não está) e o Fosfato deveria estar indetectável (não sei ainda como está), dentre outros parâmetros. Meu aqua tem substrato com plenum (halimeda + areia de filtro), boa circulação (Tunze 6015 + Seio 250), bom skimmer (Reef Octopus 6520), e vou começar a povoa-lo neste início de ano. Mas estou na dúvida se seria interessante, para garantir um melhor desempenho do sistema, adotar algum método adicional de filtragem, como o uso de Biopallets ou o Zeovit.

Alguma sugestão?

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Coloração de Corais

#100 Mensagem por Ramon Brescovici »

olá. meus sps estao descolorindo... principalmente o verde. preciso de um auxilio.

a muda de millepora (acho q eh) era bem verde, ta palida, mas continua crescendo
Imagem

essa tbm ficou amarelada
Imagem

a montipora cup green comecou a ficar escura/amarelada

esta tbm ficou palida
Imagem

essa perdeu a parte verde
Imagem


as azuis, roxas, purpura, os lps, os moles estao em ótimas condiçoes.

circulacao foi aumentada, mas quando aumentei ja havia percebido o empalidecer dessas que mencionei.
nitrato proximo do zero
fosfato também (um pouco mais elevado do que eu gostaria)
uso biocalcio, nos ultimos dois meses a RA em 8 pra 8.5 e calcio de 410 a 450. mg 1300 a 1400.
houveram duas variacoes de temperatura, por desligamento do chiller em queda de energia.

o aqua foi de 26.7 (quando liga o chiller) pra +- 28 nas duas vezes (uma foi 28.4)

doso +- 3 ml de metais anionicos e cationicos por semana
+- 1 ml do programa da red sea pra coloracao roxa e o de coloracao verde

pensei que iodo demais poderia ser a causa, visto que passei a usar iodo em dose muito maior que antes há uns 4 meses.

alem disso, 5 gotas de coral amino. ultimamente subi pra 10 gotas diarias.

carga de peixes grande.

hj to com 3 sicce 4000 + retorno. 300w hqi + 350w t5
120x60x60

carvao ativado uma vez por mes troco quase um quilo.

ps, reef activff uma vez por semana, dose levemente abaixo do recomendado.
andei dosando flat worm exit em doses homeopaticas: 8 gotas no maximo por dia.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”