Leonardo Orito escreveu:José sem maldade mas você ta inventando história já, como você pode afirmar que é infecção e ainda mais viral?
Quais os sintomas de uma infecção viral?
Os mesmos de intoxicação por amônia?
Para de ser teimoso cara, leva esses peixes pra outro aquário e vê se melhora
Sinceramente, se fosse problemas com vírus/bactéria, esses teriam acontecido no momento da introdução dos peixes no sistema, momento de alto stress e que sistema imunológico baixa a guarda e bomba explode. Não acho que aconteceria tempos depois, onde justamente os níveis de stress do peixes vai baixando e ele vai se firmando em todos os sentidos. São coisas inversamente proporcionais.
Outra coisa, essa "terceirização" da ciclagem não funciona, cada sistema é único, cada um produz sua carga orgânica em quantidade, variedade, diversidade diferente. Cada sistema tem uma circulação diferente que faz com que a sujeira chegue mais rápido ou mais devagar no sistema de filtragem mecânica e consequentemente removido. As cepas de bactérias nitrificantes estão intimamente ligadas a essa rotina. Nada adianta vc trazer rochas de plástico ou vivas de um sistema que o aquarista limpa perlon/sharkbag/skimmer todos os dias e vc limpar uma vez por semana, por exemplo (não estou dizendo que é o caso, apenas uma ilustração como as coisas acontecem na prática e isso interfere). A sujeira vai continuar na água, só vai ter endereço fixo por uma semana.
Qdo vc traz rochas ou siporax ciclados em outro sistema, ao meu ver, apenas está inoculando no sistema, elas terão que se adaptar a realidade local, o que inclui tudo aquilo que eu citei anteriormente.
Se o antigo aquarista usa um determinado tipo de comida e vc muda essa rotina, pronto, já houve alteração na rotina que o conjunto de fatores estava previamente programado e funcionando.
Por isso, milagre não existe, tem que ciclar para se adaptar ao seu sistema e principalmente: inserir poucos animais por vez, dando tempo para o sistema se adaptar, dando 1 semana ou 10 dias de intervalo entre um em outro.
Apenas a tal da "rocha plástica" ou o tal do "siporax" não fazem milagres e nem são atalhos para nada, tem que ter certos cuidados para não aproveitar que está colocando rocha de plástico, substrato de plástico e peixes de plástico tb, pq peixes de verdade não vão tolerar.