Resumindo, alguns aparelhos tem problemas ( quase todos que piscam o 600 direto, alguns é problema de procedimento imperfeito).
A maior para dos problemas parecem ser 2, que não ficam claros para quem compra o aparelho. No manual deveria falar que voce quase tem que fazer este teste em sala limpa, temperatura e humidade controlada e água na mais pura de sua existencia.
1-) a água usada para a calibragem tem que ser H2O pura pura pura pura bem pura mesmo ... um cisco micrométrico na água e dá erro no resultado .... lá a Hanna tem mandado por conta dela a água pura pura pura que ela vende. Alguns comprarm água em laboratórios também e tem tido os resultados mais consistentes e corretos.
2-) A seringa que vem no kit é muito grande para se ter a precisão de 0,1 ml de água de aquário, a Hanna alega, que a seringa que acompanha o kit é a menor que ela conseguiu no mercado que não venha com a agulha incorporada .... o pessoal tem resolvido isso comprando seringa para insulina ( que vem com agulha), o que permite ter maior precisão na coleta da mísera amostra de água do reef de 0,1 ml ...
Alguns aquaristas também reclamaram que é difícil de utilizar todo o pó do envelope, que sempre fica um pouco nos cantos, outros que a dificuldade e colocar todo o pó no curvete sem derrama-lo ... usou menos pó, dá erro no resultado.
Resumindo, se voce não for o Monk, voce não consegue o resultado correto !!!!

A Hanna orienta todos os aquaristas a assistir uns videos postados por ela no youtube, que aborda cada um dos problemas e como proceder para virar o Monk e os aparelhos com defeito estão sendo trocados sem onus para os proprietários ... lá fora, aqui no universo paralelo é necessário checar se o obvío ( trocar o aparelho) acontece.
Fiquei impressionado com a quantidade de aquaristas tendo dificuldade, no fim, eu aqui esperançoso que seria um teste menos complicado que os Salifert da vida chego a conclusão que trabalho por trabalho, vou de vez em nunca usar o teste que tenho .... e to feliz com meu Hanna de fosfato ... o cálcio fica para quando colocarem um não engenheiro para transformar o teste em algo mais simples ....