🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Coloração de Corais

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Coloração de Corais

#61 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Mário.

Não é isso não. Os zeolitos devem ficar em um fluxo ligado e desligado a cada 3 horas durante o dia e a noite.

Os zeolitos retiram amônia da água e a vodka alimenta as bactérias que vão ajudar a consumir a amônia, evitando o acúmulo da cadeia inteira - amônia - nitrito - nitrato.
A vodka alimenta as bactérias que se multiplicam. Ao se multiplicarem, consomem fosfato.

Obrigado pelos elogios.

abraço

Dr.Ewerton
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Dr.Ewerton

#62 Mensagem por Dr.Ewerton »

Julio

Essa formula de adição de vodka mais bio digeste pode ser feita em um Boyu HS-60, com cerca de 100l de água?
No final da 4 semana estaremos colocando cerca de 1,8ml por dia ????

E o bio digest qual seria a melhor forma de administrar ...em todas as TPA´s ????

Obrigado

Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#63 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá,
Pode sim, mas a dosagem deve ser bem controlada. Pelo volume de água, eu não colocaria mais do que 0,3 ml por dia (0,15 ml de manhã + 0,15 ml a noite).
O biodigest deve ser colocado quinzenalmente, conforme indicação do fabricante.

abraço

Dr.Ewerton
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Dr.Ewerton

#64 Mensagem por Dr.Ewerton »

Ok Julio.
Entendi, vou começar a dosar 2x ao dia
Estava usando o Stability....mais as cianos estão ganhando espaço por aki.
O skimmer do HS-60 não é o dos melhores também.....já estou pesquisando para comprar um Bublle Magus bmqq doubledown_02
Mas agradeço a ajuda
Ontem já coloquei 1 ampola de Bio e já vou entrar com a vodka hoje ......deixar os peixinhos embreagádos.
Abraço

Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#65 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Dr. Ewerton,

se o aquário já está com problemas de cianobactérias, é melhor não começar com o método da vodka.

A vodka alimenta as bactérias que devem ser retiradas pelo skimmer. Na prática, as bactérias consomem o nitrato e o fosfato do aquário e depois são eliminadas pelo sistema. Se o skimmer não for suficiente, elas vão morrer e a vodka passa a ser apenas mais matéria orgânica no aquário. As cianobacterias seriam beneficiadas pela vodka nos casos de aquário com skimmer insuficiente.

Seria melhor na minha opinião primeiro trocar o skimmer e somente depois iniciar a dosagem de vodka.

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: RenatoHilkner

#66 Mensagem por RenatoHilkner »

Fala Júlio, blz? Antes de mais nada: feliz natal.

Não sei se lembra, mas perto do meio do ano tirei algumas (várias) dúvidas com você sobre o uso de zeólitos + vodka. Agora, uns 6 mese depois de montado, meu aquário (360l) vai muito bem, os sps estão crescendo e ganhando cor. Logo abrirei um tópico pra ele.

Como vou fazer uma viagem no começo do ano, to pensando em como manter o sistema sem precisar pedir para alguém ir lá todo dia.

Quase tudo já é automatizado e hoje só doso diariamente a vodka.

Tava pensando em usar biopellets em uma espécie de reator recirculante com água DI, com uma vazão mínima para o sistema. Assim, não usaria as biopellets como mídia que alimenta e abriga as bactérias, e sim apenas como alimento.

Você acha que é possível substituir a alimentação com vodka por biopellets?

Abraços,

Renato Hilkner

RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: RicardoMiozzo
Contato:

#67 Mensagem por RicardoMiozzo »

Julio Monteiro escreveu:Olá Henrique,

o Denadai já disse tudo. A grande maioria dos corais tem algas simbióticas (zooxantelas) e isso vale para LPS, softs e SPS. Quando o aquário está com baixo nível de nutrientes, mesmo os softs e LPS´s perdem parte da zooxantelas e precisam ser alimentados com aminoácidos. LPS´s em aquários com níveis da água semelhante í água do mar apresentam cores mais intensas e extendem mais os pólipos para "caçarem" alimento.

Não existe nenhum coral que tenha capacidade própria de realizar fotossíntese.

grande abraço

Julio,
Estou acompanhando o tópico inteiro e percebí que dois comentários que fiz desaparaceram, infelizmente.
Mas este meu comentário (que espero que não desapareça) diz respeito ao seguinte ( com meus sinceros pedidos de desculpas, pois creio que a resposta que você deu acima tem alguns problemas, a seguir):
1) A grande maioria dos corais encontrados na Natureza não tem alga zooxanthellae.
2) A possibilidade de qualquer aquário ter níveis de nutrientes suficientemente baixos para que corais percam zooxhathellae é nula. Qualquer aquário tem nutrientes em excesso se comparados aos níveis encontrados no ambiente natural.
A afirmação de que em ambiente de baixo nível de nutrientes possa ocorrer expulsão ou perda de zooxanthellae por parte dos corais não procede nem tem fundamento. Se isso fosse possível, todos os corais que abrigam zooxahtellae em qualquer Mar deste planeta não teriam zooxhatellae nenhuma, pois na maioria dos ambientes de recifes de corais os níveis de nutrientes da água são baixíssimos. O fato dos corais e outros animais abrigarem zooxathellae vem, segundo vários estudos sobre evolução, justamente desse ponto. Muitos corais duros de pólipo pequeno, como Acropora spp, Motipora spp, Seriatopora spp e outros, são capazes de obter mais de 99% de suas necessidades nutricionais do que lhes é fornecido pela zooxanthellae.
3) Corais que abrigam zooxanthellae e também os que não as abrigam são capazes de absorver nutrientes da coluna d'água.
Portanto, não é necessário alimentá-los em hipótese alguma.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#68 Mensagem por Julio Monteiro »

Miozzo,
creio que seus comentários são um tanto quanto tendenciosos...

- Ninguém afirmou que os corais perdem completamente as algas simbióticas;
- Converse com o pessoal que desenvolveu o zeovit e eles te informarão que os corais perdem parte das algas simbióticas quando o nível de fosfato e nitrato ficam baixos. Experimento isso no meu aquário, pois uso o sistema. Você usa? Não entendo como você pode afirmar que isso não ocorre, quando isso é de conhecimento de grande parte dos amantes de SPS´s.
- Quanto a alimentação com aminoácidos, embora todos os corais sejam capazes de se alimentarem sozinhos, sabemos que um aquário não vai conter as quantidades necessárias, por isso é necessário sim alimentá-los.

RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#69 Mensagem por RicardoMiozzo »

Julio, sinceramente, não tenho a menor intenção de ser tendencioso.
1) Eu também não afirmei que os corais perdem totalmente as zooxanthellae.
2) O "pessoal" que desenvolveu o produto não deve ter muita informação não tendenciosa a me passar, uma vez que o interesse deles é vender o produto.
O problema é que o conceito não tem fundamento e tanto na Natureza.
Tanto na natureza quanto em aquários isso não ocorre porque é impossível.
Descoloração de corais por perda de zooxanthellae pode ser causada por diversos fatores, mas certamente um deles não é ausência de nitrato na água.
Essa correlação entre fato e conseqüência é impossível.
3) Me desculpe novamente, mas eu cultivo corais duros de pólipos pequenos há cerca de vinte anos.
Sempre procurei aprender sobre suas necessidades.
Torno a afirmar que é impossível haver perda de zooxanthellae por parte de qualquer coral por conta de níveis baixos demais de nitratos e/ou fosfatos.
Se isso fosse possível, os corais no ambiente natural teriam pouca ou nenhuma alga simbionte.
Em recifes de corais onde encontramos esses animais os níveis desses nutrientes é baixo.
Se posto em comparação com aquários, então, são baixíssimos.
4) Quanto í alimentação com aminoácidos, a questão gira em torno de conceitos fundamentais.
Desculpe-me mais uma vez, mas é impossível não existir "alimento" dissolvido ou particulado em quantidade suficiente em qualquer aquário em níveis insuficientes.
Isso já foi comprovado cientificamente por diversos estudos e publicado em muitos meios de comunicação mundialmente reconhecidos.
Aminoácidos são compostos formadores de proteínas.
Em qualquer aquário existe oferta (excesso) de proteínas, de forma que sempre haverá aminoácidos em quantidade mais do que suficiente na água de qualquer aquário, tornando sua adição desnecessária.
Portanto, novamente peço desculpas, pois em nenhum aspecto ou comentário tenho a intenção de desrespeitar seu conhecimento, mas toda essa questão gira em torno de conceitos fundamentais da Ciência.
Eu não "implico" com nenhum tipo de prática aquarística ou método de montagem de aquários, Julio.
Sempre procuro me atualizar e ler a respeito de tudo que aparece no aquarismo.
Se não conheço suficiente sobre algum ponto, procuro fontes para aprender mais (porque considero que não detenho conhecimento profundo sobre muitos aspectos do hobby, que é vastíssimo em possibilidades).
Por conta de minha natureza curiosa, procuro os prós e contras em todos os assuntos novos que surgem.
Só começo a fazer críticas quando e se percebo que existe alguma incongruência.
Enfim: não é nada pessoal nem "espírito de porco" de minha parte.
Brasilreef

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

#70 Mensagem por jose Jorge »

Falando em alimentação..........eu tava lendo no tópico do Aqua do Alexandre George..........ele segue esse método.........e os Bichos dele estão muito bonitos..............

Queria saber como seria esse método de utilizar a Agua do Reator de Zeolitos para alimentar os Corais............

Algumas Anêmonas possuem mais de duas espécies de Zoox simbiontes...........e talvez alguns Corais também...........e isso faz parte de um complexo mecanismo de regulagem................

Alimentação é Corrrenteza é muito importante..........analize um pequeno Atol..........com forte correntezaem um só lado.........

O Reef que crece do lado do Atol...........que esta recebendo continuamente um Fluxo de Aqua forte.........rico em nutrientes.........é muito maior.........mais vigoroso........e rico em espécies..........do que o Reef que creceu do lado oposto..........sem forte correnteza.......e só com a "sobra dos nutrientes.............

Isso é facilmente visto em locais com correnteza definida..........

The Eye of Maldives........

Imagem

A questão da Matéria Orgânica dissolvida deve ser igual............porém o alimento "sólido".........que está vindo junto com a correnteza com certeza é um fator positivo para o desenvolvimento dos Corais Duros formadores de Reef...............

O que não acontece no lado que fica na "Sombra".............e não recebe esses nutrientes...........(nota-se a Zona de Arrebentação das Ondas somente no lado do Reef)......

Outro bicho que fica muito bem nesse método são Tridacnas......e é esse o motivo da pergunta sobre usar a agua do reator para alimentá-los..........

Alex Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

#71 Mensagem por Alex Toledo »

Vejam este artigo. É muito esclarecedor. Temos que alimentar nossos corais!

http://www.XXXX.org.br/vb/content.php?113-ALIMENTE-SEUS-CORAIS
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"

Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196

jose Jorge
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

#72 Mensagem por jose Jorge »

Com certeza o alimento sólido é o diferencial.............é nele que estão os Aminoácidos..............então faz sentido a adição de certos aminoácidos.........uma vez que voçê não tem a mesma fonte Proteica disponível no Oceano........no Aquario.................. 8-)

O problema é quantificara necessidade..........apesar de existir aminoácidos na Agua do Aqua............será que eles existem na quantidade necessária.........???

Derrepente é daí que procede a necessidade de suplementar.........

Não sei reponder essa questão.........

RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#73 Mensagem por RicardoMiozzo »

Alimento que você chama de "sólido"- fito e zooplancton - ou o famoso "marine snow" na Natureza são substituídos no aquário por matéria orgânica dissolvida e outros como comida de peixe (flocos, pellets e artêmia salina, entre outros).
Em qualquer aquário tem muito mais proteína e nutrientes do que nos recifes de corais.
Não dá para comparar uma coisa com a outra, mas em matéria de resultado final dá na mesma.
Sobre tridacnas: elas só precisam de algum tipo de alimento (e mesmo assim microscópico) na fase em que são muito pequenas. Logo depois disso, não precisam mais (favor ver Fatheree, literatura especifica sobre tridacnas em aquários e na natureza).
Ou seja: é só dar almento para os peixes que os corais e tridacnas serão alimentados também, "por tabela".
Brasilreef

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: CABECEIRA
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#74 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Qual o motivo que leva os aquas com método ZEOVIT terem animais ( corais ) mais coloridos?
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#75 Mensagem por RicardoMiozzo »

Acho que depende dos aquários que você compara.
Por mim, posso dizer que nunca usei esse produto e meus corais sempre foram muito coloridos.
Mesmo no aquário que montei há poucos meses, os corais e outros invertebrados mostram coloração muito acentuada e crescimento excelente.
Brasilreef

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#76 Mensagem por RenatoHilkner »

Bom, quem sou eu para falar qualquer coisa. Apesar de ter aquás marinhos há bons 10~15 anos, minha experiência com duros é recentissíssima e não tenho cacífe nenhum para entrar nesta discussão. Porém, posso dizer que comprei corais com colegas nossos de Fórum bastante experientes e que não utilizavam este método de zeólitos, e com pouco mais de 3 meses no meu aquário eles estão ficando mais coloridos do que quando chegaram - e não que eles não fossem coloridos, eram, mas os detalhes, como ranhuras, estão ainda mais.

Ganhei também um "toco" marrom de um lojista e hoje metade dele tá um verde exuberante.

É fato que alta concentração de nitrato e/ou fosfato estimulam o crescimento de algas indesejáveis nos nossos aquários, não sei porque a história seria diferente com as zooxantelas, mas enfim.

Júlio, fiz uma pergunta ontem sobre o que você pensa sobre a possibilidade de substituir vodka por bio-pellet e acredito que passou desapercebida, se puder me ajudar, agradeço.

Abraços,

Renato Hilkner

Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#77 Mensagem por Julio Monteiro »

O aumento de zooxantelas em aquário é exatamente devido ao aumento da concentração de nitrato e fosfato. Devido a isso, como você mesmo já observou, corais duros que ficam em ambientes com mais nutrientes tendem a ficar mais marrons. Quanto menor essa concentração, menor a quantidade de zooxantelas e aí as cores (que já estavam no coral) se tornam mais aparentes.

Quando mencionamos que a camada de zooxantela diminui, de forma alguma essa camada será menor do que a encontrada na natureza, pois, níveis tão baixos de nitrato e fosfatos não são possíveis em aquário marinho. Portanto, a base para dizer que diminui a camada de algas simbióticas é em relação ao aquário e nunca em relação í natureza.

Para os que conhecem aquários zeovit ao vivo e a cores, sabem da diferença e de como as cores são mais exuberantes (sem photoshop, já que é ao vivo e a cores!!!). Não dá para comparar. Se alguém consegue as mesmas cores sem usar nenhum método com bactérias + alimento para bactérias, é uma exceção. Grande parte dos aquaristas conhecem o problema de ter um coral marrom no aquário.

Quanto ao funcionamento ou não do método, ninguém é obrigado a acreditar. Para mim funciona! Aqui eu quiz compartilhar a minha experiência e não ficar discutindo com o Sr. Ricardo Miozzo. Se for útil para alguém, que bom. Se não for, basta desprezar as minhas informações.

Renato, quanto ao bio-pellets, ele não substituiria somente a vodka. Ao utilizar bio-pellets, deve-se eliminar os zeolitos e a vodka. Já há vários aquaristas testando e parece bastante promissor. A rotina de colocar vodka diariamente e mexer com os zeolitos deixa de ser feita. Li um relato de aquarista que abandonou o zeovit para utilizar a bio-pellets com bastante sucesso. Também já vi outro abandonando o bio-pellets para voltar para o zeovit. Ainda não tenho uma opinião formada sobre os dois métodos, mas confesso que estou tentado a testar, já que a dificuldade de conseguir produtos zeovit no Brasil é muito grande...

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#78 Mensagem por RenatoHilkner »

Valeu, Júlio.

A princípio não pretendo mudar o método, mas penso em conciliá-lo com bio-pellets, pois dosar religiosamente todo dia a vodka pode ser um problema. Vou me interar sobre o método bio-pellet e se for possível "diluí-la" em água doce, em tese será possível serví-la apenas como alimento, e não como abrigo. Agora, se o que degrada a bio-pellet for justamente a bactéria, ai esse sistema não funcionará.

Vou pesquisar um pouco mais e farei alguns testes, se os resultados forem interessantes, passo aqui para avisar.

Abraços,

Renato Hilkner

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

#79 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Fala Galera,
ja usei zeovit, vodka, prodibio, biopellets e todos funcionam muito bem.
tem aquarista que não vem ao caso, que usa produto da zeovit para coloração de certos corais como stilphora e pocilophoras e as cores são sensacionais.
vale usar sim.

tambem conheço aquaristas que usam vodka e se nega a falar que usa.

mas tambem não vem ao caso.

temos que ter flexibilidade para entender que alguns sistemas vão bem com estes produtos e outro não.

os aquas da zeovit são um show a parte.

abs
Editado pela última vez por Ronaldo Ribeiro em 28 Dez 2010, 08:03, em um total de 1 vez.

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

#80 Mensagem por Henrique_Franze »

Julio, to devendo aquela visita ainda ..... rs!!! =D

Essa pergunta foi do começo do ano... foi banaca reler, jah que hoje to terminando de ler todos os artigos do Dana Riddle na advanced aquarist...
Olha só o quanto evoluí... E o Julio foi um dos meus mentores, sempre respondeu minhas perguntas simplórias com profundidade suficiente para eu continuar evoluindo.

Vou dar meu pitaco como cientista, nao como aquarista.. pois como jah sabem não tenho gabarito para isso.

Aquários com cores exuberantes de SPSs sao rarissimos, e quando acontecem o aquário precisa ser extremamente conceitual, muito limitado em varios sentidos. Desde minha primeira conversa sobre esse método com o Julio percebi um grande potencial como ferramenta para se ter um aquário pouco limitado, ou seja, corais moles, peixes, LPSs, micro vida e SPSs muito coloridos. Eu acho isso uma grande vantagem.

Veja que o Julio nesse tópico fez uma proposta similar ao método com custo bem mais acessivel.

Quando ao branqueamento de corais por falta de nutrientes é completamente plausivel e no fórum da zeovit onde as vezes vou dar uma olhada, citaram um caso onde se usava o método(com força, não é de leve nao...) e alguém estava usando uma quantidade grande de removedor de fosfato. E como sabemos, sem fosfatos não há vida... houve branqueamento seguido de perda de corais.

Quanto a alimentação dos corais, TIM WIJGERDE esclarece muito bem no artigo citado acima pelo Alex (vale a pena ler), ele faz um paralelo muito interessante entre a disponibilidade de alimentos no mar e nos aquários, e justifica de certa maneira a alimentação dos corais em cativeiro.

Veja bem, caso a matéria orgânica dissolvida, resto de proteína proveniente da alimentação dos peixes substituísse toda disponibilidade de alimento sólido dos corais, um sum coral em qualquer aquário não precisaria ser alimentado, alguém já vez essa experiência?

Eu não sabia que a grande maioria dos corais eram não fotossintetizantes... que legal essa informação!!

Grande Abraço a todos!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”