🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Laura's Reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Leonardo Amorim
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Leo
Data de Nascimento: 24 Ago 1980
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Laura's Reef

#61 Mensagem por Leonardo Amorim »

Entendi Robson.

Quando for fazer quarentena de corais posso colocar menos água no tanque, uns 15 cm de coluna d'água nesse aquário devem dar uns 30 litros. Já que a quarentena de corais e anêmonas não precisam de luz forte, o que você sugere como iluminação? Como o volume de água será baixo não pode ser uma luz muito potente, para não esquentar muito a água. Além disso o investimento em iluminação pode ser menor.

Para quarentenar peixes acho que vou encher tudo, assim tenho aquela estabilidade química que você mencionou, e o skimmer para retirar nutrientes.

Quando o tanque for funcionar como hospital deixo o tanque cheio, mas sem usar o sump, deixo a água circulando só com a bomba de circulação. Retiro nutrientes com TPA's e renovo a dose de medicação proporcionalmente.

Agora uma dúvida. Vocês recomendam o uso de medicação na quarentena, como tratamento preventivo? Li em alguns posts que pessoas fazem tratamento à base de cobre em peixes na quarentena mesmo que eles não apresentem sinais de doença, para garantir que os possíveis parasitas "escondidos" no peixe entrem no tanque principal. Vi também que para quarentena de corais se utiliza um remédio chamado Program Plus, para eliminar possíveis pragas. Enfim, vocês recomendam esses procedimentos "preventivos"?

Muito obrigado pelas respostas.
Laura's Reef 2 - Planning...

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#62 Mensagem por Robson Sandrini »

Leonardo Amorim escreveu:Quando for fazer quarentena de corais posso colocar menos água no tanque, uns 15 cm de coluna d'água nesse aquário devem dar uns 30 litros.

Pode sim, só tem que tomar cuidado pra circulação não "estressar" alguns corais e anêmonas que preferem uma circulação mais amena. E tem que tomar cuidado com aquecimento da água pela bomba. Se optar por filtro externo com menor litragem, dependendo da altura da água ele não funciona ou a queda fica barulhenta.

Já que a quarentena de corais e anêmonas não precisam de luz forte, o que você sugere como iluminação? Como o volume de água será baixo não pode ser uma luz muito potente, para não esquentar muito a água. Além disso o investimento em iluminação pode ser menor.

Qualquer iluminação das que a gente usa pra aquarismo serve. LED, HQI e as tubulares. Se for iluminação muito forte, com risco de queimar coral, dá pra usar aquelas telas que se usa nas janelas pra bloquear parcialmente a iluminação e dar tempo do coral se adaptar sem cuspir todas as zooxantelas. Apareceu iluminação barata de desmonte? Pega!

Para quarentenar peixes acho que vou encher tudo, assim tenho aquela estabilidade química que você mencionou, e o skimmer para retirar nutrientes. Quando o tanque for funcionar como hospital deixo o tanque cheio, mas sem usar o sump, deixo a água circulando só com a bomba de circulação. Retiro nutrientes com TPA's e renovo a dose de medicação proporcionalmente.

icon_joia

Agora uma dúvida. Vocês recomendam o uso de medicação na quarentena, como tratamento preventivo? Li em alguns posts que pessoas fazem tratamento à base de cobre em peixes na quarentena mesmo que eles não apresentem sinais de doença, para garantir que os possíveis parasitas "escondidos" no peixe entrem no tanque principal. Vi também que para quarentena de corais se utiliza um remédio chamado Program Plus, para eliminar possíveis pragas. Enfim, vocês recomendam esses procedimentos "preventivos"?

Pra peixe eu não faço tratamento preventivo. Todo remédio causa algum tipo de estresse no organismo do peixe e deve ser reservado pra quando o peixe realmente adoece. O cobre, especificamente, detona o sistema imunológico do peixe e diminui o apetite, entre outras coisas. Não uso cobre nem com doença presente, há maneiras menos inseguras e menos agressivas de se tratar peixe doente. O cobre seria a penúltima opção de qualquer tratamento [pra mim]. Com corais eu dou um banho com Coral RX antes de colocar na quarentena. Mas jamais dispenso a quarentena. Nenhum banho mata os ovos de AEFW, por exemplo. Quarentena e observação pra se livrar dessas pragas é o melhor caminho. E prevenir sai [glow=red]mais barato[/glow] que remediar. É só dar uma olhada no fórum pra ver a quantidade de peixes e aquários inteiros que se perde por causa de parasitismo e tentativas de tratamento mal sucedidas.

Muito obrigado pelas respostas.

É pra isso que estamos aqui :-D

Leonardo Amorim

#63 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, bom dia.

Botei a quarentena pra rodar ontem, achei que ficou bem legal. Porém estou tendo microbolhas geradas pelo skimmer Escuma 800, já mudei o SUMP, colocando um quebra bolhas, mas não resolveu definitivamente o problema. Acho que é algum problema de regulagem do skimmer... Se aumento o nível do compartimento do skimmer as microbolhas aumentam, se eu abaixo a bomba aspira ar pela sucção. Alguém tem experiência com regulagem para esse skimmer? É um Escuma 800 com SB2000 modificada com Pin Wheel azul e voluta vermelha da NY.
Será que tem problema um pouco de microbolhas na quarentena? Acho que li em algum lugar que elas podem causar embolia nas guelras dos peixes.

Até mais.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#64 Mensagem por Robson Sandrini »

Leonardo Amorim escreveu:Será que tem problema um pouco de microbolhas na quarentena? Acho que li em algum lugar que elas podem causar embolia nas guelras dos peixes.

É mais um mito do aquarismo, Leo. Citando Eric Borneman pela segunda vez na semana, em Mything the Point, Part Three: Conclusion
Many aquarists go to some considerable lengths to baffle sumps and pump flows to prevent small bubbles from being returned into the display tank. It has been suggested that such bubbles represent an irritation to fish, corals and other invertebrates and that they should be avoided. To be honest, I am unsure from where the origin of this perception came. However, [glow=red]it is untrue[/glow].

Chamamos erroneamente as macrobolhas cuspidas pelo skimmer de microbolhas e daí vem a confusão. As últimas [micro] têm efeito deletério comprovado [como grudar nas células da guelra e dificultar troca gasosa, entre outras coisas] mas o único efeito negativo que as macrobolhas cuspidas pelo skimmer podem provocar é estético.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#65 Mensagem por Radagast »

Robson Sandrini escreveu:Chamamos erroneamente as macrobolhas cuspidas pelo skimmer de microbolhas e daí vem a confusão. As últimas [micro] têm efeito deletério comprovado [como grudar nas células da guelra e dificultar troca gasosa, entre outras coisas] mas o único efeito negativo que as macrobolhas cuspidas pelo skimmer podem provocar é estético.

Oi Robson,

como eu sei se tem microbolhas, se elas não são visíveis? :)

Obrigada!

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#66 Mensagem por Robson Sandrini »

Marina Fodra escreveu:como eu sei se tem microbolhas, se elas não são visíveis? :)

Touché. A questão de embolia pode ser enquadrada numa situação abordada em alguns livros [como do Noga] e artigos científicos como "gas bubble disease" [um resumo de um artigo abaixo] e está intimamente ligada com pressão de gás [saturação] na água x ar ambiente. As microbolhas com tamanho pra fazer dano nas guelras [aí já nem falamos de embolia, falamos de contato direto entre bolha e superfície do tecido orgânico das guelras, impedindo troca gasosa] estão presentes e tornam-se visíveis quando a quantidade de bolhas é capaz de deixar a água "leitosa", diferente das macrobolhas que são cuspidas na saída do skimmer. A física aplicada à água que sai dos nossos skimmers não é capaz de gerar nenhuma das duas situações. Eu abomino física. Só tenho algo sobre a situação porque mata peixe e esbarra na palavra "doença".

Gas bubble disease (GBD), a non-infectious, environmentally/physically induced trauma, is caused by an increase in the dissolved gas pressure above the ambient air pressure (supersaturation). Frequently the cause is an increased partial pressure of nitrogen-especially in spring-/groundwater. All fish species as well as amphibians and aquatic invertebrates are susceptible. Fish species and age groups are different sensitive; swim up fry is very endangered. The disease may occur in a chronic form at approximately 103% and in an acute form at above 110/115% total gas pressure (TGP). Fish, especially fry, with the chronic form die slowly without symptoms. The clinical symptoms of the acute form are disorientation, subcutaneous emphysema, embolism, exophthalmus mostly only on one side, swimming near the water surface with darkened skin, haemorrhages and high mortality. Losses increase with increased TGP. Generally, mortality in the chronic form increases by secondary infections of emphysematous tissue. As technical processes may be the cause for an increased total gas pressure, such as water pumping, heating water or mixing cold with warm water, in this context we could speak from a "technopathy". The following "therapeutic" measurement is recommended: avoid causal factors, transfer damaged fish in expanded water, turn off the cause, compensate the pressure in deeper water, if possible.

Gas bubble disease of fish

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#67 Mensagem por Elder Luis »

icon-aplauder
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Leonardo Amorim

#68 Mensagem por Leonardo Amorim »

Jóia icon_yahoo icon_yahoo icon_yahoo
Amanha chegam os primeiros moradores da quarentena, e futuros moradores do reef. Um casal de palhaços ocellaris.
Amanha coloco as fotos da quarentena e dos peixes.

Até mais.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#69 Mensagem por Radagast »

Oi Robson,

obrigada pelo texto. Estava neurótica brigando com as bolhinhas do skimmer... :)

Leonardo Amorim

#70 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite.

Hoje chegaram os primeiros moradores do meu reef icon_clap icon_clap icon_yahoo icon_yahoo icon_cheers icon_cheers icon_drunk icon_drunk

Um casal de palhaços ocellaris;
Imagem
Imagem

Um camarão Stenopus (Alguém sabe dizer se é macho ou fêmea???)
Imagem

Uma anêmona Bubble tip Rose
Imagem

Uma muda com 3 bocas de Favia Bicolor
Imagem

Uma muda com 3 pólipos de Zoanthus BamBam
Imagem

Uma muda de Psamocora Green ( É assim mesmo que se escreve???)
Imagem

Esse coral é mesmo um hammer? Comprei já tem 1 mês mas alguns tentáculos parecem hammer, outros parecem frog, outros estão misturados,... Isso é normal?
Imagem

Por fim, a foto da quarentena. Os peixes foram para ela, os corais, a anêmona e o stenopus foram direto pro reef, porque não comprei ainda a luminária da quarentena :oops:
Imagem

Estou muito feliz!
Até mais.

Leonardo Amorim

#71 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite.

Nesse sábado, depois de longos 40 dias de quarentena, os palhaços foram para o reef. Estão muito bem e se alimentando normalmente. Muito legal vê-los no paredão do fundo do reef caçando os amphipods.

Imagem
Imagem

O Hammer/Frog (não consegui identificar até hoje...) deu uma desenvolvida boa.

Imagem

Já a anêmona BBT Rose e a Favia Bicolor estão meio esquisitos, até criei um tópico lá no Iniciantes para ver se alguém me ajuda.
Os zoanthus BamBam e Sunrise estão muito bem, abrindo novos pólipos.

Um abraço

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#72 Mensagem por Radagast »

Parabéns pelo começo! Espero que corra tudo bem! Eu também tenho dois palhacinhos, é muito bacana ficar olhando os dois. Agora eles escolheram um canto (em cima do leather). Vêm comer quando chego perto do aquário, e voltam pra "casa" depois.

Leonardo Amorim

#73 Mensagem por Leonardo Amorim »

Obrigado Marina, os meus ainda não elegeram uma residência fixa, esperava que eles fossem para a anêmona, mas ela está meio down... Acho que eles ainda não a viram ou não se interessaram.
Os próximos moradores serão um par de Cardinal Bangaii.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#74 Mensagem por Radagast »

Já tenho duas anêmonas bbt e um mush green hairy pra eles morarem, e os dois ficam lá, em cima do leather... vai entender!

Murillo Rodrigues Lazzaretti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Murillo Tec
Data de Nascimento: 13 Mai 1991
Recebeu Curtir: 4 vezes

#75 Mensagem por Murillo Rodrigues Lazzaretti »

Leonardo Parabens pelo aquario, muito bem montado...

Quanto ao coral que você tem dúvida, é um FROG.

forte Abraço e sorte no novo aquario

Leonardo Amorim

#76 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite.

Depois de um tempão sem atualizar o tópico, tirei algumas fotos:

Imagem
Vista geral do reef

Imagem
Grupo de rochas da direita

Imagem
Grupo de rochas da esquerda

Imagem
Primeiros peixes moradores do reef, já cresceram bastante desde o dia que chegaram, mas nem ligam para as duas anêmonas... Só querem saber de ficar perto do vidro do fundo.

Imagem
Muda de calendriun

Imagem
Duas cabeças de hammer, a terceira cabeça está começando a apontar.

Imagem
Imagem
Meu jardim de zoanthus: Bambam, Sumrise, Watermelon, Fire and Ice, Radioactive green, Sumset, Pink Panther, Baby black blue e um outro que não sei o nome.

Imagem
Imagem
Meu leather de pólipos verdes, não sei o nome certo...

Imagem
Imagem
Favia bicolor, estava meio tristinha mais se recuperou, chegaram 2 bocas, agora já tem 5!

Imagem
SPS roxo, não sei o nome...

Imagem
Imagem
Anêmona BBT Rose, só fica assim, meio aberta, meio fechada...

Imagem
Anêmona Sunburst, essa é o xodó do reef!

Imagem
Psamocora green, já cobriu a base colada!

Imagem
Imagem
Mantipora Superman, está meio marrom... Será que fica vermelha?

Imagem
Imagem
Mudinha de Frog, não se desenvolveu muito...

Imagem
Imagem
Muda de GSP Metalica, quase um mês de reef e até agora os pólipos não saíram... Abri um tópico lá no "Aquario marinho iniciante", quem puder ajudar...

Tem 2 firefishes na quarentena, dia 24/08 eles entram no reef!
Até mais.

Leonardo Amorim

#77 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite.

Depois de muito tempo, seguem algumas fotos do reef.

Panorâmica
Imagem

Corais

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Moradores
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Até mais

wesley marcos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Wesley Marcos
Data de Nascimento: 19 Fev 1994
Curtiu: 4 vezes

#78 Mensagem por wesley marcos »

LEONARDO.....ACOMPANHEI TODO O TÓPICO EM UM SÓ DIA.......ACHEI MUITO INTERESSANTE O FATO DE VOCÊ FAZER TUDO COMO MANDA O FIGURINO.
CONFESSO QUE NÃO FAÇO O MESMO.
ATUALIZA O TÓPICO AI.
Wesley Marcos...

Leonardo Amorim

#79 Mensagem por Leonardo Amorim »

Boa noite Wesley.

Cara, tento fazer tudo certinho mesmo, gosto de planejar as coisas antes de fazer.
Não sei se você viu, mas tenho um tópico do chiller DIY chamado "chiller com trocador de calor casca e tubo" que não deu certo... icon_bag icon_frusty Acabei voltando para a montagem convencional dos chillers.
A vantagem de fazer assim que quase não ocorrem imprevistos, não tive problemas de algas, nunca perdi um peixe no aquário principal (perdi na quarentena...).
Vou tentar atualizar com mais frequência.

Abraço.

wesley marcos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Wesley Marcos
Data de Nascimento: 19 Fev 1994
Curtiu: 4 vezes

#80 Mensagem por wesley marcos »

BELEZA LEONARDO. É ASSIM MESMO,ERRANDO E APRENDENDO.......

POSTA ALGUMAS FOTOS ATUAIS PRA ACOMPANHARMOS A EVOLUÇÃO.
Wesley Marcos...

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”