E vou seguir o conselho do Bie Cesar, esse erro eu não vou cometer! Valeu pela dica!!!

Bié Cesa escreveu:Bom dia a todos.
Ontem efetuei a minha primeira TPA marinha. Foi interessante ter feito isso sem animais no aquário e recomendo muito aos iniciantes, pois fiz muitas coisas erradas que relato agora.
1 - Sal - Coloquei a água em um balde, sal a olho, e uma bomba pra misturar. Com um densimetro totalmente descalibrado tentei igualar a salinidade entre balde e aquário. Após 30 minutos a salinidade era 1018, resolvi colocar mais sal e após mais 30 minutos passou pra 1030. Compensei com água doce e consegui equilibrar. Acredito que não esperei tempo suficiente antes de colocar a água no aquário, pois muito sal ficou no balde... Mas foi assim... E a água ficou turva até o dia seguinte.
2 - Temperatura - Sem nem lembrar desta variação, coloquei a áqua no tanque e imediatamente a temperatura despencou 2,5 graus... Já era tarde.
3 - Onde soltar a água - Apesar do aquário ter um sump traseiro, larguei a água diretamente no display, foi possível ver a agua turvando pela diferença de salinidade, ou temperatura... Já era tarde, de novo...
Algumas lições se aprendem na prática, mesmo que o aquarista considere que já leu tudo e que está preparado para o hobby. O que aprendi com isso?
1 - Deixar o sal batendo pelo máximo de tempo possível, investir em um refratômetro é fundamental.
2 - Aquecer, ou resfriar, a água nova até equilibrar com a temperatura do aquário.
3 - Largar a água lentamente no sump.
E se for um iniciante, como eu, faça a sua primeira TPA sem animais para que eles não sofram com estes erros.
É isso galera, é preciso apresentar as coisas erradas também para que outras pessoas não cometam os mesmos erros.
Grande abraço!
Bié
paulofreund escreveu:Fala Bie Cesa!
Cara comprei o aquario, tô tenso agora! Kkkkkkk
Vc que é conterraneo, onde vc comprou as rochas que usou para decorar o seu aquário?
Onde você está comprando o sal, cascalho e etc!?
Bié Cesa escreveu:Bom dia pessoal.
Completando hoje 45 dias de ciclagem o aquário começa a apresentar focos de ciano bactéria. Lembrando que tenho apenas 2 mini paguros e 3 snails e não alimento eles.
De onde pode vir esta praga? Mantenho o sachê de Purigen e o de Matrix no sump, a bomba é de 1.000 litros/hora e está com a saída dividida para aumentar a circulação. Fotoperíodo está de 9 horas por dia.
Está normal ou tem algo errado?
Algumas fotos.
Mini Paguro
Aguardo opiniões.
Abraço.
Marco Vieira escreveu:Cara, não achei o foco de ciano na foto, só as diatomáceas de costume na ciclagem... tem certeza? Se for roxa, gosmenta e soltar fácil pode ser ciano sim, mas elas teriam que ter entrado no seu sistema pela aquisição de algum animal infectado.
paulofreund escreveu:Bie Cesa, como estão as algas marrons diminuíram?!
Bié Cesa escreveu:Adriano, tu colocou alguma coisa com vida dentro do aquário? Uma rocha, uma ampola de bactérias? Incrivel mesmo essa ciclagem limpa e sem algas... Pessoal fala tando que elas ocorrem e são normais...
Abraço.
paulofreund escreveu:Além disso, eu ia pagar uns 300 reais em água na aquariama fora as reposições, compensando mais comprar o filtro DI por 130,00.
Adriano da Rocha Dias escreveu:que foi o meu caso no meu outro aquario com plantas.
Elder Luis escreveu:não... a micro vida tem que vir de algum lugar, se não for introduzida, sem chance...