🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nano Reef - Boyu MT-30

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Paulo Freund
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Paulo
Data de Nascimento: 21 Ago 1975
País: Brasil
Curtiu: 62 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Nano Reef - Boyu MT-30

#61 Mensagem por Paulo Freund »

Eu ainda não cometi esse erro, afinal ainda não comprei o meu aquário. icon_harhar

E vou seguir o conselho do Bie Cesar, esse erro eu não vou cometer! Valeu pela dica!!! icon_joia
[align=center]"As sombras do bambuzal varrem o chão sem levantar poeira"[/align]
Tópico: Ciclando Boyu TL 550

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 30 Dez 1976
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

#62 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Bié Cesa escreveu:Bom dia a todos.

Ontem efetuei a minha primeira TPA marinha. Foi interessante ter feito isso sem animais no aquário e recomendo muito aos iniciantes, pois fiz muitas coisas erradas que relato agora.

1 - Sal - Coloquei a água em um balde, sal a olho, e uma bomba pra misturar. Com um densimetro totalmente descalibrado tentei igualar a salinidade entre balde e aquário. Após 30 minutos a salinidade era 1018, resolvi colocar mais sal e após mais 30 minutos passou pra 1030. Compensei com água doce e consegui equilibrar. Acredito que não esperei tempo suficiente antes de colocar a água no aquário, pois muito sal ficou no balde... Mas foi assim... E a água ficou turva até o dia seguinte.

2 - Temperatura - Sem nem lembrar desta variação, coloquei a áqua no tanque e imediatamente a temperatura despencou 2,5 graus... Já era tarde.

3 - Onde soltar a água - Apesar do aquário ter um sump traseiro, larguei a água diretamente no display, foi possível ver a agua turvando pela diferença de salinidade, ou temperatura... Já era tarde, de novo...

Algumas lições se aprendem na prática, mesmo que o aquarista considere que já leu tudo e que está preparado para o hobby. O que aprendi com isso?

1 - Deixar o sal batendo pelo máximo de tempo possível, investir em um refratômetro é fundamental.

2 - Aquecer, ou resfriar, a água nova até equilibrar com a temperatura do aquário.

3 - Largar a água lentamente no sump.

E se for um iniciante, como eu, faça a sua primeira TPA sem animais para que eles não sofram com estes erros.

É isso galera, é preciso apresentar as coisas erradas também para que outras pessoas não cometam os mesmos erros.

Grande abraço!

Bié

Cara muito legal você postar isso, e se me permite vou fazer umas considerações e soluções para esses problemas.

Vc colocou sal a olho: dica... em um recipiente com capacidade para um litro, (loja de 1,99) coloque agua de RO, ou DI, e com um copinho de cafézinho desses descartáveis 50ml , vá adicionando o sal atraves dele até vc saver quantos copinhos são necessários para chegar a salinidade desejada em 1 litro, pronto, depois multiplique a quantidade por exemplo se for 3 copos para 1 litro, serao 15 copos para 5 litros e assim por diante. A qualidade do sal é realmente importante, 5 litros de agua aqui fica pronta em 20 minutos, com uma bomba de 500 l/h, quem usa o sal "tropic marin" sabe que isso é normal, nenhum sal disolve tão rápido como ele. Quanto a investir em um refratometro é muito bom, mas não é fundamental, é possivel compensar a temperatura, explico: encha o seu densimetro com a agua do aquario, (supondo que a do aquario já esteja com a salinidade desejada), deixe ele uns 10 minutos de lado, como é pouca agua vai ficar na temperatura hambiente rapidamente, a salinidade vai alterar se ouver diferença de temperatura, supondo que no aquario esteja 1026, depois de esfriar ou esquentar a agua, passou para 1028, simples pegue a agua RO ou DI com a temperatura hambiente, faça ele ficar com 1028 ao entrar em contato com a temperatura do aquario, ela vai ficar igual. Nesse caso 1026. (isso é só um exemplo). Quanto a aquecer a agua até é facil basta colocar um aquecedor , agora resfriar para aquarios de grande porte já é mais complicado a gente com um nano da pra colocar a agua na geladeira, mas colocar 150 litros dentro da geladeira fica complicado, ter um chiler só pra isso pior ainda, é mais barato comprar uma geladeira só pra gelar a agua da TPA. Agora é fundamental a colocar a agua, o mais lentamente possivel, o ideal seria que ela fosse colocada com aquelas mangueirinas bem fininhas . Desculpe a extensão do meu post, mas espero que tenha ajudado.
PS: Fiz uma reposiçao mecanica por gravidade com boia de filtro de barro dentro do sump ficou muito bom e totamente invisivel, é muito segura. A minha salinidade vai ser sempre constante pois tem precisao milimetrica. Se tiver interesse posto as fotos é super barato nao chega a 10 reais, e é muito mais confiável que a eclusa ou jbj, ou qualquer desses sensores eletronicos magneticos. Abraço.
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Paulo Freund

#63 Mensagem por Paulo Freund »

Fala Bie Cesa!

Cara comprei o aquario, tô tenso agora! Kkkkkkk
Vc que é conterraneo, onde vc comprou as rochas que usou para decorar o seu aquário?
Onde você está comprando o sal, cascalho e etc!?
[align=center]"As sombras do bambuzal varrem o chão sem levantar poeira"[/align]

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Bie Cesa
Data de Nascimento: 24 Mai 1982
Recebeu Curtir: 6 vezes

#64 Mensagem por Bié Cesa »

paulofreund escreveu:Fala Bie Cesa!

Cara comprei o aquario, tô tenso agora! Kkkkkkk
Vc que é conterraneo, onde vc comprou as rochas que usou para decorar o seu aquário?
Onde você está comprando o sal, cascalho e etc!?

Grande Paulo, que beleza que comprou o TL-550. Vi no teu post.

Infelizmente temos poucas lojas a disposição em Caxias. Comprei tudo na aquariama, até a água salgada e doce para reposição.

Comprei rochas vivas, secas e o substrato é aragonita.

Te aconselho a comprar um Coel TLZ-11 pra controlar a temperatura, esse veio pelo Mercado Livre, se quiser passo o link.

Outras bugigandas eu compro pelo E-bay mesmo: Matrix, Purigen, Escovas, Coolers, Divisores de água, etc.

Os animais vou comprar com o Yuri (aquariama), que já até separou lá umas mudas pra mim.

Abraço.
Apenas mais um iniciante no mundo dos marinhos.
viewtopic.php?f=45&t=17387
[img]http://images.myreefstats.com/5559_5634.png[/img]

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#65 Mensagem por Bié Cesa »

Bom dia pessoal.

Completando hoje 45 dias de ciclagem o aquário começa a apresentar focos de ciano bactéria. Lembrando que tenho apenas 2 mini paguros e 3 snails e não alimento eles.

De onde pode vir esta praga? Mantenho o sachê de Purigen e o de Matrix no sump, a bomba é de 1.000 litros/hora e está com a saída dividida para aumentar a circulação. Fotoperíodo está de 9 horas por dia.

Está normal ou tem algo errado?

Algumas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Mini Paguro
Imagem

Aguardo opiniões.

Abraço.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#66 Mensagem por Marco Vieira »

Cara, não achei o foco de ciano na foto, só as diatomáceas de costume na ciclagem... tem certeza? Se for roxa, gosmenta e soltar fácil pode ser ciano sim, mas elas teriam que ter entrado no seu sistema pela aquisição de algum animal infectado.

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#67 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Bié Cesa escreveu:Bom dia pessoal.

Completando hoje 45 dias de ciclagem o aquário começa a apresentar focos de ciano bactéria. Lembrando que tenho apenas 2 mini paguros e 3 snails e não alimento eles.

De onde pode vir esta praga? Mantenho o sachê de Purigen e o de Matrix no sump, a bomba é de 1.000 litros/hora e está com a saída dividida para aumentar a circulação. Fotoperíodo está de 9 horas por dia.

Está normal ou tem algo errado?

Algumas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Mini Paguro
Imagem

Aguardo opiniões.

Abraço.

É Bié Cesa, ta complicado a sua ciclagem, eu mantenho minha opnião, seu problema é a agua, só lembrando que Purigen e Matrix, não vaõ resolver seu problema, mas tb não causam esse surto de algas marron, seu aquario esta visivilmente desequilibrado. Eu não arriscaria colocar nenhum peixe por equanto. Dizer que é "normal" o aquario ficar assim, eu penso que não, da uma olhada no meu 22 dias, fotoperiodo de 12 horas e nenhum ponto de alga. A agua é de RO. [url][URL=http://imageshack.us/photo/my-images/705/56595316.jpg/]Imagem[/url] Uploaded with ImageShack.us[/url]
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#68 Mensagem por Bié Cesa »

Marco Vieira escreveu:Cara, não achei o foco de ciano na foto, só as diatomáceas de costume na ciclagem... tem certeza? Se for roxa, gosmenta e soltar fácil pode ser ciano sim, mas elas teriam que ter entrado no seu sistema pela aquisição de algum animal infectado.

Beleza Marco, pode ser que seja mesmo as diatomáceas, mas elas estavam ficando muito filamentosas, com até 3 cm.... Hoje eu escovei tudo, mexi um pouco no substrato pra levantar tudo e coloquei perlon no sump pra recolher tudo e amanhã retiro.

O Adriano comentou que a água pode estar ruim, ainda aguardo meu medidor TDS pra tirar essa dúvida. Por hora é a água que tenho.

Amanhã tiro umas fotos de como ficou a faxina geral.

Grande abraço.

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#69 Mensagem por Bié Cesa »

Adriano, tu colocou alguma coisa com vida dentro do aquário? Uma rocha, uma ampola de bactérias? Incrivel mesmo essa ciclagem limpa e sem algas... Pessoal fala tando que elas ocorrem e são normais...

Abraço.

Paulo Freund

#70 Mensagem por Paulo Freund »

Bie Cesa, como estão as algas marrons diminuíram?!

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#71 Mensagem por Bié Cesa »

paulofreund escreveu:Bie Cesa, como estão as algas marrons diminuíram?!

Paulo, hoje fiz uma faxina. Passei a escova nas pedras de leve e elas se soltaram bem fácil. Quem olha agora se admira com a limpeza, mas dentro de uns dias elas voltam e aí faço umas fotos.

Alguns dizem que é normal da ciclagem, outros que a água não está das melhores... Em breve chega meu medidor TDS para tirar a dúvida da água.

Vi que tu comprou o filtro DI, parabéns. Nada melhor do que controlar todos os parametros do aquário.

Vamos conversando.

Grande abraço!

Paulo Freund

#72 Mensagem por Paulo Freund »

Para falar a verdade um dos fatores que me incentivaram a comprar o filtro DI, foram alguns colegas levantando a possibilidade da água que estavam vendendo para você era água torneiral mesmo! :shock:

Além disso, eu ia pagar uns 300 reais em água na aquariama fora as reposições, compensando mais comprar o filtro DI por 130,00.

Porém ainda tenho esperança que o problema não seja da água que estejam vendendo para você, porque se o problema for a água não vou ter confiança na loja para comprar peixes, rochas, corais e etc...

Quando chegar os testes, coloca ai o resultado!

Boa sorte ai!

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#73 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Bié Cesa escreveu:Adriano, tu colocou alguma coisa com vida dentro do aquário? Uma rocha, uma ampola de bactérias? Incrivel mesmo essa ciclagem limpa e sem algas... Pessoal fala tando que elas ocorrem e são normais...

Abraço.

Até o momento não adiconeir nada, talvez esse fim de semana, eu pegue 1 litro de agua na casa de um amigo que tem um reef fántastico somente com corais duros é a coisa mais linda que eu ja vi na vida, o reef é tão grande que só yellow tang ele tem 8.
É complicado, sei que essas algas marron dão uma desanimada, mesmo sabendo que com tempo a tentência é elas sumirem, o problema é que as vezes leva mais de 6 meses, que foi o meu caso no meu outro aquario com plantas. Esse é o problema de adicionar biologia de outro aquario, vem tudo de bom e de ruim. Vc adcionou na intenção de dar uma "acelerada" e na verdade esta atrasando um pouco, mas isso acontece.

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#74 Mensagem por Bié Cesa »

paulofreund escreveu:Além disso, eu ia pagar uns 300 reais em água na aquariama fora as reposições, compensando mais comprar o filtro DI por 130,00.

Realmente, para aquários com maior litragem não vale a pena comprar a água. São 2 pila o litro da salgada e 1 a doce. Com o filtro tu gasta menos e tem o controle sobre a água. Agora falta o filtro TDS pra tu ter certeza que ela está totalmente zerada. Comprei no Ebay um por 15 ou 20 reais, estou aguardando chegar.

Abraço.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#75 Mensagem por Marco Vieira »

Adriano, você não adicionou nada natural no aqua (RV, água do mar)? Nem ampola? Sem inserir biologia creio que seu aqua não vá ciclar, a biologia tem que ser importada para o aqua, não vai surgir sem um empurrão. Fica tipo uma garrafa dágua, tem potencial para vida, mas não cresce porque não tem vida. E quando colocar alguma coisa, as algas vão surgir. Todo aquário ciclando fica em desequilíbrio, o proposito da ciclagem é ele encontrar o equilíbrio ainda sem animais.

Apenas lembrando uma coisa que sempre esquecemos: um aquário em equilíbrio não significa ser bonito, com visual "clean". Claro, sempre vamos buscar a beleza afinal é o principal motivo para muitos, mas devemos fazer isso alterando lentamente o equilíbrio do aqua. Por exemplo, meu reef é feio por causa das algas. Mas faz meses que elas não ultrapassam aquele volume e eu também não removo mais elas, ou seja, atingiu um equilíbrio. Sei a causa e vou reduzir o fator de crescimento delas lentamente, principalmente pelo motivo de que o excesso de nutrientes que faz elas se desenvolverem está também ajudando o ótimo desenvolvimento dos meus corais e de poliquetas coloridas, que são difíceis de manter. Isso sem falar na biota, que está bem desenvolvida e se alimenta destas algas feias.

Bié, se as algas pararam de expandir, já é um bom sinal. Como você limpou algumas, elas devem voltar, não desanime.

Mas concordo plenamente que água de baixa qualidade sempre vai deixar o sistema em desequilíbrio e propenso ao crescimento descontrolado de algas, afinal tem elementos não controlados entrando no sistema. Aí vai na linha do filtro próprio e uso de TDS para corrigir.

Abraços!

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#76 Mensagem por Elder Luis »

Adriano da Rocha Dias escreveu:que foi o meu caso no meu outro aquario com plantas.

Aquário marinho é uma coisa, e aquário com plantas é outra bem diferente. Se vc não inocular vida, não vai ter a menor condição de habitar seu aquário marinho, vc precisaria pegar uma rocha de algum aquário maturado e colocar no seu, não precisa nada gigantesco, um pedaço de rocha do tamanho de um limão já é suficiente para trazer MUITA vida para seu aquário.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Fernando Afonso
Apelido: Nando
Data de Nascimento: 05 Abr 1992

#77 Mensagem por Fernando Afonso »

aproveitando o assunto, caso eu monte um aqua e não coloque nenhum pedaço de rocha viva (rocha maturada) não irá haver micro vida no aquário???

abraço

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#78 Mensagem por Elder Luis »

não... a micro vida tem que vir de algum lugar, se não for introduzida, sem chance...
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Luiz Gomes Filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 14 Nov 1975

#79 Mensagem por Luiz Gomes Filho »

O meu ficou 15 dias virando com tudo inerte e estava branquinho branquinho .
Coloquei o Kit Stat vendido pelo Matias aqui no Forum e uns 4 dias depois já estava nascendo algas marrons .
A vida sempre arruma uma forma de prosperar mas a criação dela está na mão de Deus , com tudo inerte não tem como a vida iniciar do nada .
Coloque alguma coisa viva que vc verá a diferença após poucos dias .

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#80 Mensagem por Bié Cesa »

Elder Luis escreveu:não... a micro vida tem que vir de algum lugar, se não for introduzida, sem chance...

plus_icon

Foi o que eu disse pro Adriano. Eu inseri uma pequena rocha viva de outro aquário já maturado desde o primeiro dia da ciclagem, hoje (45 dias depois) já observo poliquetas em outras rochas além da que tinha vida. Isso é muito legal de se ver. Além das álgas marrons e verdes, existem pequenos focos de alga calcárea pink em todas as rochas do áqua. Elas vieram apenas na RV inserida no início.

E assim vai maturando a coisa toda!

Responder

Voltar para “Clube Boyu”