🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

CERAMICA X ROCHA VIVA

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#41 Mensagem por Robson Sandrini »

Sim, o dele é um FO. Nitrato alto. Bioballs perdem feio pro siporax quando levamos em conta a quantidade de canais da mídia que abrigam as bactérias. Mas os dois rodam até nitrato [por isso que dizem que bioballs são fonte de nitrato, elas cumprem muito bem sua função!]. Não acredito na capacidade de denitrificação do siporax [não acredito que existam canais na mídia em diâmetro ou quantidade suficiente pra isso]. Já mandei um e-mail pro fabricante perguntando sobre qualquer estudo que comprovasse a denitrificação e obtive a mesma resposta que os brasileiros terão da maioria dos políticos que elegeram: silêncio.

O problema do DSB [pra mim] é que acho antiestético [meu aquário é pequeno]. O importante do seu relato é a comprovação na prática que DSB tem papel denitrificante. Quantos % vc aumentou o substrato? Como é seu nitrato hoje? Quanto ao remoto: entre uma caixa de 10 x 10 cheia de qualquer substrato e uma cheia de siporax, fico com a segunda. Claro, o custo seria absurdo prum sistema como o RDSB do Carlinhos, inviável. Em sistemas pequenos, nanos ou plug´n´plays RDSB fica impráticável. Acho o siporax mais prático [área de ocupação, remoção e limpeza]. Uso nas quarentenas e no display [o sump ainda não dá pra usar, to ciclando só o display, com a água daquela maledita quarentena que quebrou]. Em aqua hospital eu não usaria, acho que a cerâmica absorve a medicação, ai ficaria grilado em usá-la novamente. O siporax perde quando comparado a rvs se não atribuirmos a ele a denitrificação [que dizem acontecer em rochas com porosidade suficiente pra isso]. Mas a porosidade de rochas aritficiais é questionável [vc conhece algum estudo sério a respeito?] e mesmo as rochas naturais, conforme vão sendo recobertas por corais e outros organismos, também têm sua capacidade de colonização prejudicada [estaria sendo muito radical se eu dissesse "anulada"?].

Os canais dos zeolitos entopem e saturam [ai vc joga fora], presumo que os canais sejam menores que os do siporax [mero chute, mas se vc tiver valor de diâmetro dos canais do zeolito a Sera tem valores do siporax]. Obviamente isso tbem pode acontecer com o siporax [entupimento e saturação] se ele ficar recebendo meleca sem barreira de proteção.

Acho que o Sprung (assim como vc e o Miozzo) classificam como desnecessário num sistema no qual vc disponha de rvs e substrato suficiente pra fixação. Como não quero [R]DSB nem um paredão de rochas no meu sistema [sou fã de arquitetura minimalista], ainda acho que posso contar com o siporax como superfície de colonização adicional. Compacto, tiro de uma bag e coloco em outra, e não fico preocupado por ter quase nada de rocha ou de substrato pras bactérias se fixarem.

[]´s

R.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
País: Brasil
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

#42 Mensagem por Celso Suguimoto »

Quantos % vc aumentou o substrato? Como é seu nitrato hoje?

Em porcentagem nao sei... mas tá com 10 cm de altura. Creio q o q errei na época foi confiar na denitrificacao de uma camada fina de substrato grosso (Samoa Pink)... talvez com substrato fino o resultado teria sido melhor... mas a intencao era ser um Berlin inicialmente.

Em sistemas pequenos, nanos ou plug´n´plays RDSB fica impráticável. Acho o siporax mais prático [área de ocupação, remoção e limpeza].

RDSB precisa de uma área semelhante ao DSB... o caso do Carlinhos é superdimensionado... eu acho inviavel pra maioria dos casos...

Em aqua hospital eu não usaria, acho que a cerâmica absorve a medicação, ai ficaria grilado em usá-la novamente

Eu nao me preocuparia... normalmente usamos cobre ou algum tipo de antibiotico.... isso é facil de remover. O caso mais complicado é o cobre... em substrato calcareo impregnaria.... mas teoricamente siporax é vidro apenas.

Como eu disse... nao estou condenando ou dizendo q nao funciona... apenas q prefiro e acho mais pratico um DSB tradicional como área de fixacao pra bacterias.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#43 Mensagem por Robson Sandrini »

Celso Suguimoto escreveu:Em porcentagem nao sei... mas tá com 10 cm de altura. Creio q o q errei na época foi confiar na denitrificacao de uma camada fina de substrato grosso (Samoa Pink)... talvez com substrato fino o resultado teria sido melhor... mas a intencao era ser um Berlin inicialmente.

E vc consegue manter seu nitrato em quanto hoje?

Celso Suguimoto escreveu:RDSB precisa de uma área semelhante ao DSB... o caso do Carlinhos é superdimensionado... eu acho inviavel pra maioria dos casos...

Se vc tivesse espaço, faria algo parecido?

Celso Suguimoto escreveu:Eu nao me preocuparia... normalmente usamos cobre ou algum tipo de antibiotico.... isso é facil de remover. O caso mais complicado é o cobre... em substrato calcareo impregnaria.... mas teoricamente siporax é vidro apenas.

Mesmo sendo vidro, eu nunca teria certeza de ter eliminado 100% do cobre dos microcanais da midia.

Celso Suguinoto escreveu:Como eu disse... nao estou condenando ou dizendo q nao funciona... apenas q prefiro e acho mais pratico um DSB tradicional como área de fixacao pra bacterias.

Eu sei icon_joia .

[]´s

R.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#44 Mensagem por Celso Suguimoto »

E vc consegue manter seu nitrato em quanto hoje?

SE eu disser zero estaria mentindo... pq nitrato zero nao existe... mas indetectavel por testes comuns.

Se vc tivesse espaço, faria algo parecido?

Ai atingiria o estagio II, $$$$$$ Orçamento.

Penso em montar algo mas somente qdo me mudar do apto... por enqto fico sossegado com o reef atual
ReefCelsois III

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: RicardoMiozzo
Contato:

#45 Mensagem por RicardoMiozzo »

Então tá bom.
Cada um acha uma coisa.
Mas tem uns detalhes que biologicamente não me parecem fazer o menor sentido:
1 - Qualquer coisa que se coloque dentro de um aquário acabará fatalmente sendo colonizada por bactérias.
2 - Siporax não passa de material sintético altamente poroso.
Eu prefiro materiais naturais. Substratos de fundo de composição calcária são, na minha opinião, muito mais úteis (porque no substrato de fundo se desenvolve meiofauna - sendo que com materiais não-naturais não isso acontece).
No substrato de fundo uma miríade de organismos trata de consumir dejetos e partículas de alimento não consumido pelos peixes, fezes, etc. Isto também é fato, e não minha opinião.
3 - O problema sério vem agora:
A cada vez que se retira o material do aquário para lavar ou, pior ainda, clorar, dizima-se toda a vida bateriana contida no material.
Quando se coloca esse mesmo material de volta no aquário, o ciclo de colonização por bactérias se reinicia. Todos aqui conhecemos o ciclo do nitrogênio, certo?
Alguém por favor me explique como é que pode uma coisa dessas acontecer sem que ocorra amônio/amônia, seguida de nitritos e depois nitratos na água do aquário. Por favor.
Aguardo respostas sensatas, porque o que estou colocando aqui é conceito básico. (Com exceção de minha opinião, logo no início).
Sem querer causar polêmicas nem espetar ninguém.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ledo

#46 Mensagem por Ledo »

Miozzo, meu pitaco:

Nunca usei Siporax ou coisa equivalente em aquário marinho. Meu DSB tem sido o suficiente e acho que continuará sendo.

Sobre lavar a cerâmica, esse é um assunto que posso falar com presumida propriedade, já que usei bastante Siporax nos meus aquários de água doce, e lavei muito Siporax. Quando digo muito, é porque foi muito mesmo.

Lavá-lo não causa mal nenhum. Mesmo esfregando, batendo e xingando.

É só não usar sabão, cloro ou água direto da torneira (que contém cloro), por motivos óbvios.

Melhor? Lavar na água que saiu da TPA.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#47 Mensagem por Robson Sandrini »

Miozzo, se não existir polêmica o fórum não anda. Bendita polêmica que dosada de educação e bom senso rende boas conversas. icon_cheers
Miozzo escreveu:Qualquer coisa que se coloque dentro de um aquário acabará fatalmente sendo colonizada por bactérias. Siporax não passa de material sintético altamente poroso.

Verdade, e é essa alta porosidade que diferencia a superfície disponível para colonização bacteriana de uma bioball, por exemplo, e de um anel/pastilha de siporax. Centenas de canais fornecem uma superfície de fixação bacteriana bem maior num anel de siporax.

Microscopia eletrônica de um anel (ou pastilha) de Siporax:

Imagem

Miozzo escreveu:Eu prefiro materiais naturais. Substratos de fundo de composição calcária são, na minha opinião, muito mais úteis (porque no substrato de fundo se desenvolve meiofauna - sendo que com materiais não-naturais não isso acontece).

O que seriam os materiais "não naturais" da frase?

Miozzo escreveu:No substrato de fundo uma miríade de organismos trata de consumir dejetos e partículas de alimento não consumido pelos peixes, fezes, etc. Isto também é fato, e não minha opinião.

Eu sei, mas eu não quero a miríade de organismos nem o efeito estético do substrato, mas quero as bactérias que se desenvolvem nele.

Miozzo escreveu:3 - O problema sério vem agora: A cada vez que se retira o material do aquário para lavar ou, pior ainda, clorar, dizima-se toda a vida bateriana contida no material. Quando se coloca esse mesmo material de volta no aquário, o ciclo de colonização por bactérias se reinicia. Todos aqui conhecemos o ciclo do nitrogênio, certo?

Ao clorar, a morte das bactérias é certa (mas se o cara faz isso não ficou clara pra ele a função do siporax) mas ao lavar vc perde, no máximo, as bactérias da superfície. Todas as outras estão lá se vc não tirá-las da água ou causar algum tipo de choque de parâmetros.

Miozzo escreveu:Alguém por favor me explique como é que pode uma coisa dessas acontecer sem que ocorra amônio/amônia, seguida de nitritos e depois nitratos na água do aquário. Por favor.

Se clorar (e quem clora siporax não sabe usá-lo) vai acontecer, claro. Mas só na lavagem eu nunca tive pico de nada (em aqua doce). Mas depois que vi meu tio ensacando siporax em shark bag e tirando limpo, nunca mais eu lavo. Só trocar a bag.

Miozzo escreveu:Sem querer causar polêmicas nem espetar ninguém.

icon_poke

[]´s

R.

RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#48 Mensagem por RicardoMiozzo »

Ledo escreveu:Miozzo, meu pitaco:

Nunca usei Siporax ou coisa equivalente em aquário marinho. Meu DSB tem sido o suficiente e acho que continuará sendo.

Sobre lavar a cerâmica, esse é um assunto que posso falar com presumida propriedade, já que usei bastante Siporax nos meus aquários de água doce, e lavei muito Siporax. Quando digo muito, é porque foi muito mesmo.

Lavá-lo não causa mal nenhum. Mesmo esfregando, batendo e xingando.

É só não usar sabão, cloro ou água direto da torneira (que contém cloro), por motivos óbvios.

Melhor? Lavar na água que saiu da TPA.

Não entendo bulhufas de aquário de água doce, e não quero te desdizer, já que disse que já fez e fez muito mesmo.

Mas você me desculpe: acho que não pode ser. Lavou em água de torneira, perde as bactérias da superfície e alí vai haver nitrificação. É coisa de princípio básico de ciclo de nitrogênio, não é possível que não dê amônia... Já com água de troca parcial, até que tudo bem, perde menos, sei lá... Mas mesmo assim acho que atrapalha um pouco.

Muuuuuuito interessante você colocar que nunca fez em marinho, justamente porque esse produto sempre foi para dulcícola.

Logicamente, nem imaginei que alguém pudesse pensar em lavar com sabão etc.
Brasilreef

RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#49 Mensagem por RicardoMiozzo »

Robson Sandrini escreveu:Miozzo, se não existir polêmica o fórum não anda. Bendita polêmica que dosada de educação e bom senso rende boas conversas. icon_cheers
Miozzo escreveu:Qualquer coisa que se coloque dentro de um aquário acabará fatalmente sendo colonizada por bactérias. Siporax não passa de material sintético altamente poroso.

Verdade, e é essa alta porosidade que diferencia a superfície disponível para colonização bacteriana de uma bioball, por exemplo, e de um anel/pastilha de siporax. Centenas de canais fornecem uma superfície de fixação bacteriana bem maior num anel de siporax.

Microscopia eletrônica de um anel (ou pastilha) de Siporax:

Imagem

Miozzo escreveu:Eu prefiro materiais naturais. Substratos de fundo de composição calcária são, na minha opinião, muito mais úteis (porque no substrato de fundo se desenvolve meiofauna - sendo que com materiais não-naturais não isso acontece).

O que seriam os materiais "não naturais" da frase?

Isso aí da foto, por exemplo. O que é extraído da Natureza eu costumo chamar de natural. Cerâmica sinterizada, para mim, é algo industrializado. Ou estou errado? Se estiver, por favor me corrija.

Miozzo escreveu:No substrato de fundo uma miríade de organismos trata de consumir dejetos e partículas de alimento não consumido pelos peixes, fezes, etc. Isto também é fato, e não minha opinião.

Eu sei, mas eu não quero a miríade de organismos nem o efeito estético do substrato, mas quero as bactérias que se desenvolvem nele.

Mas no substrato de fundo "cabe" mais bactéria, que coisa! É só fazer um cálculo de superfície disponível para colonização. Pega um grão de qualquer material calcário (que costuma ser muito poroso), multiplique pela quantidade de grãos e você vai ver que isso daí é brinquedo...

Miozzo escreveu:3 - O problema sério vem agora: A cada vez que se retira o material do aquário para lavar ou, pior ainda, clorar, dizima-se toda a vida bateriana contida no material. Quando se coloca esse mesmo material de volta no aquário, o ciclo de colonização por bactérias se reinicia. Todos aqui conhecemos o ciclo do nitrogênio, certo?

Ao clorar, a morte das bactérias é certa (mas se o cara faz isso não ficou clara pra ele a função do siporax) mas ao lavar vc perde, no máximo, as bactérias da superfície. Todas as outras estão lá se vc não tirá-las da água ou causar algum tipo de choque de parâmetros.

Miozzo escreveu:Alguém por favor me explique como é que pode uma coisa dessas acontecer sem que ocorra amônio/amônia, seguida de nitritos e depois nitratos na água do aquário. Por favor.

Se clorar (e quem clora siporax não sabe usá-lo) vai acontecer, claro. Mas só na lavagem eu nunca tive pico de nada (em aqua doce). Mas depois que vi meu tio ensacando siporax em shark bag e tirando limpo, nunca mais eu lavo. Só trocar a bag.

Tá bom, então.
Cada um na sua.

Miozzo escreveu:Sem querer causar polêmicas nem espetar ninguém.

icon_poke

don't poke me! rsrsrsrsrs icon_bangin
[]´s

R.
Brasilreef

Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Flavinho

#50 Mensagem por Flavio Francisco »

Meu pitáco.

Se vc tem um aquário com muito substrato e rochas vivas, o siporax é desnecessário. Você já tem bastante área para fixação das bactérias.

Se vc tem um aquário com uma camada fina de substrato e poucas rochas, o siporax é válido, já que é mais uma grande ajuda na fixação das bactérias.

Mantê-lo limpo, obviamente é necessário.

Que é possível ter uma aquário lindo, e livre de nitratos, usando corretamente o siporax, fica claro vendo as fotos do aquário do Ciro Riskahla.

No meu novo, que ainda estou na faze de compra de equipamentos, e terá uma camada fina de substrato, uns 2 cm, e poucas rochas, vou usar o siporax. Se der trabalho tiro.

PS: Bom ver dois caras com tanto conhecimento como o Basso e o Miozzo, discutindo em alto nível e sem se pegarem.
Tomara que seja sempre assim. Nós aquaristas medianos, ganhamos muito com isso. icon_joia

Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#51 Mensagem por Ledo »

RicardoMiozzo escreveu:
Mas você me desculpe: acho que não pode ser. Lavou em água de torneira, perde as bactérias da superfície e alí vai haver nitrificação. É coisa de princípio básico de ciclo de nitrogênio, não é possível que não dê amônia...

Não há motivos para desculpas.

Ledo escreveu:É só não usar sabão, cloro ou água direto da torneira (que contém cloro), por motivos óbvios.

Perder bactérias da superfície, pelo jeito, é o menor dos problemas. Certa vez eu possuia um checker de amônia dentro da água. Era amônia em tempo real. Não servia para absolutamente nada. Mas, bem, acabei de encontrar uma utilidade :lol: . Lavei durante muito tempo meu siporax uma vez a cada 7 dias. Usava ele no canister, juntava muita sujeira. Nunca apareceu amônia.

RicardoMiozzo escreveu: Muuuuuuito interessante você colocar que nunca fez em marinho, justamente porque esse produto sempre foi para dulcícola.

Não tenho essa informação Miozzo. Para mim e para o fabricante serve para qualquer tipo de aquário.

Eu o usaria em aquários marinhos que não possuem, pelos mais diversos motivos, área suficiente para fixação das bactérias envolvidas no ciclo do azoto.

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Manochio
Recebeu Curtir: 15 vezes

#52 Mensagem por José Manochio »

Minha opinião:

Já vi excelentes aquarios que usam siporax, assim como já vi excelentes aquarios que não usam . Tem ótimas montagens usando DSB, outras usando RDSB, uns com camadas altas de substrato, outros com camada baixa, outros usam BB, até mesmo só no vidro.

E o inveso disso tudo também é fato, existem péssimos aquarios usando isso ou aquilo....

Acho que não importa o que se usa, e sim o cuidado e dedicação do aquarista.

Abraços

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#53 Mensagem por Celso Suguimoto »

Boa Manochio

Mostrar um aquario bem montado nao prova nada... o sucesso em aquarismo é um conjunto de fatores e nao apenas um fator unico. Fica muito subjetivo e tendencioso fazer isso.

Estou procurando algum artigo cientifico a respeito do assunto, mas achei apenas de água doce

http://www.sciencedirect.com/science?_o ... archtype=a
ReefCelsois III

Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#54 Mensagem por Ledo »

Bacana esse artigo. Pena ser difícil o acesso full text.

O surpreendente é que a capacidade de desnitrificação do siporax foi maior do que a nitrificação.

Bom, siporax, pelo artigo, é uma fábrica de N2. Concordam?

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: denadai
Recebeu Curtir: 1 vez

#55 Mensagem por Roberto Denadai »

Hum, deixa eu ver, deixa eu pensar

Então siporax é só fábrica de nitrato ? É isso ? Então quer dizer que tem uma galera lá que consome amonia e / ou nitrito e libera nitrato ?

Bom, se é isso....se tirar o siporax, essa amonia e / ou nitrito vai continuar na coluna dágua não vai ? Então sem esse siporax uma outra galera vai ter que transformar essa amonia e / ou nitrito em nitrato não é ? Se não tiver outra galera já era o aquário, sobe amonia e bau bau

Resumindo...que mal pode fazer o siporax se ele é " hipoteticamente" somente uma fábrica de nitrato ? icon_assobiando

[mod="Moderação"]Imporatante atentarmos que, por mais que a discussão pegou fogo (no bom sentido) o respeito foi mantido e, citações, acusações ou insinuações não vão agregar conhecimento ou opiniões ao tópico.

Obrigado[/mod]

Aquário é o básico , conhecer o básico e ser dedicado já resolve mais de 90% dos problemas

abraços

RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Contato:

#56 Mensagem por RicardoMiozzo »

Se tirar o siporax não vai ter amônia/amônio nem nitrito ou nitrato porque é o siporax que gera esses compostos.
Se não tirar, vai dar nitrato e depois ter que dar um jeito de acabar com eles (mais um problema).
Diria que aquário é realmente o básico e acrescentaria que conhecer o básico já resolve 99% dos problemas, e não 90...
Abs!
Brasilreef

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#57 Mensagem por Renato Vidal »

Ceramica x rocha viva.

Vou contar a minha única experiência com ceramica, uma ocasião, o nitrato aqui em casa deu uma elevada, chegou a casa de 20, reorganizei circulação, melhormaos a regulagem do skimmer e coloquei um pacote com 1 kilo de ceramica no sump.

Depois de uns 30 dias, fui fazer outra TPA e aproveitei para lavar o sump, tirei o saquinho e coloquei em um baldinho a parte, me surpreendeu a quantidade de sujeira parada dentro do saquinho, parecia substrato quando fica sem circulação muito tempo, entre as peças de ceramica, era algo marrom e feio, havia bastante microcrustáceos, mas ficou algo bem sujo mesmo, com muita carga organica parada.

Agora, quanto a ser útil ou não, acredito que para alguma coisa deve servir, mas, acredito que não seja mais eficiente que um kilo de aragonita, em um saquinho de tecido permeavel, colocado no substrato, na verdade, a área de fixação de um substrato ou de uma rocha viva, pode ser muito maior que o da ceramica, pois, aqueles espaços e buracos só reduzem a área de fixação.

Abraços

Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#58 Mensagem por Ledo »

Vejam se eu estou certo:

1) Siporax não produz amônia, ou amônio. Quem o faz é sujeira, peixes, corais, algas, bactérias, e segue.

2) Siporax produz nitrito e nitrato, essa é a função dele.

3) Substrato de fundo produz nitrito e nitrato, essa é a função dele.

4) Siporax (vide artigo enviado pelo Celso) abriga bactérias que reduzem nitrato a nitrogênio gasoso, essa é a outra função dele.

5) Substrato de fundo abriga bactérias que reduzem nitrato a nitrogênio gasoso, essa é a outra função dele.

Então, Siporax seria um problema se não houvesse a fase anaeróbia do ciclo de nitrogênio, com a desnitrificação. Aí seria uma "fábrica de nitrato". Havendo, não vejo mal algum usar se alguém estiver decidido a fazê-lo.

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: denadai
Recebeu Curtir: 1 vez

#59 Mensagem por Roberto Denadai »

RicardoMiozzo escreveu:Se tirar o siporax não vai ter amônia/amônio nem nitrito ou nitrato porque é o siporax que gera esses compostos.

Errado, siporax não gera amônia. Aliás daria um prêmio nobel provar que cerâmica gera amônia.

Renato,

Sobre juntar sujeira, qualquer coisa vai juntar sujeira dentro do aquário, no sump, nas rochas...já deram uma jateada nas rochas pra ver o que sai de sujeira ? Coloque um boneco no sump , vai juntar sujeira nele....qualquer coisa...aquário decanta muita sujeira...natural. Por isso é importante sifonar, limpar as coisas....siporax é o mesmo, se vc tem 3 bandejas, a cada 2 meses tire uma e dê uma lavada, simples. Eu acho mais fácil lavar uma bandeja de siporax do que uma bandeja de DSB com aragonita.

Se vc for por esse pensamento, vc não coloca rocha viva no aquário porque junta sujeira tb.

PS :

Não entendi porque editaram minha msg, só porque disse pra se espelhar em quem tem aquário bom e ver o que eles fazem ? icon_assobiando

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#60 Mensagem por Matias Gomes »

Flavio Francisco escreveu:Meu pitáco.

Se vc tem um aquário com muito substrato e rochas vivas, o siporax é desnecessário. Você já tem bastante área para fixação das bactérias.

Se vc tem um aquário com uma camada fina de substrato e poucas rochas, o siporax é válido, já que é mais uma grande ajuda na fixação das bactérias.

Mantê-lo limpo, obviamente é necessário.

Que é possível ter uma aquário lindo, e livre de nitratos, usando corretamente o siporax, fica claro vendo as fotos do aquário do Ciro Riskahla.

No meu novo, que ainda estou na faze de compra de equipamentos, e terá uma camada fina de substrato, uns 2 cm, e poucas rochas, vou usar o siporax. Se der trabalho tiro.

vc pode usar o que quiser de material fixador de bactérias, o siporax já dizem que tem desnitrificação dentro dele o que deixaria de ser uma fabrica de nitrato, mas como disse vc poderia usar de tudo, mas tem que ter uma forma de vc tirar uma vez por mês e lavar com a água da tpa, arrumar uma tela bem larga e colocar dentro dela e depois a cada mês sacudir bem dentro de um balde com água do reef lá foi embora a sujeira e com isso parte do problema, sharkbags e perlom antes tb ajudaria na diminuir o material que vai juntar nos materiais fixadores de bactérias.
Claro que tudo isso se vc não tiver material suficiente no reef para isso, se tem eu dispenso tudo isso, o mais importante de tudo é experiência pessoal, o Fernando da Horus montou muito nano com siporax e sempre disse que fica bem estável assim.
como diz o Talarico aprender com o erro dos outros é muito mais barato rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”