Bom,
Vou aproveitar que hoje estou de boas e vou detalhar um pouco da experiência que tive.
Por alguns motivos, acredito que por talvez ter pulado 2 dias do Mature Kit da RedSea ou não ter lavado a rocha mais vezes antes de colocar dentro do aquário ou deixar ciclar com fotoperiodo de 4 horas diária, acabei tendo um surto de algas em meu RSM250. Porém, dessa vez, foram algas que eu nunca tinha visto antes. Eram como uma espécie de Pó, isso mesmo, pó!
Eu limpava os vidros e em menos de 3 horas o aquário inteiro (apenas os vidros) ficavam verdes de algas. O substrato e rochas estavam OK, um pouco dessa alga em cima, mas nada alarmante. Mas os vidros, eram de dar medo! Mas se viam os peixes e alguns corais.
Eu raspei com gilete e os corais inflavam pra se alimentar e os ocellaris comiam aquele (pó), parecia muito com phytopnakton.
Tentei algumas medidas para resolver, tais como:
Efetuar TPA de 50 litros
Dobrar a quantidade de Perlon
Lavar o carvão ativado dia sim, dia não.
Trocar o carvão 1x por semana
Tirar o carvão
Tirar o perlon
Cheguei até á ligar um canister com 8 camadas de mantas removedoras inclusive MUITO PERLON e nada!
Fiz a leitura dos parâmetros e indicavam:
Fosfato 0ppm
Nitrato e Nitrito 0ppm
Amonia 0ppm
KH 8
Ph 7,8
E o aquário estava assim:

E nada delas sumirem!
Até que estava prestes á ligar o filtro UV, resolvi conversar com os gringos e um colega antigo de hobby me disse para efetuar o tão temido, blackout por 72 horas. Pensei bem, removi os corais do aquário, deixei apenas os peixes.
Peguei contact preto, (sem descolar da base proterota), virei do avesso e prendi nos vidros com fita crepe e rezei!
Fui viajar na Sexta-feira á noite e voltei ontem á noite de madrugada. (Domingo). Nem olhei para o aquário e fui dormir... Hoje cedo acordo e olho meu Reef e ele estava assim:

Fiquei bem animado com o resultado e conversando com esse meu amigo, ele me disse uma coisa que não havia reparado. (na verdade, já tinha imaginado, mas achei que era besteira minha pensar nisso ou discutir isso):
Na Natureza, nem todos os dias tem sol e com a mesma intensidade, na natureza, tudo se controla, desde que não haja intervenção do homem. E ele me disse que faz isso pelo menos 2x por mês, programado no timer digital dele.
E nunca precisou usar controladores de algas ou coisas do tipo.
Gostei muito e talvez pretendo aderir essa ação pelo menos 1x por mês para ver como o aquário em animais irão se comportar.
Bom, é isso!
Boa noite pessoal e em breve mais atualizações!