se alguem for manipular e quiser reduzir a quantidade da fórmula aqui está a proporção ideal.
Ela terá validade de 180 dias. Aqui tb foi acrescentado um elemento: ascorbato de sódio (é a vitamina C = acelera desenvolvimento de cores e crescimento de zoanthus)
"540ml de água RO/DI
12,7gr de iodeto de potássio
810mg de ácido l-aspartico
27mg de Cianocobalamina
27mg de Tocoferol
2,8gr de ascorbato de sódio
540mg de Nipagin"
Dosagem: 1ml para 100Litros de agua do aquário uma vez por DIA.
OBS: Vc poderá aumentar ou diminuir a dosagem diária desta fórmula no reef de acordo com o consumo do reef. Obviamente um reef cheio de corais não consome o mesmo de um reef com poucos corais.
Dosando a mais vai dar algas começando pelas marrons. Então eu tenho como parâmetro a dosagem desta fórmula justamente o aparecimento de algas marrons...por exemplo: meu reef tem 400litros, estou dosando 4 ml por dia (não estou vendo diferença alguma nos corais = pode ser diversas coisas...bactérias consumindo rapidamente...muitos corais consumindo), então resolvo aumentar pra 5ml por dia....mantenho assim por uma semana...não surgiu alga marron...legal, então aumento mais 1 ml, portanto dosando 6ml ao dia agora no aqua de 400litros......agora surgiu algumas algas marrons, então diminuo 1 ml e mantenho o reef em 5 ml por dia. Portanto é assim q acho a dosagem ideal pro reef. É uma lógica simples: sobrou nutrientes = algas, entao reduzo a inserção destes e mantenho a dosagem anterior q será a suficiente para os corais absorverem os elementos fornecidos.
OBS-2: se vc tem algas no reef sugiro não utilizar esta fórmula até eliminá-las, pois se utilizá-la será uma fonte de alimento para elas tb.
--------------------------------------------
Fala Rogerio, não misture mais nada nessa formula senão poderá precipitar. Ela está com as medidas exatas.
Os outros elementos q doso são em outros recipientes e nao tem nada haver com esta fórmula. Como disse, aqui doso balling (kh,Ca,Mg) + potássio, estroncio e boro. Dependendo do q vc tem no reef, vc nem precisa dosar isso. Esses elementos uma tpa simples repoe. OBS: pra dosar balling e estes outros elementos vc vai precisar dos testes de cada elemento, então há uma maior atenção e complexidade no controle.
-------------------------------------------
Claudinei, te mandei mp com alguns lugares q pode ser q façam essa fórmula.
-------------------------------------------
Abraços