Pessoal, bom dia.
Obrigado pelos elogios, estou fazendo tudo bem devagar, com muito planejamento para ficar legal. Antes de colocar para ciclar foram quase 2 anos de planejamento e compra de equipamentos.
Antônio, quando chegar em casa de noite tiro uma foto da iluminação noturna de fita de led. Atenção que ela só serve para luz noturna mesmo, não tem potência suficiente para ser a iluminação diurna. A montagem é muito fácil, comprei essas fitas de led que o pessoal usa para colocar em carros e liguei em uma fonte de 12V. Aí é só ligar no timer. Foi a iluminação mais barata do reef, não ficou em R$ 30,00!
Phelipe, não foi muito barato não

, mas como eu fui fazendo aos poucos deu pra diluir o investimento no tempo. O importante é pesquisar muito a seção de classificados do fórum e na internet. Dá pra achar muita pechincha. Contando o skimmer Reef Octopus PS-200, as bombas dosadoras do balling com os recipientes e sais, as bombas, os termostatos, caixa de reposição, refúgio, ligações hidráulicas e o painel elétrico de controle e comando, já deu uns R$ 7000,00. Com o chiller que estou fazendo, incluindo minhas tentativas e erros

, essa conta vai para uns R$ 9000,00.
Bom seguem algumas fotos de ontem a noite.

Panorâmica do reef, já não está mais com aquela cara de "deserto molhado"

Grupo de RV's da direita, já com bastante algas calcáreas.

RV com mais alga calcárea do reef. A foto (ou o fotógrafo...) não ajuda muito...

Paguro Paul Newman dando uma palestra para os outros paguros.

Vidro do fundo do reef, estava tomado de algas marros, mas os snails e as astraeas deram uma limpeza brutal, só ficaram os pontos de algas calcáreas. A outro foto mostra as algas calcáreas se formando sobre a bomba de circulação.

Grupo de RV's da esquerda, com uma mudinha de Zoantus Sunrise que eu ganhei. A mudinha está indo bem, mesmo com a temperatura da água meio alta (já chegou a 31,2°C em dias mais quentes, normalmente fica em 29°C), chegou com 3 pólipos mais já está com 5.

O reef está cheio desse negócio, fica colado por onde os snails passam. Não sei se é cocô ou desova de snail, mas já vi um dos Paul Newman comendo esse treco.

Pagurada brigando por um pedaço de camarão, coloco 2 tipos de ração todo dia e 2 camarõezinhos 1 vez por semana. O dia do camarão é uma guerra.

Pepino dando um passeio noturno, chegou com uns 5 cm, mas já dobrou de tamanho.
Até mais.
Laura's Reef 2 - Planning...