🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Laura's Reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: luiz
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Laura's Reef

#41 Mensagem por Marcus l lage »

Da uma olhada no tópico (Artigos) do BR.....Lá vc vai ter que dar uma lida no artigo ( susto de algas )..Do Amigo do Matias logo no começo.... Valeu Abç icon_yes icon_joia

Leonardo Amorim
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Leo
Data de Nascimento: 24 Ago 1980
Recebeu Curtir: 2 vezes

#42 Mensagem por Leonardo Amorim »

Marcus, boa noite.

Procurei o artigo que você indicou mas não encontrei, você pode colocar o link, por favor.

Obrigado.
Laura's Reef 2 - Planning...

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#43 Mensagem por Elder Luis »

acho que o Marcão se referia a este link: viewtopic.php?f=53&t=114
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: luiz
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#44 Mensagem por Marcus l lage »

Não icon_nono É este.....

viewtopic.php?f=38&t=15016

Um Abç icon_joia

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#45 Mensagem por Radagast »

Leonardo Amorim escreveu:Pessoal, boa noite.

Hoje cedo chegou o kit microvida que comprei com o Matias. Fiquei muito satisfeito, recomendo!!! icon_yes
Tudo muito bem embalado, com perdas mínimas. Seguem as fotos abaixo.

Cracas vivas, são 5 no total:
Imagem
Imagem

RV com ostra (isso é uma ostra?):
Imagem

Outra ostra:
Imagem

Poliquetas:
Imagem
Imagem

Alga no refúgio, com muita microvida:
Imagem

Além desses que consegui fotografar, tinha muitos outros bichos pequenos, além de 3 ofiúros já bem grandinhos, que estavam escondidos quando fui bater as fotos. Os ofiúros têm hábitos noturnos? Hoje cedo quando os coloquei no reef eles se esconderam embaixo das RV's logo que chegaram no substrato, e depois disso não os vi mais.

Coloquei o kit às 09:00, quando cheguei em casa às 19:30 as rochas e o substrato estavam muito mais marrons. Acho que estou entrando na fase das algas... A RV que veio do refúgio já está apresentando uns cabelinhos de alga verde.

Até amanha.

Oi! Queria um "kit microvida" também! Como consigo? :)

Obrigada!

Leonardo Amorim

#46 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, bom dia.

Em 1° lugar quero me desculpar pelo tempão que fiquei sem postar icon_bag , viajei no carnaval e na volta o bicho pegou no trabalho, não estava tendo tempo...

Bom, o reef está com quase 50 dias de ciclagem, e estava ficando cheio de algas marrons. Inseri ontem a equipe de limpeza, 50 paguros, 50 nishis, 30 turbo snails, 6 astraeas, 2 paguros Paul Newman e 1 pepino. Chegaram parecendo que estavam amarrados, detonando as algas. Acho que daqui a uns dias vou precisar colocar alguma coisa pra essa turma comer. O que vocês sugerem?

Coloquei também mais algumas algas no refúgio, mas estou achando que ficou meio entupido... Vou bater algumas fotos à noite (estou trabalhando agora...) e postar para vocês verem.

Comecei a dosar a solução B do método balling a uma semana, pois meu KH e pH estavam sempre baixos no teste da Red Sea (entre 0 e 1.6 meq/l e 8,0 respectivamente), enquanto o Ca e o Mg ficavam sempre altos (500 ppm e 1480 ppm, respectivamente). Na 4° feira medi o KH e vi que o teste já estava meio esverdeado, antes ficava sempre amarelo. Hoje irei medir tudo e mais tarde posto os resultados.

Até mais.

Antonio Kumagai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 20 Mar 1982
Recebeu Curtir: 3 vezes

#47 Mensagem por Antonio Kumagai »

Parabéns pelo Aqua...pode postar uma foto da iluminação noturna de fita de led.

Phelipe Pacheco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Pe
Data de Nascimento: 22 Ago 1990
Curtiu: 3 vezes

#48 Mensagem por Phelipe Pacheco »

Leonardo,

Parabéns pelo aquário, venho estudando já a algum tempo para montar o meu e o seu esta servindo de inspiração!
Você possui idéia de quanto gastou para montar a sua "casa de máquinas" ?
Abraço

Leonardo Amorim

#49 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, bom dia.

Obrigado pelos elogios, estou fazendo tudo bem devagar, com muito planejamento para ficar legal. Antes de colocar para ciclar foram quase 2 anos de planejamento e compra de equipamentos.

Antônio, quando chegar em casa de noite tiro uma foto da iluminação noturna de fita de led. Atenção que ela só serve para luz noturna mesmo, não tem potência suficiente para ser a iluminação diurna. A montagem é muito fácil, comprei essas fitas de led que o pessoal usa para colocar em carros e liguei em uma fonte de 12V. Aí é só ligar no timer. Foi a iluminação mais barata do reef, não ficou em R$ 30,00!

Phelipe, não foi muito barato não icon_headstars , mas como eu fui fazendo aos poucos deu pra diluir o investimento no tempo. O importante é pesquisar muito a seção de classificados do fórum e na internet. Dá pra achar muita pechincha. Contando o skimmer Reef Octopus PS-200, as bombas dosadoras do balling com os recipientes e sais, as bombas, os termostatos, caixa de reposição, refúgio, ligações hidráulicas e o painel elétrico de controle e comando, já deu uns R$ 7000,00. Com o chiller que estou fazendo, incluindo minhas tentativas e erros icon_frusty , essa conta vai para uns R$ 9000,00.

Bom seguem algumas fotos de ontem a noite.

Imagem
Panorâmica do reef, já não está mais com aquela cara de "deserto molhado"

Imagem
Grupo de RV's da direita, já com bastante algas calcáreas.

Imagem
RV com mais alga calcárea do reef. A foto (ou o fotógrafo...) não ajuda muito...

Imagem
Paguro Paul Newman dando uma palestra para os outros paguros.

Imagem
Imagem
Vidro do fundo do reef, estava tomado de algas marros, mas os snails e as astraeas deram uma limpeza brutal, só ficaram os pontos de algas calcáreas. A outro foto mostra as algas calcáreas se formando sobre a bomba de circulação.

Imagem
Imagem
Grupo de RV's da esquerda, com uma mudinha de Zoantus Sunrise que eu ganhei. A mudinha está indo bem, mesmo com a temperatura da água meio alta (já chegou a 31,2°C em dias mais quentes, normalmente fica em 29°C), chegou com 3 pólipos mais já está com 5.

Imagem
Imagem
Imagem
O reef está cheio desse negócio, fica colado por onde os snails passam. Não sei se é cocô ou desova de snail, mas já vi um dos Paul Newman comendo esse treco.

Imagem
Pagurada brigando por um pedaço de camarão, coloco 2 tipos de ração todo dia e 2 camarõezinhos 1 vez por semana. O dia do camarão é uma guerra.

Imagem
Pepino dando um passeio noturno, chegou com uns 5 cm, mas já dobrou de tamanho.

Até mais.

Leonardo Amorim

#50 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pessoal, boa noite.

Ontem coloquei para funcionar meu chiller DIY icon_yahoo icon_yahoo Só faltava controlar a temperatura para começar o povoamento de peixes. Já são quase 100 dias de ciclagem e já estou meio deprimido de só ver paguros e meus dois coralzinhos dentro do tanque. Em Maio entram os primeiros inquilinos, um casal de palhaços ocellaris. Quem quiser ver o chiller DIY com mais detalhe da uma olhada no tópico viewtopic.php?f=36&t=18166 .
Segue atualização das fotos:

Chiller no móvel
Imagem

Temperatura marcada no COEL - 26,1ºC. Varia de 26 a 26,2ºC
Imagem

Boquinha de hammer
Imagem

Panorâmica do reef, bater fotos com a actinica é osso...
Imagem

Rocha já com bastante alga calcárea
Imagem

Camarãozinho na rocha, tem muito, mas muito mesmo, pena que a câmera e o fotógrafo não ajudam
Imagem

Até mais.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

#51 Mensagem por Raphael Igor »

parabéns o aquários está ficando muito bonito icon_joia

Leonardo Amorim

#52 Mensagem por Leonardo Amorim »

Obrigado Raphael, agora vai.

carlos serpa junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Data de Nascimento: 13 Set 1991

#53 Mensagem por carlos serpa junior »

Leonardo ta show! não vejo a hora de montar o meu. abraço!

Leonardo Amorim

#54 Mensagem por Leonardo Amorim »

Valeu pelos elogios pessoal! Hoje comecei a montar minha quarentena, acho que amanha eu termino e já vou comprar os primeiro moradores icon_yahoo icon_yahoo icon_yahoo Casal de ocelaris.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#55 Mensagem por Robson Sandrini »

Leonardo Amorim escreveu:Hoje comecei a montar minha quarentena

icon_iCo01

Dos mais de 5 mil usuários do fórum, se 1% usar quarentena é muito.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#56 Mensagem por Elder Luis »

Robson Sandrini escreveu:Dos mais de 5 mil usuários do fórum, se 1% usar quarentena é muito.

vc tá zuando né? 1%?

se 20 usuários tiverem quarentena é muito!
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Leonardo Amorim

#57 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pois é pessoal, olhando o investimento total, acho que a quarentena é um valor muito pequeno perto da segurança que vai me trazer. Consegui um aquário com sump e bomba de circulação de desmonte bem baratinho, tenho um skimmer que ficou pequeno pro meu tanque, uma SB2000 para o recalque e um aquecedor de 200W. Para quarentena acho que está bom, não tá? Não vou colocar iluminação.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#58 Mensagem por Robson Sandrini »

A iluminação não fará falta se você quarentenar apenas peixes e corais não fotossintéticos. Pra quarentenar corais com zooxantelas, que também podem levar Amyloodinium e ictio pro seu sistema, além de planárias, AEFW, red bugs, white bugs etc, vai precisar de iluminação. Pra quarentenar anêmonas também.

O skimmer é contra-indicado em alguns tipos de tratamento porque a meleca pode tirar parte da medicação da coluna d´água. Os filtros externos de aquários de água doce são mais indicados se você precisar transformar a quarentena num aquário de tratamento. Se for apenas pra quarentena - sem necessidade de intervenção - tá perfeito.

Pois é pessoal, olhando o investimento total, acho que a quarentena é um valor muito pequeno perto da segurança que vai me trazer.

icon_yes plus_icon

Leonardo Amorim

#59 Mensagem por Leonardo Amorim »

Pois é Robson, esse aquário vai servir de quarentena e hospital. Quando for servir de hospital vou desligar o skimmer e a bomba de recalque, deixando a medicação isolada dentro do aquário e a movimentação da água só na bomba de circulação. Me ofereceram uma calha usada, com uma HQI de 150W + 2 T5 (acho que de 24W cada uma), o tanque Tem 110 litros brutos, e o sump tem 80 litros brutos, como não vai ter substrato e rochas acho que a litragem vai ficar próxima do valor bruto mesmo. Você acha que vale a pena?

Agora uma dúvida, como faço quarentena de corais contra ictio e oodiniun se os mesmos são sensíveis ao cobre?

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#60 Mensagem por Robson Sandrini »

Leonardo Amorim escreveu:Me ofereceram uma calha usada, com uma HQI de 150W + 2 T5 (acho que de 24W cada uma)

Iluminação pra quarentenar anêmonas, corais com zooxantelas, macroalgas etc não precisa ser forte, não faz mal se aquela acrópora linda ficar marrom na quarentena ou não crescer, isso a gente consegue no display. Se a calha estiver barata, manda ver.

o tanque Tem 110 litros brutos, e o sump tem 80 litros brutos, como não vai ter substrato e rochas acho que a litragem vai ficar próxima do valor bruto mesmo. Você acha que vale a pena?

Acho muito grande pra quarentena/hospital. Maior volume de água me dá uma margem maior de segurança na questão amônia tóxica, isso me deixa mais tranquilo nos tratamentos, mas você gasta mais água, sal e medicação proporcionalmente. Se isso não for problema pra vc, tá perfeito. Em casa eu tenho um de 100 l [peixe grande ou mais de um peixe] e 2 de 40 l [peixes menores e corais]. Remontando agora eu vou adquirir um de 20 litros. Pra corais é suficiente. Se você já tem o aquário, ótimo, mas não precisa usar o sistema todo com sump pra quarentena/hospital, a menos que você queira, claro. Se for pra optar, fique com o aquário mais baixo [melhor penetração de luz pra organismos fotossintéticos] e mais largo/comprido [maior área pra troca gasosa entre a água e o ambiente].

Agora uma dúvida, como faço quarentena de corais contra ictio e oodiniun se os mesmos são sensíveis ao cobre?

Várias pestes podem vir grudadas no esqueleto do coral. Algumas são macroscópicas e com visualização atenta você pega. Sim, eu uso uma lupa xinling pra olhar corais e tiro alguns minutos do dia pra isso, dependendo do tamanho da muda. Considerando que toda água na qual o coral foi transportado deve ser descartada, a maior probabilidade de encontrarmos ictio, Amyloodinium e Brooklynella no coral é na fase de cisto. E pra isso só precisa de um remédio: tempo. Se os parasitas saírem dos cistos e não encontrarem um peixe-hospedeiro depois de certo tempo [48 horas no caso do ictio, por exemplo] eles morrem. Quanto é esse tempo? Entre 8 a 10 semanas segundo os entendidos no assunto, pra peixes e invertebrados. Quanto tempo eu deixo? de 30 a 40 dias. Tem quem mantenha um peixe e coloque na quarentena junto com o coral pra aumentar a chance de descobrir esses parasitas. O problema é que se o peixe adoecer você tem que tratar o coitado que foi feito de cobaia e se o parasita está lá e o peixe tiver adquirido imunidade temporária do último contato, ele não vai adoecer e você pode introduzir a praga no display. Então eu me baseio no tempo mesmo. Então corais você "trata" com ausência de hospedeiros, pros parasitas de peixe. Pros parasitas de coral vai depender do parasita que você achar.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”