🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nano Reef - Boyu MT-30

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Nano Reef - Boyu MT-30

#41 Mensagem por Marco Vieira »

Reposição por gravidade com bóia é sempre a solução mais confiável.

E eu não respondi, mas eu removeria o matrix e purigen e deixaria ciclando e avaliaria os parâmetros por mais 15 dias antes de colocar qualquer coisa, para garantir que essas mídias não estão escondendo algum problema.

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Bie Cesa
Data de Nascimento: 24 Mai 1982
Recebeu Curtir: 6 vezes

#42 Mensagem por Bié Cesa »

Bom dia a todos, desculpem o tempo ausente. Estava esperando chegar o kit de testes para passar todos os parametros do aquario e mais algumas fotos.

PH - 8.2
KH - 1.4 Meq/L ou 4 dKH
Nitrito - 0
Nitrato - 2
Amônia - 0
Densidade - 1024
Temperatura - 26 graus
Fotoperíodo - 9 horas
Cálcio - Não sei

Algumas mudanças visiveis nos últimos dias: a volta das algas marrons e o aparecimento de algas calcáreas (pink). Poliquetas estão se multiplicando e crescendo.

Hoje completa-se 5 semanas de ciclagem. Como quero reduzir as álgas no tanque, inseri um minusculo grupo de limpeza composto por: 2 mini-paguros e 3 snails.

Abaixo algumas fotos da situação.

Imagem

Imagem

Imagem

Eu não entendo a questão da álga marrom, ela havia reduzido bastante e agora está voltando...

Nas fotos aparecem algumas mudanças que fiz no áquario, introduzi um divisor na saida da água para dividir os 1.000 litros/hora da bomba. Ficou um fluxo interessante sem cavar o substrato. A gambiarra do acrílico é para deixar o nível da água do display mais alto do q o sump e ainda vou melhorar o visual disso.

Nas fotos antigas a tampa do aquário estava levemente aberta para entrar mais ar e resfriar mais rápido a água, eu estava fazendo um teste apenas. Normalmente fica fechado.

Obrigado e aguardo sugestões e opiniões.

Grande abraço.
Apenas mais um iniciante no mundo dos marinhos.
viewtopic.php?f=45&t=17387
[img]http://images.myreefstats.com/5559_5634.png[/img]

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#43 Mensagem por Elder Luis »

Vc fez TPA ou completou a água evaporada?? Nessa fase era para essas algas terem sumido, são diatomáceas, normalmente indicam a presença de fosfato e/ou silicato, esses elementos costumam estar presente em água de baixa qualidade (água direto da torneira ou filtro deionizador/RO vencido)
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#44 Mensagem por Bié Cesa »

Ainda não fiz nenhuma TPA, tenho completado sempre com água de RO que compro pronta. Comprei um teste TDS que ainda não chegou para comprovar a qualidade da água. Não coloquei nada de água de torneira.
o engraçado foi que elas estavam reduzindo e agora parece que estão voltando. Vou aguardar mais uns dias pra ver o que vai acontecer, apenas repondo a agua evaporada. Devo fazer uma TPA?

Obrigado pela resposta Elder.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#45 Mensagem por Elder Luis »

to achando que essa água de RO comprada é torneiral mesmo... as diatomáceas entregam mesmo, fique de olho para não pagar caro pela água da torneira

Viva Metal!

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 30 Dez 1976
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

#46 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Concordo com o Elder Luis, e como dizem, "cada aquario é um aquario", mas o meu nano esta a 15 dias ciclando com fotoperiodo de 10 horas por dia e nao tem nenhum minúsculo ponto de alga marrom, estou ao mesmo tempo feliz e preocupado..rsrss... eu tb uso agua de RO, que compro em uma loja, nos marinhos não tenho experiência, mas com plantas tenho alguma, se quiser comprovar, http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=17987 na minha opnião vc deveria comprar agua em outro lugar e fazer uma tpa de pelo menos 50%, se as algas reduzirem rapidamente provavelmente é a agua, tive problemas com elas durante 6 meses em menor escala que a sua, pq fazia a limpeza 2 vezes por semana mas elas estavão lá, e o meu problema era a agua. Tb existe um mito que rola em todos os foruns que alga marron é baixa luminosidade, isso é a maior besteira que alguem pode falar, e falam muito, seguindo essa mentalidade, cheguei a colocar 3w por litro, o que só agravou o meu problema. Algas marrons, assim como todas as outras é excesso de algum componente da agua, e a luz só agrava e não resolve o problema .E o grande erro é que a maioria toma uma série de medidas juntamente com o aumento da iluminação e acha que foi o esse aumento, quando na realidade muito pouco ou quase nada tem haver com o problema. Desculpe o extensão na explicação, mas não quiz postar algo do tipo " o problema é sua agua", sem explicar o motivo pelo qual penso dessa forma. Um abraço e boa sorte, porque se continuar assim, provavelmente elas irão continuar ai por muito tempo. :-(
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#47 Mensagem por Bié Cesa »

Adriano e Elder.

Muito obrigado pelas dicas e explicações. Estou ansioso para pegar o medidor TDS e testar essa água... Até não chegar vou ter que ficar com a dúvida. Por hora baixei a luminosidade, farei uma TPA de alguns litros. Infelizmente não tenho onde comprar essa água na minha cidade. O único lugar que confio é onde compro e é a única água que tenho a mão. Parece que vou precisar visitar a sessão FVM do fórum e pegar uns projetos de filtro RO.

Obrigado e assim que tiver mais novidades trago para o conhecimento de todos.

Abraço.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#48 Mensagem por Marco Vieira »

Cara, filtro DI é fácil de montar e bem barato, recomendo!

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#49 Mensagem por Bié Cesa »

Marco Vieira escreveu:Cara, filtro DI é fácil de montar e bem barato, recomendo!

Algum projeto já reconhecido pelo pessoal do fórum que possa ser recomendado? Estimativa de custos e materiais? O RO é tão eficiente quanto o DI?

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#50 Mensagem por Marco Vieira »

Humm.... não sei explicar se RO é melhor que DI. Creio que ambas sejam boas, mas sei que RO é mais caro, o processo envolve passar a água por uma membrana, precisa de mais pressão. Na DI a água passa pelas resinas, lentamente, com pressão tb, mas menor que na RO. Eu gastei em torno de $180 para montar o filtro DI. Já filtrei uns 60L e continua com 0ppm. Creio que aguente uns 500L tranquilo.

O esquema DIY peguei aqui no fórum mesmo, acho que do Renato, não lembro mais. Muito bom e simples de montar, em uma noite fiz tudo e coloquei para rodar. icon_joia

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#51 Mensagem por Elder Luis »

Bié Cesa escreveu:
Marco Vieira escreveu:Cara, filtro DI é fácil de montar e bem barato, recomendo!

Algum projeto já reconhecido pelo pessoal do fórum que possa ser recomendado? Estimativa de custos e materiais? O RO é tão eficiente quanto o DI?

viewtopic.php?f=36&t=1066

Viva Metal!

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#52 Mensagem por Marco Vieira »

E uma vez o filtro montado, você só troca a resina/perlon/carvão.

Abraço!

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#53 Mensagem por Marco Vieira »

Usei esse. Deve ser parecido com o que o Elder postou, as fotos foram removidas.

http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=36&t=239

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#54 Mensagem por Elder Luis »

fazer o filtro em casa sem dúvida é a melhor opção e bem mais barata

Viva Metal!

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#55 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Cara se vc não quer "passar trabalho" de fazer o filtro, eu não faria ( minha opnião), compra esse no mercado livre,http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435663088-deionizador-filtro-de-agua-c-carvo-ativado-e-resina-mista-_JM. é 50,00 reais mais barato do que o Marco Vieira gastou, pode parcelar em 12 vezes, recebe em casa e vc vai fazer uns 400 litros com ele, eu só não comprei pq prefiro agua de RO, e pago 3,00 reais um galão de 20 litros ai não compensa comprar o filtro, mas, nao esta descartado essa possibilidade pra mim. Porem, tem outro problema, a quantidade que usamos é muito pouca, e até onde eu sei o carvão nao vai durar mais de 6 meses, acredito que a resina tb (me corrijam se estiver errado) mesmo que vc só tenha usado 50 litros por exemplo, se não me engano o refil de reposição da resina e carvao é 40 reais. T+
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#56 Mensagem por Bié Cesa »

Adriano, Elder e Marco.

Grandes dicas sobre o filtro, agora vou pesquisar o preço das peças pra montar o meu. Pelo que li nos tópicos indicados, o pessoal anda reclamando que o preço das coisas ultrapassa os 120 reais sem as mídias filtrantes. Se for assim, vou optar pela ideia do Adriano e comprar ele pronto no ML.

Antes de tudo pretendo testar a água com o TDS, mas até lá não tenho outra opção senão continuar utilizando a água que tenho.

Estou pensando em ir até o lugar onde compro a água e solicitar um teste na minha frente para saber o que está ocorrendo. Uma vez que comprar a água é sempre andar no escuro com alguns parâmetros, não tenho dúvidas de que irei fazer ou comprar um filtro para fazer minha água em casa.

Agradeço mais uma vez todos vocês.

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#57 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Uma pergunta, notei que vc já recebeu o divisor de fluxo, resolveu seu problema, vc esta usando a bomba com 1000 l/h?

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#58 Mensagem por Bié Cesa »

Adriano da Rocha Dias escreveu:Uma pergunta, notei que vc já recebeu o divisor de fluxo, resolveu seu problema, vc esta usando a bomba com 1000 l/h?

Oi Adriano, recebi sim e está funcionando muito bem. A bomba está com plena capacidade (1000 l/h) e o substrato se manteve no lugar. Uma saida direcionei para a meia altura do aquario e a outra mais pra cima pra mexer bastante o espelho dagua.

Acho interessante pq esse divisor é todo desmontável, tu pode remontar todas as peças de forma diferente se for preciso. Gostei bastante.

Abraço.

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#59 Mensagem por Bié Cesa »

Bom dia a todos.

Ontem efetuei a minha primeira TPA marinha. Foi interessante ter feito isso sem animais no aquário e recomendo muito aos iniciantes, pois fiz muitas coisas erradas que relato agora.

1 - Sal - Coloquei a água em um balde, sal a olho, e uma bomba pra misturar. Com um densimetro totalmente descalibrado tentei igualar a salinidade entre balde e aquário. Após 30 minutos a salinidade era 1018, resolvi colocar mais sal e após mais 30 minutos passou pra 1030. Compensei com água doce e consegui equilibrar. Acredito que não esperei tempo suficiente antes de colocar a água no aquário, pois muito sal ficou no balde... Mas foi assim... E a água ficou turva até o dia seguinte.

2 - Temperatura - Sem nem lembrar desta variação, coloquei a áqua no tanque e imediatamente a temperatura despencou 2,5 graus... Já era tarde.

3 - Onde soltar a água - Apesar do aquário ter um sump traseiro, larguei a água diretamente no display, foi possível ver a agua turvando pela diferença de salinidade, ou temperatura... Já era tarde, de novo...

Algumas lições se aprendem na prática, mesmo que o aquarista considere que já leu tudo e que está preparado para o hobby. O que aprendi com isso?

1 - Deixar o sal batendo pelo máximo de tempo possível, investir em um refratômetro é fundamental.

2 - Aquecer, ou resfriar, a água nova até equilibrar com a temperatura do aquário.

3 - Largar a água lentamente no sump.

E se for um iniciante, como eu, faça a sua primeira TPA sem animais para que eles não sofram com estes erros.

É isso galera, é preciso apresentar as coisas erradas também para que outras pessoas não cometam os mesmos erros.

Grande abraço!

Bié

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#60 Mensagem por Marco Vieira »

icon_joia

Parabéns! Acredito que todos tenhamos cometido esses erros! Só não errei na reposição pelo SUMP porque não tenho um.. :lol:

Além de usar bomba para bater a água com sal, use uma colher ou algo manual. Mesmo com bomba, fica sal nos cantos, manualmente é fácil de achar e dissolver.

Responder

Voltar para “Clube Boyu”