Consumo de nitrato e fosfato por algas:
como comentei em outro topico com o elder, e mais alguns nobres colegas:
21/02/2013
quatro ou cinco dias atras tirei TODAS as algas, minha caixa coletora é uma redoma de volume 80cm x 10cm x 4cm com um PAR quase igual ao dos SPS. completamente forrada de algas, chegava a fazer bolhas.
no mesmo dia, dia de tpa, dei uma alimentada boa de reef snow, eu diria 3 ml usados.
terça, uma ampola de biodigest. esta pra tentar zerar ambos nitrato e fosfato, principalmente pq retirar as algas largou agua suja de volta ao aquario, mesmo que em pouca proporção. tinha mta sujeira no meio das algas.
entao considero terça o início do ciclo. nao vou mais aplicar biodigest
pretendo fazer um teste de nitrato e fosfato hj.
manter limpo, testar semana que vem.
idem mais umas duas semanas, medindo nitrato e fosfato.
sao salifert os testes, e o fosfato eu faço na opção alta resolução (dobro de agua dobro de reagentes)
continuando, entao, depois de postar isto testei nitrato e fosfato dois/tres dias depois de postar
acusou nitrato em 0.1 ppm
zero de fosfato.
nao apliquei biodigest, nem outro tipo de bacteria.
continuei podando algas, de forma que minha caixa coletora está limpinha
ontem, antes da tpa, fiz teste,
nitrato zero
fosfato zero.
ou seja, no meu caso, se é verdade aquela historia de que o consumo pelas algas de nutrientes entra em equilíbrio com a adição de nutrientes, também será verdade que tirando as algas o aquário entra em equilíbrio sem elas.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer