ale_nevesbr escreveu:Euler_Kernighan escreveu:cara... os "MASSS" sempre me assustam...![]()
![]()
![]()
[*]cozinhar rochas
ufa! pra esse fim de semana, vamos de SUBSTRATO!!!![]()
![]()
Cozinhar rochas?
é Alê, isso mesmo, você leu corretamente
pra encurtar a história, no meu último aquário tive uma batalha ferranha com algas filamentosas e de outros tipos, o detalhe é que ambos nitrato e fosfato estavam zerados, tanto é, que toda cheato nova que colocava no refúgio ia definhando até morrer, porém, nada das filamentosas desaparecer, e eu sabia/achava que estava com pouco/sem nutrientes... alimentava pouquíssimo... enfim, depois de muito pequisar encontrei um tópico muito longo que relatava outros aquaristas com o mesmo problema, e lá, chegou-se a conclusão que as rochas vivas estavam saturadas de nutrientes, e com o tempo, começavam a liberar dentre outras coisas, fosfato... dá pra acreditar?
enfim, resolvi reproduzir o processo de cozimento das rochas, e não é que funcionou!! a teoria por trás do processo é que ao deixar as rochas vivas dentro dum recipiente fechado, com água salgada, temperatura de 26 a 28 graus, e circulante, é que as rochas vão liberando fosfato (por exemplo), e de tempos em tempos, a água é completamente descartada, e reposta para repetir o ciclo (por três ou quatro vezes). como o ambiente é escuro, a idéia é que outra bactérias "populem" a rocha e se alimentem do fosfato, ao invés de deixá-lo para as filamentosas. parece muito genioso e difícil acreditar que funcione, porém, minha experiência deu certo e pretendo repetí-la.
nesse projeto vou usar "dead-rock" ao invés de "live-rock" - nesse caso nem seria necessário, porém, também lí que as dead-rocks do Marco Rock (marca que vou usar), também liberam fosfato e por isso inclui isso no check-list... se vai funcionar? só o tempo dirá!! rs***
mas anote essa porque poucos fazem e muitos reclamam!
Abs!