Celso Suguimoto escreveu:Vc tá usando vodka ?
O <ACRONYM class=id18 title="UV: Ultra Violeta"><B>UV</B></ACRONYM> mata esporos e bactérias que passam por ele, mas como toda água não passa por ele de uma única vez, a produção de bactérias e esporos não cessam.
No caso de algas elimina esporos das algas ajudando no controle, e acaba deixando a água mais cristalina por conta disso, mas não elimina as causas das algas.
Não uso vodka, estou adpto ao uso de UV, justamente para realizar o controle. Meu sistema completo possui 230 litros, estou na duvida em comprar um filtro UV de 5 watts ou de 9 watts, sendo que a diferença de um para o outro é cerca de 10%, ou seja, infimo... Mas qual potencia vc sugere para minha litragem?
Elder Luis escreveu:Conforme bem dito pelo Celso, o <ACRONYM class=id18 title="UV: Ultra Violeta"><B>UV</B></ACRONYM> vai limpar apenas a coluna d´agua, o que estiver presos as rochas e ao substrato vai continuar sem ser afetado. Eu tive um mega surto de ciano e limpei usando medicamento, mas não recomendo, já estou na 3ª <ACRONYM class=id2 title="TPA: Troca Parcial de Água"><B>TPA</B></ACRONYM> e ainda não consegui ligar o skimmer, o remédio deixa o skimmer louco. Se os focos estão controlados, vai sifonando e controlando, nem td é perfeito.
obs: só usei medicamento pq as cianos corbriram os corais, perdi várias colônias, parti para td ou nada, do jeito que estava eu ia perder td em menos de 1 mês só ia sobrar anêmona e peixes.
Realmente meu foco foi em uma RV isolada, que acabou passando para a do lado, mas é um foco isolado, e ontem fiz exatamente aquilo que sugeriu acima, sinfonei toda a ciano, sem sombra de duvida possui esporos da mesma pelo sistema, por isso quero usar o filtro UV para o controle... Minha duvida é apenas na potencia, 5w ou 9w para um sistema de 230litros.
Abraços a todos