🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Catastrofe - Macro Alagas (chaetomorfas), oq fazer???

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Berro
País: brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Catastrofe - Macro Alagas (chaetomorfas), oq fazer???

#21 Mensagem por Bernardo Berro »

Celso Suguimoto escreveu:Vc tá usando vodka ?

O <ACRONYM class=id18 title="UV: Ultra Violeta"><B>UV</B></ACRONYM> mata esporos e bactérias que passam por ele, mas como toda água não passa por ele de uma única vez, a produção de bactérias e esporos não cessam.

No caso de algas elimina esporos das algas ajudando no controle, e acaba deixando a água mais cristalina por conta disso, mas não elimina as causas das algas.

Não uso vodka, estou adpto ao uso de UV, justamente para realizar o controle. Meu sistema completo possui 230 litros, estou na duvida em comprar um filtro UV de 5 watts ou de 9 watts, sendo que a diferença de um para o outro é cerca de 10%, ou seja, infimo... Mas qual potencia vc sugere para minha litragem?

Elder Luis escreveu:Conforme bem dito pelo Celso, o <ACRONYM class=id18 title="UV: Ultra Violeta"><B>UV</B></ACRONYM> vai limpar apenas a coluna d´agua, o que estiver presos as rochas e ao substrato vai continuar sem ser afetado. Eu tive um mega surto de ciano e limpei usando medicamento, mas não recomendo, já estou na 3ª <ACRONYM class=id2 title="TPA: Troca Parcial de Água"><B>TPA</B></ACRONYM> e ainda não consegui ligar o skimmer, o remédio deixa o skimmer louco. Se os focos estão controlados, vai sifonando e controlando, nem td é perfeito.

obs: só usei medicamento pq as cianos corbriram os corais, perdi várias colônias, parti para td ou nada, do jeito que estava eu ia perder td em menos de 1 mês só ia sobrar anêmona e peixes.

Realmente meu foco foi em uma RV isolada, que acabou passando para a do lado, mas é um foco isolado, e ontem fiz exatamente aquilo que sugeriu acima, sinfonei toda a ciano, sem sombra de duvida possui esporos da mesma pelo sistema, por isso quero usar o filtro UV para o controle... Minha duvida é apenas na potencia, 5w ou 9w para um sistema de 230litros.
Abraços a todos
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#22 Mensagem por Elder Luis »

9W seria mais recomendado, que marca vai comprar?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Bernardo Berro
Contato:

#23 Mensagem por Bernardo Berro »

Elder Luis escreveu:9W seria mais recomendado, que marca vai comprar?

Achei este da JBL interessante com um bom custo beneficio: http://loja.nautilusaquarios.com.br/loj ... sivel__jbj
Aqui em casa os produtos da JBL nunca me deram dor de cabeça... Ja BOYU, jesus... Nunca mais...
Mas se me recomendar outro seria otimo!
Grande abraço
Prof. Bernardo Berro

Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: RBazzani
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

#24 Mensagem por Renato Bazzani »

Eu gostei se nao tivese um era esse que eu compraria.
Imagem

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#25 Mensagem por Elder Luis »

aquário marinho precisa de uma qualidade e cuidado extra, a linha bouyu não costuma ter a qualidade necessária. Talvez para aqua doce quebra um galho... da bouyu eu tenho só uma mangueira daquelas de ar, que uso para injetar água no reator de enxofre, é bom pouca água e a bitola da mangueira é pequena, só que essa mangueira é de silicone e não aquela plástica que deforma e pega formado com o tempo, e por incrível que pareça essa mangueira de silicone é da bouyu... aliás, só vi dessa marca

Viva Metal!

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: saraiva

#26 Mensagem por saraiva »

Bernardo eu não sei a causa das chaetos terem morrido. No meu filtro de algas eu tenho alem das chaetos muitas filamentosas tambem e algumas algas marrons bem grossas parecidas com as chaetos . Neste filtro a tela fica suspensa e no fundo da caixa eu tenho uns 15 cm de agua onde eu tenho as chaetos e as filamentosas. Na tela se fixam e crescem varios tipos de algas mas predominam as filamentosas. O fluxo de agua neste sistema deve ser de aproximadamente 1000 lph.
Uso foto periodo invertido 18 h acesas e 6 h apagadas , são 4 TL (2700K) de 30 W cada, sendo 2 em cada lado da tela afastadas desta 10 cm.
No aquario não tenho filamentosas nem chaetos mas algumas valonias crescem nas rv e uma alga bem curta e escura que não sei o nome.
As chaetos crescem muito e jogo fora quase toda semana um punhado.
Vou colocar uma foto aqui quando eu fizer uma colheita p jogar fora.
Desculpe se minhas chaetos te causaram problemas.
abs

Bernardo Berro
Contato:

#27 Mensagem por Bernardo Berro »

saraiva escreveu:Bernardo eu não sei a causa das chaetos terem morrido. No meu filtro de algas eu tenho alem das chaetos muitas filamentosas tambem e algumas algas marrons bem grossas parecidas com as chaetos . Neste filtro a tela fica suspensa e no fundo da caixa eu tenho uns 15 cm de agua onde eu tenho as chaetos e as filamentosas. Na tela se fixam e crescem varios tipos de algas mas predominam as filamentosas. O fluxo de agua neste sistema deve ser de aproximadamente 1000 lph.
Uso foto periodo invertido 18 h acesas e 6 h apagadas , são 4 TL (2700K) de 30 W cada, sendo 2 em cada lado da tela afastadas desta 10 cm.
No aquario não tenho filamentosas nem chaetos mas algumas valonias crescem nas <ACRONYM class=id8 title="RV: Rocha Viva"><B>rv</B></ACRONYM> e uma alga bem curta e escura que não sei o nome.
As chaetos crescem muito e jogo fora quase toda semana um punhado.
Vou colocar uma foto aqui quando eu fizer uma colheita p jogar fora.
Desculpe se minhas chaetos te causaram problemas.
abs

Nem pense nisso!!! Pode ter certeza que se alguem tem culpa aqui sou eu e minha inesperiencia!!! Pode ter certeza!!!
E cada sistema é unico, dificil saber a causa, o unico quesito que não segui o padrao foi em relação ao fluxo do sump, vou corrigir isto e ja comprei uma bomba de recalque que segue o padrao indicado. O fato que falta de alimento não pode ter sido, já que meu display tem algas... Fato que meu fosfato é 0, mas meu nitrato gira em torno de 2.5 a 5ppm...
Uma coisa você pode ter certeza, desistir jamais... Daqui a um tempo vou lhe pedir mais um favor e tentar as chaetos novamente, pode ter certeza!!!
Poste as fotos para eu ver como se faz, assim nao irei ter um segundo erro.
Mais uma vez obrigado e grande abraço!
Prof. Bernardo Berro

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: saraiva

#28 Mensagem por saraiva »

Olhe as algas que retirei da parte que fica dentro d’água no fundo do filtro de algas, eu simplesmente retirei as algas, tem chaetos, filamentosas e uma marrom misturada com as chaetos. Eu não raspei a tela ainda, farei na próxima semana.Imagem

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#29 Mensagem por Elder Luis »

Saraiva, qto tempo demorou para formar toda essa carga?

Viva Metal!

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edimar
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

#30 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Bernardo, como está a situação do seu aquário agora? Meu aquário tá novo, coloquei um bom maço de chaeto no refúgio e percebi um crescimento bem exagerado dela. Notei também que estava havendo acúmulo grande de detritos entremeado por ela. Resolvi remover tudo e fiquei meio assombrado com a sujeira que drenou. Deve ter a ver com o volume de fluxo (pequeno) dentro do refúgio. Mas não senti nenhum cheiro anormal, apenas aquele leve aroma adocicado de água do mar. Ficaram algumas "mudas" dela no refúgio e não retirei, mas vou ficar de olho no crescimento. Não é bom arriscar com isso.

Saraiva, faltou responder í pergunta do Elder Luis ... Fala prá gente ...

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Bernardo Berro
Contato:

#31 Mensagem por Bernardo Berro »

Edimar_Oliveira escreveu:[align=justify]Bernardo, como está a situação do seu aquário agora? Meu aquário tá novo, coloquei um bom maço de chaeto no refúgio e percebi um crescimento bem exagerado dela. Notei também que estava havendo acúmulo grande de detritos entremeado por ela. Resolvi remover tudo e fiquei meio assombrado com a sujeira que drenou. Deve ter a ver com o volume de fluxo (pequeno) dentro do refúgio. Mas não senti nenhum cheiro anormal, apenas aquele leve aroma adocicado de água do mar. Ficaram algumas "mudas" dela no refúgio e não retirei, mas vou ficar de olho no crescimento. Não é bom arriscar com isso.

Saraiva, faltou responder í pergunta do Elder Luis ... Fala prá gente ...

Abraços,[/align]

Edimar, eu desisti do uso das mesmas, consegui ao longo do tempo com TPAs mais carregadas voltar aos parametros de nitratos que possuia antes, algo em torno de 5 a 10ppm, e o problema continua na mesma, ou seja, nitrato zerado nunca... Tive um erro de montagem, onde falhei no dsb no aquario principal, colocando uma camada de apenas 5cm de substrato, derrepente se tivesse uma camada mais grossa (10 - 12cm), resolveria o problema. O problema é, agora que a montagem principal foi realizada e todo o layout formado a 1 ano, como adicionar mais samoa pink, pois quando montei, lembro que mesmo lavando bastante, subia muito sedimento, principalmente rosa (o copo do skimmer ficou manchado de rosa). Mas vou tentar adicionar mais substrato aos poucos sem que aja grande suspensão. Por falar nisso, alguem ja fez este procedimento de aumentar a coluna de substrato apos o aquario estar ciclado?
Gostaria de escutar mais experiencias, para evitar problemas futuros.

Foto atual do meu aqua, chegando o blue tang (hepatus) esse mes:
Imagem
Imagem

Grande abraço
Prof. Bernardo Berro

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”