[align=justify]Algumas atualizações.
Calha de leds. Três dissipadores com 4 leds brancos, 3 azuis (cree) e 3 violetas em cada um. Os brancos estão com lentes de 60º.

Alguns arranjos de rochas mortas naturais.

Um DSB remoto. Substrato composto de samoa pink e crushed coral com plenum. A idéia é filtragem + gerador de microvida + cultivo de macroalgas. A iluminação aí será voltada exclusivamente para plantas, mas terei corais não fotossintéticos também.

Na circulação acrescentei mais uma Tunze 6015 (ambas ao fundo na foto), ligadas alternadamente com timmer. As mudas de Leather eu coloquei todas em 09/02/2012, compradas do Ary dos Palhaços. Não perdi nenhuma, mas houve duas situações interessantes. Uma delas deu uma "inclinada" e percebi que em um local do eixo dela estava saindo algo que parecia uma nova base (como se fosse uma raiz). Encostei a muda em uma rocha de modo que ela se fixasse ali pela nova base que crescia. A base antiga se separou e deixei-a em um canto. Para minha surpresa, um dia quando fui olhar, percebi que a base estava viva. Coloquei então em um local do aquário (à esquerda na foto) e agora já tem pequenos pólipos saindo. A outra muda parecia ter morrido, por que o caule se desintegrou e a parte de cima da muda se soltou. Achei que com isso, a muda morreria. Antes de fazer uma viagem, percebi que a parte que se soltou, estacionada no substrato em um local do aquário, pequenos pólipos ainda estava distendidos. Resolvi então colar esta parte na mesma base. Quando voltei de viagem, estava com todos os pólipos distendidos e assim permanece. Ou seja, de 6 mudas, agora já tenho 7.

Tive imensos problemas com pragas e algas. Primeiro foram as valônias, eliminadas, depois, planárias, sob controle. Quanto às algas, até o início do ano tava dando desânimo de olhar para o aquário, mas com alguns acertos de manejo, hoje posso dizer que não terei mais problemas com elas. As que podem ser vistas na última foto, pela evolução que observo, em poucas semanas já não existirão mais. Tenho muitas aiptásias aqui, mas como ainda não pude comprar um bailarino, estão engordando para quando ele chegar.
Abraços,[/align]