🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ibitipoca Reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
ls_s1
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: magrelo
Data de Nascimento: 30 Out 1998
País: Brasil

Re: Ibitipoca Reef

#21 Mensagem por ls_s1 »

Muito bom, icon_yahoo
Gostei.

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edimar
Recebeu Curtir: 4 vezes

#22 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Prezados, seguem algumas fotos atuais.

Lateral direita, com flash. No destaque as mudas de corais Leathers (o aquário vai ter uma "coleção" deles).
Imagem

Região onde estão as mudas. O GSP à direita veio numa mudinha de uns 5 pólipos numa rocha. Removi-a e colei nesta rocha isolada.
Imagem

Outro ângulo.
Imagem

Nesta foto, com flash percebe-se a rocha no canto superior direito onde há um foco de filamentosas. Para mim é a prova de que a posição de rocha ou até mesmo sua composição é que favorece as filamentosas. Caso contrário, o aquário todo estaria tomado por elas.
Imagem

Nesta foto, o "foco" acabou sendo a astrea no canto esquerdo. É bacana de ver como os bichos vão adquirindo a "cara" do aquário, cheia de algas pink, algas e incrustrações. Mas notem como está soberba a colônia de GSP.
Imagem

Roberto, desculpe, faz tempo que não atualizo o tópico, por isso não havia ainda colocado a informação de que desmontei o refúgio, por que ele estava difícil de fazer manutenção, e estava se tornando um depositário de matéria orgânica. Tentei praticamente todas as lâmpadas que conheço para as algas vermelhas, mas infelizmente não tive resultado. Só não tentei a rosa, como vc sugeriu, mas tentei Actínica, 14.000 k, Compacta 6.500 k, lâmpadas de led e T5 de 8.000 k, sem sucesso.

Além dos corais eu tenho dois bailarinos (que fizeram uma faxina nas aiptásias) e um Blênio. Obviamente pretendo colocar mais bichos, mas sem pressa. Nesta semana chega o no-break, que vai afastar o fantasma da falta de luz.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#23 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Prezados, acabei dando uma mexida no layout - Renato, deu "comichão" depois que vc comentou ... Retirei a rocha que tinha filamentosas e coloquei-a de castigo no sump, que não é iluminado. Vamos ver o resultado daqui a alguns dias ... Acho que o resultado ficou melhor. Acabei por completar uma forma de montagem que estava nos meus planos ... Um setor só de zoanthus e outro só de leathers ... Ao fundo dá para notar também alguns equipamentos, fruto da retirada do refúgio. Já, já vou providenciar uma forma de fechar esta parte.
Imagem

Foto sem flash ...
Imagem

Este ângulo não ficou muito favorável, mas a foto em si, me parece interessante ...
Imagem

Nicho dos Leathers ...
Imagem

Nicho dos Zoanthus ...
Imagem

Uma generosa pose para fotos dos três membros pioneiros "não-corais" ...
Imagem

Só faltou o sorriso deles ... O quê que a hora da merenda não faz ...
Imagem

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#24 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Prezados, algumas importantes mudanças ...

Primeiro, o equipamento dos mais importantes e que estava ainda por ser adquirido. É da marca Ragtech, com um custo benefício muito atraente. Tem entrada USB, e para baterias auxiliares. O fabricante disponibiliza um software para configuração e gerenciamento e suponho que dá tranquilo para ligá-lo num controlador. O consumo da Tunze é tão baixo, que o aparelho vem de fábrica configurado para entrar em stand-by, caso o consumo dos aparelhos ligados a ele seja muito pequeno. Fiz o teste e pouco depois de ligado, ele entrou em stand-by. Nele eu liguei a Tunze e a SB2000 do retorno. Ou seja, quando a energia faltar, a circulação do display permanece e o retorno, que também recircula o sump, idem. Fiz o teste do desligamento e as bombas nem sentiram o momento da troca da energia para a bateria. Gostei muito do resultado e agora posso me considerar tranquilo quando tiver que me ausentar.
Imagem

O marceneiro vai providenciar uma cobertura para ele, deixando a frente e os fundos aberta. Apenas para não destoar do conjunto.
Imagem

Imagem

Baseado em algumas leituras, percebi que algumas concepções no meu aquário estavam erradas. Daí, a primeira mudança foi retirar o refúgio que ficava em cima do aquário. A segunda mudança foi retirar o outro refúgio que ficava na caixa coletora traseira do sexto vidro. Esta caixa agora está totalmente limpa. Vai ser utilizada para colocação de mídias como carvão ativado e será sifonada periodicamente. Como nela estão duas Via Aqua 80 ligadas num controlador, que liga as duas alternadamente e estão em cantos opostos, acho que não vai parar muita coisa aí, antes de ira para o sump.
Imagem

Imagem

Passei então o refúgio para o local que originalmente estava reservado para "apoio", no sump. Na verdade, acredito que é o melhor lugar para ficar, depois do skimmer e antes do compartimento do recalque.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Geral com flash.
Imagem

Geral sem flash.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nesta semana devem chegar novos habitantes.

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Curtiu: 1 vez

#25 Mensagem por gabriel_noro »

aonde comprou o nobreak e quanto custou, desculpe as perguntas mas é que eu me interesso em um

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#26 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Gabriel, respondi por MP.

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#27 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Prezados, mais um melhoramento ...

Alimentador automático da Resun. Tive que fazer uma adptação na forma de fixar, por que o sistema de fixação não tem distância para travas francesas. Daí, colei um pedaço de compensado na trava, prendi o alimentador e, por precaução prendi o conjunto do lado de fora do aquário. Da forma que fiz, ele não cai dentro do aquário, caso haja algum acidente. Adaptei também uma pequena caixa de acrílico de forma que quando o alimento cair, fica umedecendo um pouco antes de afundar. O alimentador é digital e permite até 4 dispensas de alimento e até duas voltas do dispensador por ciclo.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Este é o mais novo habitante. É uma aposta minha no combate às planárias. Como wrasse comedor de planária é loteria e não dá para comprar um Melanurus, achei que valia a pena tentar com este. Já tive outros Cianocefalos, mas não tinha planária antes. Como ele é muito voraz e procura comida o tempo inteiro, espero que ele experimente uma e goste ...
Imagem

Estou na dúvida se este pepino é detritívoro ou filtrador. Claramente ele ingere substrato (nesta foto ele tá fazendo uma verdadeira trincheira na frente dele) e "defeca", formando uma montanha atrás dele. Neste caso é filtrador?
Imagem

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#28 Mensagem por André Fonseca »

Edimar,

Tá muito bacana seu aqua, parabéns!!!

Principalmente pq foi tudo vc quem fez...

icon_joia

A única coisa que não faria seria o alimentador, as chances de travar e jogar todo o rango dentro do aqua são grandes.

E também gostaria de receber a MP sobre os valores e local de compra do No-break...

Parabéns mais uma vez!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#29 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Pois é, André ... Eu tenho, eventualmente, ficado a semana toda fora, e é complicado deixar d. patroa tratar, por que ela é muito atarefada ... Bom, vou considerar sua colocação e ficar atento. Talvez, quem sabe, colocar menos comida de cada vez. Obrigado pela observação.

Vou ti enviar MP, como pediu. Espera aí ...

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#30 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Prezados, faz bastante tempo que não atualizo. Seguem algumas fotos. Mexi em várias coisas, dentre elas, a mais importante, foi retirar TODAS as rochas artificiais do aquário, por que o cálcio não baixava de jeito nenhum. Acho que atualmente, além do layout ter ficado mais leve, suave, melhorou muito em vários aspectos. Tive grandes problemas com planárias, acabei optando pelo tratamento com ascaridil e estou ainda fazendo a segunda aplicação. Os bichos sentiram um pouco principalmente uma das mudas de Leather que estava mais bonita, mas creio que será passageiro. Acrescentei um Blênio Vermelho (que é um verdadeiro "capeta", bate em todos os outros peixes), um Pseudocromis fridmani, um ouriço preto, várias neritinas e paguros médios para controlar as algas. Como optei por um aquário mais "natural", procuro acompanhar as algas de perto.

Por estes dias eu devo receber a luminária de leds que encomendei e estou ansioso por ver o resultado, visto que as T5 já estão no final da sua vida útil e certamente já não correspondem adequadamente. E também encomendei outra Tunze 6015, que fará par com a que já está rodando. Pretendo bolar uma circulação em que uma liga por algumas horas, desliga, liga a outra por mais um tanto de horas, desliga, ficam desligadas por alguns minutos, depois ambas ligam e o ciclo de repete.

Utilizei outra câmera para fazer a fotos e me parece que ela consegue captar as cores muito melhor do que o que aparece nas fotos mais antigas.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

fabiano melao
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Melao
Data de Nascimento: 15 Abr 1982

#31 Mensagem por fabiano melao »

Tenho o mesmo Nobreak que o seu, depois de uns 7 meses começou apresentar problemas, dependendo do horario começava a estalar e nao parava mais, só tinha uma bomba tunze ligado nele e quando dava esses estalos a bomba desligava. Levei na assistência técnica, disse que trocaram 6 reles e depois disso nao tive mais problemas.
Abs.

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#32 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Algumas atualizações.

Calha de leds. Três dissipadores com 4 leds brancos, 3 azuis (cree) e 3 violetas em cada um. Os brancos estão com lentes de 60º.
Imagem

Imagem

Alguns arranjos de rochas mortas naturais.
Imagem

Um DSB remoto. Substrato composto de samoa pink e crushed coral com plenum. A idéia é filtragem + gerador de microvida + cultivo de macroalgas. A iluminação aí será voltada exclusivamente para plantas, mas terei corais não fotossintéticos também.
Imagem

Na circulação acrescentei mais uma Tunze 6015 (ambas ao fundo na foto), ligadas alternadamente com timmer. As mudas de Leather eu coloquei todas em 09/02/2012, compradas do Ary dos Palhaços. Não perdi nenhuma, mas houve duas situações interessantes. Uma delas deu uma "inclinada" e percebi que em um local do eixo dela estava saindo algo que parecia uma nova base (como se fosse uma raiz). Encostei a muda em uma rocha de modo que ela se fixasse ali pela nova base que crescia. A base antiga se separou e deixei-a em um canto. Para minha surpresa, um dia quando fui olhar, percebi que a base estava viva. Coloquei então em um local do aquário (à esquerda na foto) e agora já tem pequenos pólipos saindo. A outra muda parecia ter morrido, por que o caule se desintegrou e a parte de cima da muda se soltou. Achei que com isso, a muda morreria. Antes de fazer uma viagem, percebi que a parte que se soltou, estacionada no substrato em um local do aquário, pequenos pólipos ainda estava distendidos. Resolvi então colar esta parte na mesma base. Quando voltei de viagem, estava com todos os pólipos distendidos e assim permanece. Ou seja, de 6 mudas, agora já tenho 7.
Imagem

Tive imensos problemas com pragas e algas. Primeiro foram as valônias, eliminadas, depois, planárias, sob controle. Quanto às algas, até o início do ano tava dando desânimo de olhar para o aquário, mas com alguns acertos de manejo, hoje posso dizer que não terei mais problemas com elas. As que podem ser vistas na última foto, pela evolução que observo, em poucas semanas já não existirão mais. Tenho muitas aiptásias aqui, mas como ainda não pude comprar um bailarino, estão engordando para quando ele chegar.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#33 Mensagem por Elder Luis »

Edmar, o que seria uma "Ibitipoca"?? icon_assobiando :roll: :lol:
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#34 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Elder Luís, meu pai tem um sítio no sopé da Serra do Ibitipoca, que fica localizada por volta de 60 km da cidade de Juiz de Fora/MG e a 80 km da cidade onde moro, Barbacena/MG. Como sou natural de Bias Fortes/MG, próximo da mesma serra e minha família tem profundas raízes lá, é um local que amo muito, com muitas férias felizes passadas lá. Ibitipoca então, é uma homenagem minha a este local. Vale a pena conhecer, se for o tipo de passeio que ti agrada.

Parque Estadual de Ibitipoca

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#35 Mensagem por Elder Luis »

ahhhh, tá... achei que fosse outra coisa icon_assobiando ::inocent

gosto desse tipo passeio sim, aliás, preciso conhecer seu Estado, nunca fui até aí e tenho muita vontade, $ó me falta um pouco de tempo, $e é que vc me entede icon_headstars
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#36 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Elder Luís, eu sou evidentemente, suspeito para falar sobre Minas Gerais. Mas certamente vc terá muito turismo para fazer quando tiver esta oportunidade!

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”