🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nano do Tapia - STANDBY

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Márcio Melchior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ma

Re: Nano do Tapia

#21 Mensagem por Márcio Melchior »

icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap .
Até que enfum saiu, é isso aí parabéns e como o Dennis falou coloca a seio direcionando o jato pra cima.
As rochas são lindas, e o refugio já acoplou?

Abraços e parabéns icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder
Vizitem meu aquario;
viewtopic.php?f=25&t=3024

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: LuizTapia
Recebeu Curtir: 1 vez

#22 Mensagem por LuizTapia »

Márcio,

Valeu!! Na foto a seio ainda estava desligada por isso não direcionei, mas agora já está na posição certa.

Dados Gerais:
Tempo de Ciclagem: 1 dia
Densidade: 1.025
pH: 8.6 (subiu de 7.8 ontem)
Temperatura: estabilizada em 26ºC (25,5, a 26,6).
Cultura de Bactérias: 2 ampolas de Biodigest (1º dia) e 1 camarão no substrato.

Dúvidas:
1. Ciclagem: Estou deixando as luzes acesas por 10h diárias, mantenho ou não?
2. Rochas: Estão formando pequenas bolhas de ar na superfície das rochas, é normal?
3. Quando devo fazer a primeira TPA? É melhor semanal (20%=20L) ou Quinzenal (40% = 40L), (o meu sistema tem 75L no display e uns 30L no sump)?
3. Posso usar aquele teste de pH de piscina para medir o pH do nano? Pergunto porque tenho um aqui sobrando novinho...
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia
Atual --> Nano do Tapia 2 - A Fenix

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#23 Mensagem por LuizTapia »

Atualizando...

Fui viajar no sábado a noite e só voltei agora a noite, quando olho no aqua uns pontinhos brancos vindo da bomba de recalque fui logo no sump ver e para minha surpresa o novato aqui esqueceu que a água evapora!!! Estava no nível mínimo e a densidade foi para 1.030, amanhã cedo vou correr atrás de água deionizada!!

Dados Gerais:
Tempo de Ciclagem: 3 dias
Densidade: 1.030
pH: 8.6 (permanece)

Ainda continuo com as seguintes dúvidas:

2. Rochas: Estão formando pequenas bolhas de ar na superfície das rochas, é normal?

3. Quando devo fazer a primeira TPA? É melhor semanal (20%=20L) ou Quinzenal (40% = 40L), (o meu sistema tem 75L no display e uns 30L no sump)?

4. Posso usar aquele teste de pH de piscina para medir o pH do nano? Pergunto porque tenho um aqui sobrando novinho...

Fico no aguardo do help!!
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Henrique

#24 Mensagem por Henrique_Franze »

LuizTapia escreveu:Atualizando...

Fui viajar no sábado a noite e só voltei agora a noite, quando olho no aqua uns pontinhos brancos vindo da bomba de recalque fui logo no sump ver e para minha surpresa o novato aqui esqueceu que a água evapora!!! Estava no nível mínimo e a densidade foi para 1.030, amanhã cedo vou correr atrás de água deionizada!!

Aumenta sua temperatura, e histerese, que vc evita de ligar tanto as ventuinhas e evaporar essa quantidade de agua, agora na ciclagem nao precisa de uma agua tão fria.

Dados Gerais:
Tempo de Ciclagem: 3 dias
Densidade: 1.030
pH: 8.6 (permanece)

Ainda continuo com as seguintes dúvidas:

Bolhas? vc acha que vem das rochas ou tem alguma coisa nas rochas? bolhas geralemente vem da fotossintese das algas, geralmente marrom, pode desligar essa iluminação, não precisa dela pra ciclar, deixa pra ligando quando a amonia acabar e o nitrito estiver alto, ai vc coloca a equipe de limpeza e começa com a iluminaçao...
Mas pode ser soh ar, saindo dos poros da rocha... é facil observar, ao ligar a luz começa, cerca de 15 minutos depois tah cheio de bolhas.. ai é alga... mas nao eh pra ter tanta alga assim neh?

Faz a primeira depois da cicalgem soh, é melhor semanal, pode ser de 10% se o aquario estiver sadio! Vai usar que tipo de agua?
4. Posso usar aquele teste de pH de piscina para medir o pH do nano? Pergunto porque tenho um aqui sobrando novinho...
Se ele medir essa faixa de ph, sim.... veja se ele mede agua alkalina, eu nunca usei teste de piscina, mas e ele medir de 7 a 9, manda ver.. e o que sera que seu ph ta alto? vc usou agua natural?
Fico no aguardo do help!!

Tá precisando de help nada, ta tudo muito bem montado e parece que vc ta jah a par do assunto.. hahahha

Se for manter as luzes acesas, compra um teste de Kh pode ser da alcon, que alias é muito preciso pra Kh, se jah for comprar os testes, compra o de cácio tb... e um potinho de bio calcio da tropic marin, regula sua reserva alkalina, pede pra alguem testar o Magnesio, e pega uma rocha maturada de alguem, raspa bem aquelas coralinas num potinho com agua salgada, pode ser da concha de uns paguros tb, ate a agua ficar bem rosa, desliga a circulaçao toda do aquario, joga esse pquinho de agua com as coralinas por cima das rochas, espera um pquinho e liga novamente a circulaçao, e vai dosando o bio calcio que quando terminar a ciclagem seu aquario jah vai estar repleto de coralina, eu acho lindas... tem mais de uma cor, tem uma quer prefere a sombra, rosa, rocha, purpura bem azulada. o Melchior deve ter lah... o que acha?

Grande Abraço!

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#25 Mensagem por LuizTapia »

Henrique, Tudo bem?

Temperatura: Na verdade a evaporação ocorreu só com as lâmpadas pois as ventuinhas ainda não estavam funcionando. Regulei meu controlador aumentando a faixa de trabalho para 23 a 28ºC, assim as ventuinhas (agora ligadas) e o aquecedor não trabalham tanto.

Bolhas: ainda não consegui chegar num acordo, mas acho que é apenas ar nas rochas.

Iluminação: Como tenho lido que alguns iniciam com a iluminação e outros não, decidi ficar em cima do muro icon_bangin icon_bangin, estava com 10h/dia de iluminação e resolvi diminuir para 5h/dia. Vamos ver....

TPAs: Pretendo fazer somente com água natural, pois não tenho espaço e equipamento para preparar água sintética.

pH: Eu usei água natural e hoje na reposição usei água de RO. O Teste de piscina só vai até 8.2, por isso comprei hoje um teste da Labcon, e o mesmo permaneceu com o resultado de 8.2.

Help: Cara, tudo o que sei é o que apenas li e conversei desde setembro/09, ou seja, para mim tudo teoria, estou pondo na prática o que aprendi, mas na hora do vamos ver que o bixo pega icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 !!!

Dicas: Valeu pelas dicas!! Vou atrás!! Aliás estou devendo uma visita ao Melchior!! Bem lembrado!! rsrsrsrs!!

Skimmer: Abaixo está um pequeno vídeo do meu skimmer, será que está espumando corretamente??

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Jr7s90e7KHI[/youtube]

Valeu!!!
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#26 Mensagem por Henrique_Franze »

Fala Luiz, tudo indo bem por aqui..e vc?

Cara, que isso Metallica? icon_joia

Quando vier no Melchior, dá um toque, moro pertinho de campinas....

Melchior, vc estava no encontro no Renato neh? Preciso mesmo me enturmar mais com esse pessoal...

Quanto ao skymmer, pode fechar a saida de agua dele(deve ter um registro) até a espuma ficar no meio do pescoço, daquele cone, quando for limpar, vc abre a saida de agua, pra baixar onde está pra poder tirar o copo sem transbordar, em seguida remove o copo e limpa, e depois sobe o nivel devolta.
Vai demorar uns dias pra começar a transbordar sujeira aí, ate aumentar a quandidade de materia organica decomposta, o nitrito, dos camaroes que enterrou... quando começar, vc ai regular conforme vc quer que tire uma sujeira mais grossa, ou uma sujeira mais molhada... não entendo bem o impacto que isso tem, sei que a molhada enxe mais cedo... mas parece tirar sujeira mais rapido, mas no seu caso, pode alterar a densidade, jah que o sistema eh pequeno.....

Grande Abraço!!!

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#27 Mensagem por LuizTapia »

Fala xará!

Não é metálica não, é Stratovarius! icon_yahoo

Provavelmente vou no Melchior na sexta ou sábado, mas ainda não falei com ele. Que cidade vc mora?

Valeu pela dica!! Fiz a regulagem do jeito que você disse, vamos ver como se comporta, aliás estou mantendo o skimmer desligado das 22h ís 10h devido ao barulho, por enquanto tá tudo bem...
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#28 Mensagem por LuizTapia »

Pessoal,

Dúvida: Hoje notei no vidro do fundo (revestido com silicone) uma espécie de limbo meio branco/rosado, isso são bactérias, algas, oq???

Assim que der posto fotos.
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

Márcio Melchior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ma

#29 Mensagem por Márcio Melchior »

Fala Luizão blz, tá tudo sertinho sim não mexe em mais nada não que tá show.
A temperatura faz igual o que o Henrrique falo pode deixar subir um pouco, na iluminação pode reduzir também o tempo e as bolhas são de ar mesmo fica tramquilo que irá sumir aliás isto é só o começo das coisas logo vc vai ficar maluco com as algas de todos os tipos e quando passar está fase aí sim ele tará pronto.
Quanto ao Skimer no inicio é normal ele não espumar tanto pois vc não tem muita carga organica e mantenha ele na metade do pescoço do copo.
Os testes assim que vc começar a comprar me dá um alo que consigo com preços camarada.
E quanto a visíta tá me devendo heim e pode vir sim vc e o Henrrique conhecer o herdeiro e o aqua, será um prazer.
Continua assim que tá indo muito bem e sempre com calma.

Abraços plus
Vizitem meu aquario;
viewtopic.php?f=25&t=3024

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#30 Mensagem por Henrique_Franze »

Márcio,.. será um prazer!!
Sou de Artur Nogueira, aqui do lado... é bom fazer amizade com o pessoal de perto!
Cara, eu acho que esse limbo que falou, é o camarão que já era, o meu soltava uma gosma salmao do substrato onde estava... pode ser?
O skimmer, pior que tinha que ficar ligado o tempo todo, alias, não desliga nem pra limpar, isso faz parte de ele passar a funcionar direitinho, levam horas até ele começar a borbulhar, no seu caso dias... quando começa, se vc desliga, ele tem que praticamente começar denovo...

Mas o aquario ta no quarto?
Pq esse skimmer ta fazendo tanto barulho?

Abração!

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#31 Mensagem por LuizTapia »

Henrique,

Aki do lado!!!

Preciso ver o local que coloquei o camarão....

O nano tá na sala, mas fica na porta de um quarto. Acho que esse barulho é por causa que eu uso uma SB2000 com ele....

Abraços!
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#32 Mensagem por LuizTapia »

Pessoal,

A fina camada de "limbo" do vidro do fundo está se desfazendo... é normal?? :?: :?:
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#33 Mensagem por Henrique_Franze »

São as bactérias... normal!!

Cara to com uma dificuldade de achar silicone preto proprio pra aquario =S

Abração!!

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#34 Mensagem por LuizTapia »

Henrique,

O meu comprei na Dicico de Itu/SP.
veja aki: http://www.cec.com.br/Ecommerce/Produto ... DLHHSSVHQK
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#35 Mensagem por Matias Gomes »

tá chique esse skimmer rss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#36 Mensagem por LuizTapia »

rsrsrsrsrs! icon_assobiando icon_assobiando icon_assobiando icon_assobiando
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#37 Mensagem por LuizTapia »

Pessoal,

Achei esse "ser" estranho no aqua colado em um pedacinho da halimeda e ao que me parece por enquanto é único. Isso é valônia???? icon_4 icon_4 icon_4

Dados:
Ciclagem: 9 dias
Densidade: 1.024
pH: 8.0
Reposição: Água de R.O.

Imagem
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#38 Mensagem por LuizTapia »

Pessoal,

Boa Noite!!

Esse "ser" do tópico anterior já foi exterminado!

Há 2 dois venho notanto o crescimento de algas marrom e verde no vidro do fundo e de um dia para o outro a parte de cima das rochas ficaram bem cobertas de alga marrom.

Deixo "explodir" né ??? icon_headstars icon_headstars icon_headstars
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Matck

#39 Mensagem por Matheus Mendes »

Deixo "explodir" né ???

Deixa sim. Aquilo na mensagem anterior era valonia, uma alguinha praga rss

Abraços !!!!

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#40 Mensagem por LuizTapia »

Matck escreveu:
Deixo "explodir" né ???

Deixa sim. Aquilo na mensagem anterior era valonia, uma alguinha praga rss

Abraços !!!!

Matck,

E como está explodindo!!! Tá preto de tanta alga marrom!!! Esse semana vou comprar o kit com testes de Nitrito, Nitrato, Amônia, etc... para começar a acompanhar!

Pessoal,

Já estou com 15 dias de ciclagem e quais são os parâmetros necessários para medir e seus respectivos resultados para que eu possa colocar a equipe de limpeza??

Estou pensando numa equipe composta por:
1 - Bailarino ou Stenopus
5 - Mini-Paguros
5 - Turbos

O que acham??
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”