Olá Talarico,
Alexandre Talarico escreveu:O Sandrini, que loucura este teste (gráfico muito bem feito e colorido), não sei quem fez (...)
O gráfico foi feito por Carl Strohmeyer, aquarista (profissional) desde 1978, dono da
American Aquarium Products, ou seja, ele também tem seu ganha-pão no hobby. Uma foto do resultado do suposto teste:

Alexandre Talarico escreveu:nao quero gerar polemica
Eu já acho que polêmica bem argumentada e com a necessária dose de educação evolui idéias. A argumentação é conseqüência inevitável nos fóruns, vejo isso como algo saudável.
Alexandre Talarico escreveu:mas só pelo gráfico já demonstra a falta de seriedade ou conhecimento do assunto.
Ok, em que parte do gráfico vc acha que faltou seriedade ou conhecimento?
1 - Azul claro: PAR necessário í fotossíntese:“The absorption spectrum for zooxanthellae has been shown to have a broad peak in the 400 to 500 nm waveband (blue-green) and a narrow peak in the 650 to 700 (red) waveband.” - Sanjay Joshi (autor de artigos sobre iluminação na Reefkeeping).
Artigo do Sanjay, vale a pena dar uma lidaÉ exatamente o que vemos no gráfico (em azul claro). Condizente com inúmeros outros gráficos de absorção de luz pela(s) clorofila(s) existentes na internet. Não é que os espectros fora dos picos não são “(supostamente)” necessários í fotossíntese, o grau de estimulação da clorofila fora dessas faixas é muito pequeno, não “inexistente” mas “ineficiente”. Tão ineficiente que se utilizarmos LEDs apenas nessa faixa, há comprometimento do crescimento da planta, como no teste abaixo (é de outra fonte):

- Blue light stimulate stem and leaf growth
- Red light stimulate flowering and seed production
- Green and Yellow light are not as productive
- (Se eu fizesse esse teste usaria uma branca também pra comparação).
Greenergy Star2 - Roxo (ou algo assim): HQIAlexandre Talarico escreveu:O grafico mostra uma leviandade cometida com a luz emitida pelas HQI para aquários (aonde ele encontrou esta HQI para fazer o teste? com certeza ele escolheu a dedo)
Ele diz que tanto os LEDs (12 w) quanto a HQI (175 w) utilizada no teste eram de 6500 K, como esse tipo de teste é reproduzível, nada melhor do que fazermos um pra verificar os resultados. Um PAR meter e HQI e LED de boa qualidade resolveria a questão.
Alexandre Talarico escreveu:Então quer dizer que HQI não produz (pelo gráfico quantidades baixíssimas) freqüências na faixa UV e violeta???? Aonde se viu issso????
No gráfico dele, num gráfico do site do Sanjay (onde há uma ferramenta pra se montar gráfico de espectro de várias HQIs), e em outros sites. Esse gráfico de espectro, por exemplo, é de uma HQI 175 w 12000 K - Sanjay.

Observe que o gráfico do Carl tem uma queda brusca em 375 nm e do do Sanjay também. Há inúmeras variáveis que influenciam nesse gráfico mas a questão aqui é: emissão UV (abaixo de 400 nm). Se o cara do primeiro gráfico não tem conhecimento (ou credibilidade), o Sanjay tem. Falando em UV, ela é prejudicial í fotossíntese. E há “restrição severa da fotossíntese” abaixo de 300 nm. O Sanjay cita uma bibliografia cujo resultado de pesquisa achou inibição de 50% no crescimento do esqueleto do
Pocillopora damicornis em áreas de maior incidência de UV. Ainda sobre UV, na fonte citada acima, há um parágrafo interessante:
“Corals contain pigments that can either block out UV, reflect UV or absorb the UV, and fluoresce the energy into visible portions of the spectrum. It has often been speculated that the colorful Acropora are colored due to the UV protecting pigments in the coral, and aquarists often try to increase the coloration of corals by providing more UV. Although it has not been proven that all coloration in corals is due to these UV protecting pigments, the practice of adding UV (or increasing UV) in the reef aquarium should be generally avoided, because it is likely to cause more harm than good. Preliminary results from the lighting research conducted by Dana Riddle seem to indicate that it is not UV that is causing the coloration, but, in fact, it may have more to do with PAR and the spectral quality of light.”
Não passa de mera especulação (apesar dos “resultados preliminares da pesquisa indicarem aparentemente”) mas é algo a se acompanhar de perto.
3 - Azul escuro: LEDAlexandre Talarico escreveu:E depois os LED abdicam de produzir luz na freqüência verde e amarela, só por que não é (supostamente) necessária `a fotossíntese?
E há outros gráficos de espectro de LED com as mesmas leituras que as do gráfico que ele apresenta (essa leitura, idêntica í leitura de LEDs do aquarista que não conhece o assunto, é da
LED Grow Lights):

Será que o pessoal dessa empresa tem um mínimo de conhecimento, pelo menos?
E essa outra empresa (acho que inglesa) que obteve essa leitura (LEDs e HQI no gráfico):

Falta de seriedade? Falta de conhecimento?
Há mais exemplos como esses.
Alexandre Talarico escreveu:E o fototropismo e a cilclose e os outros espectros da luz visível qual será a sua importância?
Pra clorofila? Nenhuma. Os espectros de luz visível coincidem com os espectros utilizados para a fotossíntese, a diferença é que alguns espectros simplesmente não tem papel significante na reação.
Esse é da Wikipédia.

Alexandre Talarico escreveu:podemos abdicar assim da natureza?
A própria natureza o faz. Gráfico de outra fonte:

Alexandre Talarico escreveu:Este grafico é claramente tendencioso.
É não, as mesmas curvas podem ser encontradas em inúmeras análises pela net.
Alexandre Talarico escreveu:A luminária segundo eles é uma expansão das novas tecnologias (...)
Fato.
Alexandre Talarico escreveu:(...) mas ainda é inferior as iluminações mistas de HQI e T5.
Opinião.
Alexandre Talarico escreveu:O meu post tem a intenção de esclarecer e informar afinal de contas foram 18 dias de viagem visitando o que tem de melhor em termos de aquarismo europeu.
E cada um que leu o tópico (assim como outras informações que vc mandou durante a viagem) sabe disso. E só temos a agradecer.
Alexandre Talarico escreveu:Não critiquei nenhuma marca ou produto, só expressei a minha plena convicção, que ainda não mudou pelo que vi até agora.
Criticou sim, o que acho ótimo. Se os brasileiros fossem mais críticos teríamos mais qualidade em várias áreas da nossa vida como consumo e política.
saraiva escreveu:Teste HQI X T5 X LED
Se o Sanjay (aquarista sério que conhece o assunto) tá substituindo a iluminação dele por LEDs, não sei porque eu (leigo com acesso í informação) não investiria nos LEDs.
Outro tópico (também do Sanjay, comparando luminárias de LED entre si):“(…)High power LEDs such as the Aquaillumination, and KR-92 have the capability of providing high PPFD values with
more than sufficient light to grow high light SPS corals (…)”
Alexandre Talarico escreveu:até agora ainda não vi um aquario com LED`s que superasse os antigos
É que há a água, há a iluminação e há o aquarista (só pra começar). Vc quer dizer que nunca viu aquários com LEDs cujos corais tenham cores fantásticas, certo? Bom, a maioria dos aquários sob as outras iluminações não são nenhum TOTM. Mas se o LED só provar seu valor quando tivermos um TOTM sob LEDs, puxa um banquinho aí, São Tomé. Ah, esqueci, fotos não valem. Concordo com você!

[]´s
R.